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AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C
 
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Author Message
JORJAMARAL

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 25-11-2009, 15:51   Post subject:  AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Back to top 

(mais uma tradução. Se contiver incorrecções, por favor, corrijam e publicitem-nas)


AJUSTAR GYRO FUTABA GY401
NO RÁDIO FUTABA 7C OU 9C DIGITAIS



Antes de mais decida o servo que vai usar.
Se for usar o 9254 ou qualquer outro digital, o interruptor "DS" (Digital Switch) no gyro deve ficar em ON.
Se for um servo analógico (3003, etc.) ela tem que ficar em OFF.

ATENÇÃO: SE LIGAR UM SERVO ANALÓGICO NO GYRO COM O INTERRUPTOR DS EM ON, VAI QUEIMAR O SERVO


Vamos ao ajuste mecânico da cauda.

Uma vez escolhida a posição do servo, ligue-o no receptor (sem gyro) e ligue o receptor com os sticks todos no centro. Isso vai centrar o servo.
Com o servo centrado, desligue a bateria do receptor, de modo que o servo fique centrado e desligado.
Até aqui temos basicamente um servo centrado, posicionado no helicóptero.


Com ele ainda centrado, coloque o pitch-slider (peça que corre para a esquerda e para a direita no rotor traseiro, dando pitch nas pás) no centro.
A ideia é fazer com que o servo fique centrado e o pitch slider também.

Com ambos centrados, você só precisa agora ajustar o tamanho da vareta que liga ambos, de forma que quando você ligar o rádio com os sticks no centro, o rotor traseiro vai estar com 0 de pitch mecanicamente:

- Centrar o servo
- Centrar o pitch-slider
- Ajustar a vareta para que quando um estiver centrado, o outro também esteja


Ligar o Gyro no receptor.
Em receptores Futaba, o fio do Gyro com 3 cores fica no canal 4 (leme), e o fio amarelo (sozinho) fica no canal 5 (ganho).
O servo fica no único conector que sobra no próprio Gyro.


É praticamente impossível ajustar um Gyro em Heading Hold Mode, porque ele fica a corrigir-se sozinho a cada movimento que você fizer.
Por isso precisaremos ir até ao Normal Mode para ajustá-lo e depois passar este ajuste para Heading Hold mode.

Para isso vamos entrar no menu GYRO do rádio Futaba.

A primeira coisa que precisamos mudar é escolher um interruptor.
No menu Gyro, provavelmente vai estar escolhido INH (Inhebited, ou desligado).
Troque isso para ON e algumas opções vão aparecer.

Quem usa um 9CHP em helicópteros gosta normalmente de colocar o Gyro para ajustar no interruptor E, que é um dispositivo de 3 posições.
Assim pode-se colocar o Gyro em Normal Mode, Off (desligado) e HH Mode no mesmo interruptor.
Para fazer isso deve-se ir ao menu SW (Switch) e colocar a letra E.

Escolha também o modo GYRO (Mode = GY).
Dá para fazer no modo Standard também (Mode = STD), mas no GY vai ter mais flexibilidade ao mudar de modo pelo interruptor.



- Gyro: mudar de INH para ON
- Interruptor: escolher E ou qualquer outra de 3 posições do seu rádio
- Mode: escolher GY


Agora vamos ajustar o interruptor para mudar o tipo de acção do Gyro.
Ainda no menu de Gyro, se escolheu um interruptor de 3 posições, vai ter algo como:

UP > N 50%
CT > N 50%
DN > N 50%


Isso quer dizer que, quando o interruptor estiver para cima (UP), o gyro vai estar em modo Normal (N), operando em 50%.
E isso para Centro (CT) e quando estiver para baixo (DW).

Diminuindo esses 50% até 0, e daí para negativo, o modo do gyro vai mudar de Normal (N) para AVCS (A) e vai começar a subir o número do ganho.

Vamos mudar isso até ficar assim:

UP> A 50%
CT> A 50%
DN> N 50%

Note que a posição DOWN continua em Normal Mode e a 50%.

Ligue o Gyro.
O Futaba 401 tem um led vermelho que fica ACESO quando estamos em modo Heading Hold e PISCA quando estamos em modo normal.

Então é simples:
Ligue o receptor e a luz do gyro deve piscar 2 ou 3 vezes e ficar acesa.
Se ela continuar a piscar, temos que ir no menu Reverse do rádio e inverter o canal 5 (ganho).
Desligue e ligue novamente o gyro e agora ele deve ficar aceso.

Temos o o servo e o pitch slider alinhados no centro
Temos o Gyro instalado
Temos o canal de ganho do Gyro ajustado correctamente

Agora vamos ajustar o Limite do Gyro

Com o gyro ligado (e já respondendo a pergunta acima, sim, Up e CT é 50% AVCS.... down é 50% Normal), a luz deve ficar sempre acesa.

Agora, se mudar o interruptor (que está em down até agora) para CT ou para UP, vai notar que a luzinha do gyro apagou - desligou o modo Normal do Gyro e entrou em modo neutro.
Com ele assim (luz apagada), coloque o stick do leme do rádio todo para um lado (tanto faz qual) e muito provavelmente o pitch slider vai bater em um dos cantos do rotor de cauda. Agora você vai girar o potenciómetro para LIMIT até que ele deixe de bater.
Ele tem que chegar bem perto mas não pode bater.
Aqui é que percebe para quê centralizar o servo e o pitch slider no começo do processo - se ele estiver bem no centro e o ajustar para não bater através do Limit, quando colocar para o outro lado ele também não vai bater.

Se o pitch slider estiver a bater de um lado e do outro não, é sinal que ele não está centralizado com o servo e vai ter que rever os primeiros passos (ajuste de centro e do tamanho da vareta).
Quando ele estiver exactamente no centro (ou bem próximo), a mesma folga vai existir tanto para um lado como para o outro quando mexer o stick do leme no rádio.

O potenciómetro DELAY do Gyro é para servos antigos e ele diz ao gyro quanto tempo deve esperar antes de começar a agir. Tente mantê-lo em 0 sempre. Só mude se os servos forem antigos ou se as características do seu voo assim pedirem. O ideal é ZERO.

Direcção do gyro e do leme

Isso pode variar de helicóptero para helicóptero, então, é bom consultar o manual.
Nalguns helicópteros, olhando-o por trás (com o rotor traseiro para nós), se se der leme para a DIREITA, o pitch slider vai para DIREITA. Se se der leme para ESQUERDA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Isso depende do heli. Siga o manual.
Caso se esteja com a direcção inversa, vão no menu REVERSE do seu rádio e inverte-se o servo.

Outra coisa: se se pegar o heli pela cauda (ainda rotor traseiro para nós) e a girar para DIREITA, o pitch slider vai para a ESQUERDA. Se girar para a ESQUERDA, o pitch slider vai para a DIREITA para compensar.
Por isso eu não se deve dar NENHUM COMANDO DE LEME. É o Gyro a agir SOZINHO.
Neste caso, se girar a cauda para a DIREITA e o pitch slider for para a DIREITA também, ou se você girar a cauda para a ESQUERDA e o pitch slider for para a ESQUERDA, é preciso accionar a chave REVERSE do gyro, pois o leme está funcionando corretamente e só o gyro que está invertido.

Pegar o rádio, voltar no menu GYRO e vamos trocar tudo para AVCS 70%.
Eu acho 70% bom para um primeiro voo.
Vamos ver o interruptor:

UP> A 70%
CT> A 70%
DN> A 70%


Esse valores são apenas uma opinião.

Salve, desligue.
Desligue o receptor.

Ligue o rádio, ligue o receptor e, SEM DAR COMANDO NENHUM, aguarde 5 segundos.
A luzinha deve ficar ACESA.

Refaça os testes de leme (dando comando para a esquerda, pitch slider para a esquerda, comando para a direita, pitch slider para a direita, sem dar comando, e girando a cauda para a esquerda, pitch slider para DIREITA e, sem dar comando, girando a cauda para a direita, pitch slider para a ESQUERDA).


Last edited by JORJAMARAL on Tue 15-06-2010, 18:51; edited 4 times in total

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serafim

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PostPosted in this forum: Wed 25-11-2009, 18:12   Post subject:  Re: AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Back to top 

Ah grande Jorgamaral , parabens
tá um espetáculo
a nossa comunidade,e em especial a brasileira vai agradecer de sobremaneira!
mas essa da "chave" eu mudava para interruptor .

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PostPosted in this forum: Wed 25-11-2009, 18:16   Post subject:   Back to top 

Bora lá então dar mais um jeitinho nisso Amaral e serafim para criarmos mais um Sticky que tanta ajuda vai dar aos iniciados