lvale wrote (
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LoL
Os 45 anos não são desculpa, porque ai eu ganho
O principio de funcionamento destes "bichos" é relativamente simples.
O rotor principal em principio roda a velocidade constante. O prato ciclico é que depois controla todos os outros movimentos, excepto a rotação que é feita pelo rotor de cauda.
Assim devemos programar a curva de throttle de modo a que a rotação máxima do motor seja atingida muito rápidamente, preferencialmente antes do heli levantar do chão.
Subir e descer o prato ciclico para imprimir o mesmo angulo às pás e é "puxado" para a direita ou esquerda para dar mais ou menos angulo a um dos lados e assim inclinar longitudinalmente o heli para um lado ou outro, Para a frente e para trás é uma combinação destes movimentos, mas o principio mantem-se. O lado do prato ciclico que baixa é para onde é feito o movimento.
As pás estarem a zero graus implicam em principio que a gravidade manda o heli para o chão, por isso existe um ponto de equilibrio em que as pás têem um ligeiro angulo positivo que significa que o heli paira (hover) estático no ar (teóricamente claro). Ao principio devemos limitar (pode ser electronicamente no radio com os end points) o angulo máximo que as pás fazem. Se fizerem muito angulo positivo ele sai disparado pelo ar e muito angulo negativo é a morte do artista pois vem tão depressa para o chão que assusta.......O normal é haver mais ângulo positivo que negativo.
Depois no rádio há que variar as Expo, que fazem com que o movimento dos sticks não seja proporcional ao curso dos servos, ou seja para movimentos pequenos dos sticks os servos quase não mexem e evitam assim que o nervosismo nos sticks não se transmita 1 pra 1 ao heli.
Como se depreende do que escrevi acima, quando ligamos a bateria é normal que o prato ciclico se mexa até que as pás estejam no ângulo negativo máximo (que deve ser pequeno). Se tiver o interruptor de corte do motor no rádio desligado se mexer no stick de comando do ciclico e no stick de throttle vai verificar os movimentos.
Quanto às giros e rotores de cauda a minha experiencia é com Flybarless mas depois de acertar os comprimentos e os angulos do servo de cauda, no neutro tem que ter um pouco de angulo para contrariar o torque do rotor principal. Os ganhos da giro devem ser regulados conforme o manual e depois lentamente acertar conforme as reacções do heli.
Os videos que referi do Finless Bob são os que referi antes do site do Helifreaks.
qlqr coisa
cptos
Luis
PS: Estou certo que mandei uma quantidade de bacoradas acima, mas os pros dos helis podem fácilmente corrigir.....