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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Para quem pratica maquetas ou modelos à escala, o que, do que tenho visto nas pistas que frequento, são mais do que 50% dos Aeromodelistas nacionais, aconselho a leitura de um artigo interessante sobre maquetas e o Número de Reynolds.
Esse artigo é da autoria de David Burton e aparece na rubrica "What goes up...", pg 107 do número de Abril da RCM&E.
É desmistificado algum pseudo mistério que existe acerca daquele parâmetro da aerodinâmica. E limito-me a trancrever, traduzida (mais ou menos..) a frase chave do artigo: " O problema é que nós podemos reduzir à escala todos os componentes do avião protótipo, mas não podemos reduzir à mesma escala o ar onde o modelo irá voar".
Interessante.
CB
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Já agora
Carlos Bastos wrote ( View Post): ›
a frase chave do artigo: " O problema é que nós podemos reduzir à escala todos os componentes do avião protótipo, mas não podemos reduzir à mesma escala o ar onde o modelo irá voar".
Interessante.
CB
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Será que não é de acrescentar: "devido a isso e/ou ao Número de Reynolds, também os perfis aerodinâmicos não devem ser reduzidos à escala",?
Uma pequena passagem pelo QFLR5 e dissipam-se muitas dúvidas
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Mais alguma coisa sobre escoamentos laminares e turbulentos.
Os modelos de VL e certa aviação ligeira (planadores) voam abaixo do NR crítico. Então o escoamento é, essencialmente, laminar. O mesmo para a camada limite.
Mas se conseguirmos transformar a camada limite, laminar, numa camada limite turbulenta, conseguimos vários benefícios para os modelos.
Qualquer descontinuidade na construção duma asa pode provocar a transição. Em VL usam-se vários métodos de provocar a passagen de laminar a turbulento. Mas o mais vulgar é um simples fio de algodão com cerca de 0,5mm de diametro colado no extradorso a poucos milímetros do BA. A partir do local onde está o fio a camada limite passa a turbulenta e os benefícios são:
Diminui a componente de atrito de superfície ("skin friction") da resistência ao avanço.
Atrasa o descolamento da camada limite. Portanto a perda passa a dar-se a um ângulo de ataque maior.
A variação do coeficiente de momentos passa a ser menor, possibilitando a mesma estabilidade longitudinal com menor braço de alavanca trazeiro.
Enquanto que a primeira afirmação já foi confirmada em túnel, as duas últimas ainda são conjecturas. Há alguma coisa escrita sobre o assunto mas não passam de teorias cuja demonstração formal não aparece. Ou eu nunca vi.
Mas fiquemos descansados, pois temos uma federação dotada de comissões técnicas e especialistas de aerodinâmica que certamente, depois de lerem este tópico, nos irão ajudar.
E a ajuda é necessária. Afinal se há benefícios na utilização de turbuladores porque razão não se utilizam nos planadores RC, tais como maquetas, F3B, F3J, F5J, FXJ, DLG, etc.?
CB
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Nando
Administrador
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Ja nao e a primeira vez que o Sr. Reynolds me atormenta a cabeca.
Tinha a idea que os turbuladores causavam o aparecimento da "bolha de separacao" a baixas velocidades o que causava perda de estabilidade em momentos como a aterragem ou voos mais lentos.
Mas também ainda nao li por completo o "Martin Simmons".
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Alguns autores de estudos sobre aerodinâmica desaconselham o uso de turbuladores em alguns perfis modernos. Também existe a teoria de que os turbuladores são desnecessários a baixos Números de Reynolds se se usar um acabamento mais grosseiro e que este é mais abrangente pois funciona em toda a superfície do extradorso.
A propósito de Número de Reynolds baixo, os meus micro-planadores para reboque indoor com a sua corda média de 6,5cm, na fase de planeio "trabalham" a 15000 Rn
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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ldomingos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Nando wrote ( View Post): ›
Ja nao e a primeira vez que o Sr. Reynolds me atormenta a cabeca.
Tinha a idea que os turbuladores causavam o aparecimento da "bolha de separacao" a baixas velocidades o que causava perda de estabilidade em momentos como a aterragem ou voos mais lentos.
Mas também ainda nao li por completo o "Martin Simmons".
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Não, serve é para eliminar a bolha de separação laminar, ou melhor, para evitar que apareça.
Ao meteres o turbulador obrigando o ar nessa zona (camada limite) a ficar turbulento, aumentas "a capacidade de mistura" do ar, eliminando, assim, a tal bolha.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Nando
Administrador
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_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
Não, serve é para eliminar a bolha de separação laminar, ou melhor, para evitar que apareça.
Ao meteres o turbulador obrigando o ar nessa zona (camada limite) a ficar turbulento, aumentas "a capacidade de mistura" do ar, eliminando, assim, a tal bolha.
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Obrigado!
Claramente ainda tenho muito para ler e aprender.
Também recomendo o livro do Martin Simons, o meu problema e que o tenho lindo de tempo a tempo e os conceitos esvaem-se com o tempo. Ajudado pelo facto de eu nao andar a construir modelos e a por isto em pratica.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
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