RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosMontagem e testes de uma Swift Goto page 1, 2  Next  :| |:

#1:  Montagem e testes de uma Swift Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 15-09-2011, 0:16

Boas,

Enquanto que aguardo algum material para terminar o upgrade ao speedy, decidi montar uma asa em epp:

Esta tem 80 cm de envergadura:





Precisava de algumas dicas para mais tarde mudar a motorização. Por agora vai ser montado um motor de 980kv, helice 8x4, variador de 18A, servos de 9g e uma lipo 3s de 1300mah.

Esta configuração é boa para voar numa encosta?

cumprimentos a todos

#2:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 15-09-2011, 0:22

Para voar numa encosta nao e preciso motor. Smile

Isso com um motor e 980kV e uma 8x4 vais ter lipo para andar no ar uma hora.
A minha esta parecida, LiPo de 1300mah, servos de 9gr mas o motor nao me recordo de quanto e.
E tem potencia ate demais. Tambem tenho de colocar o reforco em carbono.

#3:   Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 15-09-2011, 1:09

O motor fica lá para o caso de as coisas correram mal, nunca voei em encosta mas quero experimentar Smile

Eu coloquei um de 4mm. Deve chegar bem...

Consegue-se andar uma hora no ar sem usar muito o motor ou mesmo normalmente?

#4:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 15-09-2011, 1:53

Bom na encosta e so com lift sem usar o motor com essa LiPo deve te dar para o dia todo.

Usando o motor eu estava a exagerar um pouco mas da para muito tempo. Nao sei exactamente, mas com a minha era ate xatear.

#5:   Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 15-09-2011, 19:54

Se for até chatear é perfeito Smile Tenho uma outra questão, os servos funcionariam melhor se estivessem montados paralelamente aos lemes e não como estão? ( penso que dá para entender o que quero dizer se olharmos para a 2ª foto acima)

#6:   Author: Nando Post Posted in this forum: Fri 16-09-2011, 2:13

Para quem conhece a Asa sabe logo do que falas.
Eu na minha deixei estar essa posicao, se bem que movi os servos ligeiramente para dentro. (asneira)

O problema e que o suporte deles e proprio para ser instalado nessa posicao e fica atravessado. Para o local onde o arame entra nele poder ficar mesmo por cima ou pelo menos junto a dobra do aileron so mesmo instalado dessa forma. De outra maneira para os usar e ter o servo paralelo terias de cortar o plastico. Ou entao usar um link diferente.
Mas concordo que ficaria melhor. Alias o ideal era passar a electronica toda para o lado de cima. A copia desta Asa da HK ja tem a electronica toda do lado de cima.

Uma fonte de muitos exemplos e esta thread do RCG criada por ume espetacular piloto (eheheh): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=540977

#7:   Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 16-09-2011, 19:07

Bem me parecia que era melhor assim. Não gosto nada de ver os servos por baixo, pode não dar bom resultado (mas é assim que eles vao ficar). Eles deviam era fazer um update à asa. A copia da swift da HK é que era um belo upgrade para a swift.

Que grande thread e o piloto também Smile Tem muita info e boa.

#8:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 18-09-2011, 16:31

Boas,

Mais umas actualizações da montagem:

[/URL]

Agora falta proteger os bordos de ataque e prender melhor alguns componentes.

Tive de colocar a bateria demasiado à frente para que o CG fica-se de acordo com a sugestão do fabricante (180-185mm).
Vocês também seguiram estas instruções?

cumprimentos

#9:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 25-09-2011, 21:12

Boas,

A swift já fez hoje o seu 1º voo. Ficou com o nariz um pouco pesado mesmo apesar de o centro de gravidade estar a uma distância superior a 180-185mm . Tive de trima-la um pouco para compensar a tendência de descida. Daqui a pouco já coloco um video.

cumps

#10:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 25-09-2011, 22:28

Boas,

So falta o video. Smile
A swift tem um perfil da treta, e abaixa velocidade vai sempre precisar de um pouco de down trimm (reflex) nos elevons para compensar.

#11:   Author: ALz Post Posted in this forum: Mon 26-09-2011, 15:22

Não deu para filmar a descolagem nem a aterragem mas dá para entender Smile Ouve-se um ruído estranho porque alguma da fita adesiva não estava muito colada. Se tivesse respeitado ainda mais as indicações de fábrica do CG isto ainda tinha ficado pior. O voo durou cerca de 10 min. A bateria ficou com 11,4V.

Apesar de tudo ela voa Smile


Ver no Youtube

#12:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: ALz Post Posted in this forum: Wed 28-09-2011, 19:09

Boas,

Hoje estive a tentar medir a velocidade da swift. Fiz duas passagens baixas a fundo mas o arquivo de audio ficou uma treta:

[/URL]

Vou tentar novamente e depois volto a colocar aqui os resultados.

arquivo de audio:http://www.mediafire.com/file/50546688xfc8eip/swift%20speed%20test1.wav

#13:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 30-09-2011, 19:17

Boas,

Estive a montar uns leds na swift para voar com pouca luz. Mais tarde quero montar mesmo umas fitas para voar durante a noite.
Fiz mais um video. Está um pouco secante mas dá bem para ver o efeito dos leds:


Ver no Vimeo


O video torna-se bastante interessante a partir dos 2m50s. Apareceu um cão do nada Razz Só se foi embora quando viu a asa com o motor a fundo em direcção a ele Razz Razz

cumprimentos

#14:   Author: ALz Post Posted in this forum: Mon 02-01-2012, 21:02

Boas,

Entrar com o pé direito no novo ano é fazer um voo ao fim da tarde do primeiro dia de 2012 Very Happy

Bom 2012 para todos Wink


Ver no Youtube

#15:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 03-01-2012, 0:23

boas, sim senhor bom voo, eu ca perferi voar no ultimo dia do ano sabado de manha ate ao inicio da tarde é que no 1 dia do ano confesso, acho que me era tecnicamente impossivel lol,

abraços.

#16:   Author: ALz Post Posted in this forum: Tue 03-01-2012, 1:05

Ahaha eu também ainda voei no último dia. Este voo foi feito ao fim da tarde. A manhã foi para recuperar Very Happy

#17:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: Ricardo Post Posted in this forum: Sun 05-02-2012, 22:07

Boas!

Também montei uma swift igual à tua!

Com o CG recomendado também tenho teimar um pouco para cima!

Agora é difícil corrigir o cg! Como fizeste?

No primeiro lançamento quase que ficou invertido. Aqui fica o video também!

Abraço

Ver no Youtube

#18:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 05-02-2012, 23:14

A asa ficou com o centro de gravidade a menos de 180mm? O motor tem algum ângulo?
Pelas fotos que vi no video podes mudar a posição do variador para ajustar o CG.
O centro de gravidade da minha neste momento está a cerca de 190mm

#19:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: Ricardo Post Posted in this forum: Mon 06-02-2012, 0:40

Ok!

Vou tentar isso!

Obrigado

#20:   Author: ALz Post Posted in this forum: Mon 06-02-2012, 22:51

De nada Wink Depois diz se melhorou ou não.

abraço

#21:  Re: Montagem e testes de uma Swift Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 18-02-2012, 23:21

Boas,

Hoje montei a keychain #16 na swift. Vale bem o dinheiro que custou a camara. Isto foi filmado perto de Torres Vedras:


Ver no Vimeo


Cumprimentos,
ALz

#22:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 19-02-2012, 10:29

A qualidade e muito boa para a camera que e.
Boa compra.

O local de voo parece muito fixe, ate tem local de aterragem para hidro-avioes. Smile

#23:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 19-02-2012, 16:32

Já aterraram lá aviões, mas não eram hidro-aviões Very Happy

#24:   Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Sun 19-02-2012, 16:50

Boas, já configuras-te a camera?

#25:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 19-02-2012, 16:59

Apenas montei o cartão e siga. Que configurações é que estas cameras têm? Só me lembro de uma que era para alterar ou mesmo remover a data e hora.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosMontagem e testes de uma Swift Goto page 1, 2  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 2


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1159s (PHP: 55% | SQL: 45%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]