#20: Re: Renascer das cinzas ( ou dos cavacos ) Caprise Zn-Line Author: Moraes,
Posted in this forum: Fri 30-09-2005, 22:07
Ai que era bom, ainda falta tanto pra tar pronto... mas qualquer dia desses isso voa, vou ver se dá no próximo fim de semana, tudo depende de como correr a reconstrução nesse fim de semana, e estou meio preguiçoso, tou mais é com vontade de pegar no meu Wot4 e no formosa e ir pra Siderurgia voar até enjoar, tipo descolar e voar até acabar o metanol e depois encher de novo, só parar pra conversar um pouquinho com os amigos... Mas a tentação de "pegar n o trabalho" amanhã é grande, e só assim talvez ficasse pronto pra próxima semana.
Podes Crer em relação ao quem te viu quem te vê, tenho mesmo esse sentimento, e em relação ao Sr. Eduardo também, já pedí hoje a minha mãezinha pra fazer um bolo pro Sr. Eduardo, já fui lhe instalar Net da boa em casa, e carrego aquele homem às costas se for preciso, tão porreiro ele é ( nem me levou dinheiro senão os materiais ).
Continuando;
Montar o motor, já tinha preparado algumas coisas antes, tenho uma placa em contraplacado do bom ( Thank's João ) onde montei umas borrachas das torneiras ( na minha terra chamam-se carrapetas ) que servem de sinobloco e absorvem as vibrações, Coloquei um filtro de ar que comprei à Inglaterra e um bom filtro de combustível que comprei em solo Luso, Como o colector de escape não trazia junta, nem o motor, depois de muito procurar encontrei uma loja de auto-parts que tinha papel de junta a vender a metro, não foi tão difícil arranjar o papel, foi difícil arranjar papel de junte de escape ( de amianto ) assim ao metro, risquei aquilo e cortei com um x-acto, uma varetinha a prolongar a agulha dos máximos e a última coisa foi montar as mangueiras de combustível, como aquilo tem bomba, as mangueiras têm que vedar muito, muito bem senão faz bolhas de ar e deixa de "puxar" ( aconteceu na rodagem do motor ) e eu estava a pensar comprar uma "pinças" pequenitas, tipo umas molas que se coloca nas mangueiras pra apertar a não fazer entradas de ar, mas o que me ensinou o Sr. Daniel Costa ( Árbitro F3A ) foi colocar um pedacinho de mangueira por fora das mangueiras a servir de "abraçadeira" e foi assim que eu fiz.
o motor em cima do sítio, a medir espaços;
No sítio;
Com hélice e Spinner ( grandalhão o Spinner, 82mm );
Com o Pipe colocado;
Já com a área das mangueiras coberta pra não entrar gorduras e gases pra área da eletrónica depois de colocada a asa;
Altura de revestir as áreas onde "pousa" a asa com uma fita de espuma de cauchu que eu comprei especialmente para o fim, na honolável loja do Chinês.
Descer pra experimentar montar a asa e ver se a coisa cabia no sítio, reparem que tenho uns parafusões de aluminio que fez o Sr. Ferreira, o Tí Ferreira ( me deu estes parafusos o Moreira );
Tive que voltar a cortar a tampa inferior poruqe aquilo não fechava bem, voltei pra cima com o Dremel e acertei aquilo, e voltei a "fechar" o vião zinho;
Acertar os Linkzinhos à frente e depois atrás;
Com as pernas pra cima;
Finalmente com os próprios pés no chão, ele já devia estar saudoso disso, e mais ainda estará saudoso de beijar os céus;
Agora ajustei pela primeira vez os batimentos, reverses, dualrates e exponenciais e todas as tretas da programação do rádio;
E mais uma vez posei pra fotografia
E antes que perguntem ainda faltam coisas, esquecí de instalar o acesso remotor à vela, ainda tenho que pedir ajudar ao Sr. Rui Ferreira porque não tenho umas pecinhas que entram na traseira para afinar e fixar a incidência do estabilizador horizontal, Ainda falta verificar o CG ( e rezar para que esteja no Sítio, senão vai ser muito complicado, não quero meter peso nenhum ) e ainda faltarão algumas outras coisas de certeza, depois é uma revisão completa ( um monstro desse não vai pro ar sem ter tudo revisto novamente, um descuido, um parafusinho mal apertado... ) e depois falta entregar o rádio para o meu mestre João Santos Silva, que vai ter a missão de voltar a colocar o velho Caprise no ar depois de ter visto de perto a "face da morte" e depois de mais de um ano de estaleiro...
Assim já está na situação actual, aliás a mais actual é essa, no Hangar, rodeado de piquenos por todos os lados );
Abraços a todos que tiveram paciência de ler até aqui, ainda vou voltar a postar mais alguns avanços...
Moraes
|