RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 50 users online ::
0 Registered,
50 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s)
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 25-02-2015, 5:44   Post subject:  Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá amigos,
Iniciei este tópico aqui porque não encontrei um tópico no menu principal para abordar este tão pertinente assunto e porque me pareceu o sítio mais indicado para os interessados. Se já existir, peço desde já as minhas desculpas e agradeço que o transportem. Se não existir podem também utilizar este post se assim o entenderem, obrigado.

Embora esteja de momento afastado dos forums, (Portugueses e Estrangeiros) não por ter deixado a modalidade, mas por ter seguido pela vertente profissional e séria quer a nível de software quer de hardware. A SkyScan Serviços principalmente, e a SkyScan Store têm absorvido 200% do meu tempo e dedicação.

Estou a finalizar o curso de Piloto/Operador RPAS e digo Piloto/Operador porque existe alguma "indesposição" por parte dos Pilotos de aeronaves tripuladas quando se chamam de Pilotos aos Operadores RPAS/UAV´s conforme pude presenciar no 1º Seminário sobre regulamentação e utilização de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), no passado dia 10 de fevereiro no INAC. Contudo, tenho de discordar um pouco (pelo menos...) com esta reacção porque efectivamente os conhecimentos que tenho de possuir são exactamente os mesmos. Numa escala talvez reduzida em determinados pontos, e em outros bastante além daquilo que serão os conhecimentos necessários para um Piloto que só faça voo VFR num ultra leve ao fim de semana.
As seguintes disciplinas tratam a aviação em geral, e os RPAS, AMG´s como eu lhes costumo chamar por piada (Advanced Multirotor Gadgets, nada a ver com Mercedes Shocked ), UAV´s ou mesmo o pior que lhes podem chamar, DRONES...
Ao contrário do que possam imaginar tenho vários RPAS´s... Uns AMG´s, alguns UAV´s mas não tenho nem nunca construí um DRONE!!! Enfim... Rolling Eyes

Só para terem uma ideia temos que forçosamente aprovar em dois extensos exames teóricos com uma nota final de pelo menos 85%
-Conhecimento Geral da Aeronave;
-Performance da Aeronave;
-Regulamentação geral Aeronáutica e a aplicável a RPAS´s;
-Procedimentos Operacionais;
-Navegação e Interpretação de Mapas;
-Meteorologia;
-Comunicações e Fraseologia Aeronáutica;
-Conhecimentos CTA
-Comunicações Avançadas;
-Factores Humanos para RPAS´s


Para além das disciplinas que referí anteriormente é igualmente necessário obter um exame médico feito específicamente por um Médico Aeronáutico (ainda não o efectuei, não posso falar sobre o mesmo nesta altura mas abordarei este assunto mais tarde).

As habilitações do piloto já referi de uma forma sucinta, agora a máquina em si...

Estão neste momento a ser criadas associações e outros organismos privados que dizem saber e estar na vanguarda/em cima da "jogada" no que diz respeito ao futuro da modalidade quer ligada ao hobby conhecido por FPV, quer na vertente profissional com o uso de RPAS para as mais variadas funções ou serviços na sua maioria conhecidos por todos vós.
Tenho a dizer que sabem menos e consequentemente têm menos voto na matéria que muitos dos que virão a ler este tópico, porquê? Porque voçês voam e querem continuar a voar.

É certo que muitos se excedem na utilização destas máquinas fazendo muitas das vezes coisas que na realidade nem sequer imaginam no que pode vir resultar, e outros que por consciência se reduzem à curtição dentro do que se pode considerar aceitável ou baixo risco. Para podermos apurar o risco associado existe um Estudo Aeronáutico de Segurança:

-Infraestrutura da zona de voo;
-Obstáculos;
-Prestações da aeronave;
-Trajectória da fase inicial de voo/descolagem face a obstáculos;
-Procedimentos de voo;
-Comunicações e zona onde se desenrola a actividade/voo;
-Transmissão de dados "LINK" RC/AV
(etc,etc... continua)


Para finalizar, o certo é que muito pouco está definido neste momento no que diz respeito à Legislação em Portugal. Além de estarem em cima da mesa logo à partida 3 categorias de RPAS´s separadas pelo peso, pouco mais adianto neste momento:

-Até 500gr (considerado brinquedo, não existirá (pelo que pude apurar) qualquer necessidade de legislar o uso dos mesmos)

-Mais de 500gr e até 2Kg (principal foco de atenção visto estar numa categoria muito apreciada e utilizada...)
Esta categoria obrigará (no meu ver atendendo ao resto da Europa) a uma de duas licenças possíveis por parte do Operador, a um Manual de Operações (falarei mais tarde acerca e do que se entende por MO), certificado de conformidade por parte do fabricante, mas sem qualquer obrigação de registro ou certificado de aeronavegabilidade.
Disse uma de duas licenças porque estes/esta categoria, muito certamente poderá vir a ser permitido o uso em voos BVLOS (para além da linha de visão (FPV)) mediante uma licença avançada, ou até 500m do piloto com uma licença básica. Altitude máxima de 120m para ambos os tipos de voo.

-Superiores a 2Kg e até 25Kg (Profissionais das mais variadas áreas)
(...continuarei)
-Superiores a 25Kg e até 150kg
(...continuarei)

Porque a minha disponibilidade nesta altura é muito reduzida informo que a SkyScan que cresce um pouco mais todos os dias, através do departamento de marketing e comunicação vai estar extremamente atenta e activa junto do INAC. Proporcionará a todos informação actualizada na página web (que está a ser redesenhada) no separador de informações. Contudo, este fio condutor no RCMPT é extremamente importante para que todos possam participar de forma conveniente.

NOTA: Oportunamente irei actualizar os pontos em falta.

Espero que se continuem a divertir e como habitualmente digo:
-Fly hard but safe!

Abraço forte a todos,
-KV

PS: Um exemplo de Road Map com bastante interesse aqui

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 26-02-2015, 1:32   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá

Também lá estive, e falámos inclusive no fim, mas parece que ficamos com interpretações distintas. Junto cópias de slides que penso relevantes.

P.ex. notei que basta ter uma câmera para sair do "universo" dos brinquedos, e não haver nenhuma categoria de peso além das 500g, tendo tal sido reafirmado pelo apresentador cá fora.

Já agora, julgo que seria útil dizer que em Portugal, não existe certificação nenhuma como a que está a fazer, seria por isso util na minha opinião, dizer onde a está a fazer.


Last edited by lvale on Sat 28-02-2015, 12:18; edited 2 times in total

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 27-02-2015, 5:32   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá lVale,
recordo-me, como tem passado?
Onde arranjou os slides/enormes screenshots com origem desconhecida mas com informação digital datada de ontem pelas 0025, foi o Sr. que elaborou com base na sua interpretação acerca da informação facultada durante o seminário?
Penso que quando fala em "apresentador" se está a referir ao Eng. Vitor Rosa...
Informo-o que o Sr. a que se refere é somente o responsável pela Aeronavegabilidade do INAC Shocked O Eng. Vitor Rosa muito respeitosamente dedicou no momento algum do seu precioso tempo e atenção a ambos, e como tal pode ter sido interpretado por si como sendo tão somente "o apresentador" simpático e conversador.
Estou a tirar o curso em Espanha, operamos maioritáriamente nas áreas da fotogrametria e termógrafia a parques fotovoltaicos. A SkyScan tem clientes e parceiros em Espanha, na Alemanha, Bélgica, Roménia e inclusivé em França onde por exemplo neste momento a documentação necessária para levantar qualquer RPAS do chão é de tal maneira exigente e complicada que muito provávelmente desistiria bem antes de começar a pensar em operar! (qualificação para o exercício das prerrogativas de piloto/operador RPAS, seguros, vistos de residência temporária ou outra , muitas autorizações para todo e qualquer voo inclusive com a(s) hora(s) bem definida(s) etc,etc).

Pois, efectivamente ficámos com ideias bem diferentes acerca deste assunto. Contudo, penso que o caminho será acompanharmos o resto da Europa (parte boa), não podemos vir a ser tão diferentes/castradores quanto o Sr. imagina.
Penso também que seria (no mínimo) ridículo tratarem um simples hobby como o FPV em que o particular que conscientemente utiliza o seu Microquad de 499gr AUW para se divertir ao fim de semana com os amigos, possa ser obrigado aos mesmo procedimentos, certificações e possuir as mesmas habilitações que um piloto/operador/funcionário de uma empresa que opere um RPAS para os mais variados efeitos/trabalhos só porque ambos os RPAS´s têm uma camera!
Se assim viesse a ser teríamos de passar certificados de aeronavegabilidade aos Microquads... Ou então as forças policiais fariam buscas a casa de todos os que têm um "brinquedo" desta natureza considerando-os prevaricadores da lei ou mesmo criminosos. Pelo menos um pouco exagerado não?

Os meios de comunicação trabalham mal porque querem ter audiência (Drones isto... Drones aquilo) não façamos o mesmo. O pior é que de vez em quando os meios de comunicação até noticíam algo verdadeiro e preocupante.
Quem é que se lembra de voar com um Multirotor (independentemente do tamanho ou peso) perto de um aeroporto sujeito a "pregar" com o brinquedo dentro de uma turbina de um avião comercial e matar centenas de pessoas? Isto é lamentávelmente preocupante. Como tal e como costumamos dizer por cá, "paga o justo pelo pecador".

Para além do que referi anteriormente, se a legislação fosse pelo lado da via extremista, estaríamos a brigar com a indústria e consequentemente com a ecónomia que deixaria forçosamente de contar com uma muito pequena fatia dos $98bn...

Enfim, falo e demonstro o que sei com o intuito de "educar" e passar o meu conhecimento (como sempre o fiz) a quem quiser seguir pela via do que efectivamente é, ou de que será mais provável quando ainda não existe uma certeza. O que descrevi acima na primeira publicação é a realidade em Espanha e em outros países da Europa.

Não gosto de desinformação, mesmo que traduzida em simplesmente grandes screenshots e poucas palavras. O assunto é extremamente sério quer para os profissionais quer para todos os que actuam/se divertem em consciência e com civismo. Infelizmente, num futuro próximo os segundos poder-se-ão ver lamentávelmente privados de algo que lhes dá imenso prazer.
Quando comecei este tópico foi com o intuito de reunir informação consciente por parte dos interessados, sugestões e raciocínios dos quais me pudesse munir depois de elaborados não só aquando da representação dos interesses da empresa, mas também com a valiosa palavra dos demais apaixonados pelo hobby.

Neste momento e para finalizar mesmo antes de começarmos discussões baseadas em nada, só posso remeter os interessados para este documento e relembrar que este assunto está a ser abordado por:
- INAC
- Organização da Aviação Civil Internacional na Comissão Europeia
- EUROCONTROL
- Agência Europeia para Segurança da Aviação
- Agência Europeia de Defesa

Abraço,
-KV

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 27-02-2015, 12:42   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá

O que está acima são screenshots parciais das apresentações, pois tive o cuidado de pedir à organização do seminário que me enviasse as mesmas. Não são interpretações "livres".

E não foi o único apresentador da sessão com que falei fora da sala. Sobre este apresentador que refere, também tenho a cópia dos CV's que estavam na pasta Smile .

As cópias parciais dos slides apresentados, são, infelizmente, a perspectiva daquilo que está em cima da mesa. Não se afigura na minha opinião como "desinformação". São o que nos foi mostrado, sem juízos de valor.

A recolha de informação/legislação pertinente a este assunto noutros países da EU é interessante e estou certo que os responsáveis do INAC também o fazem.

Como sabe, pelas informações que foram publicadas após o seminário, a minha interpretação não está longe de que p.ex. o TEK noticiou Noticia. Mais ainda, já se nota alguma diferenciação de opiniões entre os chamados utilizadores profissionais, bastando para tal ver também noticias subsequentes no TEK Noticia Noticia.

Esta diferenciação de opiniões entre profissionais é compreensível, mas a utilização lúdica continua de fora.

Ambos concordamos na existência de regras razoáveis, para os lúdicos e para os profissionais. O que está em cima da mesa na minha modesta opinião não é de todo em todo razoável.

O que existe noutros países que já tenham legislação/recomendações é razoável. Algumas sim, outras não.

Podemos ficar mais à frente em termos legislativos?
Claro que sim. Basta haver responsabilidade dos utilizadores (profissionais e lúdicos), que não se coaduna com publicação de videos (muito giros por sinal) a fazer sobrevoos em cidades, pontes e pessoas que se ganha credibilidade. Já nem sequer critico os utilizadores lúdicos, mas alguns ditos profissionais que o fazem. Ainda menos nesta fase do processo em que os media tradicionais querem vender mais e, como bem refere, a palavra drone "vende" bem.


Embora o processo por cá esteja a ser liderado pelo INAC, existem outras entidades que terão um papel não negligenciável. Recordo o papel da CNPD, e da AAN.

Na minha modesta opinião, podemos começar por separar o assunto em:

Equipamentos

Operadores

Voos


Nos equipamentos, se usarmos uma divisão por peso do equipamento, a que refere é razoável, embora reconheça que um dos equipamentos do mercado que pode ser usado para fins lúdicos por utilizadores mais avançados (os prosumers) como é o caso do DJI Inspire tem um peso de quase 3kg, e que ainda muitos dos equipamentos comuns do mercado facilmente atingem mais de 2Kg (com baterias a pesar mais de 500g), ou que p.ex. um equipamento completamente lúdico como o Blade 350QX tem um peso de 760g, e um DJI Phantom 2 Vision 1242g, julgo que a categoria de toys poderia ir a 1kg e os lúdicos a 3kg.

Nos Toys, a afixação de um numero de telefone de contacto deveria ser incentivada, ficando em aberto a obrigatoriedade.

O registo dos veículos fora da categoria toys deveria ser obrigatório, e mandatória a afixação do número de registo e de um contacto telefónico no mesmo.

Quando o veículo for de construção própria (DIY) o utilizador será responsável pela veracidade dos dados ao registar o equipamento.

Daí para cima, não tenho opinião.

Operadores. Para utilizadores de toys (chamo assim para simplificação) devem obedecer às regras de voo estabelecidas (ie não sobrevoo de pessoas, não sobrevoo de áreas protegidas). Requisito não mandatório: Seguro de responsabilidade civil adequado.

Para utilizadores lúdicos, um exame online ou presencial, que assegure os conhecimentos das regras de voo. Requisito necessário: Seguro de responsabilidade civil adequado.

Para profissionais não tenho opinião.

Voos: Observância absoluta dos limites de áreas de voo, Proibição de sobrevoo de pessoas. Limitação de sobrevoo a áreas privadas.

Para profissionais existência de regras adequadas que poderão não coincidir com as mencionadas.

Ponto não referido anteriormente para toys e lúdicos. Utilização de dispositivos de captação de imagem: Observância das regras da CNPD para a captação de imagens em locais públicos com dispositivos móveis. Não tenho opinião para os profissionais.


Se começarmos com regras claras e simples de verificar, ganhamos todos, e não caímos no exemplo da pistola (recorda-se?).

cptos

edit: só mais alguns exemplos de veículos para a questão do peso:

Planador de esferovite Go Discover peso sem bateria 1.8 kg
Skywalker peso cerca de 1.8 kg
3DR Aero Payload 2kg

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 27-02-2015, 21:39   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá lVale,
penso que se é detentor de parte da informação facultada durante o seminário a deveria colocar integralmente à disposição de todos mas de uma forma mais "delicada". No que diz respeito a este assunto estou a colocar aos poucos a informação aqui, assim é mais simples. Se quiser pode enviar-me o que considera relevante (em termos de documentação) eu eu coloco na mesma pasta. Também lhe posso facultar o acesso para adicionar documentos se assim o entender.
-Pois, concerteza que também possui os CV´s dos oradores, o problema foi então a interpretação distinta da palavra (apresentador). Neste caso e porque estamos a falar de pessoas com elevada capacidade de decisão, é melhor tratar-mo-los pelo nome e cargo. É mais compreensível desta forma.

Por exemplo, para além do que já referi acima, segundo a Polícia de Segurança Pública constam da sua Matriz de equadramento Legal em contexto policial os seguintes organismos:
-FAA e DOJ-NIJ - Common Strategy;
-Roadmap para a integração dos RPAS no sistema da Aviação Civil Europeia;
-SESAR
-EU RPAS ATM coordenação com a US/FAA
-PSP / INAC

Tudo o que possa ser adaptado com respeito aos RPAS com base na FAA vai trazer algumas limitações...
_______________________________________________________________________________________________

- O peso dos RPAS é um bom começo porque divide as categorias duma forma pertinente para as mais variadas áreas;
- Não concordarei de forma alguma com a sugestão apresentada acerca dos RPAS em que exista uma camera;
Este ponto teria de ser dividido também em outras categorias;
1) Se faz registo de imagens;
a) Se existe um fim comercial; (Temos então de remeter para a lei vigente)
b) Se não existe fim comercial; (Podemos perfeitamente estar a tirar fotografias à família (sem tripé) numa visita a um castelo e apanhar imensa gente de fundo...)
2) Se não faz registo de imagens (o caso de algum FPV);

Enfim, estaríamos a complicar. Penso que acima de tudo se deverá resumir à segurança quer do espaço aéreo quer de pessoas ou bens em terra. O potencial perigo de um RPAS é primeiramente directamente proporcional ao seu peso.

Estou de acordo com o que referiu aqui:
"...Basta haver responsabilidade dos utilizadores (profissionais e lúdicos)..."
Esta responsabilidade no mundo em que vivemos infelizmente só com "chapas" identificativas, certificados e outras burocracias.
- Todas as aeronaves deveriam ter a identificação do proprietário num local bem visivel. (as nossas, profissionais e pessoais já têm)

"...O que existe noutros países que já tenham legislação/recomendações é razoável. Algumas sim, outras não..."
Concordo, diferentes culturas têm obviamente diferentes forma de actuação.

"...Nos equipamentos, se usarmos uma divisão por peso do equipamento, a que refere é razoável, embora reconheça que um dos equipamentos do mercado que pode ser usado para fins lúdicos por utilizadores mais avançados (os prosumers) como é o caso do DJI Inspire tem um peso de quase 3kg..."

Certo, mas este já o podemos considerar como equipamento profissional. Até porque não está ao "alcance" de todos.

"...O registo dos veículos fora da categoria toys deveria ser obrigatório..."
De acordo, a única forma de se fazer inclusive um seguro.

"...Quando o veículo for de construção própria (DIY) o utilizador será responsável pela veracidade dos dados ao registar o equipamento..."
É sem dúvida um exemplo a considerar. Mas penso que será um pouco mais complicado:

Ex: A SkyScan vende um RPAS com 2Kg a um cliente Espanhol que só possui uma licença básica visto efectuar trabalhos que não o obrigam a voar a mais de 500m de distância (horizontal). O RPAS é neste caso programado por nós para não exceder os limites (a altura de 120m de acordo com a lei vigente). A controladora de voo é portanto selada após programação e consequentemente certificada. Se o cliente por qualquer motivo alterar a programação estará de imediato ilegal. Como é óbvio nem todos os controladores existentes no mercado permitem esta programação e como tal só alguns são permitidos.
O particular que se responsabiliza é uma sugestão razoável. Contudo terá de haver um "selo" senão é como as jantes em alguns carros... Antes e depois de chegar da inspecção Very Happy

"...Voos: Observância absoluta dos limites de áreas de voo, Proibição de sobrevoo de pessoas. Limitação de sobrevoo a áreas privadas..."

Sem dúvida, tenho a ideia que será o caminho conforme o razoável em outros países da Europa.

"...Se começarmos com regras claras e simples de verificar, ganhamos todos, e não caímos no exemplo da pistola (recorda-se?)..."
Claro, foi somente um raciocínio/sugestão infeliz e meramente fictícia por parte do Major General Rui Moura. Eu lembro-me neste momento de pelo menos 4 formas de imediatamente imobilizar um RPAS, 3 sem sequer o fazer cair (até porque poderia ser perigoso para quem cá está em baixo) e uma um pouco mais definitiva. Nenhuma delas com uma arma de fogo! A julgar pelo CV que o Major General Rui Moura apresenta, as minhas sugestões não seriam grande novidade... Básicamente acho que o proferiu irreflectidamente como por um impulso.

No que diz respeito aos profissionais penso que a conduta será exactamente a mesma no que diz respeito ás regras base já referidas por ambos. O facto de ser profissional não implica uma lei á parte ou condescendência, até porque existem os profissionais conscientes e os outros. Enfim, está ainda muito em aberto e penso que as próximas reuniões e seminários vão ser elaboradas com mais foco na matéria relevante.

Abraço,
-KV

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 27-02-2015, 23:04   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá

Só não ponho as apresentações publicas porque quando as pedi não pedi autorização para tal. E este forum não é o local apropriado para as divulgar. Os excertos que coloquei também tenho fotos dos mesmos tiradas durante a sessão, daí os ter colocado.

O não ter usado nomes de oradores só tem a ver com não querer fulanizar nada, muito menos neste forum, e como "the internet never forgets" prefiro não fulanizar.

A questão das câmeras nos veículos. Aqui prefiro que a haver alguma menção se remeta para as leis vigentes. Já há leis e normativos sobre a captura de imagens. Um RPAS com câmera deve ser considerado como, apenas e somente, um tripé onde se coloca uma câmera, logo as leis vigentes aplicam-se. Se complicarmos é pior. A possibilidade de gravar ou não (p.ex. nos FPV) é irrelevante pois todos sabemos que qualquer video pode ser gravado.
Repare que assim "limpamos" todas as interpretações de uso profissional ou não, privacidade, etc.

O exemplo que dei do Inspire só tem a ver por ser um equipamento que eu considero da gama "prosumer" (classificação copiada descaradamente das máquinas fotográficas tradicionais). Se me perguntar o que seria um equipamento com capacidades pro, dir-lhe-ia que seria ou acima dos 3 kg, ou com capacidade para transportar um equipamento de captura de imagem profissional, tipo micro 4/3, DSLR, Red, etc...Não olhe para os preços do Inspire como referência. Infelizmente (ou não) já conheço uma série de Inspire's cá em PT e nenhum foi adquirido por profissionais.....

Num simples 450 se lhe meter baterias e gimbal+GoPro ultrapassa fácilmente os 2kg, e seria injusto dar essa classificação a esse tipo de veiculo, daí a minha sugestão dos 3kg (não refiro de novo os planadores de esferovite Smile )

O exemplo que dá do cliente espanhol é de fácil resposta. O veículo excedeu os limites legais. O utilizador é responsável. Torna completamente irrelevante os limites impostos pelo veículo que com alguma configuração podem ser "contornados". As "fences" quando existem, são mais para conveniência do utilizador.

Os automóveis também são vendidos sem limitadores aos 120km/h. Se o utilizador exceder os 120 km/h sabe que está em transgressão.

Por acaso não era esse exemplo da pistola Smile

cptos

Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 28-02-2015, 2:26   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Sr. lVale,

"...Só não ponho as apresentações publicas porque quando as pedi não pedi autorização para tal. E este forum não é o local apropriado para as divulgar. Os excertos que coloquei também tenho fotos dos mesmos tiradas durante a sessão, daí os ter colocado..."
Completamente contra tal raciocínio. Para que serve o forum então no seu entender, conversa da treta? Já percebi que tirou fotografias... Nós utilizámos a caneta e as folhas facultadas em branco!

"...O não ter usado nomes de oradores só tem a ver com não querer fulanizar nada, muito menos neste forum, e como "the internet never forgets" prefiro não fulanizar..."
Fique descansado não tenha medo, ninguém o vai buscar a casa por comentar factos e discutir ideias respeitosamente!

"...(p.ex. nos FPV) é irrelevante pois todos sabemos que qualquer video pode ser gravado..."
Enfim, tudo é possível não é? pode é não ser certificado... Ilegal portanto!
Eu acho que o Sr. gosta é de complicar... Ou será impressão minha?

"...Se me perguntar o que seria um equipamento com capacidades pro, dir-lhe-ia que seria ou acima dos 3 kg..."
Ahhh, muito bem! Agora já disse tudo.

"...O exemplo que dá do cliente espanhol é de fácil resposta..."

Mas eu não fiz nenhuma pergunta?

"...completamente irrelevante os limites impostos pelo veículo que com alguma configuração podem ser "contornados". As "fences" quando existem, são mais para conveniência do utilizador..."

Reprovado. Tudo é contornável, passa é a ser ilegal.

"...Os automóveis também são vendidos sem limitadores aos 120km/h..."
Esteve muito bem neste comentário...
-Mas os carros ainda não voam nas mãos de qualquer um!

"...Por acaso não era esse exemplo da pistola..."

Enfim... deve ter sido em outro seminário sobre guerrilha aérea, não me lembro de mais nenhum comentário com o conteúdo armas de fogo.

Bom fim de semana,
-KV

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 28-02-2015, 5:57   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

inline

KataVentos wrote (View Post): › Sr. lVale,

"...Só não ponho as apresentações publicas porque quando as pedi não pedi autorização para tal. E este forum não é o local apropriado para as divulgar. Os excertos que coloquei também tenho fotos dos mesmos tiradas durante a sessão, daí os ter colocado..."
Completamente contra tal raciocínio. Para que serve o forum então no seu entender, conversa da treta? Já percebi que tirou fotografias... Nós utilizámos a caneta e as folhas facultadas em branco!

Só me estou a referir a documentos que me foram facultados e que não pedi autorização para divulgação pública. Mais nada.


"...O não ter usado nomes de oradores só tem a ver com não querer fulanizar nada, muito menos neste forum, e como "the internet never forgets" prefiro não fulanizar..."
Fique descansado não tenha medo, ninguém o vai buscar a casa por comentar factos e discutir ideias respeitosamente!

LoL, Até nem tenho cão, portanto não é uma questão de medo, mas de respeito pelas pessoas, e da possibilidade de excertos fora de contexto.



"...(p.ex. nos FPV) é irrelevante pois todos sabemos que qualquer video pode ser gravado..."
Enfim, tudo é possível não é? pode é não ser certificado... Ilegal portanto!
Eu acho que o Sr. gosta é de complicar... Ou será impressão minha?


Penso que não terá interpretado o parágrafo na totalidade. O ponto fundamental é de que ter câmera ser irrelevante, pois já existe legislação aplicável à captação de imagens. Compare um RPAS com um tripé de máquina fotográfica.




"...Se me perguntar o que seria um equipamento com capacidades pro, dir-lhe-ia que seria ou acima dos 3 kg..."
Ahhh, muito bem! Agora já disse tudo.


é uma simples opinião, completamente aberta a discussão.



"...O exemplo que dá do cliente espanhol é de fácil resposta..."

Mas eu não fiz nenhuma pergunta?


Claro que não fez uma pergunta, mas usei o seu exemplo para realçar o facto de que as limitações que os equipamentos possam ter e o seu cumprimento, devem ser da responsabilidade do utilizador, e não do fornecedor de equipamento






"...completamente irrelevante os limites impostos pelo veículo que com alguma configuração podem ser "contornados". As "fences" quando existem, são mais para conveniência do utilizador..."

Reprovado. Tudo é contornável, passa é a ser ilegal.


Estamos a dizer o mesmo. A responsabilidade é sempre do operador do veículo.




"...Os automóveis também são vendidos sem limitadores aos 120km/h..."
Esteve muito bem neste comentário...
-Mas os carros ainda não voam nas mãos de qualquer um!


Mas os estragos que podem fazer podem ser equiparados. E a obrigatoriedade legal de ter uma licença de condução não impede ninguém de os conduzir





"...Por acaso não era esse exemplo da pistola..."

Enfim... deve ter sido em outro seminário sobre guerrilha aérea, não me lembro de mais nenhum comentário com o conteúdo armas de fogo.

As minhas desculpas. pensei que ainda estivesse presente quando foi dado outro exemplo que referia uma pistola


Bom fim de semana,
-KV


Sou um simples utilizador lúdico, que a nível puramente individual me interessei pelo aspecto legislativo que me permita desfrutar legal e calmamente o meu hobby, e que vendo que as propostas de legislação poderiam afectar um grupo alargado de pessoas que partilham o mesmo hobby, decidi envolver-me num gesto de simples cidadania.


Bom fim de semana também para si.

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sat 28-02-2015, 12:42   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Já agora,
RPAS´s = Robotic Aircraft for Public Safety (RAPS) - é isto não é?

uma dúvida de ignorante,

- nos limites de peso é considerado o peso total do modelo
ou
há acessórios que não contam?
bem sabemos que sem bateria o modelo não voa mas este acessório, se assim se pode chamar, é dos componentes mais pesados, sobretudo nas classe mais baixas ( refiro-me às lúdicas.

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 28-02-2015, 13:44   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Olá

é mesmo RPAS

Remotely Piloted Aircraft Systems


O peso é mesmo total em ordem de voo. Logo, Infelizmente contam as baterias Sad Tenho aqui umas de 900g Sad


JORJAMARAL wrote (View Post): › Já agora,
RPAS´s = Robotic Aircraft for Public Safety (RAPS) - é isto não é?

uma dúvida de ignorante,

- nos limites de peso é considerado o peso total do modelo
ou
há acessórios que não contam?
bem sabemos que sem bateria o modelo não voa mas este acessório, se assim se pode chamar, é dos componentes mais pesados, sobretudo nas classe mais baixas ( refiro-me às lúdicas.

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sat 28-02-2015, 15:27   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

só isso do peso com as baterias deixa de fora quase tudo, pois ultrapassam os 500 grs. sendo os das classes 250 e os 450 os mais usuais (penso eu).

eu ainda não fui à procura de legislação internacional, espero que a nossa, não seja redutora e alinhe por regras de universalidade sobre a matéria, ou pelo menos pelas regras europeias. vou à procura...


Last edited by JORJAMARAL on Tue 03-03-2015, 11:32; edited 1 time in total

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
KataVentos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 02-03-2015, 15:29   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Relembro aos leitores interessados que estamos a colocar aqui toda a informação que consideramos relevante e não especulativa.
Este documento por exemplo reúne informação actual no que diz respeito a este assunto na Europa/Mundo. Lamentavelmente na altura ainda não constava qualquer informação relativamente a Portugal.

Abraço,
-KV

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 05-03-2015, 14:39   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Não deixa de ser interessante a sensibilidade que existe no Brasil sobre o assunto.
ver uma pequena reportagem da Rede Globo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/popularizacao-no-uso-de-drones-preocupa-autoridades/3985308/

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
CT2013

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 20-03-2015, 22:51   Post subject: Snif ! Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

- Amigo, nota-se o interesse !!

continue e felicidades

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sat 21-03-2015, 10:29   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

notícia de 21-3-2015

A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrónico, começou na sexta-feira em Miami os testes de entrega de encomendas através de drones.

Os testes começaram depois de a autoridade federal de Aviação ter autorizado a empresa a desenvolver a sua investigação e o desenvolvimento do sistema de entrega de encomendas com recurso a drones.
Esta modalidade de entrega começou na quinta-feira numa dezena de áreas postais de Miami, no sul do Estado da Florida, depois de já se ter iniciado em Nova Iorque e Baltimore, cidades no nordeste dos EUA.
A FAA autorizou testes no "mundo real" destes dispositivos em espaço aberto, "a menos de 122 metros da altura e apenas durante o dia".
Mesmo assim, a pessoa que controla a pequena aeronave de maneira remota tem de possuir um certificado de piloto privado, não deve perder de vista o aparelho durante o voo e as condições meteorológicas devem permitir a sua observação.
O teste deste serviço de entrega, denominado Prime Now, tem como objetivo reduzir em 30 minutos o tempo de entrega de encomendas, incluindo em lugares de acesso difícil, informou a Amazon.
A empresa tem também de entregar mensalmente informação sobre a atividade dos 'drones', como o número de voos, as horas de voo, os problemas do sistema, possíveis desrespeitos das instruções dos controladores aéreos, bem como qualquer perda involuntária de comunicação.

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
Luis

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 23-03-2015, 14:45   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

sem querer ofender alguém o que vale é que a legislação que irá sair será a alemã.. estamos na UE, não estamos?

no fim de contas é uma das industrias mais influentes em todo o mundo nisto e se ficasse de fora não tinha cabimento;

quem andar em locais priviligeados para voo é RC; quanto a trabalho, é isso mesmo: trabalho!

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 25-03-2015, 18:54   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Em 2017, o impacto económico da integração de sistemas aéreos não tripulados para a economia norte-americana será superior a 13,6 biliões de dólares e adiciona 70 mil novos postos de trabalho, de acordo com previsões da Associação de Unmanned Vehicle Systems International.
Em 2025, isso vai aumentar para 100 mil postos de trabalho com um impacto de US $ 82 biliões.
Para ver como empresas se estão desenvolvendo, e ver notícia completa:

http://www.directionsmag.com/entry/gis-game-changing-drones-to-lift-us-economy/435437

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
Mosca

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 05-04-2015, 12:14   Post subject:   Back to top 

Alguma novidade sobre o que foi falado no segundo seminário?

Download Post   
Luis

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 06-04-2015, 13:29   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

nop...

em Portugal é assim......

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 12-04-2015, 9:09   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Saiu uma revista inglesa chamada "Drone Zone".
Tenho-a em PDF. pena não a poder postar.....são 27Mb.
Tem lá informações e novidades interessantes nesta matéria.

_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
khalu

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Sun 12-04-2015, 10:10   Post subject:   Back to top 

JORJAMARAL wrote (View Post): ›
Saiu uma revista inglesa chamada "Drone Zone".
Tenho-a em PDF. pena não a poder postar.....são 27Mb.
Tem lá informações e novidades interessantes nesta matéria.


não tem como fazer o upload para um servidor externo
e deixar aqui o link pra quem quiser fazer o download?

seria interesante ,ler essa matéria

_________________
Aplausos lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava wall (lenha)
Download Post   
vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sun 12-04-2015, 15:16   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 

Boas

Tem alguma coisa a ver com esta informação?

http://www.dronezone360.com/west/

Cumps

Vsantos

Download Post   
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 12-04-2015, 16:25   Post subject:  Re: Futura legislação para os RPAS´s (UAV´s) Back to top 


_________________
tenho tanta sorte na vida que se algum dia chove sopa a mim toca-me um garfo...
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.9522s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 163 | GZIP enabled | Debug off]