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Rui Silva
Subject:  Supra - versão motoplanador eléctrico


Caros amigos,

Dentro em breve espero receber da FVK um Supra na versão motoplanador, para verem fotos deste modelo vejam o site da FVK ou do construtor, Vladimir's Models.

Resumindo, trata-se dum planador F3J com 3,4m de envergadura, bastante leve e ágil, segundo descreve quem já experimentou, um F3K em ponto grande!

Fazendo a descrição do equipamento, montagem e voo deste modelo é quase como se "falasse com os meus botões" só que em público... Agradeço os v/ comentários.

Segundo os dados do construtor e para a versão motoplanador e "Carbon Light" o peso da célula atinge os 1354 grama, o grupo motopropulsor escolhido (peso em parênteses) foi:

Motor: Kontronik FUN 500-32 com caixa reductora 6,7:1 (255 g)
Variador: Kontronik Jazz 80-6-18 BEC (59 g)
Bateria: FlightPower LiPo 3300 mAh a 11,1V (255 g)
Hélice: Spinner e pás Freudenthaler em carbono 17" X 10"

Para o r\c escolhi (peso em parênteses):

6 servos digitais Futaba S3150 (132 g)
Receptor PCM Graupner SMC16 (16 g)

Somando esta tralha toda fica em 2116 grama, contando com cola, cablagens, etc, espero não passar muito dos 2,2 kg.

Utilizando o programa DriveCalc com o material descrito excepto o hélice em que só estão disponíveis 17 X 11 ou 17 X 9 da Aeronaut e em que decidi fazer a média entre estes, o dito programa dá-me uma potência gasta de 416,4 watt, dividindo pelo peso calculado fico na ordem dos 190 watt/kilo, o pretendido para poder concorrer na fórmula 200W/kg a experimentar no ano corrente.

Quando receber o brinquedo ponho umas fotos,

Bons voos,

Rui Silva



Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 10:58; edited 2 times in total
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jcosta
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Olá Rui


A fórmula 200W/Kg tem um limite máximo de 400 watts independentemente do peso.
Tens que "encolher" os "bigodes"...

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Rui Silva
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Caro jcosta,

Tem toda a razão, para mim já valeu a pena este tópico!

Continuando a brincar com o DriveCalc e substituindo o pack LiPo 3300 mAh por um de 2500 mAh, aplicando a mesma lógica de interpolar os resultados para o hélice 17 X 11 e 17 X 9 vem o número mágico: 391 watt!

Felizmente já tenho um pack destes, pelas continhas do programa o WOT (tempo motor à potência máxima) anda na ordem dos três minutos e meio e contando que este pack é 42 grama mais leve que o de 3300 mAh a "performance trepadeira" não deve ter alterado muito!

Um abraço e bons voos,

Rui Silva



Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 10:59; edited 1 time in total
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pguim
Subject:  
Bem,

Isto está mau. Com a minha motorização actual (Kontronik 480-33 4,2/1 e variador TMM 40A) ultrapasso em muito os 400W, chegando aos 613W.

Para ficar nos limites:
(i) mudo a bateria para uma Lipo 3/2170
(ii) reduzo a hélice para uma 12/8

e aí sim, tenho uns miseros 387,70W.

Um abraço,

Pguim



Last edited by pguim on Fri 25-01-2008, 0:10; edited 1 time in total
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jattamasso
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Olá :D

Uma pergunta: para quê um variador caríssimo de 80 amps, quando vais puxar só 30?

Estive a correr uma simulação e os valores que obtive foram de cerva de 70 km/h de velocidade de passo de hélice e 2,81 kg de força..... não é um pouco modesto para um setup tão caro?????

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Rui Silva
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Caro jattamasso,

O motor e variador foram comprados no conjunto Kontronik Drive 601 e em que se "poupam" 52 Euros em relação à compra individual do motor e variador. O plano A é aproveitar este variador para outro projecto de motoplanador (FS5000) de 5,2m de envergadura, quando e se este alguma vez chegar... então troco o variador no Supra por um Pix 4000 ou semelhante e compro um Fun 600 ou algo mais potente para o FS5000.

Quanto aos valores projectados, repare que 2,7 kilos de impulso estático sabendo que em voo será um valor menor, mas mesmo admitindo 30% de perda ainda fico nos 2 kilos de impulso para um modelo de 2,2 kilos de peso, dá para trepar perto da vertical!

Enfim, espero que com um bom planador e um bom grupo motopropulsor sejam apenas as minhas "mãozinhas" o factor impeditivo de resultados razoáveis em competição, não poderei culpar o material!

Um abraço e bons voos,

Rui Silva

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jcosta
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Pois eu vou pela política "simplista" e aposto numa arma secreta com 3 metros, espero que um pouco abaixo dos 2Kg, com um outrunner e variador chineses...
Total, fora servos e receptor, 250 euros...

Um bocadinho menos que o Rui, digamos. :oops: :roll:

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Rui Silva
Subject:  Supra - Já chegou!
Chegou o brinquedo novo... num enorme caixotão que deixou a minha mulher de olhos arregalados e desconfiada do rombo no orçamento!

Enfim, chegou inteiro, a qualidade geral é boa, pintura o mínimo q.b. e com todos os acessórios incluídos, mesmo a cablagem. Apenas precisa de uma lixadela cuidadosa do bordo de ataque da asa e empenagem porque tem uma ligeira "costura" de moldagem nestas peças.

Uma sessão com a balança deu:

Painel central da asa: 730 g
Painel direito da asa: 184 g
Painel esquerdo da asa: 185 g
"Boom" em carbono: 48 g
"Pod" da fuselagem completo: 148 g
Empenagem horizontal: 32 g
Empenagem vertical: 35 g
Chaves da asa: 40g
Cablagem: 97 g
Carenagens, suporte da cauda, etc.: 47 g

Total: 1546 grama.

Mesmo contando que no meu "orçamento" ponderal inicial (1354 grama) não estava incluída a cablagem (97 grama) verifico que os dados do construtor são optimistas na ordem dos 100 grama...

Algo que me preocupava era se os servos que tinha (Futaba S3150) caberiam na empenagem vertical, na foto do site da FVK o boneco mostra servos Hitec de 10 mm de espessura e os Futaba tem mais 1 mm.

Se o servo da profundidade (o inferior) ainda creio que caberia à justa, o da direcção força a pele da deriva.

Como tenho um par de Volz WingStar de 10 mm disponíveis, vou instalar um deles na direcção e comprei um WingStar digital para a profundidade, vejam a foto para perceberem a disposição.

A fuselagem é da versão nova, além do "cone eléctrico" seguro por um parafuso na parte inferior, também tem uma mini-canópia em carbono, espero que possibilite o acesso às fichas para poder recarregar sem ter que remover o pack LiPo.

Contando com duas semanitas para montar o modelo e se o S. Pedro ajudar, espero ter o modelo pronto a voar para o final do mês.

Bons voos,

Rui Silva




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major alvega
Subject:  
Tem muito bom aspecto Rui, onde vai ser a estreia?

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Rui Silva
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Caro Major,

No local do costume, o CVL - Campo de Voo da LIPA, em S. Romão do Coronado.

As coordenadas são N 41 17' 26.75'' W 8 34' 04.56''

Um abraço e bons voos,

RS

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Carlos Bastos
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
:D Parabéns, Rui Silva, pelo belo Supra. Oxalá tenha a prestação que as características dão a entender, já que o piloto é do melhor!
Era interessante e, para mim, desejável que o conjunto participasse nas três provas/encontros de 200W/kg que se vão realizar este ano. A 1ª é no dia 13 de Abril com organização da APSIA em Pinhal Novo. A seguir a LIPA organiza aí no Norte em Junho e o CAL em Novembro cá na terra dos Mouros!
Atenção que o Calendário de Eventos da federação tem estes encontros com a modalidade de F4C - maquetas de RC. É só para baralhar a malta!
Um abraço,
C. Bastos

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major alvega
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
Rui Silva wrote (View Post): › Caro Major,

No local do costume, o CVL - Campo de Voo da LIPA, em S. Romão do Coronado.

As coordenadas são N 41 17' 26.75'' W 8 34' 04.56''

Um abraço e bons voos,

RS


xiiii o sitio do costume é muito longe, talvez um dia :D

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Rui Silva
Subject:  Supra - Update 1
Caros amigos,

Duas semanas passadas e o Supra está quase pronto.

Este modelo envolve mais trabalho que o usual nos "supositórios compósitos", a empenagem vertical tem que ser colada ao boom em carbono e depois o suporte do est. horizontal tem que ser colado na posição certa no boom.

Depois destes trabalhos ainda falta colar o conjunto boom mais empenagem à fuselagem anterior e isto tudo com os cuidados necessários à "esquadria" destas peças entre si.

Os servos Futaba S3150 (com 11mm de espessura) cabem à justa para actuarem os ailerons, mesmo assim tem que ser ajustados os buracos respectivos e lixados os suportes dos servos na parte posterior (lado do bordo de fuga) para as tampas encaixarem. Usei para fixar os 4 servos nas asas os suportes em plástico feitos na Alemanha pelo Michael Frey.

A falta de espaço também dá trabalho na deriva para instalar os dois servos Volz e cablagem respectiva, o servo da direcção está colado em permanência bem lá para dentro... O da profundidade está no suporte respectivo.

Enfim, falta fazer a configuração do modelo, coisa para duas horitas no mc24, ajustar o pack LiPo, ajustar c.g., etc.

Talvez para a semana possa experimentar o modelo, até lá bons voos,

RS





Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 12:26; edited 1 time in total
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jcosta
Subject:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico
De facto o Drela fez mesmo o Supra como um DLG gigante...

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Rui Silva
Subject:  Supra motoplanador - as vicissitudes do c.g.!
Caros amigos,

Ontem finalmente montei "todo" o modelo e após programar o r\c conforme as instruções da FVK foi a vez de verificar o c.g.

Montei a balança p/ c.g. e fixei para o indicado para os primeiros voos, 91.5mm do bordo de ataque, experimentei com o pack FlightPower 3s 2500 mAh à frente do receptor (com este bem lá para trás na fuselagem) e oh diabo...! O nariz caiu decididamente!

Retirado o receptor e empurrado o pack lá para trás, colocado o receptor, que assim fica junto ao variador, o que não é grande ideia, ainda não dava... pack ainda mais lá para trás... enfim, estava equilibrado.

Parte do problema resulta duma espécie de mola em espiral montada no centro da fuselagem, por baixo da cabana de fixação das asas, que impede o pack de recuar ainda mais, suponho que esta "mola" sirva para suportar o tubo de lastro na versão planador puro. Aqui só chateia... e não há modo de a conseguir retirar.

O planeado para o voo extra competição 200W/kg era usar um pack FlighPower 3s 3300 mAh, só que este é 7.8mm mais largo que o 2500 e não há modo de o conseguir recuar na fuselagem para o c.g. desejado...

A única alternativa que me lembro para mais performance é fazer um pack 4s colocando em série dois FlightPower 2s 2170 mAh, a largura é de apenas 33.7mm (6.5mm mais estreito que o 2500 3s) e embora fique muito mais comprido (222mm versus 130mm) talvez consiga recuar o suficiente o 2s traseiro para equilibrar o c.g., sempre ficava com cerca de 660 watt à entrada e 3600 grama de impulso estático!

O mal disto é que sem comprar os dois packs não é possível saber se se consegue equilibrar o Supra.

Para o c.g. aconselhado para