Ora aí está bem patente o porquê de se ter um seguro de acidentes pessoais!
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
RedViper
AIRMAN BASIC
Situação um bocado caricata é o que se chama de facilitar.... e depois dá mau resultado
Com um motor a gasolina 30cc sem uso de uma luva reforçada como protecção!!!!
Caso ele tivesse o modelo preso pelo leme de profundidade em vez de o ter pelo trem de aterragem principal, evitava a inclinação do mesmo
Resumindo: "Um pequeno descuido é a morte do artista"
PAF200
STAFF SERGEANT
Obrigado Nando!
Um bom exemplo sim senhor!
Onde me ajudaram a dar os primeiros passos no aeromodelismo, fizeram questão de me "fazer" passar por uma série de teoria e exemplos práticos, antes sequer de me deixarem usar a pista com um rádio nas mãos.
Hoje agradeço e muito esta sorte e tenho pena que mais clubes não façam (mesmo sem interesse de pedir cotas e impingir cartões de sócio) este trabalho que poderia garantir mais segurança e qualidade ao aeromodelismo.
Bastante teoria sobre o que é e como funciona um avião.
Regras básicas de segurança que incluiam como prioridade, o controle de frequências, verificação exaustiva do modelo na sua preparação/montagem para voo e nos testes de rádio antes de ir para a pista.
Hoje por exemplo... encontrei uma asa de um modelo com cerca de 1,20m de evergadura.... pasme-se, junto a uma estrada nacional, ao lado da pista municpal de atletismo de Almada.... agora pergunto... com raio foi ali parar uma asa, quando a pista mais próxima está a 5 km. ????
A propósito, entrego a asa a quem provar ser seu proprietário... e desde já asseguro que não lhe apontarei o dedo ou exigirei explicações.
PAF200 wrote (View Post): ›
Hoje por exemplo... encontrei uma asa de um modelo com cerca de 1,20m de evergadura.... pasme-se, junto a uma estrada nacional, ao lado da pista municpal de atletismo de Almada.... agora pergunto... com raio foi ali parar uma asa, quando a pista mais próxima está a 5 km. ????
A propósito, entrego a asa a quem provar ser seu proprietário... e desde já asseguro que não lhe apontarei o dedo ou exigirei explicações.
Deve ter sido a asa que parou uns segundos para descansar e como a fuselagem era impaciente... seguiu viagem...
Brincadeiras aparte... Pode o dono te-la perdida no transporte para casa...
PAF200 wrote (View Post): ›
Obrigado Nando!
Um bom exemplo sim senhor!
Onde me ajudaram a dar os primeiros passos no aeromodelismo, fizeram questão de me "fazer" passar por uma série de teoria e exemplos práticos, antes sequer de me deixarem usar a pista com um rádio nas mãos.
Hoje agradeço e muito esta sorte e tenho pena que mais clubes não façam (mesmo sem interesse de pedir cotas e impingir cartões de sócio) este trabalho que poderia garantir mais segurança e qualidade ao aeromodelismo.
Bastante teoria sobre o que é e como funciona um avião.
Regras básicas de segurança que incluiam como prioridade, o controle de frequências, verificação exaustiva do modelo na sua preparação/montagem para voo e nos testes de rádio antes de ir para a pista.
Hoje por exemplo... encontrei uma asa de um modelo com cerca de 1,20m de evergadura.... pasme-se, junto a uma estrada nacional, ao lado da pista municpal de atletismo de Almada.... agora pergunto... com raio foi ali parar uma asa, quando a pista mais próxima está a 5 km. ????
A propósito, entrego a asa a quem provar ser seu proprietário... e desde já asseguro que não lhe apontarei o dedo ou exigirei explicações.
Para além de todas essas normas e regras, existe a obrigatoriedade da colocação fixa e visível no interior da fuselagem do modelo, de uma nota em que conste: Nome completo, número da licença desportiva e contacto telefónico do proprietário do mesmo. para no caso de suceder o que aconteceu á "ASA" de 1,20m
PAF200
STAFF SERGEANT
RedViper,
Isso é mesmo a sério ou era uma piada!?
Nunca ouvi ninguem mencionar nada parecido...
Last edited by oliveira on Tue 29-01-2013, 21:53; edited 1 time in total
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Abraço, Oliveira
Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
"obrigatoriedade da colocação fixa e visível no interior da fuselagem do modelo" o que se perdeu foi a asa e não a fuselagem !
Na verdade há uns anos, não muitos. para ser aeromodelista não bastava chegar á loja comprar um modelo e radio ir para uma beira de estrada qualquer e atirar o dinheiro ao ar. existia uma dificuldade maior e logo uma quase obrigatoriedade em visitar um clube e aprender a afinar e voar um modelo.
Hoje até na stapples se pode comprar um heli e na hk então, mesmo sem saber que cuidados se deve ter em montar um servo ( e não quero insultar ninguem), recebe um modelo pelo correio pronto a voar e por uma fração do preço que normalmente custava.
basta uma leitura a 45º de foruns sites e qualquer um se sente motivado e capaz de ir voar nas traseiras do armazem ou junto á praia.
o nº de praticantes não registados aumenta todos os meses alias basta estar atento a sites como o OLX, e mesmo ao forum para ver o movimento nas vendas.
Bem tudo isto para concluir, acidentes vão sempre acontecer com luva sem luva ( ate porque o corte foi num sitio onde a luva não tapa), ja vi a dar o arranque com um simples luva de trolha!!!
Todos já levamos um algum azar proveniente da modalidade, seja um corte de x-acto ou um helice a rodar ou cair numa encosta com o modelo ás costas!
seja numa pista homologada seja num descampado, seja pro ou newbie acidentes vao sempre acontecer so podemos esperar que os danos sejam pequenos e que ninguem se magoe.
Conheço a historia de um modelo que perdeu o controle e foi direito até cair junto da porta de uma igreja!
Quem aqui podia evitar um acidente?
Isso é mesmo a sério ou era uma piada!?
Nunca ouvi ninguem mencionar nada parecido...
No Regulamento Nacionalnde Aeromodelismo, parte B
(http://www.fpam.pt/Nacional/Regulamento Nacional/rna Parte B 2006)
RedViper
AIRMAN BASIC
Gil wrote (View Post): ›
"obrigatoriedade da colocação fixa e visível no interior da fuselagem do modelo" o que se perdeu foi a asa e não a fuselagem !
Na verdade há uns anos, não muitos. para ser aeromodelista não bastava chegar á loja comprar um modelo e radio ir para uma beira de estrada qualquer e atirar o dinheiro ao ar. existia uma dificuldade maior e logo uma quase obrigatoriedade em visitar um clube e aprender a afinar e voar um modelo.
Hoje até na stapples se pode comprar um heli e na hk então, mesmo sem saber que cuidados se deve ter em montar um servo ( e não quero insultar ninguem), recebe um modelo pelo correio pronto a voar e por uma fração do preço que normalmente custava.
basta uma leitura a 45º de foruns sites e qualquer um se sente motivado e capaz de ir voar nas traseiras do armazem ou junto á praia.
o nº de praticantes não registados aumenta todos os meses alias basta estar atento a sites como o OLX, e mesmo ao forum para ver o movimento nas vendas.
Bem tudo isto para concluir, acidentes vão sempre acontecer com luva sem luva ( ate porque o corte foi num sitio onde a luva não tapa), ja vi a dar o arranque com um simples luva de trolha!!!
Todos já levamos um algum azar proveniente da modalidade, seja um corte de x-acto ou um helice a rodar ou cair numa encosta com o modelo ás costas!
seja numa pista homologada seja num descampado, seja pro ou newbie acidentes vao sempre acontecer so podemos esperar que os danos sejam pequenos e que ninguem se magoe.
Conheço a historia de um modelo que perdeu o controle e foi direito até cair junto da porta de uma igreja!
Quem aqui podia evitar um acidente?
Abraço
Com essas facilidades todas e sem haver formação, uma vez + outra vez e + outra vez (falando em acidentes); até que um dia os Governantes pensam e deitam cá para fora outra legislação do tipo do já existente "Exame Médico Desportivo" ou ainda pior, fazer como nas escolas de condução de veículos.
RedViper
AIRMAN BASIC
Vá lá!!!
Esse modelo ainda aterrou em frente á porta da igreja mas há quem os vá buscar dentro do cemitério em cima das campas
Esse modelo ainda aterrou em frente á porta da igreja mas há quem os vá buscar dentro do cemitério em cima das campas
Já me aconteceu! Durante uma demonstração de aeromodelismo integrada nas festas de São Tomé em Mira.
A tampa da bateria era por baixo, a "fechadura" abriu em voo e saiu a tampa. Dei a volta com a bateria pendurada pelo fio para voltar ao local de aterragem (campo de futebol) mas quando ia a sobrevoar o cemitério que ficava do outro lado da rua, a bateria que vinha fora do avião pendurada pela ficha soltou-se e caiu no cemitério!
O Avião depois de perder a bateria ficou sem controlo, e sem o peso da bateria para manter o centro de gravidade levantou o nariz até perder a sustentação e depois caiu também no cemitério a uns 10m da bateria.
Só se partiu o avião, e com um bocadinho de cola e balsa ressuscitou!
Entretanto já por mais 2 anos voltou ao local, sobrevoando o cemitério sem azares, com uma fechadura decente na tampa das baterias.
Alguns fabricantes têm fechaduras muito más nas tampas!
Também já tive um avião tampa superior com fechadura magnética que ao fazer voo invertido1 em 5 vezes caía.
Também já aqui postei a avisar os proprietários do MX2 da ST Models que a fechadura da tampa da bateria também é muito pouco eficaz. A minha caiu a sobrevoar um pinhal!
fica o aviso nuna tentes meter o teu modelo no ar sosinho se não sabes voar, quando não se sabe o melhor é procurar ajuda
_________________ Enjoy RCMpt
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
um helibicho daquele tamanho num espaço confinado desses?
alem de caramelo é alguem que claramente começou errado neste hobbie.
preocupa me este tipo de gente que em muitos casos alem de porem
em perigo a sua integridade fisica tambem poem a de outros, isto
para nao falar do modelo.
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
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