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#26:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: SPJM Post Posted in this forum: Wed 07-12-2011, 15:00

Isso nunca me aconteceu, é só calibrar e está feito. Eu uso o PhoenixRC maioritariamente, no G5 é o mesmo.

Mas sendo assim, está certo.

#27:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: lipus Post Posted in this forum: Wed 07-12-2011, 15:44

kart3r wrote (View Post): ›
(....) depois de calibrar o comando tenho sempre de dar um toque nos trims, nada de especial mas para ficar perfeito tenho de os ajustar. Até porque o comando traz os trims para alguma coisa hehe


trimar depois de calibrar ??? estranho
os trims são um meio de calibração para levar em conta as diferenças mecânicas, .... no simulador não existem variações mecânicas ...

#28:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Wed 07-12-2011, 16:01

Calibrar e alinhar são duas coisas totalmente diferentes.
Os trims são para alinhar.

#29:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: lipus Post Posted in this forum: Wed 07-12-2011, 16:18

sim, eu pretendia dizer alinhar

calibrar é idêntico a equilibrar, mas em inglês utiliza-se a palavra 'calibrate' de forma mais ambígua e dependente do contexto, dai utilizar mais facilmente a palavra calibrar pela proximidade do inglês

no entanto mantenho o que disse relativamente à utilização de trims após 'calibrate' / alinhamento no software do simulador, sendo que não há variações mecânicas (a não ser talvez nos sticks do radio) se a configuração do radio no simulador estiver correcta não me parece fazer sentido o ajuste por trim

(exceptuando nos casos intencionais, por exemplo na aceleração do motor, podemos pretender ter 10% de aceleração com o stick em 0 [-100][em baixo] e nesse caso a calibração do software vai identificar o ponto mais baixo do radio e atribuir aceleração 0 e com recurso a trims podemos dizer que o 0 do radio é 10% de aceleração)

edit: interessante, ao pesquisar mais sobre trims, descobri que há aeromodelistas que utilizam o trim para compensar o peso do combustível ao longo do voo ..., nunca me tinha ocorrido, mas faz todo o sentido

#30:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Wed 07-12-2011, 23:20

Eu adquiri um TX faz-de-conta interface USB próprio para brincar com os simuladores, e este também trimmings tal como os TX a sério. Agora a questão é que eu fiquei com a ideia (creio que li algures) que uma das primeiras coisas a aprender é o hovering "estacionário". Agora o quão estacionário é que será possivel ter um heli a pairar sem input dos sticks isso é que eu já não sei, se calhar até estou com expectativas demasiado elevadas.

Assim de cabeça os unicos videos que vi em que havia helis a pairar "estacionariamente" sem input dos sticks eram co-axiais, e portanto assumo que com esse tipo de helis não seja dificil. Agora com o fixed-pitch que bem a caminho a historia ja deverá ser outra (e ao mesmo tempo tb tenho a noção que li que collective pitch é mais facil de controlar e sem perceber muito do assunto os modelos que ando a simular possivelmente até são collective pitch, ou seja o mais facil está-me a parecer complicado :x)


Agora outro aparte, é que após pesquisa aqui no forúm reparei que o ClearView RC simulator não aparenta ser muito conhecido, na minha experiencia limitada nao me parece ser mau, e tem um preço bastante agradavel (~€30) comparado com os top-notch que são abundantemente mencionados. Se alguém tiver experiência mais sólida com este simulador que se pronuncie, entretanto vou continuar a procurar reviews pela net fora a ver se vale apena o investimento. (o que mais me interessa é a proximidade no que toca ao motor de fisica do sim)


EDIT: Só depois postar e andar a saltaricar na net e voltar é que reparei que já havia página 2 e mais quatro comentários :) Aproveito para deixar um video que pretendo usar como referência de aprendizagem, assim como que se fosse um bookmark pessoal, isto é, se não se importarem.

http://www.youtube.com/watch?v=h9R0quSCsaM

#31:   Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Thu 08-12-2011, 19:03

Acho que o clear view até é bastante conhecido, quanto ao trim, no RealFlight com os "pássaros" que vêm por default nunca tive de mexer em nada, com os que descarrego feitos por utilizadores, geralmente tenho.
Acho que a abordagem deste video também não está má
http://www.youtube.com/user/MikeysRC?feature=g-user#p/search/0/IAiGTpEEUWE

#32:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Fri 09-12-2011, 0:12

kariloy

imagina equlibrares um berlinde em cima de um bola 5x maior que uma bola de futebol :idea:

ora este é o teu ciclico :wink:

por isso não há helicoptero que se mantenha em estacionário sem trabalho ou como tu dizes "pairar sem input dos sticks " pode ficar o mais estacionado possivel por não haver vento por estar bem equilibrado e trimado etc..mas vai descair lentamente para um lado nem que se seja pela própria inercia das pás

treina o estacionário, adiciona vento ao simulador, levanta e aterra varias vezes treina os oitos e o noise in,e depois quando fores para o campo leva uma aranha e tenta te juntares a alguem com experiencia, é a minha sugestão :wink:


bons treinos!

PS:vejo que és de Lisboa se precisares de ajuda apita e vens voar com a malta :wink:

#33:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Fri 09-12-2011, 1:45

@Nalmeida: O Clearview RC Sim pelo que tenho visto na net parece ser mais ou menos conhecido. O que eu estava a tentar dizer é que pela pesquisa que fiz aqui no forúm, nestes circulos não parece ser muito conhecido, ou discutido. O pessoal vai tudo mais para a alta gama, no entanto como eu ainda estou em fase de prospecção, não me quero atirar de cabeça para um desses. Para mais, os preços que vejo nos ditos melhores são de :shock: acho que o máximo que dei por um jogo de pc deve ter rondado metade dos que esses custam, e isso já foi uma excepção, porque normalmente o que compro costuma ser em promoção.

De qualquer maneira, obrigado pelo video, gostei bastante e deixou-me mais sólido o que se quer quando se diz para treinar o hovering.


LUISX: pois, eu já tinha lido uma comparação semelhante creio que era a diferença entre controlar um co-axial e um fixed pitch, o primeiro era como controlar uma bola dentro de uma tigela, o segundo era como se virasse a tijela e tentasse equilibrar lá a bola.


Quanto a ir para o campo (obrigado pelo convite, um dia destes até era gajo para ir espectar) isso va depender de como me vou sair com o HK190 que encomendei e que ha-de estar a chegar (em breve, espero eu -- se eles se despacharem na alfandega/correios). Então para já é SIM + HK190 (quando ele chegar, escondidinho de vergonhas dentro de casa). Se vir que me safo (e não ficar pobre entretanto) creio que vou seguir a rota mais recomendada do HK 450 :)

#34:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kart3r Post Posted in this forum: Mon 12-12-2011, 9:59

kariloy wrote (View Post): › @Nalmeida: O Clearview RC Sim pelo que tenho visto na net parece ser mais ou menos conhecido. O que eu estava a tentar dizer é que pela pesquisa que fiz aqui no forúm, nestes circulos não parece ser muito conhecido, ou discutido. O pessoal vai tudo mais para a alta gama, no entanto como eu ainda estou em fase de prospecção, não me quero atirar de cabeça para um desses. Para mais, os preços que vejo nos ditos melhores são de :shock: acho que o máximo que dei por um jogo de pc deve ter rondado metade dos que esses custam, e isso já foi uma excepção, porque normalmente o que compro costuma ser em promoção.

De qualquer maneira, obrigado pelo video, gostei bastante e deixou-me mais sólido o que se quer quando se diz para treinar o hovering.

Só uma pequena observação quanto à "alta" gama fos simuladores, nunca esquecer que os mais conhecidos têm o preço mais elevado por trazerem um Tx próprio. :) acaba por nao sair assiim tao caro, claro que o clearview fica sempre mais em conta é claro.

Cumps e bons voo

#35:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Tue 13-12-2011, 17:33

Bem, pelo que vi o Phoenix SEM Tx(apenas com o dongle adaptador) ronda os €90-110, os realflight com Tx vi de relance preços na ordem dos 200 USD :s o preço deixou-me retraído de verificar se esses Tx poderiam também ser Tx reais ou apenas para simulador, mesmo assim, para já sem saber como me vou safar... não queria ir por esse caminho, portanto acho que estou quase quase a adquirir o ClearView RC que após ler mais umas quantas opiniões, ao que parece, worldwide é bastante utilizado, e a fisica de voo segundo constas, embora não perfeita em todos aspectos parece ser bastante boa pelo menos para alguns modelos, e a parametrização (a qual obviamente eu não percebo nada) permite corrigir o modelo de voo para modelos de heli que possam ter uma parametrização standard.

In other news... chegou hoje o meu pequerrucho (HK) mSP 190, (sem chatisses de alfandega, yey \o/) já estou aqui gulosamente a olhar para a ele, roidinho para o experimentar, mas ao mesmo tempo cheio de cagufa de o desfazer em multiplas peças contra a mobilia, ou mais provavelmente contra o chão, tendo em conta a minha actual experiência de simulador no que diz respeito a aterragens :cry: *cof* *cof* mas pronto, quando chegar a casa nao vou resistir a treinar timidamente um pouco de hovering :oops:

#36:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: lipus Post Posted in this forum: Tue 13-12-2011, 17:48

eu comecei com o meu nine eagles no centro da cama

e mesmo assim ele encontrava sempre o caminho do chão/parede/móvel/eu .... tudo menos a cama...

mas é assim que se aprende

#37:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Tue 13-12-2011, 22:45

Pois, eu por acaso também planeei treinar no quarto pelo simples motivo de que lá existe menos obstaculos, nem me lembrei que a cama é "terreno fofo"... entretrando já cheguei a casa e...


...e agora quanto ao meu baptismo de voo RC real.... aieee ainda é muito mais dificil que o simulador :cry: e já reparei que o meu heli gosta particularmente de fugir para a esquerda e para trás, dei-lhe fortemente nos trims até chegar ao máximo, mas não tive muita sorte :cry: não me aventurei a voar mto alto porque mal ele saia do chao ia disparado nas direcções acima mencionadas :cry: por isso para agravar tudo ainda devia estar a sofrer do "ground effect" :roll: e não me atrevi a controla-lo fora da zona aerea da cama :oops: bem, se houve uma coisa que acho que já treinei em abundancia.. foi o "throttle kill"... e viva a cagufa :D

#38:   Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Wed 14-12-2011, 17:21

Bem "voa" sorte com isso, se fosse a ti provavelmente também ia para o clearview, eu tenho o realflight 4/4.5 mas comprei em segunda mão, ora o clearview mais o 9X dá para muito sem gastar muito, bem se pensar nas alterações ao 9X o preço sobe um bocado mas também se fica com algo razoavelmente bom. O meu com uma life e pack com telemetria da Frsky só se tem portado bem.

O meu 450 também acabou de chegar, mas ainda está em fase de construção, estou a ter bastante cuidado, verificar os parafusos todos, ler guias, balançar hélices, etc, ainda é capaz de demorar um bocado.

#39:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Wed 14-12-2011, 23:37

Bem ontem (e hoje mais uma sessão) decidir passar a usar o chão do quarto como base, e já me senti um pouco mais à vontade, se bem que continuo a andar principalmente em modo-de-hovercraft a varrer o chão de cotões e pêlo da gata (criatura esta que fica coloda à frincha da porta do quarto a tentar ver o que se passa quando estou a treinar :P).


Curiosamente creio que tenho mais dificuldades a controlar o throttle e o yaw (rudder?) ao mesmo tempo, i.e. não consigo girar o heli para a esquerda e para a direita sem aumentar ou reduzir o throttle o que tipicamente resulta em atrapalhar-me e uma aterragem forçada, portanto basicamente tenho-me andado a tentar safar com o throttle e o stick do ciclico. Se bem que o máximo de tempo de voo consecutivo que consegui assim deve ter rondado os 20 segundos numa area de possivelmente 9 metros^2 (3m x 3m) [medido a olhometro]. Ou seja, se me vejo perto de uma parede corto logo o throttle. Para mais se o heli se vira para mim troca-me logo as voltas e a cachola entra em curto-circuito :P Felizmente o heli parece resaltar bem e _ainda_ não tem dano aparente apesar das multiplas aterragens forçadas. Continuo sem conseguir fazer nada dos trims (excepto o trim do yaw... que no chao consigo trimmar, mas em virtude da minha falta de dextreza para controlar o yaw em "pleno" voo já não posso garantir que fique bem trimmado)

Nalmeida, caso eu deixe de ser maçarico e decida evoluir já tenho o olho gordo posto no Tx turnigy 9x, mas ele nao dá para ligar aos simuladores via cabo audio (macho-macho)? Seja como for para já essa compra está em modo condicional.. a ver vamos o quão azelha dos ares consigo deixar de ser :P

E já agora por pura curiosidade isso da telemetria Frsky serve para quê? tirar temperaturas dos motores e afins?


Quanto a simuladores, pois já nem sei o heli real e as simulações sinto-as alguma diferença, mas tb deverá ter alguma coisa a ver com o meu heli ser um dos minusculos e os que uso nos sim são consideravelmente maiores (os unicos disponiveis em modo demo)

#40:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Fri 16-12-2011, 21:01

Ora bem, Frsky é uma marca de transmissores, receptores, etc, que por si tem uma boa performance segundo muitos, e neste momento eu, por um preço muito acessível, com uma gama razoável de produtos, entre os quais O DHT-U que é o que eu uso no meu, sem grandes alterações permitiu-me ter acesso aos receptores da Frsky e tem telemetria, que mais ou menos é isso, mais mais, já que permite ler tensão, gps, temperatura, etc, eu pessoalmente para já uso principalmente a função de ler tensão, para evitar ter que aterrar os meus aviões em modo glider e observar quedas de tensão, e a temperatura, já não era a primeira vez que torrava um ESC.

#41:  Re: Possivel iniciante... mas em modo de prospecção ainda Author: kariloy Post Posted in this forum: Sat 17-12-2011, 2:01

Pois, é bem e parece ser bastante relevante para "passarocos" maiores, cá eu, continuo a castigar o meu pobre 190, ele é paredes, ele é armários, ele é chão, ele é eu... sempre em rota de colisão mal levanta do chão :P O que vale é que tem resistido ao castigo (até à data) e para além do leme da cauda o mais propenso a agora a saltar fora é os patins de aterragem / "cesto" do lipo.. mas até agora tem sido só, volta-a-encaixar-e-está-pronto-para-se-espetar-nos-segundos-logo-a-seguir :P
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