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Author |
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá a todos,
Resolvi criar um tópico para tentar perceber no meio desse conjunto de letras, qual a diferença básica entra elas. Sei que para muitos, é apenas mais uma informação banal, mas para quem está iniciando no mundo do aeromodelismo pode ser importante na altura de optar pela melhor pilha para o avião/heli.
NiCd
Pilha/acumulador de Níquel-Cadmio
NiMh
Pilha/acumulador de Níquel-Metal-Hidroduro
Lion
Pilha/acumulador de ião de lítio
Lipo
Pilha/acumulador de polímero de lítio
Para além dos elementos químicos da tabela periodica, o que está por detras desse conjunto de letras ?
Um abraço a todos,
J. Morais
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major alvega
MAJOR GENERAL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá Major,
Já agora podemos estender a questão e também tentar perceber porque optar por um motor electrico ou motor a Glow ?
Um abraço
J. Morais
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Vantagem "pilhinhas", são limpinhos, e praticos é pegar e andar e dá para voar em qualquer lado e são ecológicos (é politicamente correcto dizer isto).
Desvantagens "pilhinhas" é necessário investir bem em boas baterias, carregadores, variadores e motores potentes (se estivermos a comparar com os glow) e são frageis
Dantagens dos "fumarentos" são sujos, gordurentos, barulhentos e precisam de uma caixa para carregar com tudo o que é preciso para os por a funcionar e são poluidores (é politicamente correcto dizer isto).
Vantagens dos "fumarentos" são baratos, resistentes e parecem aviões a sério ppremitindo trabalhar com pesoa maiores.
Resumindo cada um neste momento ocupa o seu espaço. Os motores electricos substituiram as motorizações dos moto-planadores com grande eficiencia, apareceram os parkFlyers e os indoor que premitiu um maior acesso ao aeromodelismo.Os electricos tem aberto outros campos (veja-se o caso das miniaturas voadoras).
Os Térmicos são os cavalos de batalha, a força bruta com custo reduzido e com pouca tecnologia. Se compararmos ambos apenas pela facilidade de acesso (€) os termicos por enquanto ganham
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Se me permitem opinar...
Só vôo (e mal!) há 2 meses mas o meu entusiasmo vai todo para os motores a combustão (se calhar um dia vai para os eléctricos) o que não invalida que não venha a usar um motor electrico um dia qq. E fascinam-me mais porquê? Justamente porque fazem um barulho tremendo, deitam fumo e sujam! E isto é o mais parecido com a realidade... certo? Um motor a combustão dá outro gozo que os electricos nao dão. Não vou discutir vntagens de um e de outro, porque nao tenhos conhecumentos para tal! Bom, mas isto é o que eu penso e acho...
De qualquer forma, pelo meio ambiente deveria usar-se mais os eléctricos. Mas como disse e bem uma vez o Major Alvega, para irmos voar vamos de quê? Bicicleta? Ou carro? Entao... polui-se na mesma! Até quando estamos em frente à lareira estamos a poluir... Acho que não é por aí...
DD
PS: Mas um dia ainda vou curtir à brava com um motor eléctrico, espero eu!
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AGUIA-NEGRA
AIRMAN BASIC
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Caro Major MORAIS
Votos sinceros de boas festas.
Não sei se este SITE vai ajudar em alguma coisa mas como se refere a pilhas e baterias...
www.sta-eletronica.com.br/manual.htm
Um abraço e bons VOOS
AGUIA NEGRA
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stheo
MASTER SERGEANT
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Minha opnião de iniciante também....
Eu utilizo os dois, eléctricos e combustão (por enquanto só helis, e um parkflyer).
Comecei com um eléctrico.... e é um espetáculo!
Mas quando fui para um a combustão....é outra coisa!! o "barulho" dá a "ilusão" de potência!! é muito bom!
Concordo com as vantagens dos eléctricos...
Na minha opnião, para quem pode, tenha os dois!!
Estou deixando o tempo passar para comprar um trainer, este fim de semana quase me convenceram a comprar um eléctrico... mas como é para aprender acho que vou pelo mais barato
Ah, desculpe ter fugido do tópico..
Abraços,
Stheo.
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Boas.
Vantagens e desvantagens tem ambos.. Mas não troco a combustão por nada! É um sentimento complicado de passar para palavras, mas o som, o smoke, a sujeira que ele faz é fabuloso .. Já vi modelos electricos com prestações fantásticas (do meu amigo chispas) mas apesar de tudo, o meu voto é para o glow
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_________________ #782
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Amigo Aguia Negra,
Antes de tudo desejo-te um santo natal e um bom ano. Creio que o link no teu post, explica bem as diferenças em as pilhas/baterias e é um excelente fonte de consulta. Só faltava mesmo termos uma relação de custo/benefício entre elas, para que na hora da compra pudessemos ter uma perfeição noção de qual seria a melhor compra.
Muito obrigado
Um abraço
J. Morais
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Caros,
A ideia desse tópico era tentar esclarecer aos participantes mais inexperientes como eu as diferenças básicas entre as vários tipos de pilhas para que possamos escolher a melhor opção, bem como ter um maior senso crítico na hora da compra.
No entanto reparei que o rumo passou a ser uma comparativo entre motores electricos e motores a combustão, que ao meu ver é bastante enriquecedor e que sinceramente fez-me curiosidade em saber mais sobre as diferenças básicas entre eles.
Assim sendo irei criar um tópico (Electrico Vs Combustão) para abordar mais esse assunto, pois gostava de conhecer mais sobre essas diferenças para também poder conceber a minha própria opinião e melhor e aperfeiçar as minhas escolhas.
Obrigado a todos,
J. Morais
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Chispas
MAJOR GENERAL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá Chispas,
Obrigado pelo link, de facto é bastante esclarecedor.
Um abraço
J Morais
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Nando
Administrador
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Já agora que experiência e que tem com LiPo's e o frio?
A pergunta pode parecer vir do nada, mas a razão e que o ultimo fds fui um pouco mais para norte e levei o meu SS para filmar do ar.
Mas quando fui para levantar voo, quase que nem dava o debito que as baterias davam era muito abaixo do normal.
A principio pensei que era a bateria descarregada, apesar de eu saber que a tinha carregado, experimentei outro e o resultado foi o mesmo.
A única forma de aumentar o rendimento da mesmo foi deixar o motor a trabalhar durante 1 a 2 minutos +- a 1/3 e depois levantar voo. Ai sim ela aqueceu com a descarga e o rendimento da mesma voltou quase ao normal, mesmo depois de ter "perdido" estes minutos.
Não sei bem a temperatura que estava, mas lá frio estava. Alguns minutos a segurar no comando e fiquei com os dedos gelados!
Alguém já teve problemas semelhantes?
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Sempre ao dispôr.
Quanto ao tópico acerca dos Eléctrico Vs Combustão dou-te já a minha opinião.
Cada um tem a sua mas a realidade é que à excepção das Turbinas, não os DF, o eléctrico está por todo o lado e tem nichos em que só se usa eléctricos, o F3P por exemplo.
Nunca tive nada a combustão mas não dizia que não se me oferecessem um O.S. Sirius.
Por isso segue os teus gostos, eléctrico, combustão ou voo livre, a cada um o seu.
Os custos serão aqueles que tu quiseres ou puderes.
Fica bem e pede ao Pai Natal o tal avião que querias.
Cá estaremos pra ajudar no que pudermos e soubermos.
Chispas
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Chispas
MAJOR GENERAL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Viva Chispas,
Eu compreendo-te perfeitamente e concordo com quase tudo que foi dito, no entanto para alguém que é novo nesse hobby é díficil ter um gosto, quando não se conhece. Aliás, o meu gosto nessa fase está proporcionalmente ligado ao meu bolso ( ).
Eu sempre achei que não havia nenhuma vantagem em utilizar um motor a combustão. Mas depois dos comentários do major alvega, vi que pode haver uma mais valia financeira em relação ao motor electrico, por esse motivo criei o outro tópico para poder ter essas questões esclarecidas.
Um abraço
J. Morais
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Viva Nando,
Também tive um problema semelhante ao teu nesse fds. Aliás tem um tópico sobre os carregadores na qual descrevo o que aconteceu, pois pensei que o problema tenha sido por causa do carregador. Será que o frio pode tb ter influenciado ?
Um abraço
J. Morais
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Nando
Administrador
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No meu caso foi mesmo o frio.
Este fds fui voar e usei os mesmos packs e não tive qualquer problema.
Efectivamente durante o proprio voo eu fui notando o aumento do rendimento do avião. Muito provavelmente devido ao aquecimento dos packs causados pela descarga.
Tenho de arranjar umas mantas tipo F1 para os pneus!
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Chispas
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Façam como o pessoal de F5d e F5B entre outros... levar forno para o campo para aquecer bem as NiMh... depois meter com luvas o pack no avião e ver umas IB4200SHV a debitarem +150A por curtos periodos de tempo! (PS: Não levem o que acabei de escrever muito a peito! )
Já tinha lido muito recentemente sobre lipos sobre o frio. Mas não neste sentido de falta de performance devido ao frio, mas sim, meter as baterias no frigorifico/congelador para conservação...
Pensando melhor, tambem já tinha lido de pessoal dar um pequeno aquecimento ás lipos (penso que até á zona dos 30) para elas ficarem com a resistencia interna mais baixa em dias de frio, mas nada de aquecimentos de 70º como nas NiMh!
Quanto a comparações entre electricos e combustão, não falemos em custos, visto que eu desde que me meti em electricos, baixei considerávelmente os meus gastos com neste hobby. Senão vejam este exemplo:
motor kit por bobinar: ~25€, mas por este preço existem motores brushless prontinhos e porreiros
Custo de construções do meu avião pilon: ~25€
Bateria foi uns 60€ mas caso fosse para um objectivo mais "normal" teria arranjado mais barata
variador arranja-se por 50€ ou menos
Somando: 160€
A combustão: Motor .46 -» +100€
Avião ARF: +100€... mesmo construindo fica por este preço ou mais caro
Sim eu sei que são aviões Completamente diferentes... apenas estou a mostrar que um aviões electrico não é necessáriamente mais caro, antes pelo contrário, concegue-se ter soluções extremamente divertidas a muito baixo custo.
Para alem disso aviões electricos nem por sombras são mais frágeis... apenas depende da construção destes... Acho que falar em aviões em EPP e variantes fica tudo dito...
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major alvega
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_ tens razão no que afirmas mas a comparação não está à escala correcta. Eu sei que para um trainer termico pra o motor .46 posso ter um modelo de 1600cm e a pesar uns 2,5kg e gastando o valor que dizes, e para um electrico? gastas o mesmo valor para as mesmas caracteristicas? penso que assim é que devam ser feitas as comparações.
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Por isso é que falei que eram coisas diferentes... e na prática não vais comprar um trainer para termicos e metes um motor electrico. Na prática compras um treiner electrico que tem uma construção mais leve que um termico e muitas vezes é feito em materiais (espumas) bastante resistentes a impacto. Isto para não falar em em easystar's e afins... e estes trainer que eu saiba não são propriamente caros...
Motorização para electricos arranja-se com um motor outrunner chinoca bacano -» 30€, variador de ~50€ ou mais barato e baterias ~50 a 100€ dependendo do tipo e capacidade de baterias. Ou seja, motor + variador pode ficar mais barato que um motor termico, juntando a bateria, ultrapassa... o avião trainer para electrico é capaz de ser cerca do mesmo preço caso seja de grandes dimensões (parecido a um trainer termico). Mas no termico um unico bidão de combustivel custa uns 25€ ou mais (já não compro á algum tempo e não cheguei a comprar ainda com o imposto....), o primeiro bidão só em rodagem e primeiros voos com o motor gordo etc etc arde que é um instante... logo vem o 2º bidão... e já cantam 50€ em combustivel como quem não quer a coisa
Com isto não quero dizer que termico seja pior... não acho que hoje em dia se compare muito os preços visto para mim esse já não ser o factor principal de escolha entre uns e outros.
Acho que o principal motivo de escolha se prende simplesmente com gosto e a aplicação que se prende com o avião... mais uma vez, nada como um warbird como o que taz a fazer Major com um motor 4T a rujir pelo ar! ou um 3D a fazer hovering e toda a especie de acrobacias com o sistema de fumos atrás
Bons voos
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major alvega
MAJOR GENERAL
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no fundo estamos de acordo, cada um ocupa o seu espaço
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Eh pá os eléctricos é que são baratos... Se eu para ter um Raptor 50 a combustão preciso desembolsar alguns 700€ mais coisa menos coisa, posso ter um nanocóptero por 35€.... eléctricos é que é!!!
É a extrapolação a fazer um completo exagero, mas no mesmo sentido do tipo de comparação que o King fez... que não me parece muito correcta.
Eu até tenho algumas coisas elétricas e até gostava de "electrificar" um modelo maiorzinho classe 46 (o meu WOT4)... mas não custa os mesmos dois tostões que gastaria para montar um avião de 400GR com eletrónica chinoca...
Muitos e muitos bidões de glow 5% eram necessários para comprar um pack que alimentasse um 46... Se for me lembrar de um variador potente o suficiente para isso é mais outra pipa de massa, um motor que faça o mesmo que um OS 46AX em eléctrico deve custar pouco deve... Um pack destes caros de alta descarga dá para um bocadinho de vôo e uma eternidade em espera pra carregar e me obrigaria a ter pelo menos 2 ou 3 packs supercaros se quizer usufruir de um elétrico + - como um combustão...
Eh pá não me venham com tretas... com os xinos a baixar os preços como tem sido nos ultimos tempos algum dia ainda vai compensar, mas na actualidade se formos falar em custos, não há hipótese, os combustão ainda estão a uma distancia enorme dos elétricos.
Depois tem o barulho, o fumo... Nope, pilhinhas são engraçadinhas, mas o Gasolinol ainda é o melhor... ainda mais para alguem iniciar... Até tenho pena de pessoas que vão na conversa dos elétricos para iniciar.
A menos que seja um entendido e apreciador dos cálculos e chatisses electronicas, ou um tipo cheio de tempo para gastar e papel para queimar em material, não acho que vale a pena...
Ainda que pareça muito radical acho mesmo que iniciação é combustão, os bons e velhos trainers 40 e não se fala mais nisso, o resto é treta.
EH pá, alguém tem que ser o mauzinho, sorry pilhosos.
ABcs
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_________________ Bons Vôos
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afonsos
MAJOR
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Nisso da iniciação estou de acordo com o buddy Moraes.
Nada melhor para um iniciante que um trainer .40 desde que devidamente acompanhado por alguem com expriencia.
São resistente,teem um voo calmo e estavel,arranjam-se combos por preços em conta.
O resto vem depois.
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