RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 34 users online ::
0 Registered,
34 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Great Planes Fling 2m. O meu novo planador!
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 23-12-2011, 13:42   Post subject:  Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Saudações iniciadas no alto (mas não muito alto)!! Wink

Com os voos de encosta que tenho feito e com os lançamentos às cavalitas de outros modelos que tenho experimentado tenho ficado com água na boca relativamente aos voos planados.
Decidi então comprar um planador versátil e que me permita juntar tudo isto (encosta, reboque ou cavalitas e hi-start/voo termal) num só.
Após alguma pesquisa acabei por adquirir um Fling 2M da Great Planes.
É leve o suficiente para ser carregado ou puxado por outro modelo, embora de 2 canais apenas tem a agilidade e algumas características que lhe permitem voar de encosta, e por último, é um modelo concebido para hi-start e com capacidade de apanhar térmicas. (pelo menos assim eu espero). Rolling Eyes

Depois de montar tudo (o Fling 2m é um ARTF e requer poucas horas de montagens), acertar o CG, verificar batimentos e as outras coisas todas...
E agora??
Vou fazer um (not so) hi-start!
Digo "(not so) hi-start", porque devemos começar com algo pequeno e ir crescendo no tamanho e na força gradualmente, principalmente para quem, como eu, nunca experimentou um hi-start.

Receita do hi-satrt:
Adquiri 15m de borracha de látex de 8mm. (utilizei só 10m no início)
Juntei-lhe 45m de fio de nylon de 0,8mm (utilizei só 30m no início), umas argolas e uns destorcedores, fornecidos pelo meu irmão que é pescador e faz stock destas coisas.
Mais uma estaca (no meu caso de madeira), junta-se um pára-quedas (feito com o pano de um guarda-chuva partido que andava ali na garagem).
O pára-quedas serve para, após o lançamento, trazer o fio para mais perto de nós e para ser mais fácil localizar a sua ponta no chão.
Só o pára-quedas dava para outra receita inteira. Laughing

E no final de umas horitas de trabalho saiu isto:


Ver no Youtube


Aguardo respostas, dicas, opiniões, ect.

Cumprimentos
Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 23-12-2011, 16:36   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

E o paraquedas, funcionou? Laughing

_________________

CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
Download Post   
Fernando Borges

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 23-12-2011, 16:53   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

O Planador é muito elegante, onde foi comprado, €?

Muito bom o teu trabalho com a edição do video. Parabens pelo conjunto.

Tb fiquei curioso em ver o para quedas a descer.

Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 23-12-2011, 17:19   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Obrigado pelo interesse pessoal! Wink

Oliveira:
O pára-quedas regra geral funciona bem, embora algumas vezes não queira abrir.
Digamos que 95% dos lançamentos faz o trabalho dele.

Borges:
O Fling 2m foi comprado na HP Modelismo, em Lisboa e custou 114€ (passo a publicidade).

Vocês têm razão! Nem reparei que no vídeo não se vê o pára-quedas a cair até ao chão...
Aguardem que vou colocar aqui uns vídeos com isso.

Cumprimentos
Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 24-12-2011, 0:41   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Boas.

O modelo parece voar muito bem.
Quanto ao cabo, é costume usar-se o pára-quedas como se fizesse parte do cabo e puxar o modelo com a argola colocada no extremo deste:

Assim vai fechado durante a fase de lançamento e abre-se assim que deixar de haver força no cabo.
Também evita que o pára-quedas vá a provocar resistência e que de algum modo se possa envolver ou ensarilhar no modelo:

Ver no Youtube

http://www.instructables.com/id/Greenest-Way-to-Fly-RC/

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Sat 24-12-2011, 17:04   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Saudações elásticas!! Wink

Obrigado Chispas!

Dos vários vídeos e tutoriais que vi sobre hi-start, o método de ligar o pára-quedas ao modelo era esse também.
Ao procurar artigos sobre como fazer um pára-quedas de parei-me com este que achei muito bom e de uma fonte com bastante experiência cujo método de ligar o pára-quedas é diferente do habitualmente utilizado.

Fonte: S.E.A.T. - Sailplanes and Electric Aeromodellers of Tasmania

Foi aqui vi com se faz o pára-quedas.
Decidi experimentar, apesar de eles utilizarem com guincho. Gostei também do facto de não haver mais argolas de metal pelo meio. É tudo preso com nós simples.
Desta forma a parte aberta do pára-quedas vai virada para trás e o vértice para a frente. Seguramente que não se abre durante o lançamento. Depois de soltar a linha, a "argola de fio" no vértice do pára-quedas desprende-se e este fica preso apenas pelos fios da base, o que permite a sua abertura quase instantânea 95% das vezes Embarassed.
Já vim uns que em vez de fios usam uma rede no fundo. Isto deve ser maravilhoso para não se "ancagatear" Laughing tudo!!

Cumprimentos e feliz Natal!
Nuno Lopes


Last edited by nunol on Mon 26-12-2011, 20:42; edited 1 time in total

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
carbas

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 26-12-2011, 11:31   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Very Happy Very Happy Very Happy Parabéns, Nunol. Assim é que é!
A possibilidade de pôr um planador lá em cima através de um motor élétrico fez cair o entusiasmo pelos planadores não motorizados lançados com um guincho ou uma fisga (Hi-start). O guincho é uma grande chatisse pois, além de caro e pesado para transportar, ainda exige uma bateria matulona. É o que se usa em F3B.
A fisga, tal como a construiu, é muito prática e barata. Lamentavelmente vê-se muito pouco por cá.
Pelo menos em França fazem-se provas de planadores, de ambito nacional, em que o método de lançamento é este, sendo os "Hi-starts" fornecidos pela organização para equalizar as prestações (altitude de saída) dos concorrentes.
Uma sugestão: em vez da estaca de fixação da ponta com elástico ao solo, que obriga a uma marreta e depois é um frete do caraças removê-la do solo, usa-se um "fixador de cães" que não é mais do que um saca rolhas gigante, com cerca de 30 a 40cm de comprimento e um diâmetro à volta de 5..6cm, e que se enrosca, à mão, num solo não muito compacto ou num relvado. Vende-se nas "pet shops". É muito prático.
Continuação de bons voos. Nada melhor que um planador!
CB

Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Mon 26-12-2011, 23:45   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Saudações esticaaaaaaaaaaaaaaaaaadas! Wink

Obrigado carbas.

Realmente concordo que se vê poucos aeromodelistas a usar hi-start.
Concordo também que os aeromodelistas de uma forma geral não são muito dados a voos planados e tendem a não adquirir planadores sem motor. Principalmente esta nova geração dos RTF. São duas coisas distintas, mas a verdade é que cada vez menos se constrói também.
Antigamente, e falo por mim, mal se podia $chegar$ a um modelo, quanto mais a motores e variadores e baterias...
Eu comecei há um par de anos, como muitos outros, com um planador. Um Multiplex Panda, que comprei usado (e abusado) e um rádio em AM. O dinheirito não dava para mais. Também eu usei e abusei dele até achar que estava na hora de passar para o próximo patamar - algo com motorização. E a opção foi construir porque mais uma vez o orçamento era curto. Então construí um Scout em madeira de balsa.
Acreditem ou não, são os modelos que mais me dão prazer voar hoje em dia. O Panda, adquiri-o no início da década da 90 e o Scout construí-o em 1997.
Tenho que confidenciar que cada vez estou mais apaixonado pelo voo silencioso! Wink

Quanto ao preço dos hi-start, discordo. O tubo de látex para fazer a fisga não é nada barato, pelo menos em Portugal.
Imagine-se que me pediram €2.50 por cada metro de tubo de látex natural de 8mm. Shocked
20m ou 30m de elástico a €2.50, mais as ferragens, mais o fio, mais a estaca, mais o pára-quedas, e já se vê... não é propriamente barato...Crying or Very sad

Bem sei que se consegue o elástico mais barato via net, no Ebay ou na HK.
O que vale, é que sou um sortudo e consegui tudo isto a custo zero!! Cool

Vejamos:

-15m de tubo de látex de 8mm - gentilmente oferecidos por uma super-hiper-mega-simpática senhora;
-Destorcedores e fio de nylon - gentilmente "cravados" ao meu irmão cujo hobby é a pesca;
-Estaca de madeira, enrolador - feitos com umas travessas de madeira andavam ali aos caídos na oficina;
-Pára-quedas - home-made com o pano de um guarda-chuva partido.

Uma opção realmente barata, que me lembro de ter visto uma vez na saudosa Pista da Siderurgia seria utilizar uma câmara de ar de camião cortada em espiral para criar um elástico grande que substituía o látex. Talvez o resultado não fosse o mesmo mas que aquilo funcionava, funcionava!!

Quanto à estaca dos cães, que se vê na imagem e que me parece uma opção muito prática, foi a minha segunda alteração no hi-start. Fiz uma idêntica há uns dias. Cool



A primeira alteração foi arranjar uma vara de madeira que atravessa o enrolador bem pelo meio, para depois poder desenrolar o hi-start como se tratasse de uma bobine, agarrando só na vara. Sem ter que rodar os braços como se vê no vídeo. Era algo cansativo! Rolling Eyes





A segunda alteração foi tal estaca "saca-rolhas gigante":
Tinha por aqui uns varões metálicos que sobraram já não sei de quê e lembrei-me de enrolar um à volta do cabo de uma enxada. Foi preciso fazer um bocadiiiiiiiiiinho de força e suar! Laughing Mas ficou porreiro, acho.





A terceira foi comprar umas uniões de plástico que são usadas nas mangueiras de rega gota-a-gota para fazer os terminais no elástico.







Com estas alterações todas ainda não testadas, arranjei pretexto para fazer mais uma tarde de voos planados. Não é que precise de pretextos... Voar é sempre um prazer!



Acho que já me descuidei na escrita! Desculpem.

Bons voos.
Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Tue 27-12-2011, 0:11   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Saudações pára-caídas! Wink

A pedido de "várias famílias" deixo aqui um vídeo do pára-quedas em ação:


Ver no Youtube



Ficam ainda as fotos da construção/reciclagem.
Já foi dito que foi feito com o pano de um guarda-chuva partido.















No reciclar é que está o ganho. Para a nossa carteira e para o Planeta.


Cumprimentos,
Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
Fernando Borges

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 27-12-2011, 10:42   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Boas Nuno,

O para quedas funciona à maneira, este teu topico anda-me a dar umas vontades...
Existe por aqui alguma orientação para construir um planador simples de dois canais?
Aproveitava o rádio futaba de 2 canais que já tenho do carro e com uma fisga destas já me estreava.

Já vi umas construções de asas em espuma daquela azul de isolamento que me parece um material fácil de trabalhar para quem nunca construiu.

Só 2 duvidas, esta ligação do elastico à peça plastica preta da rega não precisa de uma braçadeira para a apertar bem? Com o esticão dá-me ideia que poderá saltar.

E o para quedas ainda não percebi como se liga ao avião. O fio de pesca liga aos fios brancos do para quedas na parte de baixo e os fios brancos que saem pelo centro do tecido na parte de cima ligam ao avião?

Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Tue 27-12-2011, 20:25   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Mais saudações esticaaaaaaaadas! Wink


Fernando Borges:

Fico muito satisfeito de saber que o meu tópico está a motivar alguém para construir.
Como também sou construtor ( Embarassed pelo menos gosto de pensar que sim Embarassed ), prefiro de longe construir os meus modelos do que comprar RTFs ou ARTFs. Só é pena não ter ainda mais tempo para isso...

Quanto a modelos de dois canais e de construção fácil, se pesquisares um pouco a net e os fóruns, vais encontrar qualquer coisa que te agrade seguramente.

Desaconselho vivamente a utilização de um rádio de superfície (carros, barcos), se for esse o caso, para pilotar modelos aéreos. Há muitas opções baratas no mercado, hoje em dia, para rádios de transmissão aérea. Opta antes por um aéreo.

Sim o Roofmate é realmente fácil de trabalhar embora seja algo frágil.

Quanto à braçadeira acho que não há necessidade. quanto mais força fazemos no elástico mais ele estica, ao esticar diminui em diâmetro e aperta cada vez mais. Acho que não vai saltar, mas com braçadeiras ficaria melhor.

Essa é uma maneira de fixar o pára-quedas, sim!

Cumprimentos
Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
Fernando Borges

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 28-12-2011, 10:07   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

nunol wrote (View Post): ›

1- Desaconselho vivamente a utilização de um rádio de superfície (carros, barcos), se for esse o caso, para pilotar modelos aéreos. Há muitas opções baratas no mercado, hoje em dia, para rádios de transmissão aérea. Opta antes por um aéreo.

2 - Sim o Roofmate é realmente fácil de trabalhar embora seja algo frágil.


Cumprimentos
Nuno Lopes


Olá Nuno,

1- Essa não sabia. Qual a razão?

2- Para a construção encontrei esta dica: http://www.voosilencioso.com/index.php/planadoriniciante
Usam esferovite denso (Duas placas de isopor P2 de 5 cm de espessura (Um tipo de isopor mais denso, com a mesma aparência de isopor comum)
Só o sistema de corte da asa é que me está a limitar pois usam um fio de corte quente... não tenho nem sei fazer isso...

Download Post   
nunol

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Wed 28-12-2011, 21:26   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Saudações transmitidas!Wink
(Em 2.4ghz que é para não dar confusão.) Laughing Laughing Laughing

Bem, essa questão dos rádios é discutível.
A minha opinião, (e é só a minha opinião), é que não devemos misturar alhos com bugalhos.
Basta dizer que em Portugal é a ANACOM que determina quais são a frequências a ser utilizadas para cada fim e há frequências específicas para modelos RC de superfície e modelos RC aéreos. Tirando os 2.4ghz que são utilizados tanto em superfície como no ar.

Imagina o seguinte cenário:
Estás a voar o teu planador com o tal rádio de carro em 27mhz.
Estás num local, (uma encosta) onde consegues ver tudo à tua frente, mas, (e há sempre um "mas"), a algumas dezenas de metros, afastado para a tua direita um automodelista começa a pilotar a sua máquina no mesmo canal que tu. Lá se vai o teu novo planador construído com tanto carinho!! Crying or Very sad !!
Ele até te viu a voar, mas pensou: "este avião é giro, e voa bem" - e só isso. Nunca se lembrou de ir ter contigo e perguntar a tua frequência, pois o rádio dele em 27mhz nunca faria interferências no teu que ele assumiu ser um rádio de avião, em 35mhz por exemplo.

Pode também acontecer o contrário. Começas tu a pilotar o carro do outro indivíduo ao mesmo tempo que voas o teu planador. E lá se vai a prenda de Natal no senhor...

Mais:
Esse rádio que serve muito bem para pilotar carros a 100m ou ou 150m de distância pode não ter o alcance necessário para voar o planador por exemplo a 200m.

Desculpa se defraudei a tua expectativa. Isto não é estar a ser pessimista, é prever as possibilidades (evitáveis) de um acidente.

Se o rádio for em 2.4Ghz, já é diferente e não haverá, em princípio, probabilidade de interferência. Mas aconselho que faças previamente um teste de alcance com o material a utilizar.

De qualquer maneira e volto a repetir, isto é só a minha opinião. Vale o que vale.

Quanto ao modelo pareceu-me interessante, e é uma construção relativamente fácil, mas não deve dar para usar com fisga. Já tenho feito algumas construções usando diversos materiais e desconfio que a asa de esferovite (mesmo o isopoor P2 ou P3) reforçada apenas com as travessas de madeira não deve aguentar as forças envolvidas num lançamento com fisga. Mas servirá perfeitamente para ser rebocado, transportado às cavalitas de outro ou para voar de encosta.

Quanto ao foi de corte a quente:
aqui os posts de 25-11-2011, 10:49 e 26-07-2011, 23:06

Boas construções e melhores voos ainda!!

Nuno Lopes

_________________
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Download Post   
Fernando Borges

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 29-12-2011, 15:47   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Não tens de pedir desculpa. Só te posso é agradecer os alertas. Smile

O meu radio é o futaba atack e trabalha em AM 41, qq coisa.

Vou ter isso em atenção e testar o alcance.

Essa questão deste modelo não dar para a fisga, tambem já me tinha passado pela cabeça... assim já fica mais limitada a brincadeira. Vai somente para a encosta ou às cavalitas.

Obrigado pelas dicas.

Download Post   
carbas

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 30-12-2011, 11:16   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

Very Happy Very Happy Very Happy Parabéns, Nuno! Que grande capacidade essa a sua de construir. Até um saca rolhas para cães!
Como a minha atividade aeromodelística tem sido sempre baseada na construção fico contente por ver que ainda há entusiastas que deixam para trás os ARF ou os "dá a outro e paga para me construirem ou montarem um modelo".
Ao contrário do nosso país, em que se dão prémios a quem ficar melhor classificado com um modelo de esferovite, comprado feito, claro, em França e na GB, pelo menos, há sempre prémios para os melhores protótipos, ou seja projetados e construidos pelos próprios.
E a propósito do modelo que o Fernando pretende construir, com a asa numa espuma variante da esferovite, ele poderá ser lançado com uma fisga, com faz o Nuno. Que tal reforçar a asa com uma longarina central(a 1/3 do BA) colocada ao alto do extradorso até ao intradorso. Pode ser uma simples vara (longarina) de pinho ou spruce. Ou, para ser mais leve, duas longarinas de pinho, para aí de 3X5...8, ligadas por uma outra longarina de balsa. No fundo é aquilo que em estruturas se chama viga em I.
E não haverá problemas com a fisga. O esforço que faz fletir e quebrar a asa depende fundamentalmente do controlo de profundidade, conjugado com o vento. É só começar devagarinho, com pouca altitute e depois ir puxando para sair mais alto. E apanhar umas térmicas, claro.
Bons voos.
CB

Download Post   
Fernando Borges

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 30-12-2011, 12:17   Post subject:  Re: Great Planes Fling 2m. O meu novo planador! Back to top 

carbas wrote (View Post): › E a propósito do modelo que o Fernando pretende construir, com a asa numa espuma variante da esferovite, ele poderá ser lançado com uma fisga, com faz o Nuno. Que tal reforçar a asa com uma longarina central(a 1/3 do BA) colocada ao alto do extradorso até ao intradorso. Pode ser uma simples vara (longarina) de pinho ou spruce. Ou, para ser mais leve, duas longarinas de pinho, para aí de 3X5...8, ligadas por uma outra longarina de balsa. No fundo é aquilo que em estruturas se chama viga em I.
E não haverá problemas com a fisga. O esforço que faz fletir e quebrar a asa depende fundamentalmente do controlo de profundidade, conjugado com o vento. É só começar devagarinho, com pouca altitute e depois ir puxando para sair mais alto. E apanhar umas térmicas, claro.
Bons voos.
CB


Carbas, fico mais satisfeito em saber que, com uns toques no modelo, posso recorrer à figa.
Relativamente aos toques vou ter de dicifrar ainda essa linguagem tecnica que para mim é nova. Vou investigar. Obrigado.
Nuno, desculpa que eu acho que já estou aqui no teu topico a teclar demais sobre um assunto diferente do teu novo planador. Over and out.

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4359s (PHP: 59% | SQL: 41%) | SQL queries: 124 | GZIP enabled | Debug off]