RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 41 users online ::
0 Registered,
41 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Segurança x Segurança
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 13:15   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Visto que o topico é sobre segurança,permitam-me a observação mas as frequencias em 40mhz e 27mhz não deviam ser permitidas em nenhum clube ou campo de voo,visto que a mesma está atribuida ao rc auto.
Imaginem que esta alguem a voar em 40mhz e nas redondezas anda alguem com um carrito no mesmo canal dos 40,o modelo que andava a voar cai e magoa alguem ou causa prejuizos a terceiros.De quem é a responsabilidade?Será que os seguros cobrem as despesas se se usar uma frequencia não homologada para aeromodelismo?
O clube neste caso tambem tera a sua quota de responsabilidade pois tem espaço para colocar frequencias numa gama para a modalidade errada.
Resumindo,se uma dada gama de frequencias (40 e 27) estão atribuidos a outra area de RC nunca deviam sequer aparecer em placards de clubes de aeromodelismo.
Imaginem o contrario se os 35 fossem admitidos por um qualquer clube de rc auto.
Para um clube que apregoa a segurança aos 7 ventos este é um erro muito grave.

De resto está um belo exemplo de um placard organizado.

Download Post   
SirAlex

Qatar
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 14:11   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Verdade, o mesmo "quota de responsabilidade" se aplica ao fabricantes \ importadores \ vendedores com os modelos "aviões" em 27Mhz. ou 41Mhz e 72Mhz.

Nesse aspecto o painel parece "contraditório". Na zona dos avisos mesmo ao lado das frequências tem a informação das frequências atribuídas a Portugal pela ANACOM bem como o resto da Europa para o aeromodelismo.

Informação não falta, vamos espera a ver se alguém sabe explicar porque se optou em por todas as frequências no placar. Eu acredito que o objectivo foi "na pratica" prevenir o acidente.

PS: Alguém sabe dizer desde que ano é que a ANACOM tem o espectro organizado desta forma?

_________________
Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 16:22   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Olá!

Pois!

Se tem é porque tem e Se não tem é porque não tem!

Ou seja preso por ter cão e preso por não ter.

Não me parece que seja por aqui que a APSIA "será apanhada".

Por outro lado não apregoam aos 7 ventos porque habitualmente são só 4, os ventos. Os outros são só derivados dos primeiros 4.

As frequencias em 27 são habitualmente ainda utilizadas nos carros RC. e a ideia, já que está vedada a pratica de Radio-controlo dentro do PUSIA salvos os autorizados. Tem este painel para estes, a vantagem de permitir que os carros R/C possam ser utilizados desde que coloquem a chapa para o controlo e ainda a indicação do nº de telemovel já que esta pratica não é propriamente no alto da encosta mas á volta. Estamos por aqui conversados?

As frequencias em 40 e 41 dão mais luta a saber:
Em existem 2 frequencias partilhadas que podem ser utilizadas em aeromodelismo.

Por outro lado, não pode a APSIA impedir, que os seus associados adquiram o que alguns empresários lhes vendem, pode, e fá-lo, é desaconselhar o seu uso, mas realmente não pode impedir o mesmo, daí que lhe esteja reservado algum espaço bem como aos 72MHz tão do gosto de alguns outros vendedores.

Esta a realidade e não seria curial não disponibilizar o espaço inerente.

É por demais evidente que a grande maioria está entre os 35.010 e os 35.200 MHz. Qualquer dia estaremos a utilizar a banda B dos 35 e os 2.4 e nessa altura alguma coisa se irá arranjar.

Quanto á responsabilização, resta-me referir que todos os associados sem excepção, quando se inscrevem ou inscreveram recebem além de uma cópia dos Estatutos da APSIA, um exemplar das regras de segurança da FPAm e outro das Regras de Utilização do PUSIA para lerem e respeitarem, e é bem evidente á entrada do mesmo placas referindo a proibição da prática do RC não devidamente autorizado.

Quanto á fiscalização, basta participar ao instituto de Telecomunicações.

Entretanto, BONS VOOS EM SEGURANÇA

C.Durães e
Pela APSIA

PS.: Se a colocação de um formulário para registo ad-hoc de frequencias causar alguns receios para não dizer "engulhos"... a alguem... basta não o usar! e daqui apresento as minhas desculpas pelo tempo a lerem e a responderem.
Pela APSIA... o painel está bem e funciona e não foi o Durães que começou o barulhão que já vai com 2 ou 3 paginas de respostas!

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
P.N.

Brazil European Union
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 16:45   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Não podemos esquecer que por exemplo no radio sx da multiplex está disponivel desde os 34mhz ate 36mhz.

_________________
Twisted Evil Bons voos
Download Post   
Joao Faria

Puertorico
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 16:58   Post subject: Note Re: Segurança x Segurança Back to top 

Olá
O Durães certamente que poderá complementar as razões da existencia da placa conforme está! Ela assim existe por razões de segurança! A ver:

Existe aeromodelismo em Sta Iria desde o tempo do "tudo ou nada", para quen não sabe era uns rádios comandos que carregando num botão a superficie de controle movia-se numa direcção, carregando rápidamente 2 vezes movia-se na outra. Fácil não era?

Apareceram depois uns rádiocomandos proporcionais em 26/27 Mhz de 1, 2 e mais canais. Ficou célebre uma série dourada da Futaba. Parece-me que o Carlos Costa tem um operacional. À dias vi um ma casa de um ilustre aeromodelista . A emissão era então em AM.

Quando comecei nesta coisa e comprei o primeiro rádio ele era em 40Mhz, sendo que já à altura a frequencia autorizada era de 35. O problema é que as lojas não esclareciam, tal e qual como de vez em quando aparece alguém com um rádio de 2 canais para o planador que comprou, de 2 sticks e em 72. Era a electronica ,na altura muito cara.Só de exemplo, tenho um servo 148 , comprado por um amigo que deixou o aeromodelismo, e que ainda consta o preço: 5800$00 (29 aereos). Imagine-se o preço dos receptores. (E o pessoal ainda se queixa hoje dos preços).Havia uns quantos afortunados que podiam trazer material dos States a bom preço (à altura), e que usavam ,é claro 72.

Ora bem . Como eu, muitos aeromodelistas foram comprando material em 40 ,os menos afortunados que tinham de comprar cá no burgo. O que fazer com ele. Bem, eu continuo a usa-lo em alguns planadores, normalmente usados em Sta Iria. Se bem que cada vez menos. E já não me recordo de lá ver frequencias de 27 em utilização.
Acresce dizer que é proibido o uso de radiocontrol em todo o PUSIA excepto para a APSIA. Não é ,portanto,por falta de segurança que estão no placard. É acima de tudo pela segurança. E aos 7 ventos o painel lá está!

Existe ainda outra grande razão. É que a encosta já consta como ponto obrigatório de voo (leia-se passagem) de aeromodelistas em férias. Sendo as frequencias em França legais de 41Mhz, dos EUA de 72, lá estão os locais para afixação de placas. E ainda falta algumas bandas (ex 53), mas também lá há local para elas (placas).

Não constitui o placard um atentado à segurança, mas contribui para que seja acrescida.

BONS VOOS EM SEGURANÇA.

(desculpe lá esta Durães)

João Faria

Download Post   
Joao Faria

Puertorico
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 17:01   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Só para esclarecer, que enquanto escrevia o Durães também respondeu!

Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 17:28   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Ora bem!

Esquecer... esquecer... podemos, ou não podemos? quem não pode esquecer será o praticante, ou não é praticante? possivelmente será por isso que existe a FPAm? possivelmente não.

Porque é que se transaccionam por cá frequencias não autorizadas? porque são mais baratas?

Será que segurança é "p'ra reinar"?

Mas na verdade são ou não são os 35.010 aos 35.200 Mhz as mais utilizadas?

Voltamos ao mesmo, então a folhinha que veio dar este barulhão talvez se justifique e para as outras sempre poderá ser utilizado o verso da mesma.

Apetece-me despedir por agora, com um divirtam-se e façam o favor de ser felizes.

C.Durães



P.N. wrote (View Post): › Não podemos esquecer que por exemplo no radio sx da multiplex está disponivel desde os 34mhz ate 36mhz.

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 17:31   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

E não foi combinado.

Deve ter sido só por telepatia ou por sermos praticantes informados e a informação não ocupar lugar no cérebro, mas dá algum jeito quando é precisa.

C.Durães

Joao Faria wrote (View Post): › Só para esclarecer, que enquanto escrevia o Durães também respondeu!

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Sun 28-01-2007, 22:14   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

A minha intervenção tem mais a ver com frequencias usadas por outras variantes do rc,enquanto que a 72 embora não homologada que se saiba não está ocupada em Portugal,portanto um assunto menos problematico.
Mas continuo na minha nunca deveriam ser admitidas frequencias 40 ou 27 em aeromodelismo,seja onde for ou por que justificação seja.No minimo é uma falta de respeito pelas outras variantes do rc.
Tou a ver que isto de segurança é muito bonito no papel e na teoria mas depois na pratica é tipo faz o que eu digo não faças o que eu faço Laughing
Não me levem a mal nem como ataque,mas ha coisas que se podiam evitar.

Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 29-01-2007, 11:17   Post subject:   Back to top 

Quando um dia um grave acidente acontecer tudo se resolverá e todas as dúvidas desapareceram.
No entretanto parece-me que cada um faz o que quer e bem entende á boa maneira Portuguesa.

Download Post   
wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Mon 29-01-2007, 16:41   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Vamos lá então verificar quais as frequencias com isenção de licença de Estação que nos estão atribuidas:

http://www.anacom.pt/streaming/cap2.pdf?categoryId=150462&contentId=271876&field=ATTACHED_FILE


verifiquem a pagª 50 e lá encontram o o quadro nacional de Atribuição de Frequências, onde se pode constactar que as atribuidas aos aeromodelos estão na faixa 34,995 - 35,225MHz, com limite max de potencia de 100mW (quem cumpre) e um espaçamento entre canais de 10Khz.

Bons voos.

_________________
----------------
Marechal wot
----------------
Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Mon 29-01-2007, 17:32   Post subject:   Back to top 

Pois é, visto o documento de cima a baixo não encontrei atribuida a frequencia dos 72Mhz!

Pergunto eu agora, será seguro voar com tal frequencia?! A mim parece-me que sim.

Desculpem a insestencia dos 72, mas fui um dos infelizes que só foi informado, ou se informou, das frequencias após ter comprado o material de iniciação. E agora tenho uns quantos modelos (receptores) em 72, e não quero estar a fazer o investimento todo de novo para trocar os receptores.

Já comecei a adquirir material em 35Mhz. Mas o processo de conversão é lento e não será de todo convertido em 35, pois continuo a ter receptores em 72.

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
Preacher

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 29-01-2007, 19:50   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

O que faz confusão é haver pessoal a vender material em frequências não atribuidas ao aeromodelismo. O que interessa são os €uros pelos vistos.

_________________
#782
Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Mon 29-01-2007, 20:18   Post subject:   Back to top 

Faz ainda mais confusão é não haver legislação referente a esta modalidade.

Por exemplo, nós os federados temos regras a cumprir, impostas pela FPAm, mas o "comum dos mortais" (leia-se, leigo na materia ou iniciado sem apoio), faz o que bem quiser sem que ninguém lhe posso imputar responsabilidades.

Um exemplo disto é uma história ficticia:

"Estando todos a voar na OTA, dentro do recinto e devidamente seguros pelo cartão da FPAm, o que impede alguém de voar fora do recinto da OTA, dentro do alcance dos rádios (e lógicamente, de provocar interferencias)? E se esse alguém for causador de alguma interferencia que origine um estrago de custos elevados? Quem ou o quê o vai obrigar a pagar tais estragos?"

Acho chegada a altura de começarmos todos a pensar em fazer chegar uma proposta (ou algo do género) ás entidades competentes para regulamentar, pelo menos, a prática do aeromodelismo. Ou estamos sujeitos de quem vive este hobby á margem da federação possa fazer o que bem entender e apenas nós os federados tenhamos que cumprir com as regras.

Isto é que me faz confusão!!

Problemas com frequencias no campo de voo são relativamente faceis de resolver, o grande problema são as frequencias desconhecidas.

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
DRibeiro

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 17:55   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Concordo plenamente com o lumma, no que toca a utilização das frequencias fora das pistas.
Esse é um problema que afecta todos e de facto merece uma intervenção da Fpam assim como de todos os clubes do pais.
Infelizmente casos de frequencias utilizadas ao mesmo tempo havera sempre basta para tal que haja uma pista num determinado lugar e imaginemos que eu moro a 500 metros da mesma acabei de comprar o meu modelo, logo não percebo nada disto, toca a ligar o meu radio comodamente em casa. A 500 metros cai um modelo e o piloto fica com uma cabeça dos diabos. Como é obvio esta é uma situação inventada mas não impossivel, bastara para isso ver quantas pistas existe no nosso pais completamente isoladas de povoações.
Em relação a frequencias utilizadas além dos 35 Mhz, entendo que ha muita gente com material desse, mas por respeito as outras modalidades deveriam ser substituidas. Acima de tudo devemos boicotar aqueles que tentam vender esse tipo de material. E por que não denuncia-lo a quem de direito.

Download Post   
borges

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 18:52   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Gostaria apenas de deixar uma nota relativamente ao último post do WOT e responder ao comentário do Lumma da atribuição de frequências (72 MHZ)

A página 50 do documento referido pelo Wot, diz respeito apenas às frequências atribuídas aos SRDs (Short Range Devices), que não carecem de uma licença radioeléctrica (como os aeromodelos telecomandados).

No entanto isto não significa que a faixa dos 72 MHZ não esteja reservada para outros fins. Vejam a página 36 do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF) e poderão verificar que esta faixa de frequências já está atribuída.

A mim parece-me, que a utilização de frequências que não esteja atribuída especificamente ao Aeromodelismo Nacional, poderá ter consequências legais e de segurança. Mas isto é só uma opinião...


Cpmts,
Borges

_________________
http://www.hangar13.pt
Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 22:41   Post subject:   Back to top 

Desculpe-me o Borges, mas vi esse documento na referida página, e em busca exaustiva pelo documento todo e não encontrei a faixa dos 72Mhz atribuida a nada.

Pode ser que eu não tenha visto bem, e se for o caso, por favor elucidem-me.

Em conversas com pessoas que trabalham com este tipo de coisas (frequencias e afins) as mesmas dizem que não há atribuição para a faixa dos 72Mhz e que é uma frequencia dita como "livre" (seja lá o que isto quer dizer).

Também sou da opinião de que os lojistas nacionais deviam-se cingir á venda do material permitido, mas como já somos muitos "enganados" (ou preguiçosos em encontrar informações relativas a um hobby que vamos iniciar), creio não se levantar problemas de segurança e afins quanto á utilização desta faixa no aeromodelismo.
Até digo mais, tirando um episódio esporadico, passado na pista da Nazaré (anda aí algures num tópico a história), nunca tive problemas de interferencias com os 72Mhz.

E volto a repetir o mesmo, na pista é que se resolvem os problemas quanto ás frequencias.
Por mim podem estar a voar com 27Mhz, 40Mhz, 35Mhz, 72Mhz, 75Mhz e outras que tal desde que se cumpram as regras de segurança.

O maior problema são as frequencias (e estas por sinal até são as frequencias autorizadas) de rádios ligados á revelia de quem se encontra na pista ou até mesmo dentro do alcance da emissão do rádio mas fora do alcance visual!!..

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 22:57   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Concordo com o lumma... noutro ficheiro que referi atrás a zona dos 72MHz não estava atribuída a nada em concreto...

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
SirAlex

Qatar
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 23:01   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Mas vocês tem assim tantos problemas de interferências? É que eu não costumo ter.
Deixem lá andar os outros e cuidem de vocês.
Se cada um de nos tiver uma atitude preventiva é muito difícil terem acidentes por cauda de interferências seja em que frequência for.

Ate me apetece dizer:
Cada um sabe de si e nosso senhor sabe de todos.

Sejam felizes com a vossa felicidade e não com a infelicidade dos outros.

Só um dzabafo

_________________
Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Tue 30-01-2007, 23:30   Post subject:   Back to top 

He He, boa Sir Alex.

So uma correcção, após verificar uma segunda vez, verifiquei que afinal os 72 até estão atribuidos, página 38.

e acho k está tudo dito pelo SirAlex.

é como o uso de uma arma, a segurança está na mente da pessoa que a tem.

Desculpem a anologia Smile

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 31-01-2007, 1:25   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

SirAlex wrote (View Post): › Mas vocês tem assim tantos problemas de interferências?


Tenho!


quer dizer tive...
mas por outros motivos... Embarassed
Quando afastei o receptor um pouco mais do resto da electronica ficou resolvido aparentemente Laughing

Mas de facto os principais problemas de interferencias que tenho visto até são mais "obra do senhor" que utilização de bandas impróprias... daí a discussão não nos levar muito longe neste aspecto... Rolling Eyes

obra do senhor:
material defeituoso por multiplas razões
e agentes externos que já foram referidos... reboques, ambulancias, ou qualquer coisa que emita a 35mhz quando não devia emitir...

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
SirAlex

Qatar
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 31-01-2007, 1:43   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Bem me parecia que era assim.

_________________
Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
Download Post   
borges

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 31-01-2007, 11:28   Post subject:  Re: Segurança x Segurança Back to top 

Tá desculpado lumma!

Eu é que deveria ter sido mais claro no número da página!
A página onde você descobriu finalmente a reserva da frequência 72MHz, é de facto a página 38 do PDF. No entanto eu referi a página 36 do documento QNAF (ver canto inferior direito do documento). Acho que temos os dois razão em relação ao nr da página! Laughing

SirAlex, desde que não haja ninguém junto de mim a praticar aeromodelismo e a desrespeitar as regras de segurança do aeromodelismo, pondo em causa a minha segurança ou do meu avião, eu deixo estar os outros! É como você disse... "cada um sabe de si"...

Não quero ferir a susceptibilidade de ninguém, mas não podemos olhar apenas para o nosso umbigo! Rolling Eyes
Isto é, não podemos olhar apenas pelo lado da segurança de quem está a voar um aeromodelo. Se uma determinada gama de frequências já está atribuída, e se estivermos a operar nessa mesma faixa, poderemos estar a interferir com quem opera por direito nessa frequência. Eu sei que os nossos rádios são SRD (Short Range Devices), mas ainda assim esta situação por mais remota que possa ser, poderá efectivamente acontecer.

Garanto que a mim não me incomoda nada se alguém estiver a voar com uma frequência não atribuída ao aeromodelismo! Eu tento voar em segurança e dentro da legalidade. Aquilo que outros fazem... é com eles!
Independentemente disso cada um é livre de expressar a sua opinião (acho que é para isso que serve este fórum). Smile


Bons voos para todos!

_________________
http://www.hangar13.pt
Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Wed 31-01-2007, 11:52   Post subject:   Back to top 

Ora bem, e chegou-se a um consenço. Smile

Agora um pequeno reparo

Se tivermos uma pista de aeromodelismo, uma de automodelismo e um lago odos juntos ou próximos, basta haver um placar a indicar as frequencias de todos para que o hobby seja praticado de forma mais segura possivel.

Voltando ao exemplo da encosta da APSIA, o placar tem lá as reservas das frequencias em 40Mhz para isso mesmo, para quem está devidamente autorizado a praticar, por exemplo, automodelismo no parque do PUSIA fixar lá a sua frequencia, não vão os nossos amigos franceses estarem a fazer uma visita á encosta (com as suas frequencias em 40Mhz nos planadores) e terem uma desagradavel supresa!! Segurança nunca é demais.

De salientar que é de todo vedada a utilização de qualquer aparelho radiocontrol dentro do parque do PUSIA, tirando os casos devidamente autorizados, claro.

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 31-01-2007, 15:50   Post subject:   Back to top 

Olá!
Para esclarecer e agora que tudo parece estar bem... que este "consenço" quer dizer "consenSo"


lumma wrote (View Post): › Ora bem, e chegou-se a um consenço. Smile

Agora um pequeno reparo

Se tivermos uma pista de aeromodelismo, uma de automodelismo e um lago odos juntos ou próximos, basta haver um placar a indicar as frequencias de todos para que o hobby seja praticado de forma mais segura possivel.

Voltando ao exemplo da encosta da APSIA, o placar tem lá as reservas das frequencias em 40Mhz para isso mesmo, para quem está devidamente autorizado a praticar, por exemplo, automodelismo no parque do PUSIA fixar lá a sua frequencia, não vão os nossos amigos franceses estarem a fazer uma visita á encosta (com as suas frequencias em 40Mhz nos planadores) e terem uma desagradavel supresa!! Segurança nunca é demais.

De salientar que é de todo vedada a utilização de qualquer aparelho radiocontrol dentro do parque do PUSIA, tirando os casos devidamente autorizados, claro.

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4303s (PHP: 57% | SQL: 43%) | SQL queries: 173 | GZIP enabled | Debug off]