Vou começar este tópico ao contrário do que é habitual. Precisamente pelos acidentes/quedas/falhas e nabices também O documentário da construção fica para os próximos episódios.
Os 250 têm muitas vantagens. O facto de serem pequenos, leves,económicos e muito divertidos são os principais pontos fortes.
No video que se segue, apenas ficaram danificadas duas hélices apesar do "crash" que foi O fator sorte ajudou muito desta vez. O Carpobrotus edulis segundo a wikipédia, também conhecido por Chorão das Praias, é um bom amortecedor das os mini quads E o tal video:
E motivo aparenta ser um dos quatro motores que se cansou. Das duas vezes apenas que voei com a Runcam a bordo correram mal. Na primeira vez ignorei (talvez por azar pensei) mas esta já não perdoou. Um rolamento já estava danificado e só era visível com mais carga a bordo (a Runcam que são cerca de 60 gramas). Agora vou lubrificar os rolamentos, depois de uma conversa com o amigo Luisx, para que não griparem com poucos voos.
Abraços,
Alz
Last edited by ALz on Tue 08-12-2015, 15:29; edited 1 time in total
Os variadores é que não foram a melhor escolha. Pesam quase 25g!! Há outros com apenas 10g e nestas coisas todas as gramas contam. Vêm com Simonk e custam 6 euros cada
Não usei placa de distribuição de corrente. Leva mais tempo a montagem e poupa umas gramas:
E por fim tudo isolado!
CC3d montada no respetivo local com espaçadores de nylon. A board foi montada a 90º para facilitar o acesso à porta usb. É preciso activar essa opção na cc3d.
Luzes a piscar é quase sempre bom sinal! O Rx é um D4r da Frsky em PPM com telemetria. Possibilita até 8 canais em PPM!
A câmara escolhida é uma sony super HAD 600tvl. É a câmara mais usada atualmente.
Tem a opção de ativar o modo D-WDR que melhora muito controlo da luz. Há outras mais baratas com esta opção mas não têm a mesma performance.
O Tx para o Fpv chegou a ser um que tinha apenas 8 gramas. O problema era o aquecimento e queimou. Acabei por montar um Boscam Ts351 200mw mas pesa 25g!
já agora fica o meu trabalho destes ultimos dois dias, CC3D flashada com cleanflight
ZMR 250
DiaTone DTI PDB
Motores 1806 2300Kv
ESC 20A Blheli
helices 5030 (por enquanto
FW -cleanflght
FC CC3D
RX futaba
MinimOSD MAVLink OSD APM
tx video-ET200
camara sony super HAD 600tvl
peso total com baterias, video, osd tudo 492g acho que não esta mau, agora o OSD é que não esta facil de meter a trabalhar com este conjunto de FC e FW ainda não lhe consegui dar a volta
_________________ Enjoy RCMpt
ALz
SENIOR MASTER SGT
Boas Luisx!
Ficou uma montagem muito "limpa" Os sleeves nos cabos fica sempre com muito bom aspeto! No meu quad como ando sempre em modificações, os sleeves ainda mais trabalho iriam dar
Esse Tx aquece muito não? Já um de 7 gramas de 200mw, outro de 600mw e ambos de avariaram Tive de ir para um bem pesado ts351.
POis mas com cleanflight e ligação por PWM não vi nada ainda, já tentei de todas as maneiras mas a porta da FC não manda info nenhuma para o OSD
_________________ Enjoy RCMpt
bmdpp
AIRMAN BASIC
Esta segunda montagem está muito bem arrumadinha. Parabéns.
Tenho que ver se ganho coragem para colocar o meu a funcionar. Dei os primeiros voos em Janeiro com uma KK multicopter (ACRO). Depois comprei uma OpenPilot mas nunca mais cheguei a pegar naquilo .
Durante um voo, também tive um problema com um dos motores que deixou de trabalhar.
Deu logo cambalhota .
Mas julgo que foi devido a más ligações. Em vez de soldar directamente as ligações dos ESC à frame, utilizei conectores para permitir uma maior facilidade na sua substituição.
(Mais uma cabeçada na parede)
ALz
SENIOR MASTER SGT
Já chegaram alguns dos upgrades e vai deixar de se chamar ZMR em breve....Vai passar a ser um emax nighthawk.
O objetivo e reduzir o peso (está a pesar perto de 550g), mais potencia e estabilidade.
Os motores: (Mas acho que comprei ao chinês "gato por lebre" )
Variadores mais leves e com BLheli
Estou com alguns problemas no Pitch. Está um pouco descontrolado, vou experimentar mudar o P e o I com os potenciómetros do rádio para tentar afinar
Agora sim já deve estar para breve o primeiro voo. Foi uma construção complicada. Algo não foi bem soldado e era uma vez uma sony super had... O que valeu foi ter uma sony de 700 linhas que era para a asa que estou a fazer mas ainda houve mais problemas..
Algumas fotos:
Micro minimosd que não dá voltagem para a cc3d (para dar era preciso um dividor de tensão). Assim teve de ser um osd simples de voltagem.
A sony que deitou fumo..
O problema da sony ter queimado
E agora tudo direto e acabaram os problemas das ligações
E já voa Para 3s está muito melhor que meu ZMR em fibra de vidro (a autonomia melhorou). Agora tenho de testar as 5x4.5 para ver a diferença das 5x3. Já não havia muita luz e lá foi contra uma rama de eucalipto Este foi o primeiro voo com a runcam:
(Para ver a 60fps penso que tem de ser visto diretamente no youtube)
Estas gemfan 5x3 gritam bem mesmo em 3s Agora é preciso afinar o P e I do roll principalmente. Quando acelero o quad roda para a esquerda. No fim lá teve de ir ver mais de perto uma árvore lol
Nao tenho muitas mas esta e do meu ZMR.
Alterado para low rider, desenhei pecas para poder ter so a CCD em cima.
A placa de baixo foi trocada por uma PDB da DIALTONE
Faltam ai umas pecas.
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
LUISX
Administrador
Ora aqui esta um acidente que tem muito que se lhe diga
Nao tenho muitas mas esta e do meu ZMR.
Alterado para low rider, desenhei pecas para poder ter so a CCD em cima.
A placa de baixo foi trocada por uma PDB da DIALTONE
Faltam ai umas pecas.
Boas Nando!
Ficou mesmo um low rider Deve ser bem rápido! Esses variadores que tens são um bom upgrade para o meu Um dos meus emax 12A são muito limitados e um já queimou
LUISX wrote (View Post): ›
Ora aqui esta um acidente que tem muito que se lhe diga
O meu quad tem estado nas boxes por causa de um variador de 12A marado
Agora tem 4 de 18A da ZTW (oneShot) para 4s sem problemas (espero). Tem dado trabalho é a montagem por serem variadores opto e 4s.
Assim são precisos dois reguladores de tensão: 1 de 5V (RX e naze) e outro de 12V (TX e camara):
Pessoal, quem me pode dar valores médios de PI de uma controladora? É que eu já vi alguns valores tão dispares que já nem sei. Se me puderem dar uma ajuda ou algum site que eu possa ler com clareza, ficaria extremamente agradecido.
zeboi
AIRMAN BASIC
Pessoal, quem me pode dar valores médios de PI de uma controladora? É que eu já vi alguns valores tão dispares que já nem sei. Se me puderem dar uma ajuda ou algum site que eu possa ler com clareza, ficaria extremamente agradecido.
ALz
SENIOR MASTER SGT
zeboi wrote (View Post): ›
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum