RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalCameras, Electrónica Emissão e Recepção, Modulos OSD/GPS e Edição VideoContrução da minha GroundStation Goto page 1, 2  Next  :| |:

#1:  Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Thu 12-04-2012, 13:25

Farto de andar com 1001 caixotes atrás e demorar séculos a ligar os cabos todos antes de cada voo, decidi começar a construir uma mala para facilitar esse processo.

Neste momento ainda está numa fase inicial, mas já deu para notar que torna todo o processo bem mais rápido e mais imune a falhas nas ligações e configurações.

Visão geral da primeira fase.


Neste momento tenho a funcionar a saída rj45 que vais para os óculos,num só cabo levo o áudio, vídeo e 12v
Ainda falta colocar as saídas de alimentação uma para 12v e outra para 5v para o Gravador e fazer as ligações para as outras duas saídas AV


Coloquei este mecanismo de forma a poder inclinar a tampa em dois ângulos diferentes sem a tampa fechar, que depois podem ser ajustados no tripé para ângulos intermédios.


Aqui fica a confusão das ligações que ficam escondidas, pode-se ver o diversor de video.


Num RX leva a skew planar


Na tampa leva a patch de 8db que vai ligar ao outro RX


No fds passado testei esta configuração e até um raio de 2km não tive uma única falha de vídeo, não deu pra afastar muito mais, pois o FunCub não tem grande autonomia:-)

#2:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Bemj Post Posted in this forum: Thu 12-04-2012, 14:34

Brutal, obrigado pela partilha!

#3:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 12-04-2012, 16:10

Smile
Motivado pelos diversos exemplos que tem comecado a aparecer aqui no forum, tambem comecei a fazer o mesmo.

Afirmo o mesmo, actualmente passo mais tempo no campo a ligar fios, baterias, por antenas, etc.. do que quase a voar.
Sem contar com o stress que e ter de verificar tudo 2 ou 3x para ver se nao fiz algum error.

#4:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Ricardo Post Posted in this forum: Thu 12-04-2012, 17:38

Também já tenho uma e dá muito jeito!

#5:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 16:38

Mais algumas fotos das alterações que implementei ontem.

Aqui o backoffice, onde terminei as ligações de vídeo e áudio para as duas saídas e os dois conectores de energia, uma com 5v controlado por um bec e outro com 12v.


Visão geral do painel completo.


Pormenor dos conectores.


Aqui vê-se o gravador de 22€ ligado.

#6:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: jotaluz Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 16:49

boas marcio_coragem

Boa GroundStation Very Happy Tenho que subir umas fotos da minha

Tenho ai umas duvidas com gravador de 22€(ando de volta do outro de Avirtual mas não o encontro)
esse gravador tem de levar um disco ou funciona com um SD ?
a quanto alimentas o gravador a 5V e a 12V para o disco?

e por ultimo de Belas estamos pertinho Very Happy (isto já por PM) Very Happy

#7:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 17:10

O gravador é este.
http://www.pixmania.com/pt/pt/9586337/art/i-joy/carcasa-multimedia-grabad.html

Penso que só grava com disco, eu como tinha aqui um disco velho de portátil de 60Gb IDE aproveitei, faz uma média de 60minutos por Giga o que me dá mais de 50h de video, mais que suficiente:-)

A qualidade de gravação é muito boa, ainda para mais comparando com o que encontra por ebays e afins.

Se és de perto temos de combinar uns voos, pois conheço poucos sítios aqui na zona, normalmente só voo no Alentejo.

#8:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Xtrem Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 17:49

Muito porreira. Gostava de ver era a imagem desse gravador... Podes por um link? Eu por agora estou (estava pois avariou) a usar o da foxtec...

#9:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 18:10

Este fim de semana vou tentar gravar um voo se o tempo deixar.
Podes ver este que foi feito utilizando este gravador.

Ver no Vimeo

#10:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Xtrem Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 23:28

Nada mal para um gravador de €22

Obg pela dica.

Porreiro era abrir um tópico só para Ground Station´s e assim compilar as boas ideias e acessórios para estas.

#11:   Author: rgon Post Posted in this forum: Fri 13-04-2012, 23:38

Está aberto, penso que o Márcio não se importa Wink

#12:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: jotaluz Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 0:18

Márcio referente ao gravador alimentas a 12V ?

podes fazer ai um teste sff a ver se isso grava directamente na SD sff?

segundo as especificações tem SD falta saber se grava directo Very Happy

Suporta IDE disco rígido de 2,5 "
Sistema de arquivos FAT32 (até 4 partições
Hard Drive)
Formatos de áudio: MP2, MP3, WAV,
AAC (permite sincronização com letras de músicas
e informações sobre a música de exibição)
Formatos de vídeo: MPEG-1 (AVI, MPG, DAT)
MPEG-2 (AVI, VOB), MPEG-4 (AVI, ASF, XviD)
Formatos de imagem: JPG MJPG (Motion JPG)

Acessórios incluídos:
Saída de vídeo NTSC / PAL, yProgresivo opção entrelaçado
Gravação de vídeo, com o programador / temporizador.
Gravação de vídeo "One Touch".
Arquivo função de gestão que permite ao usuário
gerenciar e escolher facilmente os arquivos para jogar
Função "jukebox", que toca diretamente
música armazenada no disco rígido
Inclui filtros e efeitos para exibição de imagem,
zoom e rotação, música de fundo
Software actualizável | adistancia Controle vários idiomas
HDD Smart Protection
Inclui Hard Disk formato.
Compatível com USB2.0 e USB1.1, Plug and Play "
480Mb/seg modo de velocidade de transferência
Leitor de cartão SD, CF, MMC
Suporta arquivos de legendas externas (SRT / SUB)

#13:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 1:33

E a resolucao? Nao encontrei na lista.
O ideal era ligar a GoPro directo e fazer um teste. Smile

#14:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Xtrem Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 10:05

Isso é que era. Cool Se querem ver os gravadores da pixmania a desaparecer Laughing

Entretanto deixo aqui a minha ground station. Por opção e para já monto sempre o receptor num mastro de 4 metros

- Alimentação própria de 7Ah com possibilidade de ligar uma outra externa
- Avisador acustico e optico de bateria baixa
-Amplificador de som á espera de levar um audiovario no avião e transmitir o som para a caixa (não encontro isso e precisava de ajuda)
- Distribuidor, amplificador de video com 4 saidas
- Distribuidor de som
- Gravador D1 da foxtec com comando remoto
- Monitor integrado de 7"
- Voltimetro e Amperimetro
- Varias saídas 12V e uma de 5V



Aspecto geral


Aspecto geral com a tralha de que preciso


Pormenor da coluna de som e do cartão SD do gravador


Pormenor do cabo de ligação do receptor à ground station ( estou a usar cabo CCTV3 que tem alimentação e coaxial dentro do mesmo cabo. Ainda tem uma malha adicional.Sempre é menos um cabo)


O receptor no mastro já ligado


Suporte do receptor no mastro

#15:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: rgon Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 13:46

Xtrem, vê lá se é isto que procuras:


L1D Vario

L1D Vario demo

Ver no Vimeo


Fiquei curioso em relação à tua antena, por o que li o vRx Lawmate não gosta de antenas CL nem SP, tiveste alguma problema?

#16:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Xtrem Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 14:42

Obrigado Rgon, era isto mesmo. Já tinha visto isto algures mas não tinha associado. Obrigado pela ajuda. O preço é que é de Crying or Very sad

Quanto as antenas, também já li sobre isso , mas creio que se referiam ao emissor da Lawmate.
No meu caso uso um Tx Fox de 1,5W pelo que isso não se aplica, contudo iniciei um amigo nisto á cerca de dois meses e ele está a voar com um emissor Lawmate de 1W e receptor Lawmate com duas SP com óptimos resultados tanto em distância ( creio que já fez 5Km) como em qualidade de video).
Nota-se é que o meu tem muito menos glitchs de imagem devido à troca do Sawfilter.

#17:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: jotaluz Post Posted in this forum: Sat 14-04-2012, 23:48

Umas fotos da minha ground station, ainda falta alguns toques Very Happy entre eles o gravador mudar a antena e mais umas coisas Very Happy


Construção










no campo de voo

#18:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: nunol Post Posted in this forum: Wed 04-07-2012, 2:28

Saudações estacionadas em terra! Wink

Já que estamos numa de Estações de Terra...
Ando a magicar uma para mim já há algum tempo.
Vou utilizar:
2- RX 1.2ghz
1- antena omnidirecional de 3dBi
1- antena patch de 8dBi
1- selector de diversidade
1- amplificador de vídeo de 4 canais
1- gravador de vídeo qualidade D1 com cartão SD
1- monitor LCD de 7"
1- regulador de tensão
1- voltímetro
1- amperímetro
1- voltímetro/amperímetro para o regulador
1- termómetro
2- coolers
1- controlador de coolers (homemade)
1- amplificador de som + 1 coluna (o LCD não tem som)
Interruptores e selectores rotativos, muitos LEDs, fios, dados de junção, parafusos, cola e fichas, muitas fichas.

Tenciono poder gravar o vídeo para, em caso de queda, poder recuperar o modelo através das coordenadas GPS que são injectadas na imagem pelo OSD e gravadas através da placa de gravação. Assim posso rever o momento da possível queda, anotar e seguir a posição GPS até encontrar o modelo.
Vai permitir gravar também os voos para publicar, embora a qualidade não seja nada de especial.
E vai permitir aos meus companheiros de voos verem também o vídeo recolhido no avião em direto.

A minha ideia, que já está em fase de execução, é fazer tudo interiormente, na tampa de uma maleta de alumínio que tenho para aqui para casa desde o tempo em que tocava guitarra numa banda teenager. Arranjei uma cobertura de alumínio de 2mm para fechar a tampa e vou fazer tudo o que é ligação eléctrica no seu interior.
De fora vão ficar só monitores, interruptores, selectores, fichas e claro, as antenas.
Tenciono ligar tudo à bateria do carro ou uma outra de 12V (uma LiPo de 3s).
Todo o material que comprei trabalha 12V já a pensar nisso.
O painel vai ser forrado com vinil e depois vai levar apliques ou etiquetas com as legendas todas necessárias.
Depois vou fazer um tópico dedicado a esta construção.

Cá está o bicho (assim vê-se melhor):



Last edited by nunol on Thu 05-07-2012, 20:18; edited 2 times in total

#19:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Tommy Post Posted in this forum: Wed 04-07-2012, 10:01

Viva,

Bom, esse projecto promete!! Fico na expectativa de novos desenvolvimentos. Já agora, qual o LCD e regulador de tensão que irá utilizar?

Abraços Wink


Last edited by Tommy on Wed 04-07-2012, 12:21; edited 1 time in total

#20:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Wed 04-07-2012, 11:19

Bom projecto, fico a aguardar por mais desenvolvimentos.

#21:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: nunol Post Posted in this forum: Wed 04-07-2012, 16:09

Obrigado pelo interesse companheiros! Wink

Tommy :
O LCD que comprei é um daqueles baratuxos do ebay.
Acho que vai dar. É só para o pessoal ver e depois ler o que está gravado. Tem que dar...



O regulador de tensão não é para regular a corrente para os componentes que estão na Ground Station é para regular uma saída para o exterior para alimentar uma câmara de filmar, ou um carregador de até 1.5A por exemplo.

É este:

Power Supply Board Based on LM317T Regulator IC
AC Input : 4 - 22V ( Transformer No-load Voltage must be less than 22V )
DC Input : 4.5 - 30V
Output Voltage : 1.5 - 27V
Maximum Current : 1.5 Amp





Mas depois vou fazer uma lista completa com todo o material e fotos do produto final.
Cumprimentos
Nuno Lopes

#22:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: nunol Post Posted in this forum: Thu 05-07-2012, 15:08

Saudações modelistas! Wink

Pessoal, estou trabalhar a grande ritmo na minha ground station.
Está a dar um trabalhão mas que está a ficar muito fixe, isso está!
Já colei a maior parte das etiquetas e "letreiros" e já comecei a trabalhar nas ligações dos componentes electrónicos.
O resultado não está a ser bem o que eu esperava porque houve um erro de 4% na impressão mas acho que está a ficar muito porreiro.

ora vejam:
















Conforme for fazendo vou dar mais pormenores.
Cumprimentos
Nuno Lopes

#23:   Author: rgon Post Posted in this forum: Thu 05-07-2012, 15:47

Bahh, com esse nivel deixas o pessoal envergonhado. Já não meto mais fotos da minha groundstation Evil or Very Mad

Está a ficar um espetaculo!!

#24:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: Tommy Post Posted in this forum: Thu 05-07-2012, 16:43

Que luxo!! Shocked

#25:  Re: Contrução da minha GroundStation Author: marcio_coragem Post Posted in this forum: Thu 05-07-2012, 16:47

Grande nível sim senhor... está a ficar brutal.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalCameras, Electrónica Emissão e Recepção, Modulos OSD/GPS e Edição VideoContrução da minha GroundStation Goto page 1, 2  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 2


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1326s (PHP: 55% | SQL: 45%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]