RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesA aventura Começa

#1:  A aventura Começa Author: Helldog Post Posted in this forum: Mon 15-04-2013, 14:57

Boas.
Depois de apresentaçoes feitas aqui vai o meu primeiro topico.
Nao tenho experiencia nenhuma em aeromodelismo, tenho alguma com carros tt 1/8 combustao mas nao em avioes. Nem tenho ideia de como dirigir um aviao. O meu interesse em aeromodelismo é pelo facto de que é uma area que sempre tive interesse, mas que por falta de dinheiro e disponibilidade nunca tentei. De momento tenho algum tempo (mas continuo sem dinheiro) e uma fresadora cnc, como antigamente ( e ainda actualmente) grande parte dos avioes eram construidos em balsa decide construir um aviao.
Sei que para começar devia comprar um ja pronto a voar em esferovite, sem trem de aterragem e com motor atras. Mas eu sou um daqueles que gosta de saber como sao feitas as coisas, como elas funcionam e se possivel construi-las, sei que no final ficara mais caro, mas é isto que me da pica.
Ora entao, escolhi um modelo trainer e de asa alta, um Ugly Stick. A planta que estou a usar é a que aqui anexo. Agora estou a alterar o desenho e a redimensionar para corta-lo na cnc. E para alem de que vou usar contraplacado na estrutura do esqueleto que é um material mais pesado que a balsa, tenho que ver onde posso tirar algum material para torna-lo mais leve mas sem comprometer a rigidez do modelo. Acho que este fim de semana ja devo ter a asa pronto (e depois coloco as imagens), a electronica, radio, servos, motor ESC, ainda nao decidi nada, quando vir que realmente vai sair um aviao e souber o peso final, entao passo para ai. O aviao vai ser electrico.
Toda a ajuda e comentarios sao bem vindos.

PS: como faço para adicionar um ficheiro ?

#2:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Mon 15-04-2013, 21:59

boas, desde ja boa sorte com o novo modelo, se nunca pilotou um aviao entao o meu conselho é arranjar um simulador e treinar antes de passar para o modelo. quanto a adicionar ficheiros, bem nao sei bem que tipo de ficheiro que fala mas fotos coloco pelo
imageshack e é so copiar os codigos para forum.

abraços e venham dai as fotos dessa construçao.

#3:  Re: A aventura Começa Author: Helldog Post Posted in this forum: Mon 15-04-2013, 22:51

Obrigado. O desenho origanal é do Phil Kraft mas este está desenhado para uma folha A0 e está em DXF ou DWG não consigo mete-lo no imageshack.
Já pensei no simulador e acho que será um dos primeiros artigos onde vou gastar dinheiro, mas nem sei qual e que radio utilizar. Será que podem-me aconselhar algum (mesmo sendo do ebay) ?

Estou neste momento a trabalhar no desenho da asa.

Obrigado.

#4:  Re: A aventura Começa Author: Helldog Post Posted in this forum: Thu 18-04-2013, 11:51

Uma actualizacao.
Ja tenho a estrutura da asa cortada, em principio hoje a noite ou amanha se o desenho tiver correcto vou monta-la. No fim de semana coloco algumas fotos.
Andei a dar uma vista de olhos pelo forum e parece que ha 3 simuladores o real flight o aerofly e o pheonix, ainda nao percebi qual o melhor.
Alguem me ajuda ?
Estive a ver um na hobbyking de 6 canais http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20951__Hobbyking_6CH_RC_Flight_Simulator_System_Mode_2_.html
Alguem tem ou experimentou este comando e simulador ?
Obrigado.

#5:  Re: A aventura Começa Author: rookie Post Posted in this forum: Thu 18-04-2013, 12:23

Acho interessante pensar em comprar um simulador 10 vezes mais caro que o radio para "aprender a voar".
Existe, à borla, na net um simulador FMS que é mais do que o suficiente para "ficar lateralizado" (habituado aos movimentos dos modelos no ar).
Posso ser da velha escola, mas não há nada como aprender a voar com o modelo e com a ajuda de alguém.
Quanto ao rádio, se funcionar sem problemas, é bom; claro que há melhores.

#6:   Author: Helldog Post Posted in this forum: Thu 18-04-2013, 13:36

rookie wrote (View Post): ›
Acho interessante pensar em comprar um simulador 10 vezes mais caro que o radio para "aprender a voar".
Existe, à borla, na net um simulador FMS que é mais do que o suficiente para "ficar lateralizado" (habituado aos movimentos dos modelos no ar).
Posso ser da velha escola, mas não há nada como aprender a voar com o modelo e com a ajuda de alguém.
Quanto ao rádio, se funcionar sem problemas, é bom; claro que há melhores.


Nao entendo.
Este é um simulador FMS com um radio so para ele (nao é mais do que um joypad ou joystick ) e com portes e alfandega nao deve ir muito alem dos 20 euros.
Como disse no principio ainda nao tenho equpamento nenhum, como tal ainda nem sei que radio vou comprar.

#7:  Re: A aventura Começa Author: craposo Post Posted in this forum: Thu 18-04-2013, 14:23

Boa tarde.
Eu quando me iniciei, á cerca de 2 meses comprei um kit completo com avião rádio e cabo usb simulador, foi o melhor que fiz, passei umas horas no simulador e quando fui para o campo, com um colega a meu lado a ajudar fiz os primeiros voos e correu bem, e o facto de usar o mesmo rádio para o simulador e para voar acho que também ajudou.
Não sei se gastar dinheiro num comando só para o simulador será o melhor. Em relação ao simulador eu usei o Fms e apesar da apresentação gráfica não ser a melhor tem sempre a possibilidade de acrescentar modelos e "sentir" como se comportam, para mim foi de grande ajuda.
Abraço e bons voos.

#8:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Thu 18-04-2013, 22:59

boas helldog mandei-lhe PM, para o que quer pode ajudar

#9:  Re: A aventura Começa Author: Helldog Post Posted in this forum: Sun 21-04-2013, 0:47

Como prometido aqui vai algumas fotos, ainda falta acabar, ma já dá para ver como fica. Depois da estrutura da asa vou cobrir a frente e a traseira da asa com balsa de 2mm e colar as cap strips.

http://imageshack.us/g/7/asa1o.jpg/

#10:  Re: A aventura Começa Author: Helldog Post Posted in this forum: Sun 21-04-2013, 0:47

Como prometido aqui vai algumas fotos, ainda falta acabar, ma já dá para ver como fica. Depois da estrutura da asa vou cobrir a frente e a traseira da asa com balsa de 2mm e colar as cap strips.

http://imageshack.us/g/7/asa1o.jpg/

#11:  Re: A aventura Começa Author: rookie Post Posted in this forum: Sun 21-04-2013, 11:36

Está ótimo.
Eu sou de Aveiro e continuo a construir em balsa. Se precisar de ajuda ou de trocar impressões, diga.
Paulo Lebre

#12:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Mon 22-04-2013, 18:26

acompanhando o projecto
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesA aventura Começa


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0778s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 91 | GZIP enabled | Debug off]