RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Helicópteros - Dúvidas e QuestõesMontagem HK450 TT PRO - Duvidas Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6  Next  :| |:

#76:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: lipus Post Posted in this forum: Sun 15-01-2012, 20:18

jalves wrote (View Post): › humm, ok.

Então, alguma dica de como posso testar isto em casa?


não ultrapasses os 70-75% e durante o mínimo período de tempo possível.

verifica/refaz a programação do esc e verifica as programações do radio. se tiveres hipótese testa com outro esc e com outro motor para eliminar a possibilidade de problemas nos equipamentos

#77:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Sun 15-01-2012, 20:57

Mais hardware não tenho.

Ok, vou fazer isso então. Ele baixava mal passava os 50% de stick, o que quer dizer que para testar não preciso ir mt alem dos 70% para ver se o problema se mantém.

Já agora, tava a ver o filme da geometria da cauda dos PRO. Voçês corrigiram como ele sugeriu?

Tail mod

#78:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 0:49

Bom, qt ao rádio tirei as duvidas, dele não é.... Com o menu que mostra a posição dos servos por barras, deu para ver que nada puxa o throtle para baixo nos 50% nem adiante. O Sinal de throtle continua a evoluir normalmente.

Com as pás, quebra ligeiramente antes de 1/2 stick, aproximadamente 65% throtle. Sem as pás foi cortar bem mais acima!!!

Embora tenha sido por mt pouco tempo, deu para ver que ele passou a cortar nos 85%.

Eu sei que isto não era recomendado fazer, mas como deixou de cortar onde cortava, tive que subir o power para tirar as duvidas, mas foi mt pouco tempo, não se preocupem, o motor nem aqueceu.

Posto isto só resta uma coisa, a electrónica... ESC ou motor...

Mas vou refazer as soldaduras pelo sim pelo não. Se houver uma soldadura fria, com o aumento da corrente pode provocar uma quebra de tensão suficiente para o ESC cortar a potência do motor por baixa tensão a alimentar o ESC. Ele pode pensar que é as baterias fracas. Qd baixo o throtle, ele sobe logo o regime novamente.

Com pás tem mais carga, o motor está a consumir muita corrente mais cedo, a trabalhar no vazio a corrente não sobe tão rápido e pode fazer esta diferênça. Senão for soldaduras, pode por e simplesmente ser da qualidade dos conectores.

Vou validar isto e depois logo testo novamente.

#79:   Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 0:57

Isso parece mesmo quebra de tensão, costuma acontecer com baterias estragadas.
Se tiveres um multímetro tenta observar quanto é que a tensão há saída das bateria caí quando puxas por ele.

#80:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: SPJM Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 1:03

jalves eu fiz esse mod. Não custa nada e fica-se com uma melhor geometria.

#81:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jotaluz Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 1:04

ESC ou motor = talvez falta calibrar o esc

1 tira a main gear ou as pas
2 liga o radio
3 verifica que os epa/endpoints estão a 100 - 100 no canal do motor
4 stick do motor ao máximo
5 liga a bateria ao esc
6 espera por o primeiro bip do esc automaticamente baixa o stick do motor ao mínimo
7 desliga a bateria depois o radio
8 volta aprovar

pode ser dai ou não :D

#82:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 1:24

@SPJM

Ok, vou ver se meto mãos à obra tb, realmente já tinha reparado naquilo e fazia-me confusão, mas como trabalhava não liguei mais.

@Jotaluz

Hummm, boa. Quer dizer que é preciso calibrar o máximo no ESC???

Mas o manual na diz nada sobre isso....

Vou testar.. se for disso fico-te a dever uma imperial.... :shock:

#83:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 1:41

Humm, tentei, mas ele assim entra em modo de programação!!!

Este ESC faz um "ti-ri-ri" e depois 3 bip que é o numero de celulas da lipo. De seguida com o stick para cima dá o som do modo de programação e começa a papaguear os menus.

Em que ponte deste processo tenho que meter sitck em baixo?

#84:   Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 1:43

Nalmeida wrote (View Post): › Isso parece mesmo quebra de tensão, costuma acontecer com baterias estragadas.
Se tiveres um multímetro tenta observar quanto é que a tensão há saída das bateria caí quando puxas por ele.


Ok, mas da bateria não acredito. eu tinha o monitor de tensão encaixado no porto de balanceamento e ele não se queixou.

#85:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jotaluz Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 2:07

Antes de contar o numero de celulas da lipo logo depois do "ti-ri-ri"

Devia de ser assim,
qual é o ESC que tens?

#86:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 10:24

Boas.

Turnigy kforce 40.

Mas fiquei a pensar no que disses-te, e acho que não deve ser por aí. Se fosse isso, ele tinha cortado no mesmo sitio, quer com pás quer sem pás.

Em todo o caso vou tentar outra vez mais logo. Mas estou mt inclinado para a ficha do ESC que soldei. Lembro-me que não puz mt solda.

As do motor não acredito pq encheram de solda até deitar fora, e alem disso este corte parece ser mesmo o ESC a reagir.

Mais logo spero dizer mais alguma coisa.

Abraço

#87:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jotaluz Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 14:12

Acho que não é da solda :D

Pode o timing mal configurado.

#88:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 16:12

Boas.

Isso não mexi, deixei o default.

Que valores são recomendados para o turnigy Typhon 2218? Sabem dizer?

#89:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: SPJM Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 18:27

O valor default para o Timing no K-Force é de 15º. Quanto maior for o valor do Timing maior vão ser as rpm e a temperatura. Notaste alguma temperatura excessiva? Não sei quais são os valores indicados para esse motor mas de qualquer maneira podes experimentar com 11.25º e/ou 7.5º e ver o que acontece.

Quanto à calibração, dá uma vista de olhos no MANUAL no fundo da 3ª página onde diz "Throttle Range Setting". Mais uma vez atenção que quando fizeres isto tens que ter uma curva para o throttle 0-..-..-..-100 e os EPAs e DualRates tudo a 100%.

#90:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 18:44

Não me lembro de ter feito isso, vou validar hoje.

O motor não trabalhou mt, mas não me pareceu que aquece-se muito.

Mais logo vou verificar tudo outra vez no ESC.

Obrigado a todos! ;)

#91:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 20:36

Boas.

Bom, 1º que tudo, PROBLEMA RESOLVIDO!!!!

2º- acho que não vou ganhar para cervejas.... :oops:

Para não haver qq duvida, 1ª coisa que fiz, foi factory reset ao ESC. Ele aceitou sem problemas. Aqui estava logo a minha duvida. É que qd o SPJM colocou o link do manual, eu realmente achei que havia ali algo de estranho, digamos diferente nos menus de programação. E de facto são diferentes!!!! O meu tem as opçoes de "motor load" e "motor type" a dizer "reserved for future use".......

Mas de facto existe a questão de calibração, e repeti o processo. não me lembrava disto já, é que eu até li o manual antes de tentar ligar o que quer que fosse. Mas digo repeti, pq realmente estava feito. Depois disso ficou igual. Isto foi etstado antes do factory reset.

Depois do factory, e pude constactar que foi feito por 2 motivos.

1º o motor arrancou à bruta.
2º a curva de resposta estava completamente diferente do que tinha.


Após isto, recalibrei o throtle. Ok, isto ficou como estava, já consigo novamente com um ponto de throtle ter baixa rotação.

Depois sem mexer em mais nada, acelarei para ver se ele cortava. e voilá... não cortou..

Concluo com isto que das duas uma, ou o meu ESC não tem nada a ver com o manual, ou por engano, alterei algum parametro qeu não devia...nem imagino qual...

Vou bater as tabelas dos 2 manuais a ver se são iguais nas funções comuns entre eles os dois. Se forem vou tentar reprogramar outra vez.

Obrigado por terem evitado que fosse desmontar a electrónica toda! :salute:

#92:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 23:26

Boas.

Isto não para...

bom, voltou a acontecer, é já a 3ª vez...

Os que têm o Gyro GA250, o memso não perde a configuração do servo com frequência?? E conseguem programa-lo facilmente??? O meu é sempre uma tourada para conseguir meter o setting certo. Eles dizem que é só delsigar o power depois de definido, mas não funciona quase sempre.

Digam coisas...

#93:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: lipus Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 0:06

boas,

eu uso esse gyro e excluindo o facto de por vezes (quase sempre) se ligo a bateria na bancada, quando o pouso no heliporto o gyro está a piscar (ou a calibrar ou a dizer que não está a receber rudder), tenho de desligar a bateria e voltar a ligar para ficar ok

mas configurações, só uma vez e não tive de mexer mais (excepto por alterações nos links ou posição de servo)

tenta verificar a programação, principalmente no tipo de servo (este gyro só funciona com servos digitais) e a velocidade do servo

ga-250 manual

#94:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 0:18

Boas.

O servo que tenho na cauda é digital, mas só funciona em condições com o default do gyro, 1520uS/70Hz. Todos os outros settings dão um comportamento estranho.

Além de que tenho sempre imensa dificuldade em faze-lo guardar as alterações que faço. Tem que ser por tentativas...

Mas parece que é isso que acontece, de vez em qd baralha-se. Entrei em programação e tava no default. Voltei a sair e continuava a falhar, mal dava rudder, virava todo para um lado e não saía dali... Depois desliguei e voltei a ligar e ficou ok.

Portanto, quem tenha este gyro, não tente levantar voo sem antes testar o servo da cauda no chão...

Entretanto voltei a programar o ESC, e finalmente está tudo ok. Já testei na sala com as pás e um pouco acima de meio stick já quer levantar voo de forma sustentada. Parece-me é que tenho demasiado pitch negativo, de 1/4 stick até meio as pás começam a fazer mt barulho, barulho como se tivessem a "bater" no ar. Se calhar é melhor ajustar o picth no ponto 1 para -1º não?

Tive que baixar o ganho do Gyro de 32% para 25% pq na fase em que começava a levantar os patins do chão, a cauda começava a abanar violentamente de um lado para o outro. Baixei para 25 e ficou quieta.

Agora voar mesmo, só na rua. Vou ver se o levo para o trabalho para na hora d ealmoço dar um pulo à expo e tentar, senão, só no fds...

Ficam as fotos finais :twisted:







Canopy instalada já corrigida. consegui corrigir com um secador!!! :D












#95:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: SPJM Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 16:56

-1º com nessa posição é pouco. Se o vento se lembrar de levantar o heli depois não o consegues trazer para baixo. Numa situação destas nunca baixes o stick ao ponto da rotação ficar muito baixa senão vais perder o controlo sobre o heli. É preferivel ele subir do que cair descontrolado. Mais cedo ou mais tarde o vento deixa-o descer.

É normal as pás fazerem "barulho" nessa situação. Só resta saber o quão barulhento é esse "muito barulho".

#96:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 17:02

Hummm, ok.

A ver se logo faço um video dele, mesmo dentro de casa para perceberem o barulho.

É que fiquei com a sensação qeu estaria a fazer muita força na extrutura do heli contra o chão.

#97:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: SPJM Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 17:06

Com os patins do PRO é fácil verificar isso. Eles quando são empurrados contra o chão com muita força começam a dobrar, mas com -3º ou -4º não deves notar nada. Só para aí com -10º.

#98:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 17:37

Ok, então deve ter sido mesmo impressão minha.

Outra coisa, eu julgo já ter ouvido falar disto algures. É possivel modificar o rádio para deixar de ter os saltinhos no stick do throtle?

estes heli é realmente mt mais nervoso, e estes saltos, faz o heli reagir de forma igual. Qd tá a 50% de stick, um passo mais no stick, é um salto do heli que levanta os patins do chão deixando só as bolas da aranha no chão.

#99:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: lipus Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 17:59

jalves wrote (View Post): › Ok, então deve ter sido mesmo impressão minha.

Outra coisa, eu julgo já ter ouvido falar disto algures. É possivel modificar o rádio para deixar de ter os saltinhos no stick do throtle?

estes heli é realmente mt mais nervoso, e estes saltos, faz o heli reagir de forma igual. Qd tá a 50% de stick, um passo mais no stick, é um salto do heli que levanta os patins do chão deixando só as bolas da aranha no chão.


suaviza a curva do throttle e pitch no ponto 3 (sobes um pouco no ponto 2 e desces um pouco no ponto 4) e diminuis a reacção do motor em middle stick

#100:  Re: Montagem HK450 TT PRO - Duvidas Author: jalves Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 18:29

Ok, é uma ideia.

Mas não era esse tipo de alteração que falava.

O que estava a dizer, era uma alteração mecanica ao radio.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Helicópteros - Dúvidas e QuestõesMontagem HK450 TT PRO - Duvidas Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 4 of 6


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1127s (PHP: 51% | SQL: 49%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]