RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 48 users online ::
0 Registered,
48 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Proposta de criação de uma liga de clubes
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Poll :: Deseja que seja criada uma Liga de Clubes com objectivo de promover o vôo de lazer?

SIM
80%
 80%  [ 101 ]
NÃO
15%
 15%  [ 20 ]
S/Opinião
3%
 3%  [ 5 ]
Voted : 126
Total Votes : 126


Author Message
su21

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 19-06-2007, 16:54   Post subject:   Back to top 

Só posso entender a opinião do Jovem Fasp, pela juventude . Tive também sorte de nascer num outro tempo. Mas recordo-me de ouvir os meus pais e avós falarem dos tempos da velha senhora.

Os tempos são outros, e não devemos ser condescendentes, mas sim ter uma atitude pro-activa.
Até porque, contra factos, não há argumentos.

Quanto a indicar qual a companhia de seguros que faz o melhor seguro, era estarmos a substituir a Fpam, a trabalhar para a federação quando é uma das suas tarefas. Primordialmente devem regular a actividade competitiva e zelar pelos interesses dos aeromodelistas e clubes. Eles é que devem procurar as soluções.


e por último, talvez a palavra mais indicada será "Discordo", e não desagrado.
In Dicionário da Lingua Portuguesa - 5ª Edição, Porto Editora (1979)
Desagrado = Acto de desagradar, falta de agrado, rudeza de agrado, desgosto, repugnancia.

Talvez o jovem Fasp, se sinta bem como esta, e com o a actuação da Fpam. O que não deixa de ser legitimo. Pode também não concordar com este projecto (porque ainda é um projecto), mas deve argumentar com factos reais, e não com suposições.
O descredito nunca nos levou longe.

Os Vencedores, nem sempre são aqueles que atingem a Meta, mas sim aqueles que acreditaram e lutaram "contra a maré, e contra poderes instituidos".

_________________
====================
SU-21
====================
Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 19-06-2007, 20:40   Post subject:   Back to top 

lumma wrote (View Post): › 3º Os unicos encargos que eu vejo, são dos aeromodelistas pagarem um seguro e eventualmente um cartão (cotas dos clubes não entram nestas contas)


Luís


Eu vejo que os encargos com o que mencionas - seguro e cartão, vão dar nem mais nem menos que no que a FPAm cobra pela Licença Desportiva.


É só fazer algumas contas...

Ou seja, se é só para o seguro, a FPAm é capaz de sair mais barata.


Isto sem de nenhuma forma "deitar abaixo" a iniciativa, que acho meritória, é só para não criar expectativas irrazoáveis.

_________________
blank
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Tue 19-06-2007, 20:44   Post subject:   Back to top 

Jcosta,

Ainda que fosse ao mesmo preço, ao menos promovíamos um seguro sem as restrições que existem no seguro da federação e nunca mais houvíamos a conversa da treta das pistas homologadas...

Mas o mais engraçado é que não é assim nem mais ou menos, temos um orçamento da uma seguradora que fica em 5€ por ano por pessoa... E estamos a negociar outros orçamentos e outras coberturas.

abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 19-06-2007, 21:33   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Até agora não me tinha pronunciado sobre este tema... apenas me tenho limitadoa seguir atentamente.
Agora a opinião:

Apenas pratico aeromodelismo de Lazer... E para o praticar de forma "segura" ie, com seguro, tenho de ser federado... Isto para mim não faz muita lógica. Ainda para mais quando vejo que a minha ligação á dita instituição se resume a isso... É um "toma lá, dá cá"... Tomem o dinheiro que para alem do seguro nem faço a minima ideia a que se destina e dá cá o "cartãozinho" maravilha.

Daí de concordar com a formação de uma dita Liga de clubes. Que trate do dito seguro e que seja activa na boa promoção do aeromodelismo de lazer. Mas que não compita com a federação no que á competição diz respeito.
Aliás, encontros/eventos separados da FPam já hoje existem exactamente por uma parte dos aeromodelistas não serem federados mas gostarem do convivio próprio de um encontro... Se estes aeromodelistas se agregarem á Liga, então ela até irá ajudar/complementar a federação numa coisa. A tentar promover uma prática desta modalidade segura e com responsabilidade.

E falando de certo modo para o fasp.
E porque não propor á federação, uma secção e um estatuto para aeromodelista de Lazer ou qualquer coisa do género. Ficando tudo sobre a alçada do mesmo tecto? Fiquei com a sensação que o fasp e outros têm este tipo de pensamento ou algo parecido.
Eu respondo:
Para quê burocratizar uma iniciativa, metendo um conjunto de pessoas com iniciativa dependentes de uma instituição que alguns acham que é ditatorial, nada dinâmica, tem decisões que deixam muitos de boca aberta etc etc....
Porque não formar uma lista para a FPAm?
Se não se pretende controlar a competição porque raio se iria formar uma lista?

Agora umas perguntas:
Imaginemos um encontro promovido pela Liga.
Irá existir a condição de ter um cartãozinho da Liga?
Ou para participar, apenas bastará o aeromodelista ter um seguro, seja ele adquirido pessoalmente, ou pela federação ou pela APSIA ou por outro organismo qualquer?
para mim o que tem mais lógica será esta ultima opção... ou seja, não acontecer depois o caso de uma pessoa que goste de competir e que por isso seja federado a ter de pertencer á Liga para participal num evento promovido por esta.

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
jalves

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 19-06-2007, 23:44   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Eu concordo com o King Pin.

Eu só me federei pelo seguro, e ainda por cima não me serve de nada uma vez que suspenderam o seguro da siderurgia. Se isto da liga for para a frente, eu vou ser um dos que vão querer este seguro e possiveis regalias, nomeadamente a que para mim é mais importante, se poder voar noutros clubes dentro da liga com o mesmo seguro, sem ter que ter uma licença desportiva. Este tipo de licença não faz parte dos meus horizontes uma vez que não tenho tempo para me dedicar a este hobby ao ponto de entrar em competição. Mas se a liga não for para a frente, terei que a tirar para poder voar descansado, já que não seja na siderurgia, na pista nova que vai aparecer e supostamente já com seguro.

Como já perceberam, eu sou totalmente a favor desta GRANDE ideia, e espero sinceramente, que não caia em saco sem fundo!....

Quanto mais clubes se juntarem melhor, melhores preços se conseguiram de certeza!

Abc

Download Post   
vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 0:50   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

ola
Na minha ideia eu concordo igualmente com o que escreveu o King Pin assim como das palavras do jalves.
Não descorando a vertente da competição que continuaria a cargo da Fpam, certo
Por mim acho boa ideia .
Cumps
vsantos

Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 1:45   Post subject:   Back to top 

Moraes wrote (View Post): ›
Mas o mais engraçado é que não é assim nem mais ou menos, temos um orçamento da uma seguradora que fica em 5€ por ano por pessoa... E estamos a negociar outros orçamentos e outras coberturas.


Pergunta à seguradora se o seguro será válido num local que uma entidade oficial (pois, é que a FPAm é uma entidade oficial, ao contrário do que vi por aqui escrito) declara que não é apropriado para a práctica de aeromodelismo.

E quais os montantes seguros por 5 euros por cabeça, assumindo que se arranjam 300 pessoas para o seguro?

É que só para danos materiais tens que contar com um mínimo de um milhão de euros de cobertura, para danos pessoais muito mais...

E qual o aumento do prémio se houver4 ou 5 participações por ano?

Eu conheço as seguradoras. E é melhor pensar antes que ficar pendurado depois...

Finalmente, a gestão de tudo isto tem custos administrativos, qual é a previsão desses custos que tem que ser pagos pelos associados?

_________________
blank
Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 2:01   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Oi malta

Isto está com pernas para andar!! Cool
Acho que vamos chegar a bom porto!! Razz

_________________
Voar....Voar....Voar.... Razz
Epá!! Shocked
Olha desapareceu!! Crying or Very sad
Laughing Laughing Laughing
Um abraço
Oliveira
Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 21:02   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Oliveira Cavs


Espero que se chegue a bom porto, mas é preciso pensar BEM em tudo, para não ir tudo por água abaixo.


Estou a ver muitas facilidades para algo que não é de todo fácil. Não se pode deixar que o entusiasmo ponha o bom senso de parte.

_________________
blank
Download Post   
UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 23:14   Post subject:   Back to top 

Jcosta pois precisamente por pessimismo é que nada se tem feito.
Conheces algum pessimista que tenha chegado a "bom porto"?
Ainda nao entendi onde queres chegar, descascas por um lado e apoias por outro??? Entao tomas uma posiçao ou continuamos pessimistas??!!

_________________
UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 23:32   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

É claro que apoio, embora não seja assunto que me interesse directamente, pois eu sou um aeromodelisto que faz competição.

E não se trata de pessimismo, trata-se de tentar moderar o excesso de entusiasmo.

Imagina que chegas à conclusão que é preciso cobrar 20, 25 ou 30 euros para cobrir o seguro, despesas administrativas, etc. Se o pessoal fica convencido que vai pagar 5 euros, como o Moraes mencionou, vai ficar muito desapontado.

Sei de muito más experiências com companhias de seguros, chegando a um Aeromodelista perder a casa, o carro e as poupanças num processo de indemnização porque a companhia de seguros alegou que o local onde teve o acidente não era seguro para voar.

E continuo a dizer que NENHUMA companhia de seguros vai dar cobertura num local onde uma entidade oficial diz que não é seguro voar. Pelo que, para o pessoal que sonha voar com seguro sem restrições na Siderurgia, "tirem o cavalinho da chuva", não se vai resolver o problema.

_________________
blank
Download Post   
UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 20-06-2007, 23:55   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Jcosta
Eu sei que de certa maneira apoias a ideia ate por ja falamos varias vezes sobre o assunto e lembro que ja nao foi de agora mas sim a um ou dois anos atras. Sei tambem que na realidade nada cai do ceu a menos que esteja "podre" tudo se consegue com trabalho e admito que se calhar quem pratica a modalidade por laser possa ficar pior servida, embora tudo se faça para assim nao ser, seja como for o futuro assim o dirá e nao queremos nem devemos cortar as pernas a partida pelo menos sem termos tentado. É sem duvida em minha opiniao uma meta interessante para os clubes que participarem no projecto salvaguardando a vertente desportiva que pretençe a quem de direito como todos sabemos.

Quote: › vi tentar moderar o excesso de entusiasmo

Mas porque moderar o que á maioria parece vantajoso, mas sera que nao podemos festejar a nossa maneira ou teremos que andar constantemente carrancudos e mal humorados?! cada um celebra os acontecimentos da vida a sua maneira e como sabes uns sao mais exoberantes que outros e nem por isso os devemos criticar pois sao esses que de certo modo quando a vida corre mal nos animam.

Quote: › vi Sei de muito más experiências com companhias de seguros, chegando a um Aeromodelista perder a casa, o carro e as poupanças num processo de indemnização porque a companhia de seguros alegou que o local onde teve o acidente não era seguro para voar.

Entao e afinal a entidade oficial nao dizia que o local estava homologado???!! Eu tb sei como funcionam as seguradoras na hora da verdade todas tentam fugir com o rabo a seringa seja homologado pela entidade oficial ou nao.

Quote: › vi Sei de muito más experiências com companhias de seguros, chegando a um Aeromodelista perder a casa, o carro e as poupanças num processo de indemnização porque a companhia de seguros alegou que o local onde teve o acidente não era seguro para voar.

Eu conheço a siderurgia embora nunca tenha la voado e alem disso nao sou nem tenho competencias "oficiais" para demonstrar por A mais B que o local é seguro mas pergunto...?! que credencias tem essa entidade oficial para o dizer??!! na minha optica a siderurgia tem todas as condiçoes assim como muitos locais por esse pais fora desde que seja supervisionado por gente responsavel, com normas de voo rigorosas e estabelecidas, dando confiança a quem por la voa.

_________________
UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 21-06-2007, 0:06   Post subject:   Back to top 

Estão a bater e a rebater na questão do seguro quando à mais vida para alem do seguro. O seguro é só um dos vários aspectos que poderá estar a debate e quem sabe o mais facil de resolver.

Download Post   
popeye

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 21-06-2007, 8:51   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

O que eu vos posso confirmar, é que o Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Aeromodelismo, que refere, que os fóruns de aeromodelismo são locais de desprezo, (pudera não havia de ser, são nestes em que a Federação está sempre na berlinda, pelos piores motivos), não abdica de ser nestes mesmos fóruns, que residem as suas principais fontes de informação, andando muito preocupado com este tópico "Proposta de criação de uma liga de clubes". Falava no Moraes no intervalo de uma badalada reunião sobre o F3C, como se fosse a Madonna e mostrou interesse em vir a falar pessoalmente com esta estrela de cinema (o Moraes, não a Madonna). Como qualquer papa do antigamente, a excomungão do infiel é uma hipótese, que está no horizonte. Esta proposta tem pelo menos a virtude de abanar o sistema e mantê-lo mais acordado e consciente, que devem ter mais respeito e estar ao serviço dos seus "empregadores", que são os Clubes.

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Thu 21-06-2007, 9:15   Post subject:   Back to top 

I made it through the wilderness
Somehow I made it through
Didnt know how lost I was
Until I found you

I was beat incomplete
Id been had, I was sad and blue
But you made me feel
Yeah, you made me feel
Shiny and new

Chorus:

Like a virgin
Touched for the very first time
Like a virgin
When your heart beats (after first time, with your heartbeat)
Next to mine

Gonna give you all my love, boy
My fear is fading fast
Been saving it all for you
cause only love can last

Youre so fine and youre mine
Make me strong, yeah you make me bold
Oh your love thawed out
Yeah, your love thawed out
What was scared and cold

Like a virgin, ooh, ooh
Like a virgin
Feels so good inside
When you hold me, and your heart beats, and you love me

Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh
Ooh, baby
Cant you hear my heart beat
For the very first time?


Dedico esta à nossa liga dos clubes e à nossa querida Fpam.

Mas já sabem, sou lésbica!!!

ABcs

_________________
Bons Vôos
Download Post   
J.Costa.f3b

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 21-06-2007, 22:11   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Só para lembrar os clubes que entrem na formação da Liga, que há principios de ética desportiva que podem levalos á expulsão da Fpam, se bem que cada clube tem o direito de se filiar nas organizações que entender.
Analisem bem as implicações legais e de possivél violação dos estatutos da Fpam ao estarem a promover uma organização semelhante.
Finalmente a minha opinião pessoal sobre o asunto:
Há sem duvida a necessidade de olhar de um modo particular para os aeromodelistas de lazer, á parte da competição.
Há já alguns anos que venho falando nisso a muita gente, mas nunca se tentou resolver a questão.
O lugar para resolver a questão é dentro da Fpam, instituição que representa o aeromodelismo perante o poder publico.
Se os dirigentes não cumprem a missão então substituam-se, e ai é que a porca torçe o rabo, como é que os clubes que não querem assumir a direcção da Fpam vão assumir uma liga?
Não me venham com a conversa dos votos porque isso com o devido trabalho os apoios aparecem, é só ver o reduzido numero de clubes que aparecem nas assembleias gerais, comparado com os filiados.
Lógicamente dá trabalho mas deve ser o método a adoptar.
Este é o meu ponto de vista, apesar de ser aeromodelista de competição não me choca a existencia de uma organização paralela.
Lembro que para constituir uma associação é necessário escritura em notário que custa no minimo 2000 euros, depois há a historia do seguro que nada garante que venha a ser assim tão façil.
Não seria mais fáçil reunir as sinergias para encontrar uma nova direcção para a Fpam que a criar uma organização que poderá vir a sofrer dos mesmos males da Fpam.
Reflictam sobre tudo isto e mobilizem-se, conversa de internet é fáçil exectutar coisas nem tanto
Como diria alguem que eu conheço
Bons voos e em seguramça
Zé Costa

Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 22-06-2007, 1:20   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

J.Costa.f3b wrote (View Post): › Este é o meu ponto de vista, apesar de ser aeromodelista de competição não me choca a existencia de uma organização paralela.
Lembro que para constituir uma associação é necessário escritura em notário que custa no minimo 2000 euros, depois há a historia do seguro que nada garante que venha a ser assim tão façil.


E não, não temos nenhuma relação familiar, só pertencemos ao mesmo clube, mas temos pontos de vista em comum...

O cerne da questão é que é preciso "tomar conta" do aeromodelismo de lazer, mas isto não pode ser feito sem planear bem o que se quer fazer.

_________________
blank
Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 22-06-2007, 7:21   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Boas

Então vamos imaginar que a FPAM teria uma nova direcção, o que poderia ser feito que viesse ao encontro dos aeromodelistas de lazer? e já agora sobre o dito seguro.

Download Post   
J.Costa.f3b

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 22-06-2007, 23:03   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Uma nova direcção que esteja interessada em ter um olhar particular para com os aeromodelistas de lazer, deve obviamente proceder a uma reestruturacção interna, quem sabe ate de estatutos, consagrando esse particular.
O seguro é um problema de todos. Temos que pensar que há riscos envolvidos na actividade do aeromodelismo, e ninguem esta livre de um acidente. Os aeromodelistas de lazer, em maior numero, são tambem os de maior risco exactamente por isso, e porque tambem voam mais. Será necessário estabelecer condições especificas.
Não podemos voar na esplanada da suiça no rossio, as normas estabelecidas pela Fpam para a homologação das pistas não são por dá cá aquela palha, eventualmente poderá haver particularidades a rever, mas pensem bem, as pessoas querem voar em qualquer cantinho, tudo bem, e se começarem a proliferar acidentes?, como é que ficam os outros que até tudo fazem para ter a sua pista com segurança?.
Esta questão do seguro é um pau de dois bicos, ou se regulamenta os locais de modo a minimizar acidentes, ou corremos riscos maiores, porque alguem pode andar a voar onde não deve. Lembrem-se que coloquei o pessoal da competição á parte, estes devem ter um seguro especifico para os locais de competição e respectivos eventos, tal como já existe.
Estas são algumas reflexões sobre a questão, mas uma direcção preocupada com os aeromodelismo de lazer tem de ir ao encontro destes, puxa-los para si e coloca-los ao serviço dos mesmos, na minha ideia quem quer alguma coisa deve fazer por ela, os do lazer pelo lazer e os da competição cada um pela sua especialidade, deixando á direcção o trabalho da coordenação.
Bom já falei demais sobre isto, eu ainda não estou em condições de fazer uma lista para a Fpam, mas não ponho essa ideia de parte quando a minha vida profissional me der mais disponibilidade, mas acredito que haja gente com bom senso que esteja em condições de o fazer, e de reunir apois de uma larga franja dos clubes para ganhar uma eleição para a Fpam.
Tenho visto por aqui muita discussão com muita conversa e pouca substancia, o Durães já lembrou o que se fez aqui há uns anos, varios clubes reuniram-se e obtiveram consensos em muitas areas, como por exemplo as comissões tecnicas que não existiam, e conseguiram-se algumas mudanças, agora provavelmente é altura de o tornar a fazer.
Como alguem costuma dizer
Bons voos e em segurança
Zé Costa

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Fri 22-06-2007, 23:46   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Zé Costa (se me permite),

Muito lúcido no seu texto, descreve um ideal desejável, mas infelizmente na minha opinião pessoal não creio na instituição Fpam, não vejo "luz no fim do túnel" e acredito mesmo que há uma má fé instituída de forma a perpetuarem o poder e a manipulação daquela instituição, bem como a autocracia e total desprezo para com os aeromodelistas de lazer.

Além deste desprezo para com a maioria que paga as contas daquela instituição, ainda promovem a perseguição de quem ousa manifestar e se por no caminho deles, praticam arbitrariedades e promovem retaliações brutas e injustas à estas pessoas e até aos clubes num clima de terror ditatorial.

Um bom exemplo é o que está a acontecer no F3C, que nada tem a ver com a situação da liga dos clubes, aliás o único que confundiu as duas coisas foi o próprio presidente da Federação que andou a falar neste assunto nos intervalos de uma reunião oficial e procurou enviar recados para mim, como se eu fosse algum arquiinimigo daquela instituição, coisa que não sou, apenas não acredito neles.

Mas mesmo assim, digo que o foco não é esse, é dar a cesar o que é de cesar e criar condições para que os clubes tenham suporte para gerir o que é deles, para que os aeromodelistas de laser possam praticar o seu hobbie tal e qual os... vejamos, motociclistas, futebolistas, nadadores, etc... que não têm a obrigação de serem atletas federados para praticar o sua actividade, embora tenham na mesma que respeitar normas da sociedade, normas de segurança, etc...

Acho que se anda a confundir muito o que é a Fpam eo que não é, e até andam a associar um confronto entre esta e a futura associação de clubes, um confronto este que não é desejado por nós, não o promovemos, simplesmente não o consideramos.

Ainda não percebi muito bem se o associar a esta idéia de confronto é má fé destrutiva de algumas pessoas, ou se é apenas medo da mudança, uma autoproclamação de incompetencia, como se a Fpam fizesse muito pelos clubes, e não fossem eles mesmo que já, actualmente fazem cumprir com as normas de segurança (entre outras coisas), um medo de perder o que já não têm.


Claro fique, que nós não temos interesse no aeromodelismo competitivo, não queremos intervir neste assunto, não admitimos que a Fpam intervenha nos assuntos do vôo de laser dos sócios dos nossos clubes mas continuaremos fieis às normas da Federação quando estivermos a falar em competição, sócios federados, etc...

Mais é de referir que não pensamos que seja fácil ao contrário do que já foi mencionado aqui, muito pelo contrário, pode ser muito difícil, mas vale a pena, já estamos a ter frutos é uma manifestação de que as coisas vão mau como estão e que precisam ser mudadas.

Repare que já é difícil mobilizar e fazer acontecer algo no sentido que queremos, porque é que quereríamos entrar na briga para a direcção da Fpam? Para entrar em confronto com os lobbies seculares que só promovem a camaradagem entre compadres? É por isso que não existem listas, não existe ninguém que queira pegar naquilo, nem nós.

Nós não queremos nada com a Fpam, eles fiquem com o que é deles, força, até os ajudaremos a desenvolver a modalidade e entregaremos de bandeja competidores formados por nós, mas simplesmente não desejamos nos meter na gestão do aeromodelismo de competição.

Obrigado pelas tuas recentes intervenções, de certa forma dá a oportunidade de discutirmos as coisas, clarificar as idéias e os pré-conceitos que existem na cabeças das pessoas e também "sentir" as tendencias, nos adaptar e melhorar o nosso discurso.

Continuamos a nos organizar internamente, continuamos a aceitar e aproveitar todas as opiniões, já conseguimos algo, já demos um abanão que a muito não se via, e ainda vamos fazer muito mais.

Obrigado,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Preacher

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 23-06-2007, 9:06   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Bons dias.

Tenho vindo a acompanhar este tópico, li várias posições mas pessoalmente não tenho uma opinião sobre o assunto. Não sei quem tem razão ou deixa de ter e verdade seja dita também não quero saber. Apesar de tudo acho que devo deixar a minha opinião apesar de correr o risco de entrar no off-topic.

Para mim um hobby resume-se a três palavras: deleite e anti-stress. O que tenho vindo a constatar ao longo dos tempos são confusões, quezílias, guerras várias (inter e intra clubes / clubes e federação) e a minha pergunta é: o que ganhamos com isto? A modalidade em si fica a ganhar com tudo isto? Não consigo compreender como é que se consegue extremar posições, criar fortes clivagens e ódios que em nada beneficiam a modalidade. Sou pela democracia, pela diversidade de opiniões e nesse sentido julgo que cada um pode e deve intervir na sociedade (neste caso aeromodelismo), mas para melhorar e chegar a bom porto. Unam-se esforços, entendam-se mas sempre em prol da modalidade, que só assim ira obter a posição que merece.

Saudações de um aeromodelista, para o qual aeromodelismo é passear entre vales e montanhas, encher os pulmões de ar puro, fazer acrobacia desajeitada e uma boa gargalhada de fim de tarde. Adoro chegar a casa com aquele sentimento: "grande dia!"

Abraços, Nuno.

_________________
#782
Download Post   
jonhiebigodes

Portugal European Union
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 02-09-2007, 22:39   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Sou completamente a favor de uma nova federação. Uma organização onde existem regras a serem respeitadas, mas que não estrangulem os clubes como se fossem os donos do aeromodelismo. Como o Preacher disse, o aeromodelismo tem a ver com tempos livres e o gozo de os passar, mas com uma federação assim onde os clubes tem que esconder as datas de determinados eventos uma vez que em caso contrário a federação anula os resultados desses mesmos eventos, mas não é só na federação que se ve esse despotismo. Dentro dos próprios clubes, se veem essas situações. Muitas vezes pessoas que estão arredadas do lugar da presidencia se afirmam como doutores e donos da verdade do aeromodelismo. Meus amigos, acabem com este "apito dourado". Juntem-se e lembrem-se quepor principio o aeromodelismo é um hobby não uma modalidade profissional. É aquele pequeno cantinho onde nos refugiamos, quando saimos de um emprego que nos absorve, onde encontramos um amigo e dizemos "olha o meu menino novo", na sua essencia onde como neste forum olho para pessoas mais velhas do que eu e digo-lhe sem faltar ao respeito "olá estás bom" ou então "podes-me ajudar" e do lado de lá responde-me alguém que quando conheceu o aeromodelismo eu ainda não tinha nascido e responde-me " com certeza, do que precisas?" Vamos aproximar a gente, não vamos separa-la o"você" e o "senhor" ficam no emprego, não veem para o aeromodelismo. Se fizerem algo com esse intuito, então tem todo o meu apoio, se for para trocar alhos por alhos, deixem lá estar os bogalhos. Não quero a anarquia, mas não tiremos o livre arbitrio.

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 03-09-2007, 23:10   Post subject:   Back to top 

JohnieBigodes,


Obrigado pela declaração de simpatizante com a idéias, mas tenho que fazer apenas um reparo, não tencionamos de forma alguma ser uma "2ª Federação".

A Federação já existe e tem a sua vocação, hoje em dia os clubes já fazem a papa toda, que continuariam a fazer pelos seus associados caso passasse a existir uma associação dos clubes, a única diferença, é que os clubes deixavam de ser dependentes dos "favores" da Federação que hoje aceita "indevidamente" os aeromodelistas de lazer como atletas federados em troca de um seguro e uma licença desportiva.

No futuro, se as coisas acontecerem da melhor forma, haverá no mesmo clube espaço para quem queira ser um atleta federado, portar uma licença desportiva da Federação Portuguesa de Aeromodelismo e beneficiar dos apoios, incentivos e estatutos de atleta federado, e haverá também espaço para o aeromodelista de fim de semana, que voa por gosto e não para ganhar troféus, de se associar ao seu clube, portar um seguro válido, e beneficiar das iniciativas do seu clube e do estatuto de pertencer à associação de clubes que permitirá, em princípio que o aeromodelista certificado possa voar em todos os locais onde a associação celebrar protocolo....

É esta a idéia, não é substituir a Fpam, é coabitar no cenário aeromodelistico Nacional, quiçá contribuindo com a angariação de novos aeromodelistas, que poderão até vir a evoluir e se tornar competidores da Federação Portuguesa...

Isso andou em banho Maria por causa do verão e das férias, mas está na altura de voltar a trabalhar no projecto, os clubes que já estão envolvidos na iniciativa vão marcar uma 1ª reunião para breve, e quiçá depois desta reunião já podemos dizer mais coisas aqui pra fora...

Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Sa

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 09-09-2007, 0:15   Post subject:  Re: Proposta de criação de uma liga de clubes Back to top 

Boa noite caros colegas aeromodelistas
Depois de uns pares de minutos a digerir toda esta matéria desenvolvida em ( já lá vão) 10 paginas,penso que o sentido comum é de preocupação mas também de uma vontade de dar a volta ao que está mal....Um apreço para todos o que contribuem para esta bonita modalidade e se preocupam em desenvolver novas oportunidades para os que já cá andam à longo tempo ,bem como os que estão a iniciar-se ( que crescem a bom ritmo).
Tudo o que se possa fazer em prol da modalidade é sempre bem vindo.
No aeromodelismo deverá ser banida a politica,e revitalizada a Camaradagem,o Lazer,o Convivio....
Este debate é salutar,mas devemos avançar para um encontro Nacional no sentido de aclarar-mos as ideias e darmos inicio a algo de concreto.

Um Abraço amigo para todos os aeromodelistas

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 10-10-2007, 2:01   Post subject:   Back to top 

Boas,


Iniciámos a preparação para uma reunião dos clubes simpatizantes à iniciativa, estamos a apontar para o fim de semana de 27 e 28 de Outubro.

Em princípio poderá ser um jantar no sábado ou um almoço no domingo, ao centro do País (por causa dos clubes do Norte e do Sul).

Estamos abertos a receber eventuais contactos de outros simpatizantes, dirigentes de clubes, líderes e formadores de opinião, se se sentirem atraídos a reunir para debater esse tema, definir objectivos e traçar planos, que me contactem o mais rápido quanto for possível, para que agendemos com o grupo inicial.


ABcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4372s (PHP: 55% | SQL: 45%) | SQL queries: 171 | GZIP enabled | Debug off]