RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 34 users online ::
0 Registered,
34 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 19-09-2005, 2:14   Post subject:  Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Boas pessoal,



Tenho andado muito sumido é o que me tem dito muita boa gente, e em parte isso se deve a um projecto que vou documentar aqui, é um projecto altamente invulgar ( há que ter muita pachorra e coragem ) e é uma reconstrução. Esses dois factores e mais o facto de pra mim ser "um feito" me faz colocar aqui na secção dos projectos invulgares e não nos "aviões à combustão", embora não seja própriamente um Híbrido ( ao fim ao cabo é por ter materiais diferentes da sua construção original e peças de outros aviões R.I.P. meus ) e como eu digo, um feito, invulgar e uma belíssima reconstrução.

Preparem-se vai ser uma telenovela em muitos capítulos, com fotos à cores... Pena não ter fotos de quando o avião se acidentou, pois já adquirí o avião parcialmente arranjado, mas vou contactar os anteriores proprietários no sentido de saber se há fotos dele antes e depois do acidente.

Como diz o título o avião é um campeão ( segundo me consta ), pertenceu ao Sr. Rui Ferreira e foi muitas vezes às provas Nacionais e Internacionais de F3A FAI ( meu amigo João Silva diz que o avião foi campeão muitas vezes ). Sei também que este avião passou às mãos de mais um competidor de alto gabarito o Helder Cabeça que também o levou aos céus a executar figuras de precisão e competir pela Bandeira verde e encarnada. Não sei ainda ( mas agora vou tentar saber para contar ) como aconteceu o acidente com o avião, mas o facto é que o avião sofreu um acidente e ficou destruído. O Helder Cabeça ofereceu o avião a um amigo que teria a paciência e meios de o arranjar, um amigo em comum, o meu amigo Moreira.

O Moreira lá andou com aquele avião bastante tempo, mesmo muito tempo a fazer a reparação com trabalhos executados pelo Russo Serguei e por mais uma pessoa que o Moreira mencionou ( e peço desculpa por não lembrar o nome, mas quando souber volto aqui e altero o texto ). Lembro-me de ver o avião ainda em cavacos, com a frente desfeita, lembro também de ver o avião ter sido novamente todo "desbastado" porque tinha sido reparado com materiais pesados e não adequados e lembro uma vez ir à oficina do Russo e ouvir o homem a dizer, "essa no presta tem que fazer tuda de nova, manta microne russa esse que é bona não betuma pedra tá pesada e não presta eu vai cortar tuda e fazer com balsa e manta de fibra microna".

O Avião andou lá no Russo buéréréréré, e depois teve mais muita dedicação do Moreira e mais um amigo dele. Chegou a um dia que estava + - pronto. Segundo o Moreira era só pintar e montar o resto, e como eu tinha perdido recentemente o meu Saphir por burríce ( não levantei a antena e crash ) e como o Moreira nem tem maiores intenções em relação à competição F3A ( o homem gosta mesmo é da velocidade, dos jactos e ducted fans, digo eu Embarassed ), fez-me um preço de amigo, e acabei por ficar com o Caprise, quando na altura nem em sonhos pensava em ter um avião desta envergadura, nem tinha motorização, nem servos, nem disposição monetária para financiar uma coisa desse tipo. Foi uma série de coincidências, arranjei um motor com um preço de saldo ( mesmo fim de stock em uma loja Inglesa ), aproveitei peças do Saphir ( por exemplo um servo hitorque que era necessário entre outras peças, mas é assunto pra mais à frente ) e até isso foi factor de decisão entre ficar ou não com o Caprise.

Nesse ponto faço uma pausa e coloco umas fotos de como o avião me foi entregue, até nem parecia que ainda teria mezes e mezes de trabalho pela frente...

Obrigado Moreira por me ter facilitado subir a fasquia tanto assim no mundo dos aeromodelos e me ter colocado à disposição este belo exemplar que me fez crescer em conhecimentos de recontrução e que me está a dar um gozo enorme de ver agora que já está quase pronto.
Me desculpe amigo se alguem algum dia interpretou mal eu mostrar os passos e o trabalho que deu à reconstrução do modelo mas não tenho muitos problemas com isso, tou à vontade com o Moreira e felicíssimo com o modelo, grande chance eu tive e se calhar a inveja é que atrofia as mentes daqueles que algum dia pensaram que isso aqui é algum tipo de queixinhas enrustidas, não é nada disso, sou um sujeito homenzinho e apenas gosto de compartilhar e documentar as "minhas proezas", e a reconstrução desse modelo, da maneira como eu a fiz, com o trabalho que deu e com os resultados que eu obtive são uma grande proeza e por isso, só por isso partilho aqui a informação.

Abraço,

Moraes


Last edited by Moraes on Wed 05-10-2005, 23:35; edited 1 time in total

_________________
Bons Vôos
Download Post   
wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Mon 19-09-2005, 23:32   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Então e o resto da estória.......queremos o resto

_________________
----------------
Marechal wot
----------------
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 19-09-2005, 23:43   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Nessa altura pouco eu tinha a fazer senão aguardar o material que vinha do estrangeiro e preparar para montar e pintar o avião, decidí começar pela canopy.

A canopy original estava toda partida e o Moreira já tinha dado um jeito de colar os pedaços e fazer um molde grandalhão em gesso, passei a acção e agarrei no molde de gesso e trabalhei a lixar e dar umas novas camadas para deixar aquilo bem lisinho pra moldar a nova canopy, eu tinha idéia de levar isso a uma máquina de moldagem termo-vacuo de uma loja de aeromodelismo aqui de Lx, mas o que aconteceu foi que o molde excedia o tamanho útil da máquina, tão grande é a canopy.

Cheguei a abrir uma thread sobre isso aqui no forum :



O que aconteceu de facto foi que eu andei "à nora" bastante tempo à procura de um material bom pra moldar a canopy manualmente com pistolas de calor e cheguei a comprar acrílico numa loja na 5 de Outubro e aquilo não molda-se de maneira nenhuma. Tentei com vários materiais, e nunca mais conseguia. Até que um dia falei com o Daniel Costa pai do André sobre isso e ele mostrou-me umas canopys que houvera mooldado com uns materiais que tinha arranjado de uns candeeiros. Por sorte o meu amigo ainda tinha daquele material, e lá fomos pra casa do João Silva moldar a minha canopy.

Que ganda trabalhão que deu, horas a esquentar aquilo com a pistola de calor e 4 homens a puxar o plástico para esticar e não fazer rugas, mas deu certo e conseguimos fabricar uma canopy homemade. O meu obrigadão aos meus amigos Daniel, André e João, os amigos e companheiros de sempre.

O plástico do candeeiro tinha uma película verde, e embora o joão gostasse daquilo eu sou muito teimoso e achei que aquilo era muito feio e parecia uma garrafa de Se7en-Up. Arranquei a película com as unhas, dois dias a puxar aquilo e pior foi para tirar a goma, consegui com muito algodão e benzina, nessa altura a canopy ficou transparente e até muito bonita. Mas a minha intenção sempre foi pintar por dentro com uma cor metálica e assim eu fiz no final de tudo.

Foto dela já pintada, com os parafusos e tudo mais:


_________________
Bons Vôos
Download Post   
ciberjohn

Zimbabwe
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 20-09-2005, 1:55   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Olá amigo Moraes...Espetacular! Admiro sinceramente a sua paciencia, mesmo muito. É estes exemplos que me dão ainda mais animo para aperfeiçoar muiiiitaaaa coisa e aprender ainda mais Smile

HUGSSS

Download Post   
Rui Felgueiras

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 20-09-2005, 15:24   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

nem é paciência é mesmo muito amor percebo isso perfeitamente muitas vezes perco horas em qualquer coisa que por meia duzia trocos a comprava hehehe mas não tinha tanta piada né???!!!! Twisted Evil

_________________
MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
Download Post   
Smoother

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 21-09-2005, 0:01   Post subject:   Back to top 

Epá eu fiz uma "maquina" de moldes de vácuo a uns 2 meses e funciona na perfeição, pena que a minha maquina digital pifou e ainda não arranjei maneira de tirar umas fotos para por aqui. Mas amanha a ver se trago a maq. do trabalho e trato de fazer um Passo a passo.

_________________
Um abraço
Smoother
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 21-09-2005, 23:37   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Obrigado pelas manifestações, continuando:


Mesmo antes de ter a canopy pronta, aliás muito antes... e também muito antes de receber os materiais do estrangeiro começei a fazer uma avaliação estrutural para ver se havia algum ponto frágil que possa ter passado ao lado na reparação inicial e levei a um amigo bate chapas e pintor de automóveis pra ver aquilo, o homem entende muito de materiais e de pinturas e podia me ajudar, já tinha planeado pedir ao homem para pintar o avião pra mim.

O seu Eduardo mal começou a olhar pra aquilo disse logo, eu não faço isso, se quizeres eu te ajudo e vais fazendo tú o serviço aos bocados, usas as minhas ferramentas, na hora da pistola eu aplico a tinta, mas se eu fosse "pegar nesse serviço" o preço desse briquedo não valia as minhas horas de trabalho, tenho muitos carro pra arranjar, "isso é só mazelas, aqui por debaixo da tinta tá betume, e alí tá mal feito.... tens que descascar isso tudo, ainda vai demorar meses pra ter isso pronto.", quem é que arranjou-te isso ?

Dito e feito, tive muito que lixar, colar, voltar a lixar e voltar a colar, muito e muito já desde esse dia durante mais de 3 meses;





Custava a acreditar ( aquilo veio pra minha mão tão branquinho e "dito" pronto pra pintar ), mas de facto em alguns sítios o homem pegou numa ponteira e mesmo a minha frente cravou na fuselagem e furou com a maior facilidade e dizia, tás a ver ??? aqui tem uma "bolsa de ar" por baixo desse betume que aplicaram aqui,





Se quizeres isso bem feito tens que descascar tudo, descobrir tudo que é defeitos, dar manta de fibra de vidro e resina nesses sítios que assim só com betume fica mal feito.





Nessa onda de me mostrar os problemas que aquilo tinha o homem acabou por descobrir umas zonas moles, mesmo moles. Aquilo em alguns sítios tinha sido reparado com cola epoxi ( deduzo, devido a flexibilidade do material ) em manta de fibra de vidro e estava mesmo mole. Haviam uns buracos grandalhões que tinham sido reparados com manta, na verdade mais parecia nylon de chapeu de chuva, mas me disseram que era uma manta muito fina mas em vez de resina usaram epoxi que ficou mole e depois para ficar rijo deram betume pedra por cima.



Tenho a noção que isso não foi feito à frente do ex proprietário e o mesmo nunca se apercebeu de muita coisa mal feita que aqui estava, ele nunca ia permitir que aquilo ficasse daquele jeito e se não fosse as fotos talvez nem acreditasse em mim... ele que não me leve a mal de estar a contar a estória da reconstrução disso porque eu nunca o levei a mal por ter me vendido o avião e nunca me senti enganado, comprei um avião acidentado e reconstruído por terceiros, nem sequer estava pronto e eu tinha que terminar o serviço, portanto se encontrei tanta mazela, azar e azia fazem parte do dia, eu que comprasse um avião novo se não quizesse encontrar defeitos, quero deixar claro que não tenho broncas com isso e se tivesse tinha bom remédio, falava com ele.



O homem acabou por descobrir também uma rachadura numa zona mesmo a meio do avião, uma rachadura que um dia podia me partir o avião ao meio se não fosse reparada.










Encontrou mais umas bolsas de ar nas "bochechas" do avião ( os dutos de refrigeração do motor ) e outras zonas que mereciam ser lixadas para verificar se estava a estrutura de fibra por baixo partida e só coberta ou não.





Encontrou zonas que nem sequer levaram manta e foram somente cobertas com betume, ainda pra mais era betume pedra que é pesadíssimo. Nessa altura abrí um tópico a perguntar a malta se conheciam algum betume leve, pra depois da fibragem;




Muitas vezes pensei que este avião nunca mais era avião, mas seguí em frente a fazer por ela, a arranjar aos bocadinhos, um pouco hoje, um bocado amanhã, uma ajuda de um amigo, outra ajuda de outro...

Foram alguns meses sem mudar quase nada a aparência disso, o gajo tinha um ar camuflado, ainda tinha restos de betume pedra ( cinzento ) betume poliester ( alaranjado ) a pintura original ( vermelho ) o primer que pintaram depois de "arranjar" ( branco ) zonas de epoxi com manta ( acastanhado ) Zonas em fibra de carbono ( preto ) e zonas já em fibra de vidro e resina poliester ( transparente ).

Mas a história ainda continua...

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Rui Felgueiras

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 22-09-2005, 9:11   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Fogo afinal isto ainda foi pior do que inicialmente parecia e ainda diz a minha mulher que eu sou louco......se ela te conhecesse moraes eu era um santo Laughing Wink

_________________
MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 25-09-2005, 17:19   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Pois, isso foi muito mais complicado que parecia inicialmente, e aqui em casa só com os pós de lixa e os cheiros à resina e primários já rendeu muito aborrecimento. Mas o pior já passou e acho me acho mais capaz nesta arte do que aquilo que eu algum dia imaginei, se eu tivesse a noção do que necessitava fazer neste avião antes de o adquirir nunca na vida teria iniciado este projecto, e como as coisas foram aparecendo pouco à pouco, fui obrigado a arranjar solução para tudo e hoje até me arrependo de ter mandado o meu saphir para o caixote, eu reparava aquilo a brincar, depois deste....


Continuando, Foi muitas lixadelas, resinas, mantas, betumes e volta a lixar... semanas e semanas a repetir processos, sempre levava no seu Eduardo ao fim de semana e o homem dava lá um olhinho, voltava a dar betume aqui e alí, e me indicava o que eu deveria voltar a fazer....






Nesse meio tempo chegou a primeira remessa de materiais da Inglaterra, eu mandei vir motor, colector de escape, rodas, tintas, filtros, depósito, hélices e mais montes de coisas que agora nem me lembro, mas foram muitas coisas. Acabei mesmo por optar pelas tintas solarlac por indicação do Dr. Rafael, e tive que fazer uma segunda encomenda, pois afinal a tinta que eu mandei vir da 1ª vez não chegava para pintar o avião.

Construí uma bancada para o avião pousar, uma coisa com a cava para o avião e da asa, dará jeito nas pistas ( tem rodinhas ), pra montar e desmontar e pra guardar também. Passei a trabalhar a montagem dos componentes em cima da bancada.




Passei a fazer a montagem da eletrónica, do motor e fazer todos os furos para valvulas, interruptor, respiro do depósito, verificador da bateria, acabei tendo que cortar a área do motor por causa das agulhas e do carburador, a a tampa inferior também teve que ser alterada, pois não fechava com o meu motor lá dentro, ainda bem que fiz isso tudo antes de pintar, porque furei e acabei por mudar sítios de furos e cortei algumas peças, com o anda pra frente e anda pra tráz chegou-se a partir a parte de baixo devido a ter ficado muito frágil num determinado sítio que teve que ser muito cortado em função do carburador... passaram-se mais umas semanas....








O motor foi montado na casa do meu bom amigo João Silva, com a ajuda do genial Daniel costa e seu olhar milimétrico e do André costa, aliás isso foi no mesmo dia que "esticamos" a canopy. nesse dia pesei o avião e fiquei muito feliz, porque mesmo com tantas e tantas camadas de materiais e tintas, com a reparação e tudo o avião estava dentro do peso que eu esperava e até estava leve.

Depois disso montei o pipe, e nesse ponto acabei por "inventar um sistema de fixação com uma abraçadeira de nylon que se usa em iluminação que ficou muito leve.








Continua...

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Smoother

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 25-09-2005, 21:19   Post subject:   Back to top 

ah! ganda Moraes... força que ele está cada vez melhor! Wink

_________________
Um abraço
Smoother
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 28-09-2005, 0:57   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Obrigado pelos incentivos, isso está a andar, cada vez mais e está quase....


Nessa altura fiz a rodagem do motor também na casa do meu "mentor" João Silva ( como outrora o intitularam e a mim me enche de orgulho ) com a ajuda imprescindível do Daniel Costa e André Costa, mais uma vez, e mais uma vez obrigado amigos.

Rodagem motor

( escolha guardar no meu computador; depois escolha abrir com; e escolha o windows media player para abrir o ficheiro. É uma filmagem feita com um telemóvel e ficou com uma extenção .3gp que não consigo trocar, mas dá pra abrir com WMP.)



Voltei a desmontar o motor, eletrónica e tudo mais e voltei para as lixas e betumes, nesta altura já levou a primeira camada de filler ( que os pintores chamam aparelho ) que é um primer catalizado, grosso que cobre e mostra defeitos, a partir daí ví que realmente o Sr. Eduardo tinha razão, parecia que estava bom, mas tinha "calombos" no avião e furos pra todo lado, montes de defeitos que não se viam e passaram a se notar, o homem diz que se não fosse ter dado já o filler e tivesse dado apenas uma queimação ( demão rala de tinta pra ver os defeitos ) aquilo era mais triste ainda;












Depois disso voltou-se a lixar o avião, já com mais cuidado, e voltou-se a dar mais betumes a tapar defeitos e voltou-se a dar mais camadas de filler depois de lixar, foram 4 camadas de filler;







Este processo de aplicar primer, lixar e dar um dedinho de betume num defeitinho aqui ou acolá, lixar e voltar a dar primer... ainda se repetiu algumas vezes, e inclusive já na fase final da preparação da pintura ( sim, a isso que se chama preparar para pintar, é assim com os automóveis e foi assim com o meu Caprise também ), dizia que ainda na fase final da preparação da pintura o Sr. Eduardo ainda achou umas bolsas de ar nas bochechas e fez questão de rebentá-las e ma fazer fibrar e voltar a dar betume, e tudo de novo... mas já não deu tanto trabalho porque aquilo foi chegando a um ponto que já estava mesmo bom...

Nessa semana virei-me pra asa, e voltei a instalar o trem de aterragem que tinha se partido no transporte do avião pra casa, e instalei os servos dos ailerons, com os respectivos links e extensões com ferrites que eu mesmo enrolei, tinha umas no rabo do Shaphir ( que eram bué compridas ) tirei os ferrites das extensões grandalhonas e enrolei igualzinho nas extensões mais pequenas ( que nem por isso eram propriamente pequenas ) que coloquei nos ailerons., esse dia foi também dia de passar a ferro, pedí o ferro emprestado a mulher e lá andei a desforrar umas partes que o Moreira tinha remendado com papel azul e troquei por papel branco e vermelho conforme a decoração original, aproveitei pra passar a roupa toda de casa e andei a esticar os aviõezinhos todos em casa;







Na semana seguinte coloquei em prática uma idéia que vinha se arrastando a tempos, mas como a finalização da pintura estava iminente, era preciso avançar com a decoração pós-pintura, já tinha tudo desenhado na mente, já sabia com quantas cores ia pintar, quantas faixas ía fazer e a minha idéia de decoração se inspirava nessa foto de um caprise que encontrei na NET;



Depois quando verem como ficou o meu digam, ainda vou repetir essa foto seguida de como ficou o meu, nessa altura nem nos meus sonhos eu achava que o meu ia ficar tão bom quanto está ficando...


Encomendei umas faixas prateadas pra fazer a junção da canopý com a fuse ( embora já tivesse inclusive a tinta prateada pra fazer uma faixa corrida ao longo de toda a fuselagem, tinha em mente mandar cortar umas letras em plotter e já até tinha um ficheiro numa caixa de email pra um dia que "esbarrasse" com uma empresa destas resolvesse a questão. Acabei por ligar às páginas amarelas e tratei das letrinhas, criei um tópico sobre isso;




Hoje despachei pra aqui um grande intervalo de tempo que é pra chegar mais próximo da actualidade, isso tudo que contei acima é passado e ainda falta um bocadão para chegar à condição actual, mas qualquer dia estou aí com o avião a fazer o maiden numa pista, a malta vê isso tudo pronto e por isso estou a tentar acelerar um bocadinho o relato...

Continua

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 28-09-2005, 23:26   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Vou avançar mais...


O avião ficou pronto pra pintura, finalmente...

Depois da derradeira camada de filler, tive que passar uma tarde inteirinha a "alisar o boneco" com lixa d'agua 600 e depois lixa 1000 ( o Sr. Eduardo não perdoa, é pra fazer tem que fazer bem, diz o homem ) , depois foi uma camada de primer e usei o prymol um primer específico para modelismo da solarlac, mesma marca das tintas que mandei vir da Inglaterra. e finalmente depois de sequinho foi mais uma "polidela" ( não posso chamar aquilo de lixar a lixa é tão fina que parece até veludo ) com lixa d'agua 1200. Nessa altura se eu montasse o avião haveria gente que nem notava que não tinha ainda levado tinta, tão lisinho que estava.

A primeira cor foi o Branco, na parte inferior da fuselagem e na tampa inferior. A solarlac branca tem um comportamento estranho na pistola, não pulveriza, sai como se fosse flocos de neve, não cobre bem e rende muito pouco, tem que se "encharcar" de tinta para que cubra e faça brilho, em compensação brilha como o raio e seca em minutos, diferente de todas as tintas com que eu já tinha lidado na vida, e o Sr. Eduardo que faz isso todos os dias da vida disse o mesmo. Realmente rende pouco e as duas latas de tinta que eu comprei quase não chegaram e há sítios onde levou mesmo muito pouca tinta...
Nessa fase da pintura optei por pendurar o avião no tecto e o avião é tão grande que foi complicado, foi preciso de escadote...










Foi-se mais uma semana...

Isso era um domingo e já não havia mais nada a fazer, a tinta tinha que secar ( embora em coisa de uma hora já sentisse seca ao toque não podia fazer isolamentos e colar fitas naquilo enquanto não curasse bem, senão estragava tudo.

Na outra semana fui ao Sábado cedinho pra oficina e fui logo pra "secção dos embrulhos" Laughing fita cola daqui, papel dalí e toca a fazer o isolamento pra fazer a faixa prateada central do meu biãozinho...









O seu Eduardo entrou com as mãos hábeis e a pistola afinadinha, surpresa, a Solarlac Prateada não tem nada a ver com a branca, sai pulverizada como as tintas normais, rende bué, e não tem muito brilho aqui teria sido melhor uma tinta automotiva...









Tirei o isolamento e fui almoçar e só ao fim da tarde é que voltei a embrulhar avião, ainda nem chegou o Natal mas já me fez lembra aquelas meninas nas portas das lojas a embrulhar as coisas, fita cola, papeis....





Depois foi a vez de cima, o vermelho... aí ao abrir a lata das tintas, surpresa de novo, as tintas eram muito mais escuras do que eu imaginei, mais escuras do que o pingo que tinha em cima da tampa da lata pra ver a cor, e ainda por cima embora fossem a mesma cor e código de referência uma das latas era mais escura e outra mais clara, paciência, não dá pra ir na Inglaterra reclamar, vamos mais é misturar as duas tintas e ver no que dá, aplicou-se o vermelho e essa tinta embora seja também solarlac, não é igual a branca, nem igual a prateada, a vermelha sai pulverizada como a prata, até rende, cobre bem, e brilha que se farta, ainda bem...










Ufaaaaa,

Terminou a fase da pintura, isso parecia que nunca mais despachava, meses a trabalhar, mas afinal depois que eu tirei as fitas cola e o papel, que coisa linda saiu lá de baixo... Mais bonito que eu esperava, o vermelhão até ficou muito, muito bem...












E já chega de contar estória por hoje, já avancei mais um bocadão...

Abraço,

Continua...

_________________
Bons Vôos
Download Post   
ct1awu

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 28-09-2005, 23:42   Post subject:   Back to top 

Com ajudantes desses até eu pintor.

73´s

PS: Quero ver isso a voar e a não cair.....
Amanhã penso ter já uma resposta sobre as Tshirt´s para o Encontro

_________________
José Augusto - CT1AWU - GOIS - IN50WD
Download Post   
Smoother

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 29-09-2005, 0:39   Post subject:   Back to top 

Muito bonito mesmo.
Valeu bem a pena o tempo e o trabalho!

5 estrelas Moraes. Parabéns!

_________________
Um abraço
Smoother
Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 29-09-2005, 0:57   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Ola

Quem diria que isso veio de onde veio!

Bons voos

Oliveira

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 0:10   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Também eu fiquei surpreso com o resultado, é como eu digo, nem nos meus mais felizes sonhos pensei em fazer a coisa assim tão bem feita, mas ainda bem que "fui obrigado a faze-la" porque valeu muito a pena, se o modelo estivesse mesmo quase pronto e não precisasse "desmanchar" eu acabaria pintando aquilo com uma tinta qualquer daquelas spray que se compra no continente, sem preparação e nunca na vida ia ficar com um resultado destes...


Voltei pra casa e no dia seguinte começei as montagens novamente, Primeiro coleias letras que tinha mandado cortar e inclusive já havia mencionado acima; Depois de olhar pra aquilo com a faixa prateada e uma linha branca ( que eu deixei de propósito e ficou muito bonita ) achei que ficava bem mais uma faixinha prateada por cima, a correr ao longo de toda a fuse, já que sobrava faixas prateadas que comprei pra colocar à volta da canopy...

Depois foi a altura de montar a canopy, e não sabia o que devia fazer, tinha pensado em colocar parafusos, pensei em colar, mas acabei cedendo aos parafusos, mais sólido, mais fácil, mais rápido e mais limpo...







Depois foi a altura dos servos, receptor e Pack que também fiz em casa ( um pack de 6V Nimh de 1800MaH ) , depósito, os links pra frente e pra trás e inclusive o sistema push-push que fiz com cabo de aço revestido à nylon de pesca ( usei um que aguenta 27 KG ) fiz nós na fixação trazeira, uns nós de Marinharia que se chamam Lais de Guia e não correm nem estrangulam o cabo mais do que nós queremos, depois cobrí com manga termo retrátil e à frente fiz um esquema de regulação de tensão com simples quicklinks; Instalei também o trem de cauda (especial com mola da David Smith ), e o verificador de bateria ( de 6V ) e interruptor;











Depois fui fechar a tampa traseira e posar pra fotografia, todo orgulhoso... Embarassed








Está mesmo fixe não é ????


A novela continua....

_________________
Bons Vôos
Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 0:31   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Tá mesmo fixe.

Agora só falta testar não?
Quando o vais fazer?
Fico á espera de ver essas fotos.

Bons voos Moraes

Oliveira

Download Post   
Smoother

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 2:44   Post subject:   Back to top 

Bem que podes estar orgulhoso, quem o viu e quem o vê!
O modelo ficou muito bom mesmo. parabéns

_________________
Um abraço
Smoother
Download Post   
karlos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 3:22   Post subject:   Back to top 

Oi...Moraes... Smile Invejo a tua dedicação...sim senhor ,isso é que foi acreditar nesse projecto! Razz A avaliar pelas fotos penso que foi uma aposta tua mais que ganha!!!E deixa-me que te diga que foste bafejado pela sorte em teres o Sr.Eduardo como amigo que te ajudou nessa recuperação.... Razz



abraço Karlos



P.S-espero estar presente no baptismo de voo.... Shocked

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 22:07   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Ai que era bom, ainda falta tanto pra tar pronto... mas qualquer dia desses isso voa, vou ver se dá no próximo fim de semana, tudo depende de como correr a reconstrução nesse fim de semana, e estou meio preguiçoso, tou mais é com vontade de pegar no meu Wot4 e no formosa e ir pra Siderurgia voar até enjoar, tipo descolar e voar até acabar o metanol e depois encher de novo, só parar pra conversar um pouquinho com os amigos... Mas a tentação de "pegar n o trabalho" amanhã é grande, e só assim talvez ficasse pronto pra próxima semana.

Podes Crer em relação ao quem te viu quem te vê, tenho mesmo esse sentimento, e em relação ao Sr. Eduardo também, já pedí hoje a minha mãezinha pra fazer um bolo pro Sr. Eduardo, já fui lhe instalar Net da boa em casa, e carrego aquele homem às costas se for preciso, tão porreiro ele é ( nem me levou dinheiro senão os materiais ).

Continuando;

Montar o motor, já tinha preparado algumas coisas antes, tenho uma placa em contraplacado do bom ( Thank's João ) onde montei umas borrachas das torneiras ( na minha terra chamam-se carrapetas ) que servem de sinobloco e absorvem as vibrações, Coloquei um filtro de ar que comprei à Inglaterra e um bom filtro de combustível que comprei em solo Luso, Como o colector de escape não trazia junta, nem o motor, depois de muito procurar encontrei uma loja de auto-parts que tinha papel de junta a vender a metro, não foi tão difícil arranjar o papel, foi difícil arranjar papel de junte de escape ( de amianto ) assim ao metro, risquei aquilo e cortei com um x-acto, uma varetinha a prolongar a agulha dos máximos e a última coisa foi montar as mangueiras de combustível, como aquilo tem bomba, as mangueiras têm que vedar muito, muito bem senão faz bolhas de ar e deixa de "puxar" ( aconteceu na rodagem do motor ) e eu estava a pensar comprar uma "pinças" pequenitas, tipo umas molas que se coloca nas mangueiras pra apertar a não fazer entradas de ar, mas o que me ensinou o Sr. Daniel Costa ( Árbitro F3A ) foi colocar um pedacinho de mangueira por fora das mangueiras a servir de "abraçadeira" e foi assim que eu fiz.



o motor em cima do sítio, a medir espaços;



No sítio;



Com hélice e Spinner ( grandalhão o Spinner, 82mm );



Com o Pipe colocado;



Já com a área das mangueiras coberta pra não entrar gorduras e gases pra área da eletrónica depois de colocada a asa;



Altura de revestir as áreas onde "pousa" a asa com uma fita de espuma de cauchu que eu comprei especialmente para o fim, na honolável loja do Chinês.



Descer pra experimentar montar a asa e ver se a coisa cabia no sítio, reparem que tenho uns parafusões de aluminio que fez o Sr. Ferreira, o Tí Ferreira ( me deu estes parafusos o Moreira );



Tive que voltar a cortar a tampa inferior poruqe aquilo não fechava bem, voltei pra cima com o Dremel e acertei aquilo, e voltei a "fechar" o vião zinho;



Acertar os Linkzinhos à frente e depois atrás;





Com as pernas pra cima;









Finalmente com os próprios pés no chão, ele já devia estar saudoso disso, e mais ainda estará saudoso de beijar os céus;









Agora ajustei pela primeira vez os batimentos, reverses, dualrates e exponenciais e todas as tretas da programação do rádio;







E mais uma vez posei pra fotografia Very Happy




E antes que perguntem ainda faltam coisas, esquecí de instalar o acesso remotor à vela, ainda tenho que pedir ajudar ao Sr. Rui Ferreira porque não tenho umas pecinhas que entram na traseira para afinar e fixar a incidência do estabilizador horizontal, Ainda falta verificar o CG ( e rezar para que esteja no Sítio, senão vai ser muito complicado, não quero meter peso nenhum ) e ainda faltarão algumas outras coisas de certeza, depois é uma revisão completa ( um monstro desse não vai pro ar sem ter tudo revisto novamente, um descuido, um parafusinho mal apertado... ) e depois falta entregar o rádio para o meu mestre João Santos Silva, que vai ter a missão de voltar a colocar o velho Caprise no ar depois de ter visto de perto a "face da morte" e depois de mais de um ano de estaleiro...

Assim já está na situação actual, aliás a mais actual é essa, no Hangar, rodeado de piquenos por todos os lados );









Abraços a todos que tiveram paciência de ler até aqui, ainda vou voltar a postar mais alguns avanços...


Moraes

_________________
Bons Vôos
Download Post   
ct1awu

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 22:36   Post subject:   Back to top 

Força Moraes. Obrigado pelo teu exemplo de recuperador de "ferro velho".

73´s

_________________
José Augusto - CT1AWU - GOIS - IN50WD
Download Post   
ciberjohn

Zimbabwe
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 30-09-2005, 22:43   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Moraes...obrigado pelo abraço...mas não é paciencia ler este post...é um previlégio Smile

Um abração para ti! e obrigado pelo exemplo!

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 16-10-2005, 21:02   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Hoje no segundo dia do campeonato Nacional, resolví levar o Caprise para voltar a respirar o ar da competição, fazer afinações no avião pela primeira vez com o motor no sítio, e também para mostrar aos antigos proprietários que me deram umas ajudas e conselhos.

Aquilo ficou a trabalhar a 250%, mesmo muito bom, ao início deu alguma luta, mas com a ajuda do Luis Eiras aquilo ficou afinadíssimo, com um ralenti muito baixo, impecável, uma transição segura e alta bem alta. Pra fechar com chave de ouro aquilo ficou a arrancar sem precisar de arrancador nem de "pau"... basta um "balanço" no spinner e o motor arranca, custava-me a acreditar que aquele bruto fazia isso, já fiz com motores pequenos .46, mas com um bruto daqueles..... só tres dedos no spinner a dar uma pequena torção como quem estala os dedos e o motor arranca. Parabéns Eiras, tá aprovado como starter humano e ainda mais como afinador de grandalhões. Obrigado.


Umas fotos:

_________________
Bons Vôos
Download Post   
pmvalente

Portugal European Union
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Sun 16-10-2005, 22:55   Post subject: Great ! Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Parabéns pelo excelente trabalho. Um exemplo.
Continuação de bom trabalho e bons voos

_________________
Cumps.
pMv.
-------------------------------------------
A busstation is where a bus stops......
A trainstation is where a train stops...
On my desk I have a workstation.......

-------------------------------------------
Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Mon 17-10-2005, 20:58   Post subject:  Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Back to top 

Agora só falta mesmo voar.

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 1.6186s (PHP: 54% | SQL: 46%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]