RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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Sbach 342
 
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rodrigomadias

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 18-03-2015, 12:25   Post subject:  Sbach 342 Back to top 

Tenho um Sbach 342 e ainda não voei com ele, tenho duvidas nas configurações. Andei a pesquisar pela net e li coisas acerca de deflexões, exponential, ailerons, ruder e elevator com percentagens. Cheguei á conclusão que não percebo nada disto, e por isso pedia ajuda aqui neste forum, se alguém me puder ajudar, fico desde já agradecido.

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JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 19-03-2015, 21:19   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

para uma resposta mais célere, eu se calhar atrevia-me a aconselhar que visitasse no forum os tópicos específicos dos aviões e mandasse uma PM para quem lhe parecesse mais entendido no assunto.
como nem todos os dias se vai ao forum e muitos têm alertas nos e-mails decerto haveria alguém que respondesse ou que ajudasse a encaminhar para algum dos expert desta matéria.

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
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msviper

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 19-03-2015, 22:38   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Bem , eu já tinha visitado este tópico , mas como foi a "fugir" , não tive tempo de responder como deve ser...

Cá vão os meus 50cts...

Eu , pessoalmente tenho um MX2 3D , embora ainda não tenha voado com ele (falta kit de unhas) no manual dele diz-me que para 1º voo os valores de referência deveriam ser:

-Para voo "sport": Aileron 20º / expo 25% --- Elevador 20º / expo 25% --- Deriva 30º / expo 30%

-Para voo 3D : Aileron 45º / expo 50% --- Elevador 45º / expo 50% --- Deriva 45º / expo 50%

Após o voo , e estando um pouco mais confortável com o modelo , ajustamos os batimentos de acordo com o nosso gosto.

Outra questão , se me permitir , qual a sua experiência de voo?
É que se for para 1º ou 2º modelo , este não será (para já) o modelo mais indicado , muito embora se reduzirmos os batimentos fica um modelo mais dócil. Mas... Rolling Eyes

_________________
Aviões:-Edge 540 27% 2m/MX2 Goldwing 3D 1.45m/FW 190A hobbyking 1.20m/Multiplex Blizzard 1.30m/FT Spitfire 1.20m/Big Nasty 3D 1.10m/FPV homemade wing(nova)
Roscas:-Syma X1/Tricopter Quartenium /Century Hummingbird V3
Rádio:-Turnigy 9X (OpenTX)
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rodrigomadias

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 22-03-2015, 12:55   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Obrigado pela ajuda que me deu com estes valores.
Quanto á experiência de voo, já voo com outro tipo de avião á uns dois anos, voar normal já não é problema para mim. Adquiri este avião para começar as brincadeiras em 3d.

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voo_cessna

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 22-03-2015, 22:22   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

e fez uma optima escolha a meu ver, já tive um em EPO da HK e era uma maravilha, isso para mim é só meter deflexões ao máximo e depois os expos tratam do resto, cuidado com o CG não o atrase demais por causa do voo 3D comece com ele adiantado e vá atrasando aos poucos ate chegar ao ponto ideal.
Wink

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msviper

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 22-03-2015, 22:54   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

voo_cessna , desculpe mas não partilho da sua opinião acerca do CG...

Passo a explicar aquilo que entretanto já aprendi , um avião 3D deve ter o CG certo , no spot , como manda o manual , ou seja , equilibrado para voo como fazemos com outro avião qualquer.

Atrasar o CG foi uma maneira que alguns pilotos arranjaram para se desculparem pela "falta de unhas" Laughing , ou seja quando atrasamos o CG o modelo fica mais pesado de cauda , logo mais facil de executar manobras tipo "high alpha harriers" ou mesmo "torque roll" , mas estraga todas as outras manobras , vemos por exemplo o modelo a efectuar "tumbles" , e em vez de rodopiar sobre o "eixo" da fuselagem , vemos que arrasta a cauda para fora , estragando um pouco a perfeição da manobra , mesma coisa se fizermos um simples "roll" , vai sair barrilado.

Concordo que seja mais fácil , mas acho que , se for para aprender a fazer , ou fazemos bem ou nunca mais aprendemos...
Se colocar-mos alguém a aprender a voar um avião e este estiver equipado com uma placa controladora para estabilizar o avião , o piloto poderá aprender a voa-lo , mas assim que pegar num modelo "normal" , já sabem né... Rolling Eyes

Pesquisem videos do Michael Wargo. (É apenas mais um dos pilotos que recomendam CG certo)

_________________
Aviões:-Edge 540 27% 2m/MX2 Goldwing 3D 1.45m/FW 190A hobbyking 1.20m/Multiplex Blizzard 1.30m/FT Spitfire 1.20m/Big Nasty 3D 1.10m/FPV homemade wing(nova)
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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Mon 23-03-2015, 21:05   Post subject:   Back to top 

saudações aeromodelisticas,

caro Rodrigomadias, para se voar 3D ainda se percorre um longo caminho, no entanto se se identifica com esse tipo de voo, siga em frente sem receios. Se tiver um radio computorizado, aconselho-o a ter 2 ou 3 tipo de voos programado:

modo 1: aquele que considero o modo trainer, onde os comandos sao suaves, ideal para levantar voo e aterrar
principalmente para os que iniciam com novos modelos e que por não conhecerem bem o modelo dá-lhes tempo de corrigir certos infurtunios.

modo 2: o voo intermediario, onde os comandos já têm
um pouco mais de batimento, o que permite um vasto leque de acrobacias e permite sentir mais o modelo.

modo 3: o agressivo, o 3D, onde as unhas têm que estar bem aparadinhas e onde não há muito tempo para se pensar e reagir.

quanto ao cg concordo com o que disse o nosso camarada
Msviper, esse é o procedimento correcto, mas como o nosso caro rodrigomadias está a começar a voar um acrobático, sempre é melhor começar por "sentir" o modelo com o nariz um bocadinho pesado e depois ir fazendo os acertos até chegar no CG correcto. alguns modelos nem sempre
voam bem com o cg recomendado pelo fabricante, eu que o diga pois já vi alguns casos desses.


abraços

_________________
Aplausos lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava wall (lenha)
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voo_cessna

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Mon 23-03-2015, 22:04   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Amigo msviper, como falou do nosso colega Michael Wargo, alguém que admiro muito neste mundo do aeromodelismo, passo a transcrever aqui uma citação dele num dos videos postados no youtube: "MY official stance on CG is that I do not go crazy pinpointing the manufacturer's CG. Not to contradict the CG machine concept, but I always use the manufacturers suggestions at first, but I seldom fly it exactly there."

já tenho lido bastante acerca da posição do CG num avião para 3D e o que leio é que para voo 3D o CG deve estar neutro, para que o avião quer esteja na posição normal ou invertido mantenha sempre uma linha reta, porque como diz Michael Wargo, reto em 3D é tudo.

E não me vou alargar mais porque sou um piloto muito inexperiente neste mundo.

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msviper

Portugal
STAFF SERGEANT
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PostPosted in this forum: Mon 23-03-2015, 23:07   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

voo_cessna wrote (View Post): ›

E não me vou alargar mais porque sou um piloto muito inexperiente neste mundo.


He , he , he... Nesse caso , somos dois...
Mas estou de acordo com o que disse , e quanto à transcrição , está correcta , eu talvez não tenha escrito de modo a me fazer entender , gosto mais de falar do que escrever no PC... enfim...
O que eu queria referir é que o atraso do CG , para primeiro voo era prejudicial , daí ter frisado para que a regulação do CG fosse conforme o fabricante recomendava , experimentamos 1º e a partir daí atrasar ou adiantar o CG até o modelo voar a nosso gosto e direito , em 3D normalmente atrasamos , mas quando atrasamos muito é quando o modelo fica mesmo "facil" de pendurar na hélice , mas nas outras manobras o padrão de voo altera-se para pior.

Mas tudo depende do modelo...
Já soube de modelos que eram "armadilhas" a voar com o CG segundo o fabricante...
Tenho junto dos meus companheiros de voo , um exemplo de um Bixler 2 que voa exepccionalmente bem com o CG francamente avançado , descobrimos por acaso quando se colocou a bateria mais à frente e o atiramos ao ar sem verificar o CG... (mas o Bixler é mais planador que avião...)

Acho preferível experimentar primeiro com o CG no spot e depois experimentar as alterações.

khalu wrote (View Post): › (...)para se voar 3D ainda se percorre um longo caminho (...)
(...)aconselho-o a ter 2 ou 3 tipo de voos programado:


Uma grande verdade amigo Khalu.
Por coincidência tenho mesmo os 3 modos para o meu MX2...
Modo 1 - 15º de deflexões sem expo
Modo 2 - 25º de deflexões com 40% expo ( sport )
Modo 3 - 55º de deflexões com 75% expo ( full 3D)
Estes valores são os iniciais , ainda não voei com ele , deverão ser alterados posteriormente...

_________________
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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Tue 24-03-2015, 18:20   Post subject:   Back to top 

Nem mais caro msviper e voo_cessna, alias se repararem
Estao os 2 a dizer de certa forma o mesmo, logo ambos têm razao no que dizem.

Agora caro. Rodrigomadias no manual do aviao costuma
vir as medidas para a regulagem das partes moveis, aí
É um bom ponto de partida pois os dual rates e exponenciais
Sao programados a partir desse ponto, ao gosto de cada um.

_________________
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voo_cessna

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TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 24-03-2015, 21:24   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

oh amigo khalu, já estás a dar razão aos 2 para dividirmos as despesas de tribunal Razz lolol.
eu tenho uma lista com vários tópicos que sigo sempre a risca antes de testar um avião novo, vou então partilhar aqui convosco em primeira mão:

- no setup, ponho tudo com as deflexões ao máximo.
- CG vejo como está no manual se não tiver manual ou me aborrecer ler é ali no primeiro terço da asa. não se pode perder muito tempo que a malta quer é voar.
- na configuração do rádio preparo expos, quando tenho duvidas é sempre pra cima de 40%
- no campo a primeira coisa a fazer é arranjar um saco grande e por em lugar acessível para guardar o avião caso faça falta.
- meto o avião no chão e vejo de onde está o vento e levanto para onde der mais jeito.
- stick a fundo e atira-se para o ar.
- e depois logo se vê, se ele aterrar é porque não estava bem configurado, se não aterrar, é porque foi falha de rádio e guarda-se tudo no saco previamente guardado e leva-se para casa ou para o lixo dependendo do seu estado.

e pronto é isto, é só seguir esta lista ao pormenor e está feito.
nunca me dei mal, as vezes falha-me é o radio. Razz

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msviper

Portugal
STAFF SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 24-03-2015, 23:33   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

voo_cessna wrote (View Post): › oh amigo khalu, já estás a dar razão aos 2 para dividirmos as despesas de tribunal Razz lolol.

Não compareço... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

voo_cessna wrote (View Post): › - CG vejo como está no manual se não tiver manual ou me aborrecer ler é ali no primeiro terço da asa. não se pode perder muito tempo que a malta quer é voar.

"Faz o que eu digo , não o que eu faço..." Laughing Laughing Laughing

voo_cessna wrote (View Post): › - no campo a primeira coisa a fazer é arranjar um saco grande e por em lugar acessível para guardar o avião caso faça falta.

Para aviões em balsa , continua a ser válido mas , hoje em dia é quase tudo em EPP... Rolling Eyes

voo_cessna wrote (View Post): › - meto o avião no chão e vejo de onde está o vento e levanto para onde der mais jeito.
- stick a fundo e atira-se para o ar.

Estranho... Tambem faço assim , as vezes até tento levantar a favor só para ser diferente , dá quase sempre direito a descolagens de pôr os pelos em pé... Laughing Laughing Laughing

voo_cessna wrote (View Post): › - e depois logo se vê (...)

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil



Bem , vamos ao fundo da questão pois estamos práqui a brincar no tópico do homem... Laughing

O Sbach , se estiver com os batimentos "baixinhos" vai-se portar quase como um trainer ,
disse quase , pois ele vai querer continuar a voar para onde o deixamos apontado da ultima vez.
Fora isso , é testar , experimentar e aos poucos ir progredindo.

Se for como eu penso terás aí um avião para muito tempo (se não crashares) até chegar aos limites do modelo.

Já agora , e por curiosidade , o amigo "rodrigomadias" não chegou a falar muito sobre o modelo , envergadura , equipamento , etc... (é que o pessoal aqui é muito cusco , sabe...) Laughing Laughing Laughing

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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Wed 25-03-2015, 21:12   Post subject:   Back to top 

seus malandros, já andam a fugir das custas de tribunal kkk

só pra esclarecer, fal algum tempo atrás o meu edge 540, com 2 metros de envergadura teve um encontro imediato frontal
com um wot4 epp e... foi preciso um saco para apanhar os bocadinhos de epp, parecia que estava a nevar... por sorte
consegui aterrar o meu edge em segurança e para além de uns riscos no capot e a helice danificada, não ficou mal de saude.

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voo_cessna

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TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Wed 25-03-2015, 21:15   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

LOLOL, essa foi brutal amigo khalu, o que tu fazes para termos neve no algarve. :p

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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Wed 25-03-2015, 21:15   Post subject:   Back to top 

só mais um pequeno reparo, um avião que tenha
os estabelizadores horizontais com airfol, poderá e terá
o cg um pouquinho afastado dos tais 1 terço de
corda da asa, muito comum nos avioes com eles sem
airfol, ou seja sem perfil que gere sustentação.

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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Wed 25-03-2015, 21:18   Post subject:   Back to top 

voo_cessna wrote (View Post): ›
LOLOL, essa foi brutal amigo khalu, o que tu fazes para termos neve no algarve. :p


no momento foi...assustador isso sim, mas depois do susto a malta começou a achar piada...

caro rodrigomadias, como disse e bem o nosso camarada msviper se puder indique-nos mais especificações sobre a
sua aeronave

_________________
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rodrigomadias

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AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 26-03-2015, 0:27   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

O avião tem 1400 de envergadura, motor de 800kv, servos Hextronik e o rádio que eu tenho é um Spektrum DX7s

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khalu

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 26-03-2015, 8:55   Post subject:   Back to top 

aqui tens uma imagem exemplificativa
dos batimentos dos ailerons, leme e profundidade

se não tiveres a indicação do fabricante do teu
ficas aqui com uma ideia


_________________
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rodrigomadias

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 26-03-2015, 18:09   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Obrigado Khalu, assim já tenho uma ideia de como hei-de fazer.

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msviper

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STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 26-03-2015, 22:58   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

rodrigomadias wrote (View Post): › O avião tem 1400 de envergadura, motor de 800kv, servos Hextronik e o rádio que eu tenho é um Spektrum DX7s


Procurei as especificações e é isto:

Sbach 342-----------------------------------------------------------------------------MX2 (meu)

Wingspan: 1400mm-----------------------------------------------------------------1450mm
Length: 1400mm--------------------------------------------------------------------1350mm
Flying Weight: 2300g-----------------------------------------------------------2100g/2400g
Motor: 4250 Brushless Outrunner 800kv-------------------------------Turnigy SK5055 580kv (1580w) 15x8 wood prop
ESC: 70A w/BEC-------------------------------------------------------------80A OPTO (bec 5A externo)
Servo: 2 x std size & 2 x 9g----------------------------------------------4x std size MG digital 10kg

Coloquei as specs do meu só por comparação ,
pergunto-me se um 4250 de 800kv terá "pujança" suficiente para 3d , é que no site a hélice parece-me grandita... Rolling Eyes

_________________
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rodrigomadias

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PostPosted in this forum: Fri 27-03-2015, 11:58   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Obrigado MsViper. Como ainda dou novato nestas andanças e não percebo muito disto, não faço ideia se o motor é fraco ou não, mas se o diz é porque deve ser e eu acredito que sim, quanto à hélice o meu conhecimento também é muito limitado e só lhe sei dizer que é de plástico e do centro à ponta mede 17 cm e na parte mais larga a hélice mede 3 cm. Já agora e com este motor que tenho qual a hélice que me aconselha? De plástico ou madeira? Tamanho?

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msviper

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PostPosted in this forum: Fri 27-03-2015, 13:23   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Boas rodridomadias.

A hélice , em principio é de 13 polegadas , com um motor de 800kv em 4s , quase de certeza é curto , o meu vinha com uma de 13x6 e com uma 4s quase não se sustenta na vertical , ou seja não tem força para vencer o seu próprio peso.

Em principio só resolves com uma 5ou6s ou então colocar uma helice 15x8 como eu para as 4s.

Madeira ou plástico é quase idêntico , eu gosto mais da estética das de madeira...

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voo_cessna

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PostPosted in this forum: Fri 27-03-2015, 13:25   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

isso é do sbach da HK? se sim, aconselho-te a mudares os servos dele, nos das asas mete uns metal gear de 9gr que aguentam os outros 2 mete uns standard, só para não teres dissabores mais tarde, o motor aguenta uma 14x6 que já dá para inicio de brincadeira. o voo é bastante suave mas utiliza os expos pelo menos no inicio e de resto basta não meteres um receptor com antena partida no modelo (assim como eu fiz) que é só alegria. o knife edge desse modelo vai-te surpreender. Wink

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rodrigomadias

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PostPosted in this forum: Fri 27-03-2015, 13:37   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

Eu já mudei os servos todos. Nas asas tenho dois Hextronik HXT900 9grs e no leme e profundor tenho dois servos Hextronik HK5010.

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msviper

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PostPosted in this forum: Fri 27-03-2015, 15:19   Post subject:  Re: Sbach 342 Back to top 

voo_cessna wrote (View Post): › basta não meteres um receptor com antena partida no modelo (assim como eu fiz)


E eu que pensava só me ter acontecido a mim...
Foi assim que mandei um HK FW190A ao chão...

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