adquiri recentemente um ASP 108 2T, fiz a rodagem com 2 depositos com goela aberta , todo engasgado como se estivesse a trabalhar a 4 tempos, e 1 deposito a trabalhar no pico. Gasolina para rodagem 10%
Agora em vôo e mesmo no campo troquei de depósito mas tenho alguns problemas,
1º- bolhas no tudo de alimentação provocadas por excesso de pressão no depósito e consequentemente falhas no trabalhar do motor.
2º Uso gasolina de 10% será que a de 5% vai provocar menos aquecimento no motor?
Agradeço qq opinião.
Cumprimentos
Carlos
Last edited by pspx on Mon 21-03-2011, 19:34; edited 1 time in total
Brazao
MASTER SERGEANT
Carlos, a sua "gasolina" nao será antes mistura para os motores glow composta por metanol, oleo de ricino (ou outro), e eventualmente nitrometano?
essa percentagem que refere é de nitrometano certo?
desde logo durante a rodagem, principalemnte em motores duros, mvvs, asp e ja com alguma cilindrada, o combustivel utilizado devera ser tao so metanol e oleo de ricino sem nitrometano. de qualquer forma nao será muito grave.
em relaçao ao problema que esta a indicar provavelmente trata se de:
1. tubagem mal colocada e consequente perda de pressao.
Soluçao: procure na internet o esquema de ligaçao de tubagens dos motores glow e verifique se o seu deposito está em conformidade
2. tubagem mal colocada originando um estrangulamento algures o qual provoca o aparecimento de bolhas.
Soluçao: Verificar a existencia de angulos fechados na tubagem, estrangulamentos à saida do deposito.
3. se for de filtro, entupimento na pesca do deposito.
Soluçao: a melhor forma de verificar a eficiencia da pesca é puxar o combustivel com uma seringa no tubo da pesca que vai ao carburador. Se nao fluir com o minimo esforço entao poderá ter a pesca entupida. este teste também é util para verificar as situaçoes anteriores.
4. utilizaçao de tubagem inapropriada: a tubagem deve ser especifica para combustiveis glow. por vezes a tubagem inaporpriada em contacto com os combustiveis para os quais nao está preparada origina o seu estrangulamento e um tupo com diamentro interior de 3 mm passa a ter 1 mm.
Soluçao: alterar toba a tubagem para linhas de combustiveis adequadas.
Carlos, para que nao tenha surpresas desagradaveis, recomendo vivamente que procure informação acerca dos combustiveis utilizados no aeromodelismo, seja em posts aqui no forum, seja online, seja junto de aeromdelistas experientes.
Cumprimentos
Filipe Brazão
pspx
AIRMAN BASIC
Boas,
antes de mais, grato pela rápida resposta caro Brazao.
A gasolina realmente é a mistura para motores Glow. A percentagem refere-se á quantidade de nitro que contém e é 10%.
Os tubos são também adequados para mistura Glow pois este depósito saiu de outro aeromodelo que tenho aqui e está a trabalhar corretamente nele.
Vou verificar se os tubos não têm fugas pois o outro motor é muito mais fraco e tentar com a mistura de 5% de nitro, apesar de já ter corrido vários foruns de discussões sobre motores glow o ASP 108 é pouco conhecido e tem muito poucas referências.
Vou seguir os seus conselhos e depois irei relatar resultados.
De momento encontro-me a 8h da partida para as tão ambicionadas férias e só irei realizar esses testes aquando da minha volta, por isso
BONS VÔOS
Abc
pspx
AIRMAN BASIC
Viva carissimos,
apos ter estado um pouco afastado deste mundo , voltei com força e como o tempo já ajuda estreei o meu novo modelito
deixo um video e quem quiser dar alguma opiniao sobre o possivel de ver no video que dê pois estou sempre aberto a sugestões.
O vôo foi curto pois estava muito vento e já era demasiada a impaciencia de o ver parado em casa.
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