RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesCessna Sky-182 Deluxe version HK Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6  Next  :| |:

#76:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 16:15

beemmm... esse motor é mesmo piriri Very Happy
é um belo desafio... queremos ver isso a voar obviamente.
e é provavel que aconteça antes da minha cessna Razz

eu ontem publiquei o video de teste no meu FB e lá em cima da mesa vê-se esse manual do esc. Lembro-me bem que foi com esse manual que o luigi me ajudou a programar o esc e a "bindar" o radio Smile

essa cena do trim, realmente passou-me ao lado! eu tinha o trim a meio e provavelmente devo fazê-lo com o trim todo em baixo, é isso?

hoje vou tentar de novo.
dar mais curso aos flaps
alinhar o elevador.
colocar fita no bordo da fuse e,....

e se o parafuso (inox) que hoje comprei, enroscar na porca da asa, mesmo sem o trem (q teima em não entrar, mesmo com esses truques) ainda lhe faço um maiden flight este fds, ou não!!!

#77:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 22:57

Luigi_tuga wrote (View Post): ›
lvale wrote (View Post): › Eu já tinha dado as dicas do ESC mais acima.


De qualquer modo o manual para programar o ESC está na web

http://www.skyartec.com/UploadFiles/Instruction%20manual/PDF/Equipment/ESC.pdf


Certo, não li os posts todos Embarassed

Esse motor é gigantesco, Ivale Shocked
Cuidado com as costas, olha a lesão Very Happy
loool não ves que o moço já arranjou
um empilhador pra ajudar a carregar o motor? Smile

#78:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 23:06

feliz wrote (View Post): ›
beemmm... esse motor é mesmo piriri Very Happy
é um belo desafio... queremos ver isso a voar obviamente.
e é provavel que aconteça antes da minha cessna Razz

eu ontem publiquei o video de teste no meu FB e lá em cima da mesa vê-se esse manual do esc. Lembro-me bem que foi com esse manual que o luigi me ajudou a programar o esc e a "bindar" o radio Smile

essa cena do trim, realmente passou-me ao lado! eu tinha o trim a meio e provavelmente devo fazê-lo com o trim todo em baixo, é isso?

hoje vou tentar de novo.
dar mais curso aos flaps
alinhar o elevador.
colocar fita no bordo da fuse e,....

e se o parafuso (inox) que hoje comprei, enroscar na porca da asa, mesmo sem o trem (q teima em não entrar, mesmo com esses truques) ainda lhe faço um maiden flight este fds, ou não!!!


o trim nos motores a combustão devem estar regulados
de modo a que se possa acelerar ou desacelerar um pouco o relantin, e para quando for preciso "apagar" o motor, pois ao usar o trim o carburador abre ou fecha conforme o desejado. nos rádios computurizados já podemos programar
um switch para "cortar" o motor.
nos electricos quando se indica ao variador o ponto máximo
do stick e o minimo, o trim devera estar no minimo ou no centro, é conforme o fabricante. tenho um variador que no manual indica que deve-se ter o trim do acelerador no centro. é uma questao de tentares ver o que funciona para ti

#79:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: lvale Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 23:08

e nem falando dos servos e ESC....


#80:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 23:20

onde compraste esse isqueiro tamanho XXXL? Laughing Laughing Twisted Evil

bom trabalho, mas espera aí só um pouco Ivale, tenho
ali um bom motor pra isso, já volto

#81:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 23:23

amigo Ivale acho que tens que montar um motor
à homi nisso, que tal este pequenino aqui? Twisted Evil




não te vais queixar por falta de motor de certeza kkk

#82:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Fri 10-04-2015, 23:31

boas,

pois... não consegui ensinar ao variador, o máximo e minimo do throttle :/
segui o manual, mas não consegui. nem com trim ao meio, nem em baixo, stick em cima e em baixo.
Mas meti-lhe o corte do motor num switch e pronto!

Agora o que acho estranho é, quando ligo a bateria, ouço o sinal sonoro do RX e do ESC 1 só bip.
os sinais sonoros estranhos, nunca os ouvi, a cucaracha tb não e os 3 bips das 3 celulas tb não :/

Mas tá tudo a bombar (inclusive os flaps, no outro switch - ch5)

sobre o trem:
não sei se conseguirão perceber, mas tinha um defeito no plástico que impedia o trem de entrar... mas hoje lembrei-me de espreitar com uma lanterna e:


Tive de limar aquele excesso de plastico, com uma lima das unhas e com um arame quente, lá deu um toque lá no fundo e... voilá. um grande click suou e lá encaixou, dass!

O parafuso metálico resultou... rosquei bem devagar e lá foi entrando a muito custo. estava cheio de cola! done.

No final, fiz um video teste da máquina cá em casa. Como não sei postar aqui video, fica o link da minha pagina FB, para lá irem fazer um "like" e pedir amizade se assim o entenderem, claro.

https://www.facebook.com/ricardo.dias.319247

O AXN tb levou um noite de repouso após um banho de epoxy, uns palitos e umas fitas e tal e...
no final... as minhas duas máquinas. Smile



O B R I G A D O


Ivale... isso é mesmo micro! q louco!

#83:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: lvale Post Posted in this forum: Sat 11-04-2015, 0:45

Pode ser que tenham mudado o ESC

mas era assim

video

#84:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sat 11-04-2015, 11:09

lvale wrote (View Post): ›
Pode ser que tenham mudado o ESC

mas era assim

video


que sinfonia tem o seu esc amigo Ivale Smile

#85:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Sun 12-04-2015, 13:36

epa ficaste com 2 maquinas excelentes amigo feliz Wink ja foste testar isso? Very Happy

#86:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Sun 12-04-2015, 17:25

pois... nunca ouvi tal som do meu esc.

é isso, pode ser que entretanto tenham mudado o ESC, pois isso tb é um exagero de musica.
Mas os bips das 3 celulas... continua a não fazer nada! repeti os procedimentos vezes e vezes e de maneiras diferentes, segundo videos yt e pela manual, e... não dá bips e a helice mexe sempre, no minimo!
Mas tá tudo operacional... olhem, acho que vou arriscar um voozito.

Ainda não será este fds, pois vou concluir uns trabalhitos aqui e ali.
e o AXN, tenho de reposicionar aquele pingarelho preto que segura a canopia. dps das colagens ficou um pouco deslocado.
vai levar ainda fita a reforçar o bordo da fuselagem e no nariz tambem.

Acho que durante a semana, devo pôr um no ar... ou os dois, deixa lá ver!

abraços

#87:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sun 12-04-2015, 17:54

fiquei curioso sobre isso do motor, e realmente gostava
de conseguir perceber isso e desvendar o dilema.

o ideal seria filmar o conjunto todo incluindo
as ligaçoes, ou seja receptor,bateria,esc e motor
e depois a partir daí desvendar, mas isso iria dar
trabalho visto ja estar tudo montado.

mas se esta a funcionar e nao esta a falhar siiigaaaaa

#88:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Sun 12-04-2015, 18:26

ahhh companheiros,
preciso de mais uma dica por favor.

Onde devo colocar o receptor e a antena do mesmo?

como o esc está colocado à esqª, posso colar o RX à drtª (com o tal velvro), mas a antena pode ficar lá dentro, ou devo deixá-la de fora, colada numa asa, ou de lado na fuselagem?

E acho que não falta mais nada!!!
vou tentar fazer um video e mostras-vos como tudo está montado/ligado (não se conseguirá ver a ligação do motor ao ESC, para não ter de desmontar a frente e tirar os autocolantes!)

obrigado

#89:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sun 12-04-2015, 19:37

se o rececptor só tem uma antena, deverá coloca-lo
o mais afastado possivel do ESC, e com a antena
a apontar para a cauda do avião.
esta poderá ficar dentro do avião que não haverá
problemas.

parto do principio que seja 2.4ghz. quando eram
nos 35mhz é que para evitar interferencias e conseguir
melhor sinal montava-se a antena fora do avião

#90:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Mon 13-04-2015, 15:38

boas,
sim é 2.4ghz Smile

Aqui está o famigerado ESC:




O RX irei então colocá-lo ali: (com a antena a apontar para trás)




Vamos lá ver se sai o voo inaugural esta semana!

#91:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Mon 13-04-2015, 21:27

eu acho que seria boa ideia afastar ao máximo esse receptor do ESC, já tive problemas com um receptor perto de um esc e não espatifei o avião por sorte. em relação a antena se calhar não é preciso mas eu gosto de a por sempre para fora, agora mantêm isso tudo bem fixo para a antena não se partir e acontecer alguma desgraça a maquina. há é verdade, como referiu o nosso amigo khalu num outro post, bota uma pinga de cola quente na antena junto a caixa do receptor, para evitar que se parta, é muito comum partir nesse sitio.
e bota pro ar que queremos ver isso a voar Very Happy

#92:   Author: khalu Post Posted in this forum: Tue 14-04-2015, 0:21

só mais um pequeno reparo, evita que os fios do ESC
fiquem a roçar no link do servo, e quando estiveres a montar
o RX tenta que a antena não fique muito perto ou escostado
aos links dos servos. a parte vermelha da antena é que é o mais importante por isso podes monta-la o mais alto possivel
dentro da fuselagem e longe então desses links

#93:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Tue 14-04-2015, 10:37

ok caros amigos Smile

irei montar tudo direitinho com os fios acondicionados com fita para não roçarem em lado nenhum e a antena, ficará então dentro, com um pinguito de cola quente e afastada dos links.

aquele trem dianteiro é mesmo uma armadilha. enquanto não o substituir, vai levar super cola 3 e pronto!

Esta semana ainda lhe faço o maiden flight Wink
O AXN tá pronto para voltar a voar! Very Happy

#94:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Fri 17-04-2015, 12:12

Boas,

Cá está a menina pronta para o voo inaugural.



O 1º voo foi concretizado Smile
O objectivo de chegar com ela a casa inteira, também.

Mas a coisa não foi fácil.
A descolagem deu-se algo atribulada, mas lá subiu.
Dificuldade em trimar, pois é muito dançarina! Confused
dei umas voltinhas ali pelo ar, sem conseguir grande estabilidade e pouco tempo depois tentei a aterragem.
Após a primeira tentativa (abortada) voltei a subir e começei a soar e o coração a bater forte, pois vi que a coisa ia ser dificil.
À terceira foi de vez, mas... com tanta turbolencia e instabilidade (tambem nos meus dedos) foi dificil acertar na pista estreita e aterrou fora.

O trem... acho que nem na pista aguentava e, o certo é que o trem dianteiro cedeu/rodou (como se esperava) e a cessna fez um capotanço. Embarassed
Este 1º voo está filmado (on board) e vou ver se publico em breve.

Arrisquei um 2º voo (sem video) que correu melhor, mas o trem como estava... mesmo com uma aterragem mais estável, lá cedeu novamente e... capotou.

Apesar de umas pikenas canicadas nas asas e trem solto, voltou inteira para casa.

O facto da helice/motor iniciar rotação assim que tiro o corte do motor, deve fazer com que, o throttle no máximo não extraia a potencia máxima do limitado motor que tem.
Achei-o com falta de potencia para a descolagem, muito fraquinho no ar... enfim, longe de me encher as medidas.

Agora aquele trem dasss....
tenho de desmontar a frente toda do avião para aceder ao terceiro parafuso que une as três peças deste malfadado trem!!!





Só depois de tratar disto e de ver se programo o esc/motor outra vez é que volta ao ar Confused

#95:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: lvale Post Posted in this forum: Fri 17-04-2015, 13:29

eu avisei Smile do trem

pegue num arame de aço de calibre apropriado e se fizer como o meu. com aquela dobra em v fica com alguma flexibilidade que quando aterra serve para o trem servir de mola....O cilindro da foto, serve de batente para que o arame de aço não tenha movimento vertical indesejado Smile


Há ai qualquer coisa no variador/motor, porque o tipo tem imensa potência (levanta em 2 ou 3 metros)


As folgas nos tirantes são o que causa essa instabilidade. Inicialmente ponha com expos mais altas no rádio para nos ajudar.

Para aterrar calmo, os flaps ajudam (muito), e aterra a velocidades muito baixas (quase a passo)...



#96:   Author: khalu Post Posted in this forum: Fri 17-04-2015, 16:10

bem o que interessa é que já voou
parabéns pelo maiden e por trazer o avião
inteiro pra casa.

agora é trabalho de hangar para
corrigir o que está errado e afinações.

em relação ao motor/esc,como já havia
dito antes algo não bate certo. é uma questão de
agora voce tentar encontrar onde está a falha.

#97:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Sat 18-04-2015, 22:48

Mas não ficaste contente com a maquina amigo feliz? eu acho que se corrigires esses pequenos erros vais desfrutar muito mais do voo, e se estas a sentir algumas dificuldades com este modelo só significa uma coisa, evolução Wink força com isso, calibra esse ESC e caso não o consigas fazer, acho que o melhor é arranjares outro, mete um arame novo no trem e pronto, bota pro ar Wink

#98:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: feliz Post Posted in this forum: Mon 20-04-2015, 10:32

Quando optei por RTF ou ARF foi pelo facto de não ter grandes aptidões de eletrónica, bricolage, e "jeitinho" para andar a fazer alterações e, à semelhança do modelo anterior, pretendia comprar algo pré montado e com o minimo de "trabalho de hangar" o pudesse colocar no ar.
E desde o inicio que tenho tido alguns contratempos que logo à partida não me deixaram muito satisfeito com o modelo.
E até agora não melhorou.

Se há algo de errado com o ESC não devia. embora eu continue a achar que é azelhice minha! Embarassed

Vou ver o que consigo fazer... mais net, mais videos, mais testes!

Quanto ao trem, aquilo tem dois cilindros. Um fora da fuse e outro la dentro.
Com o novo arame, elimino o cilindro de fora e colo o veio/arame ao cilindro de dentro, é isso?
Vou colar, porque aquela roscazita do cilindro permite a rotação do veio.

Entretanto tb já tenho o tubo de carbono para a asa.
Deixa lá ver quando tenho tempo para isto...

#99:  Re: Cessna Sky-182 Deluxe version HK Author: lvale Post Posted in this forum: Mon 20-04-2015, 13:34

Sai o veio todo

reutilizamos os cilindros para que o movimento vertical fique limitado, mas o trem/arame passa a ser uma peça única desde o braço que tem também o link para o servo, até à roda.

#100:   Author: khalu Post Posted in this forum: Mon 20-04-2015, 20:11

amigo Feliz agora já não há volta a dar, a não
ser deitar as mãos à obra. soluções há e com
paciência chega lá. veja as coisas assim: é uma fase de
evolução e aprendizado...
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesCessna Sky-182 Deluxe version HK Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 4 of 6


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1102s (PHP: 58% | SQL: 42%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]