RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 50 users online ::
0 Registered,
50 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Tarot 450 Pro RC
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 9:32   Post subject:  Tarot 450 Pro RC Back to top 

Bom dia a todos.

Sou novo neste forum e sou ainda mais novo neste mundo fascinante do aeromodelismo.

Há um mês atras mais ou menos comprei um Tarot 450 pro, sendo o meu 1º modelo.

Veio todo bonitinho já montado, etc etc.

Bem...o estar bonito não quer dizer nada, pois pelo que tenho lido nos foruns e principalmente em muitos videos do youtube, o meu 450 tá longe de estar razoável, até porque nunca consegui faze-lo levantar do solo mesmo na velocidade máxima.

O meu emissor e receptor é um Futaba T6J.

Variador Platium de 60Amp com motor KV3680 Brushless e com pás Sab 350mm.


Acreditem meus amigos, que tenho passado um mês de volta dele a tentar afinar as partes finais, assim como no comando e cada vez me sinto mais longe.

Ás vezes só ler e seguir instruções não chega, porque cada modelo é um modelo diferente como todos já sabem.

Eu sou de Torres Novas (centro de Portugal) e estou disposto a aceitar a juda de uma pessoa fixolas para me finalizar esta coisa que já me começa a erritar e a encher de nervos, mas que cada vez mais eu amo mais.

Claro que estou disposto a retribuir esse serviço, porque quem trabalha mereçe receber.
Existe alguém da zona centro ...Santarém, Leiria etc que queira me ajudar????


Daqui só posso para já, agradecer toda a informação que tenho lido aqui e desejar a todos um bom fim de semana.

Cumprimentos a todos

Jorge Pina - 45 anos

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 11:28   Post subject:   Back to top 

Queria acrescentar que não me importo me deslocar também a Lisboa.

Mais uma vez fico agradecido e...que apareça alguém disposto a isto.



Cumprimentos a todos.

Jorge Pina

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 13:21   Post subject:   Back to top 

Se houver por aí alguém interessado em me ajudar também pode fazê-lo pelo meu email: Jorge_pina_AT_live.com


Obrigado a todos



Jorge Pina

Download Post   
Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 15:42   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

É chato ter a máquina e tudo necessário para o pôr no ar e não se conseguir.
Deverá ser um questão de programação, até porque a interface desse rádio não facilita nada a vida. Mas é perfeitamente possível.
Genericamente falando, para esse heli voar, deverá ter a swashplate HR3 seleccionada(o rádio faz a mistura para controlar os servos da swasplate), depois centrar todos os servos a 90º usando os trims.
Depois deste passo ir ajustando o comprimento dos três links dos servos por forma a ter a swashplate nivelada.
Convêm depois confirmar que a swash mantêm-se nivelada em todo o percurso (do passo mínimo ao máximo). Ajustar os epas nos fim do curso para corrigir algum desnivelamento.
Depois há que ir ao menu da mistura da swash, onde há três valores de mix, um para pitch, outro para o aileron e outro de elevador. Este menu ajusta a quantidade de pitch/elev/ail que irá corresponder ao movimento do stick, tendo grande influência sobre se o heli será calmo no ar ou arisco/supersensível.
Um bom valor de referência para começar nesse menu é 60% nos 3 campos e ajustar a partir daí.

Talvez já tenhas feito estes passos, ou pode ter escapado algum pormenor.

De certeza que alguém aí da tua zona poderá dar uma mãozinha para te ajudar a pôr isso a trabalhar como deve ser.
Um conselho: voa pás de madeira nos primeiros tempos pelo menos os primeiros testes.
Essas pás de 350 têm no entanto uma grande vantagem: tornam o heli bem mais estável do que pás de 325.
Hj em dia só uso pás de 360 no meu 450(480).

_________________
Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 18:40   Post subject:   Back to top 

Olá Luigi.

Muito agradecido pelos teus conselhos e pelos nomes corretos que dizes, desconhecia alguns deles, daí ter as coisas como tenho.

Mas vou aproveitar os teus conhecimentos para ver se ainda chego lá e isto ainda possa voar Smile

Tá tudo a 90 º mas essa do HR3 lol, pois....tenho de ir ver isto novamente.


Tenho para aqui uns 4 pares extras de 325 da aligne, para o caso (certeza) de levar uns trambolões Smile


Mais uma vez o meu obrigado


Joaquim Pina

Download Post   
zemike

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 20:26   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Bem vindo ao fórum e a este mundo Jorge.
Eu sou da Chamusca e estou disponível para lhe dar uma ajuda ,dentro do que sei, com a configuração do modelo, é uma questão de se combinar.

_________________
[Nine Eagles Solo Pro 328] [Align Trex 250 Pro] [Tarot Trex 450 Pro] [Align Trex 450 Pro] [Align Trex 500e Pro] [Align Trex 600e Pro] [Align Trex 700e DFC] [Naza F550] [TBS Discovery] [QAV400] [Ladybird v2] [ST Model MX2] [Phoenix Evolution] [Futaba T8FGS]
Meu canal no Youtube
Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 08-03-2013, 20:49   Post subject:   Back to top 

Olá Zé.

Obrigado pela recepção .

Assim derrepente fez-se luz aqui com o teu Post Smile

Chamusca não poderia desejar mais perto Smile

Bem meu amigo, só posso te agradecer quereres me ajudar. Por mim, apesar de ser casado, tenho todos os dias á minha disposíção, pois trabalho em casa.

è só me dizeres qual o dia e hora que te dá geito e eu pego na mala de aluminio com o bicho e vou até aí Smile


Que achas?

Download Post   
zemike

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Sat 09-03-2013, 10:11   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Enviei-lhe mensagem privada.
Abraço

_________________
[Nine Eagles Solo Pro 328] [Align Trex 250 Pro] [Tarot Trex 450 Pro] [Align Trex 450 Pro] [Align Trex 500e Pro] [Align Trex 600e Pro] [Align Trex 700e DFC] [Naza F550] [TBS Discovery] [QAV400] [Ladybird v2] [ST Model MX2] [Phoenix Evolution] [Futaba T8FGS]
Meu canal no Youtube
Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 09-03-2013, 14:31   Post subject:   Back to top 

Obrigado.

Já te enviei email Smile

Abraço
Jorge

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 09-03-2013, 18:41   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Olá amigos.

Deixo aqui uma foto do meu bicho 450 que nunca voou na vida, coitadinho Smile

Abraços a todos.

Jorge Pina

1

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 12:23   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Bom dia amigos.

Apesar de estar muito agradecido aos 2 voluntários que se prestaram para me ajudar, temos tido problemas de comunicação.

Sendo assim e com respeito a eles claro, continuo a necessitar de alguém que me possa ajudar no meu Tarot 450 pro RC com o Comando Futaba T6J.

Para que seja mais expliciito, necessitava uma analise e correção ao heli na parte mecânica, tais como movimentação correta de cada servo em relação ao manipulo especifico para isso, acertos de flybar, do Gyro e tudo o k for necessário corrigir no Heli e só por fim as configurações no Comando e vê-lo a voar por quem me ajudou.

Como disse lá em cima, estou disposto a retribuir o trabalho, pk quem trabalha mereçe receber.

Não é urgente, pk quem já está há um mês sem saber o k é voar com um Heli, pode esperar mais 1 mês até aparecer alguém disponivel e digo mesmo disponivel e com conhecimentos para por isto no ar.

É claro que poderia na boa mandar isto para uma loja e pronto. mas como estou a fazer agora algumas alteraçõezitas na cauda dele, não quero o Heli longe de mim. prefiro ver o k estão a fazer nele e claro , se for possivel aprender com vcs que são quem percebem disto.

pk seria tb bem mais facil para mim que posso....comprar já a treta do t-rex 800 que vinha logo prontinho..mas para kê????? não vale muito mais aprender devagarinho o que temos nas mãos, mas aprender tudinho nele e depois então mudarmos para outro se assim o entendermos???? Na minha opinião sim.


Mas tb vou já ser frontal, se for para me dizerem que me ajudam para depois ficar em águas de bacalhau, prefiro comer carne todos os dias ok????



Muito Obrigado a Todos


Abraços a todo

Jorge Pina

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 13:49   Post subject:   Back to top 

Olá

Eu comprei um heli 450 pro (CopterX) há pouco tempo, e já o consegui pôr a voar sem grandes "dificuldades", embora o tenha desmanchado todo quando o recebi para verificar todas as peças, apertos, folgas, etc.

O recurso que me foi mais útil neste processo foi uma série de videos que existem no site do HeliFreaks feitos por um utilizador chamado Finless Bob. Estes videos partem de um pressuposto que é já entender algo sobre Rádio Controle, mas abrangem todo o processo a seguir até à parametrização de rádios (embora ele use um modelo especifico, o que interessa são os principios aplicados que devemos transpor para o nosso rádio)

Pode encontrar os videos aqui, mas tem que se registar no site para os ver.

Genéricos e para um 450SE
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=11373

Para o 450 Pro
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=132747


cptos

luis

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 13:56   Post subject:   Back to top 

lvale wrote (View Post): › Olá

Eu comprei um heli 450 pro (CopterX) há pouco tempo, e já o consegui pôr a voar sem grandes "dificuldades", embora o tenha desmanchado todo quando o recebi para verificar todas as peças, apertos, folgas, etc.

O recurso que me foi mais útil neste processo foi uma série de videos que existem no site do HeliFreaks feitos por um utilizador chamado Finless Bob. Estes videos partem de um pressuposto que é já entender algo sobre Rádio Controle, mas abrangem todo o processo a seguir até à parametrização de rádios (embora ele use um modelo especifico, o que interessa são os principios aplicados que devemos transpor para o nosso rádio)

Pode encontrar os videos aqui, mas tem que se registar no site para os ver.

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=132747


cptos

luis


Olá Luis

Só posso dizer Obrigado pelo teu apoio, e não duvides que vou já ver isto.

Acontece e, penso ter escrito lá em cima, que há um Mês que ando por tudo quando é sites, youtube de construção do 450 e á conta disso o meu Heli ta montadinho. Contudo não voa, e continuo com sérios problemas com isto.

Vou cuidadosamente ver o k me mandas-te para ver se resolve, se não resolver e se aqui ninguém realmente quer por mãos á obra comigo ao lado, definitivamente paro de postar e mando isto para uma loja de x mesmo contrariado.

Um abraço amigo

Cumprimentos

Jorge Pina

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 14:39   Post subject:   Back to top 

Vai ver que isto é mais fácil do que parece, depois de ter apanhado os principios de voo destas máquinas:

Recomendo vivamente que veja com atenção os videos de Pitch & Throttle Curves e os CCPM Setup part 1 e 2.

Estou certo que se conseguir depois pôr um pequeno video dos movimentos do rádio e respectivos movimentos dos servos, se houver alguma coisa, qualquer pessoa consegue perceber se há algo a corrigir. NOTA: Não faça os videos com as hélices colocadas, e de preferência com um dos fios do motor desligado..... Smile

cptos

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 14:44   Post subject:   Back to top 

lvale wrote (View Post): › Vai ver que isto é mais fácil do que parece, depois de ter apanhado os principios de voo destas máquinas:

Recomendo vivamente que veja com atenção os videos de Pitch & Throttle Curves e os CCPM Setup part 1 e 2.

Estou certo que se conseguir depois pôr um pequeno video dos movimentos do rádio e respectivos movimentos dos servos, se houver alguma coisa, qualquer pessoa consegue perceber se há algo a corrigir. NOTA: Não faça os videos com as hélices colocadas, e de preferência com um dos fios do motor desligado..... Smile

cptos


Obrigado lvale

Vou ter em conta as tuas dicas também e fico bastante agradecido Smile

O motor nem tá encostado Very Happy

Obrigado sim????

Abraço

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 15:48   Post subject:   Back to top 

Jorge_Pina wrote (View Post): ›
O motor nem tá encostado Very Happy

Obrigado sim????

Abraço


Encostado ?? Quer dizer que não está em contacto com a Roda dentada que comanda o veio do hélice principal?

É melhor pôr toda a mecânica do heli em modo "pronto" e revê-la metódica e sistemáticamente, porque depois há sempre algo que escapa Smile

Enquanto se andam nas afinações o mais fácil é ter coisas fáceis de repôr como p.ex. desligar um dos fios de alimentação do motor.

Se deixar indicações dos componentes electrónicos do heli também se torna mais fácil tentar ajudar. P.ex. que tipo de servos, receptor, giro, <edit>se tem flybarless (estas giros flybarless têem um método de setup e afinação bastante mais elaborado, mas se fizermos by the book acaba por ser fácil).</edit> já vi na foto que não tem FBL.

Atenção que o ter comprado montado ou mesmo Ready to Fly não é receita de sucesso. Estas são máquinas que apesar de pequenas são intimidantes pela potência disponivel, pelo que todo o cuidado é mesmo pouco.

Acresce que depois na parte de controlo do rádio há que regular, pelo menos ao principio, para o modo "nabo" para nos habituarmos ao "animal", mas aí os videos do FinlessBob são bem explicitos.

cptos

Luis

PS- Já agora, como não o refere, pressuponho que não tenha experiência de voo com este tipo de helis, pelo que recomendo VIVAMENTE que use um simulador tipo o PhoenixRC ligado ao seu rádio para treinar.

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 17:01   Post subject:   Back to top 

lvale wrote (View Post): ›
Jorge_Pina wrote (View Post): ›
O motor nem tá encostado Very Happy

Obrigado sim????

Abraço


Encostado ?? Quer dizer que não está em contacto com a Roda dentada que comanda o veio do hélice principal?

É melhor pôr toda a mecânica do heli em modo "pronto" e revê-la metódica e sistemáticamente, porque depois há sempre algo que escapa Smile

Enquanto se andam nas afinações o mais fácil é ter coisas fáceis de repôr como p.ex. desligar um dos fios de alimentação do motor.

Se deixar indicações dos componentes electrónicos do heli também se torna mais fácil tentar ajudar. P.ex. que tipo de servos, receptor, giro, <edit>se tem flybarless (estas giros flybarless têem um método de setup e afinação bastante mais elaborado, mas se fizermos by the book acaba por ser fácil).</edit> já vi na foto que não tem FBL.

Atenção que o ter comprado montado ou mesmo Ready to Fly não é receita de sucesso. Estas são máquinas que apesar de pequenas são intimidantes pela potência disponivel, pelo que todo o cuidado é mesmo pouco.

Acresce que depois na parte de controlo do rádio há que regular, pelo menos ao principio, para o modo "nabo" para nos habituarmos ao "animal", mas aí os videos do FinlessBob são bem explicitos.

cptos

Luis

PS- Já agora, como não o refere, pressuponho que não tenha experiência de voo com este tipo de helis, pelo que recomendo VIVAMENTE que use um simulador tipo o PhoenixRC ligado ao seu rádio para treinar.



Olá lvale

Sim...não esta encostado pk assim tento trabalhar os servos com o comando sem o risco do bicho começar aos saltos Smile assim oiço so o motor. Claro que depois será encostado como ja esteve com o método do papelinho Smile

servos - Tower Pro MG90S

Gyro - Tarot GY550

motor brushless - KV3680 45A nominais


de ressto compreendi mais ou menos amigo.

A que videos te referes do FinlessBob????


Mais uma vez obrigado pelo teu tento em tentar me ajudar. Smile


Aos poucos e poucos talvez lá vá.

Isto de ter 45 anos deixa-me impotente Smile

Cumprimentos

Jorge Pina

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 17:23   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Contradições

Bem...existe algumas coisas que sempre me fizeram confusão por axar contraditório.

Certos videos vejo a construção do rotor principal e seus servos, com o manipulo em baixo.....noutros videos com o manipulo do acelerador no meio.

Bem no meio?????


Para depois quando ligo a bateria e ele fazer o Chek aquilo tudo vem para baixo??????

Então é no meio ou é com ele em baixo para ficar tudo bem na horizontal a partir do ponto 0 do acelerador????

Já testei as duas coisas, mas tendo em conta que se pede para o elevador esteja a 30.43 mm iniciais, axei demasiado baixo. Atenção que apenas achei...mas possivelmente está correcto.

Depois é sempre a mesma coisa com os manipulos em relação aos videos.

Supostamente o manipulo do acelerador vai acelerando enquanto o subimos juntamente com os 3 servos certo???? se calhar errado.

Depois ando feito maluco no comando na parte do REV a mudar isto e aquilo ate acertar as elevações dos servos e fica sempre tudo mal.

Para continuar...apesar das pás estarem bem equilibradas e penso que a 0 graus com os flybar e bem paralelo, seja em que manipulo mexo, uma pá levanta ou baixa e a outra é sempre no sentido oposto.

Mas que raio pode um Heli levantar com x graus numa pá se a outra tá a contrariar o vento. Enfim.uma empurra o heli para cima a outra para baixo.


Só posso chamar a isto uma coisa. Muita, mas muita burrice miniha lol

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 17:58   Post subject:   Back to top 

LoL

Os 45 anos não são desculpa, porque ai eu ganho Smile


O principio de funcionamento destes "bichos" é relativamente simples.

O rotor principal em principio roda a velocidade constante. O prato ciclico é que depois controla todos os outros movimentos, excepto a rotação que é feita pelo rotor de cauda.

Assim devemos programar a curva de throttle de modo a que a rotação máxima do motor seja atingida muito rápidamente, preferencialmente antes do heli levantar do chão.

Subir e descer o prato ciclico para imprimir o mesmo angulo às pás faz subir e descer o heli e é "puxado" para a direita ou esquerda para dar mais ou menos angulo a um dos lados e assim inclinar longitudinalmente o heli para um lado ou outro, Para a frente e para trás é uma combinação destes movimentos, mas o principio mantem-se. O lado do prato ciclico que baixa é para onde é feito o movimento.

As pás estarem a zero graus implicam em principio que a gravidade manda o heli para o chão, por isso existe um ponto de equilibrio em que as pás têem um ligeiro angulo positivo que significa que o heli paira (hover) estático no ar (teóricamente claro). Ao principio devemos limitar (pode ser electronicamente no radio com os end points) o angulo máximo que as pás fazem. Se fizerem muito angulo positivo ele sai disparado pelo ar e muito angulo negativo é a morte do artista pois vem tão depressa para o chão que assusta.......O normal é haver mais ângulo positivo que negativo.

Depois no rádio há que variar as Expo, que fazem com que o movimento dos sticks não seja proporcional ao curso dos servos, ou seja para movimentos pequenos dos sticks os servos quase não mexem e evitam assim que o nervosismo nos sticks não se transmita 1 pra 1 ao heli.

Como se depreende do que escrevi acima, quando ligamos a bateria é normal que o prato ciclico se mexa até que as pás estejam no ângulo negativo máximo (que deve ser pequeno). Se tiver o interruptor de corte do motor no rádio desligado se mexer no stick de comando do ciclico e no stick de throttle vai verificar os movimentos.

Quanto às giros e rotores de cauda a minha experiencia é com Flybarless mas depois de acertar os comprimentos e os angulos do servo de cauda, no neutro tem que ter um pouco de angulo para contrariar o torque do rotor principal. Os ganhos da giro devem ser regulados conforme o manual e depois lentamente acertar conforme as reacções do heli.

Os videos que referi do Finless Bob são os que referi antes do site do Helifreaks.

qlqr coisa

cptos

Luis

PS: Estou certo que mandei uma quantidade de bacoradas acima, mas os pros dos helis podem fácilmente corrigir.....


Last edited by lvale on Wed 13-03-2013, 18:24; edited 1 time in total

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 18:16   Post subject:   Back to top 

lvale wrote (View Post): › LoL

Os 45 anos não são desculpa, porque ai eu ganho Smile


O principio de funcionamento destes "bichos" é relativamente simples.

O rotor principal em principio roda a velocidade constante. O prato ciclico é que depois controla todos os outros movimentos, excepto a rotação que é feita pelo rotor de cauda.

Assim devemos programar a curva de throttle de modo a que a rotação máxima do motor seja atingida muito rápidamente, preferencialmente antes do heli levantar do chão.

Subir e descer o prato ciclico para imprimir o mesmo angulo às pás e é "puxado" para a direita ou esquerda para dar mais ou menos angulo a um dos lados e assim inclinar longitudinalmente o heli para um lado ou outro, Para a frente e para trás é uma combinação destes movimentos, mas o principio mantem-se. O lado do prato ciclico que baixa é para onde é feito o movimento.

As pás estarem a zero graus implicam em principio que a gravidade manda o heli para o chão, por isso existe um ponto de equilibrio em que as pás têem um ligeiro angulo positivo que significa que o heli paira (hover) estático no ar (teóricamente claro). Ao principio devemos limitar (pode ser electronicamente no radio com os end points) o angulo máximo que as pás fazem. Se fizerem muito angulo positivo ele sai disparado pelo ar e muito angulo negativo é a morte do artista pois vem tão depressa para o chão que assusta.......O normal é haver mais ângulo positivo que negativo.

Depois no rádio há que variar as Expo, que fazem com que o movimento dos sticks não seja proporcional ao curso dos servos, ou seja para movimentos pequenos dos sticks os servos quase não mexem e evitam assim que o nervosismo nos sticks não se transmita 1 pra 1 ao heli.

Como se depreende do que escrevi acima, quando ligamos a bateria é normal que o prato ciclico se mexa até que as pás estejam no ângulo negativo máximo (que deve ser pequeno). Se tiver o interruptor de corte do motor no rádio desligado se mexer no stick de comando do ciclico e no stick de throttle vai verificar os movimentos.

Quanto às giros e rotores de cauda a minha experiencia é com Flybarless mas depois de acertar os comprimentos e os angulos do servo de cauda, no neutro tem que ter um pouco de angulo para contrariar o torque do rotor principal. Os ganhos da giro devem ser regulados conforme o manual e depois lentamente acertar conforme as reacções do heli.

Os videos que referi do Finless Bob são os que referi antes do site do Helifreaks.

qlqr coisa

cptos

Luis

PS: Estou certo que mandei uma quantidade de bacoradas acima, mas os pros dos helis podem fácilmente corrigir.....


Olá Luis

No geral percebi assim por alto o que me transmitis-te, mas vou ter de ler isto bem á letra por causa das palavrinhas técnicas atribuidas a cada elemento Smile

Não posso deixar de agradecer a voçês todos os que postaram aqui, pois faço um apanhado de todos, resumo e tiro o sumo da fruta Smile

Esta porra tem de voar um dia, nem que seja logo pa Crash hehehehehe



Obrigadão a todos


Cumprimentos

Jorge Pina

Download Post   
lvale

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 18:44   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

O prato ciclico- swashplate:




Agora a sério. Convinha mesmo apostar num simulador antes de levantar o heli do/para o chão.

Algo que me esqueci antes. Convem ter um dos interruptores do rádio ligados ao canal de controle do motor de maneira a desligar o motor, que serve principalmente para fazer autorotação (aterrar o heli sem motor)

cptos

Luis

Download Post   
Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 21:03   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Olá Jorge!
Há mais uns parâmetros no rádio que vão ditar o movimento da swashplate, alêm do menu dos REV.
É o menu de swash mix, que tem um valor para pitch, outro para aileron e elevador. O valor pode ser positivo ou negativo e é crucial teres este menu bem configurado.

Boa sorte e mantêm a calma, há muito que aprender neste (maravilhoso) hobby.
Nem voar é fácil mas menos ainda montar um heli, principalmente o primeiro Smile

_________________
Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 22:38   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

lvale wrote (View Post): › O prato ciclico- swashplate:




Agora a sério. Convinha mesmo apostar num simulador antes de levantar o heli do/para o chão.

Algo que me esqueci antes. Convem ter um dos interruptores do rádio ligados ao canal de controle do motor de maneira a desligar o motor, que serve principalmente para fazer autorotação (aterrar o heli sem motor)

cptos

Luis


Já estou a aprender cada x mais Smile ok. Por acaso tenho lido alguma coisa sobre a autorotação e acho bastante interessante esse tema, até mesmo para casos de desespero, um bom control com o motor OFF, pode evitar uma desgraça.mas nem sempre claro Smile

Download Post   
Jorge_Pina

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 13-03-2013, 22:44   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Luigi_tuga wrote (View Post): › Olá Jorge!
Há mais uns parâmetros no rádio que vão ditar o movimento da swashplate, alêm do menu dos REV.
É o menu de swash mix, que tem um valor para pitch, outro para aileron e elevador. O valor pode ser positivo ou negativo e é crucial teres este menu bem configurado.

Boa sorte e mantêm a calma, há muito que aprender neste (maravilhoso) hobby.
Nem voar é fácil mas menos ainda montar um heli, principalmente o primeiro Smile



Olá Luigi

No meu comando deve ser (penso) o SW-T onde so tenho o ch A, E e 4 - 89, 72, 72%

depois tenho para aqui SWSH -e ta selecionado HR3.

tenho tanto que estudar lol Smile


Abraço

Download Post   
Luigi_tuga

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 14-03-2013, 0:00   Post subject:  Re: Tarot 450 Pro RC Back to top 

Sim, este curso tem muitas matérias Laughing

É esse mesmo o menu swash T.
A para aileron
E elevador
4 pitch
É experimentares onde tens percentagens negativas meter positivas e vice versa.
É o valor dessas percentagens em conjunto com o reverse dos servos que te vai pôr a swash a funcionar como deve ser Smile

Estás cada vez mais perto Wink

_________________
Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.5028s (PHP: 53% | SQL: 47%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]