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AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C
 
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Author Message
JORJAMARAL

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 25-11-2009, 15:51   Post subject:  AJUSTAR O GIRO GY401 COM O RADIO 7C OU 9C Back to top 

(mais uma tradução. Se contiver incorrecções, por favor, corrijam e publicitem-nas)


AJUSTAR GYRO FUTABA GY401
NO RÁDIO FUTABA 7C OU 9C DIGITAIS



Antes de mais decida o servo que vai usar.
Se for usar o 9254 ou qualquer outro digital, o interruptor "DS" (Digital Switch) no gyro deve ficar em ON.
Se for um servo analógico (3003, etc.) ela tem que ficar em OFF.

ATENÇÃO: SE LIGAR UM SERVO ANALÓGICO NO GYRO COM O INTERRUPTOR DS EM ON, VAI QUEIMAR O SERVO


Vamos ao ajuste mecânico da cauda.

Uma vez escolhida a posição do servo, ligue-o no receptor (sem gyro) e ligue o receptor com os sticks todos no centro. Isso vai centrar o servo.
Com o servo centrado, desligue a bateria do receptor, de modo que o servo fique centrado e desligado.
Até aqui temos basicamente um servo centrado, posicionado no helicóptero.


Com ele ainda centrado, coloque o pitch-slider (peça que corre para a esquerda e para a direita no rotor traseiro, dando pitch nas pás) no centro.
A ideia é fazer com que o servo fique centrado e o pitch slider também.

Com ambos centrados, você só precisa agora ajustar o tamanho da vareta que liga ambos, de forma que quando você ligar o rádio com os sticks no centro, o rotor traseiro vai estar com 0 de pitch mecanicamente:

- Centrar o servo
- Centrar o pitch-slider
- Ajustar a vareta para que quando um estiver centrado, o outro também esteja


Ligar o Gyro no receptor.
Em receptores Futaba, o fio do Gyro com 3 cores fica no canal 4 (leme), e o fio amarelo (sozinho) fica no canal 5 (ganho).
O servo fica no único conector que sobra no próprio Gyro.


É praticamente impossível ajustar um Gyro em Heading Hold Mode, porque ele fica a corrigir-se sozinho a cada movimento que você fizer.
Por isso precisaremos ir até ao Normal Mode para ajustá-lo e depois passar este ajuste para Heading Hold mode.

Para isso vamos entrar no menu GYRO do rádio Futaba.

A primeira coisa que precisamos mudar é escolher um interruptor.
No menu Gyro, provavelmente vai estar escolhido INH (Inhebited, ou desligado).
Troque isso para ON e algumas opções vão aparecer.

Quem usa um 9CHP em helicópteros gosta normalmente de colocar o Gyro para ajustar no interruptor E, que é um dispositivo de 3 posições.
Assim pode-se colocar o Gyro em Normal Mode, Off (desligado) e HH Mode no mesmo interruptor.
Para fazer isso deve-se ir ao menu SW (Switch) e colocar a letra E.

Escolha também o modo GYRO (Mode = GY).
Dá para fazer no modo Standard também (Mode = STD), mas no GY vai ter mais flexibilidade ao mudar de modo pelo interruptor.



- Gyro: mudar de INH para ON
- Interruptor: escolher E ou qualquer outra de 3 posições do seu rádio
- Mode: escolher GY


Agora vamos ajustar o interruptor para mudar o tipo de acção do Gyro.
Ainda no menu de Gyro, se escolheu um interruptor de 3 posições, vai ter algo como:

UP > N 50%
CT > N 50%
DN > N 50%


Isso quer dizer que, quando o interruptor estiver para cima (UP), o gyro vai estar em modo Normal (N), operando em 50%.
E isso para Centro (CT) e quando estiver para baixo (DW).

Diminuindo esses 50% até 0, e daí para negativo, o modo do gyro vai mudar de Normal (N) para AVCS (A) e vai começar a subir o número do ganho.

Vamos mudar isso até ficar assim:

UP> A 50%
CT> A 50%
DN> N 50%

Note que a posição DOWN continua em Normal Mode e a 50%.

Ligue o Gyro.
O Futaba 401 tem um led vermelho que fica ACESO quando estamos em modo Heading Hold e PISCA quando estamos em modo normal.

Então é simples:
Ligue o receptor e a luz do gyro deve piscar 2 ou 3 vezes e ficar acesa.
Se ela continuar a piscar, temos que ir no menu Reverse do rádio e inverter o canal 5 (ganho).
Desligue e ligue novamente o gyro e agora ele deve ficar aceso.

Temos o o servo e o pitch slider alinhados no centro
Temos o Gyro instalado
Temos o canal de ganho do Gyro ajustado correctamente

Agora vamos ajustar o Limite do Gyro

Com o gyro ligado (e já respondendo a pergunta acima, sim, Up e CT é 50% AVCS.... down é 50% Normal), a luz deve ficar sempre acesa.

Agora