RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstrução e testes de um Speedy Goto page 1, 2, 3  Next  :| |:

#1:  Construção e testes de um Speedy Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 21-07-2011, 12:49

Boas,

Iniciei à poucos dias a construção de um Speedy. Este avião foi desenhado por um user do rcgroups para a competição do "foamy" mais rápido do forum. O record deste avião anda próximo das 140mph.


Ver no Vimeo


Fotos da construção:


peças cortadas:



pré-montagem:





cumprimentos

#2:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Thu 21-07-2011, 20:43

boas, ja tens em mente algum setup que vais usar??,
boa sorte na construçao, acompanho.

abraços.

#3:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Thu 21-07-2011, 20:45

boas! acho um bom projecto!


estou com algumas duvidas

como são feitas as asas?
tem algum reforço?
que tamanho tem?
que setup vais meter?

pretendes bater o recorde?

esta ultima era mais a brincar mas quem sabe?!!!!!! :)

parabéns pelo projecto!!

#4:   Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 21-07-2011, 23:46

mustang-pt wrote (View Post): ›
boas, ja tens em mente algum setup que vais usar??,
boa sorte na construçao, acompanho.

abraços.


Vou meter 1º um setup que já tenho num pitts com 400g. Este setup irá servir apenas para testar o avião e também para eu me habituar um pouco (apesar de ir ser totalmente diferente quando tornar isto num "missil" :D:D).

O verdadeiro objectivo é o seguinte:

TP 450-Size 2415-07T Brushless Heli Motor 3850kv
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6262

3s 1300mah 30C

variador turnigy trust 55A

servos de 12,5g com carretos metálicos - HK 929

Quanto a hélices vou experimentar vários. Acho que vou começar com um tipo apc 4.5x4.5.

Dizem pela hobbyking que com uma apc 5.5x4.5 e uma 3s isto dá cerca de 450W.



rappa wrote (View Post): ›
boas! acho um bom projecto!


estou com algumas duvidas

como são feitas as asas?
tem algum reforço?
que tamanho tem?
que setup vais meter?

pretendes bater o recorde?

esta ultima era mais a brincar mas quem sabe?!!!!!! :)

parabéns pelo projecto!!


As asas são feitas com depron de 6mm. São cortadas directamente a partir da placa e depois vão ser reforçadas com duas varas de carbono. Para finalizar, são revestidas com fita adesiva (assim como o resto do avião) para dar mais consistência e também para o proteger de alguns arranhões.

Tem 66 cm de envergadura e 53 cm. O peso deverá rondar 300 gramas.

Muito dificilmente irá bater algum recorde. Essa velocidade que referi foi atingida com uma configuração com mais power (ainda) :D:D. Usaram um motor com 4400kv e uma 4s. Num dos voos o speedy incendiou-se no ar (não me lembro se foi com esta configuração).

cumps


Last edited by ALz on Sat 30-07-2011, 11:00; edited 1 time in total

#5:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Fri 22-07-2011, 13:56

boas!

300 gramas peso final?

isso é muito pouco.

#6:   Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 22-07-2011, 18:06

boas,

Sim é o que dizem nos planos. Também achei pouco. Vou fazer uma simulação para ficar com uma ideia melhor do peso.

#7:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Fri 29-07-2011, 13:53

boas!

então como vai essa construção?

#8:   Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 29-07-2011, 14:45

Isto anda um pouco lento. Para além do que estava feito fiz a bancada para o motor. Preciso de comprar um tubo de carbono com um diametro entre os 4 e os 5mm para reforçar a asa para avançar com as colagens da fuselagem. Mais uns dias e já meto umas actualizações.

#9:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Fri 29-07-2011, 21:11

mas já tens o material electrónico?

#10:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 0:27

Isso já. Chegou esta semana.

#11:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 10:59

Depois de testar devidamente o speedy com uma configuração mais ligeira, vai ser isto que vou montar:



TP 450-Size 2415-07T Brushless Heli Motor 3850kv
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6262

Turnigy 3s 1300mah 30C

Variador turnigy trust 55A

HobbyKing 929MG Metal Gear Servo 2.2kg/ 12.5g/ 0.10sec

#12:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 20:07

boas!

essa bateria não vai chegar...não achas?

#13:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 20:18

Quando dizes que não vai chegar, estás a falar da autonomia ou por ser só uma :D :D ?

#14:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 20:26

tipo o motor consome 42A no máximo e a bateria só da 39A.

#15:   Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 30-07-2011, 22:51

Como estou a pensar em usar uma 4,5x4,5 a corrente máxima deverá ser um pouco inferior porque esses 42A foram com um hélice 5,5x4,5... deve dar a bateria acho eu.

#16:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: rappa Post Posted in this forum: Mon 01-08-2011, 0:03

sim, deve dar mas vai durar muito pouco :( já fizeste alguns testes?

#17:   Author: ALz Post Posted in this forum: Mon 01-08-2011, 15:23

Pois não... Tenho de mudar a ficha da bateria para uma fêmea porque tenho no variador uma macho. Só testei isto com uma 3s de 1800mah e foi sem hélice porque ainda não montei o motor na bancada.

#18:   Author: ALz Post Posted in this forum: Wed 03-08-2011, 21:54

Boas,

Fiz uma simulação do peso final. Deverá ser aproximadamente 400g e não 300g como dizem nos planos.

#19:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: ALz Post Posted in this forum: Fri 19-08-2011, 0:35

Boas,

Já tenho mais umas actualizações:

Varão de carbono de 5mm:





A bancada do motor é constituída por duas peças, uma fixa e outra amovivel. A vantagem disto é que é muito mais simples se quisermos montar outro motor diferente. Basta apenas fazer uma nova bancada amovivel propria para o motor que queremos montar e aparafusá-la à bancada fixa. Só espero que o motor não se separe do avião quando o acelerar a fundo :P :



Nas colagens tenho usado cola quente. Só deverei usar epoxy para colar a bancada do motor:

Vista superior:



Vista inferior:



Por agora é tudo :D :D

Cumprimentos

#20:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Fri 19-08-2011, 20:11

boas, ja esta a ganhar boa forma, acompanho

abraços.

#21:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: ALz Post Posted in this forum: Sat 27-08-2011, 22:52

Boas,

O Speedy já rasgou os céus hoje e quase que perdeu o motor durante o voo :twisted:

Ultimas fotos da construção:
















Ouvi uns ruidos estranhos e resolvi aterrar para ver o que se passava. Reparei que o motor quase se separou da bancada. Sairam 2 dos 4 parafusos que seguram o motor à bancada. Penso que seja essa a razão para o aparecimento das fissuras que apareceram na frente do avião:









O voo de estreia foi filmado. Ainda vou editá-lo primeiro e depois faço outro post para verem o bixo em acção :twisted: :twisted:

cumprimentos

#22:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: ALz Post Posted in this forum: Sun 28-08-2011, 1:59

Boas,

O vídeo já está disponivel:


Ver no Youtube

#23:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Sun 28-08-2011, 11:55

boas, saiu atribulado mas pareceu-me bom no geral e rapido tambem parabens pela maquina, so falta mesmo é a qualidade de imagem um pouco melhor.

venham de la mais videos,

abraços.

#24:   Author: ALz Post Posted in this forum: Wed 31-08-2011, 0:11

Obrigado mustang. Foi uma descolagem complicada, falta de confiança principalmente. Isto foi filmado já depois das 8 da noite. Só tenho conseguido voar quase à noite que é quando começa a haver menos vento. A minha camera não gosto muito de ambientes com pouca luz. Daqui a uns dias virão mais videos. Já ando a fazer umas modificações para tornar isto realmente rápido :D Vamos ver se a minha câmera vai conseguir filmar alguma coisa :D

#25:  Re: Construção e testes de um Speedy Author: Nalmeida Post Posted in this forum: Wed 31-08-2011, 12:18

Está muito engraçado, vais usar gps para medir a velocidade ou não estás muito interessado em tanto detalhe?
Bom trabalho e bons voos.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstrução e testes de um Speedy Goto page 1, 2, 3  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 3


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1841s (PHP: 33% | SQL: 67%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]