RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalCameras, Electrónica Emissão e Recepção, Modulos OSD/GPS e Edição VideoNovo Open LRS 433MHz da Hobbyking Goto page Previous  1, 2, 3  :| |:

#51:   Author: rgon Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 19:55

Mau, assim já é o 2º com pessimos resultados. Quanto chegar a casa vou testar o meu com o codigo de origem.

#52:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: marcospratas Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 20:57

Nando, viste o código que vem de origem com o tx?

#53:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 21:38

O Atmega nao esta bloqueado e eu fiz um dump do codigo mas nao consegui ainda determinar a versao exacta a que corresponde o openLRS.

Na parte do TX existe a opcao de seleccionar ao ligar a potencia de emissao, ficando a pressionar no botao.
Mas por exemplo e suposto depois de selecionado ele dar um apito longo a confirmar a seleccao mas quando testei nao aconteceu nada.

No topico do RCG sobre este kit alguns referiram problemas semelhantes e que no final era o RFM22B mal soldado. O meu parece estar todo bem soldado mas tb nao perco nada em dar-lhe um calor e refazer todos os pontos.

Uma a coisa a ter atencao e que ele so trabalha a 3.3V ate o ICSP. O Atmega nao tem problema mas o RFM22B a voltagem maxima e de 3.8v.

#54:   Author: rgon Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 21:58

Em vez de um FTDI de 3.3v será que dá para programar utilizando com um de 5V alimentando através da entrada dos servos?

#55:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 22:10

Sim da, desde que "cortes" a alimentacao dos 5v.
Por exemplo com o USBASP penso que ele tem um jumper que ao remover nao fornece alimentacao.

Depois fazes como disseste, alimentas- com um ESC normalmente nos pins dos servos.
Para o module TX, o que fiz foi remover a tampa e encaixar no local e ligar o cabo ICSP. Ele recebe a alimentacao como de normal pelo radio.

#56:   Author: rgon Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 22:20

A minha ideia é aproveitar os 5v do FTDI para não andar a ligar dispositivos adicionais.

#57:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 03-01-2013, 23:13

Ah ok.. nao percebi... :S
Nao vai dar porque a comunicacao RX/TX vai continuar a ser a mesma feita com 5V.
So usando um LLC: https://www.sparkfun.com/products/8745

#58:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Mlbraga82 Post Posted in this forum: Wed 16-01-2013, 22:28



Last edited by Mlbraga82 on Thu 17-01-2013, 0:14; edited 1 time in total

#59:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Mlbraga82 Post Posted in this forum: Wed 16-01-2013, 22:49

Boa noite a todos!

Recentemente fiz a compra de dois RX e estou aguardando chegar. Enquanto isso estou lendo e estudando bastante sobre o assunto.
Gostaria de perguntar aos mais experientes no assunto: É possível programar os módulos usando o Arduino como ISP? Eu costumo fazer isso com os ATMEGA standalone mas eles são alimentados com 5V e acredito que os sinais RX/TX do arduino também estão em 5V.
Com isso eu tenho realmente que usar um conversor LLC?

Um abraço a todos!

Marcos Braga

#60:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 17-01-2013, 0:57

Exacto, da para programar por ISP usando a ultimas versoes do IDE Arduino.
Mas o programador tem de ser de 3.3V, ou entao permitir desligar a alimentacao.

O que fiz no meu foi desligar a alimentacao do programador e alimentei com um um ESC.

O LLC era no caso de usar um FTDI de 5v.

#61:   Author: Mlbraga82 Post Posted in this forum: Thu 17-01-2013, 1:04

Nando wrote (View Post): › Exacto, da para programar por ISP usando a ultimas versoes do IDE Arduino.
Mas o programador tem de ser de 3.3V, ou entao permitir desligar a alimentacao.

O que fiz no meu foi desligar a alimentacao do programador e alimentei com um um ESC no caso do RX e encaixando directo no radio no caso do TX.

O LLC era no caso de usar um FTDI de 5v.


Ok, obrigado amigo!
Eu pensei em programar usando o Arduino (tanto a placa físcia como o Arduino IDE) como programador ISP e alimentar com o próprio pino 3.3V do Arduino. Mas acredito que os pinos usados para programação são de nível 5V. Caso sejam haverá algum problema?

#62:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 17-01-2013, 1:29

Em principio nao tem problema. Mas so vendo as ligacoes.
O problema nao e o ATMega mas sim o RFM22 que so suporta ate 3.6v. Nao convem que receba os 5v em nenhuma das portas.

#63:   Author: Mlbraga82 Post Posted in this forum: Thu 17-01-2013, 1:47

Ok, então vou ver as ligações e o esquema do OpenLRS para ver se não danifica o RFM22. Obrigado!

Marcos Braga

#64:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Mlbraga82 Post Posted in this forum: Fri 18-01-2013, 0:52

Boa noite pessoal!

Analisando o diagrama eu vi que, dos pinos do SPI, somente o RESET está ligado de alguma forma ao RFM22 através de um resistor de 10k. Teria algum problema colocar o RESET em nível de 5V? Haverá algum dano ao RFM22?

Um abraço!


#65:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 29-01-2013, 1:19

Andava com problemas de alcance no meu kit, decidi mandar vir um segundo RX para testar e com o novo ja tinha um alcance igual ao das minhas placas.

Entretanto decidi dar uma vista de olhos no RX que nao estava bom e tive uma bela surpresa.

A ver se descobrem a diferenca. Smile


#66:   Author: rgon Post Posted in this forum: Tue 29-01-2013, 3:02

Tenho andado a fazer alguns testes de alcance com o LRS.

O primeiro teste foi uma grande desilusao, junto de um vtx de 1.2 de 700mW não fez 100m.

Já no teste com video em 5.8 fiquei surpreendido com os 2 sistemas.

Nota-se bem a perda de pacotes e por vezes a ausencia de sinal mas a 8.7Km com as antenas de origem nao me parece nada mau.

Ver no Youtube

#67:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: CrocuS Post Posted in this forum: Tue 29-01-2013, 3:37

Próximo teste será com antenas novas Smile

#68:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: ct1ece Post Posted in this forum: Tue 29-01-2013, 20:54

Nando wrote (View Post): › Andava com problemas de alcance no meu kit, decidi mandar vir um segundo RX para testar e com o novo ja tinha um alcance igual ao das minhas placas.

Entretanto decidi dar uma vista de olhos no RX que nao estava bom e tive uma bela surpresa.

A ver se descobrem a diferenca. Smile




Mas assim deveria funcionar melhor! Tem mais solda... Smile

#69:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 29-01-2013, 22:27

ct1ece wrote (View Post): ›
Nando wrote (View Post): › Andava com problemas de alcance no meu kit, decidi mandar vir um segundo RX para testar e com o novo ja tinha um alcance igual ao das minhas placas.

Entretanto decidi dar uma vista de olhos no RX que nao estava bom e tive uma bela surpresa.

A ver se descobrem a diferenca. Smile




Mas assim deveria funcionar melhor! Tem mais solda... Smile


Laughing Laughing
Devia ser para compensar os outros sitios onde nao a meteram.

#70:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: zordlyon Post Posted in this forum: Sun 17-03-2013, 2:48

Nando wrote (View Post): › Andava com problemas de alcance no meu kit, decidi mandar vir um segundo RX para testar e com o novo ja tinha um alcance igual ao das minhas placas.

Entretanto decidi dar uma vista de olhos no RX que nao estava bom e tive uma bela surpresa.

A ver se descobrem a diferenca. Smile



Falta um condensador no canto esquerdo superior ne? Very Happy

Cumps,
André.

#71:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 17-03-2013, 10:56

Nao esta em falta, ele esta la.
Esta e por debaixo de uma bola de solda. Smile

Tinha uma bola de solda que deixaram caiar ali e que estava a ligar esse e os outros dois components.
Com cuidado e com malha consegui remover a soldar sem danificar nada.

#72:   Author: zordlyon Post Posted in this forum: Sun 17-03-2013, 12:26

Nando wrote (View Post): › Nao esta em falta, ele esta la.
Esta e por debaixo de uma bola de solda. Smile

Tinha uma bola de solda que deixaram caiar ali e que estava a ligar esse e os outros dois components.
Com cuidado e com malha consegui remover a soldar sem danificar nada.


Eheh porreiro, não queimou nada então enquanto esteve em contacto? isso é que interessa... Smile

#73:  Re: Novo Open LRS 433MHz da Hobbyking Author: Xtrem Post Posted in this forum: Tue 03-06-2014, 14:59

Boas,

Embora tenha outro LRS e estou satisfeito, por brincadeira encomendei um conjunto da hobbyking de 1W. Sei que a potencia anunciada é na realidade metade do que realmente oferece.

Também sei que há forma de aumentar e até criar duas potencias com um interruptor de duas posições.

Alguém aqui já testou? Onde posso encontrar informação detalhada da modificação.? O que encontro é tudo muito pouco detalhado

Obg
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalCameras, Electrónica Emissão e Recepção, Modulos OSD/GPS e Edição VideoNovo Open LRS 433MHz da Hobbyking Goto page Previous  1, 2, 3  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 3 of 3


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.129s (PHP: 49% | SQL: 51%) | SQL queries: 146 | GZIP enabled | Debug off]