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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosHK Cessna 182

#1:  HK Cessna 182 Author: lvale Post Posted in this forum: Fri 07-12-2012, 20:15

Olá

Enquanto a montagem do meu heli 450 vai prosseguindo devagar, deu-me uma vontade irresistivel de experimentar o estabilizador da HobbyKing que tinha aqui e comprei um HK 182 Deluxe- é um Skyartec 182 -no armazem da Holanda que ficou a um preço catita e chegou em menos de 3 dias.....

Já estive a olhar para o bichinho e está bastante melhor em termos de qualidade do que os reports que vi pela web, pelo que depois da curta montagem que necessita vai para o ar.

Alguém que já se tenha cruzado com este modelo que tenha dicas de construção? Estive a olhar para a asa e tem lá uma ranhura mesmo a pedir para ser "preenchida" por uma vareta de carbono, mas só tenho de 1mm para aquele tamanho. Vale a pena po-la mesmo sendo de 1mm?

Vou por as "dobradiças" a fazer "ginastica" para ficarem mais leves e cortar alguns dos autocolantes que impedem um movimento mais solto.

Nos flaps, a minha ideia é de usar um dos potenciometros a regularem o angulo que fazem com um override para neutro ou maximo de deflecção por um dos interruptores. Estou a pensar mal? O radio é um 9x flashado e permite estas brincadeiras

Qualquer input é bem vindo

obg


#2:  Re: HK Cessna 182 Author: lvale Post Posted in this forum: Thu 13-12-2012, 16:41

Olá

duvida de caloiro

este avião tem os controles das diferentes superficies com este tipo de "horns"



tendo em consideração que no emissor posso regular endpoints e velocidade de movimento dos servos que controlam as superficies de controle, devo ajustar na parte mecanica nos furos que proporcionam maior amplitude (os furos inferiores) e depois ajustar no radio ou ir para os furos que mecanicamente dao menor velocidade de reacção e menos amplitude (os furos de cima).

O radio tem o firmware Open9x

obrigado pelas dicas

luis

#3:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 22-12-2012, 17:44

Boas,

Como esse tipo de modelo não precisa de grandes batimentos logo não precisa de por mesmo nos últimos furos, porque isso também vai gerar um esforço maior nos servos sem haver necessidade. No 2º furo já deve chegar bem... depois é ajustar os endpoints no radio.

Boas Festas,
Gonçalo

#4:  Re: HK Cessna 182 Author: lvale Post Posted in this forum: Fri 28-12-2012, 17:13

Obrigado pela dica

Já refiz a montagem do que vinha de origem, embora reconheça que há espaço para melhorias, especialmente nas dobradiças dos flaps e ailerons que vêem de origem com fita reforçada, mas o que me chateia mais é nuns links de plastico que passam os movimentos das varetas dos servos para os ailerons pois teem muita folga. Aminha ideia inicial é refazer a asa e colocar um servo em cada asa, pois não descobri método alternativo ao que vem de origem.

Image 1525

Image 1521

Image 1522

Quanto aos flaps, penso que este batimento seja suficiente (pelo menos no voo inicial que já fiz pareceu-me) apesar do mecanismo de accionamento que me permite po-los tambem como spoilers...mas limitei no radio.

Image 1523

Image 1524

De resto ficou em movimento assim (ah. e tem o estabilizador da hobbyking ligado, mas em estatico não tem influencia)



Ver no Youtube


quaisquer dicas são bem vindas

#5:  Re: HK Cessna 182 Author: oliveira Post Posted in this forum: Fri 28-12-2012, 22:41

Têns os ailerons com o movimento errado! Shocked
Quando moves o stick para a direita, o ailerons direito (visto de trás do modelo) tem de subir. Cool

Os movimentos das outras superficies moveis, não consegui ver no filme. Smile

Mas é assim:
Stick da deriva para a direita, movimento da deriva para a direita.
Stick da perfundidade para ti (puxar), movimento da perfundidade para cima.
Stick do motor para a frente (empurrar), máxima aceleração.

Espero ter ajudado a não fazeres lenha! Laughing

#6:  Re: HK Cessna 182 Author: lvale Post Posted in this forum: Fri 28-12-2012, 23:25

oliveira wrote (View Post): › Têns os ailerons com o movimento errado! Shocked
Quando moves o stick para a direita, o ailerons direito (visto de trás do modelo) tem de subir. Cool

Os movimentos das outras superficies moveis, não consegui ver no filme. Smile

Mas é assim:
Stick da deriva para a direita, movimento da deriva para a direita.
Stick da perfundidade para ti (puxar), movimento da perfundidade para cima.
Stick do motor para a frente (empurrar), máxima aceleração.

Espero ter ajudado a não fazeres lenha! Laughing


Tem toda a razão. Tinha estado a mexer no rádio e no estabilizador, e tinha os comandos do aileron trocados para verificar se o estabilizador estava a "corrigir" e não a "aumentar" o desvio.

Quanto aos batimentos ele em voo fica muito dócil (mesmo com o estabilizador desligado) mas agora está um pouco "pesado" com baterias de 2200mAh que lhe dão mais autonomia que o piloto "atura", mas já encomendei umas 1300mAh que lhe dão cerca de 20 minutos de autonomia (pelo que tenho lido).

A razão de ter estado a mexer no rádio, foi porque tinha uma mistura metida quando ligava os flaps a mistura metia um pouco de profundidade, mas com o estabilizador ligado essa mistura mostrava-se contraproducente, pois como os flaps não passam pelo estabilizador, este quando sentia os efeitos dos flaps metia metia profundidade, e eu compensava e o avião parecia um io-io no eixo longitudinal.

Este se der lenha é da que arde rapidinho

Vou ver se faço um video onde se vejam os movimentos todos e a compensação do estabilizador em funcionamento.

obrigado
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