RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalVoo LivreEstabilidade de voo há 100 anos

#1:  Estabilidade de voo há 100 anos Author: carbas Post Posted in this forum: Wed 11-09-2013, 21:47

Começo por aconselhar os frequentadores deste fórum a mudarem de tópico porque o que vou escrever pode não ter sentido nem utilidade nenhuma.
Nos últimos dias de Agosto, entre o Poceirão e a Base de Sintra, em poucas horas, consegui afinar um modelo da classe E36, sem problemas de maior. Em termos de relação potência /peso, apesar de elétrico, esta modalidade é em tudo semelhante à classe F1C como se praticava nas décadas de 60 e 70. Quem quiser saber o que é F1C e E36 faça o favor de ir ao “site” da FAI ou ao da “National Free Flight Society”. A diferença é que, naquela época, um motomodelo de F1C demorava muitas horas a afinar, com alguma lenha pelo caminho!
Ao longo dos anos fui aprendendo alguma coisa, geralmente à custa de literatura estrangeira pois, como sabem, o Voo Livre não é praticado por cá.
Dois aspetos foram salientes: o primeiro foi a influência do “Wash” do hélice. Ou seja, do cilindro de escoamento helicoidal que o hélice provoca devido à sua rotação. Num modelo destes, em que a asa repousa em cima de uma cabana, o efeito é baixar a asa direita fazendo-o rodar para a direita. O efeito de torção do hélice, que faz precisamente o contrário, nem se faz sentir. O motor teve de levar 2 graus para a esquerda e o chamado efeito giroscópico nem sequer se notou. E o modelo ficou a trepar à direita descrevendo uma hélice com duas ou três voltas completas. Lindo!
O outro aspeto tem a ver com as forças e momentos e o tempo ou instante em que atuam. É que nem tudo é simultâneo. Por exemplo, no caso já referido do E36, no instante do lançamento ou largado do modelo, as forças atuantes são a gravidade, a tração do grupo propulsor e um momento para a esquerda provocado pelos 2 graus de “side thrust”. Se não houver velocidade não há esforços ou compensações aerodinâmicas e o modelo vai, geralmente, para o solo, espalhando os bocados num raio de 20 ou 30 metros! É preciso lançá-lo com uma velocidade suficiente para que haja sustentação e os “Wash in” e Wash out” das asas trabalhem e proporcionem a estabilidade necessária.
Este segundo aspeto foi muitas vezes descurado quando se lançavam planadores RC com uma fisga. No instante inicial as forças eram a gravidade e a tensão do elástico/cabo e sem um impulso para a frente o planador vinha direitinho ao chão.
Saindo do Aeromodelismo, este assunto é pertinente no lançamento de foguetes e mísseis. A alemã V1 precisava de uma plataforma para, à saída desta, já ter velocidade para dar sustentação e controlo aerodinâmico. A V2 usava defletores de carbono à saída do cone difusor para a estabilidade inicial. Depois as empenagens, já com escoamento de ar, tratavam da estabilidade. E hoje, os foguetes que transportam satélites e naves, estabilizam só à custa dos movimentos do cone ou cones difusores. Este problema da estabilidade sem velocidade é conhecido na respetiva área por pêndulo invertido. Lembram-se quando equilibrávamos uma vassoura na mão à custa dos movimentos horizontais desta? E não era preciso licença desportiva nem atestado médico!!

#2:  Re: Estabilidade Author: carbas Post Posted in this forum: Wed 11-09-2013, 21:51

Lamento, mas o título do post anterior não foi bem conseguido. O que se trata é de estabilidade mas, de há 100 anos até aos nossos dias...
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalVoo LivreEstabilidade de voo há 100 anos


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0476s (PHP: 52% | SQL: 48%) | SQL queries: 41 | GZIP enabled | Debug off]