#3: Re: Número de Reynolds Author: Carlos Bastos,
Posted in this forum: Thu 24-03-2011, 10:09
Mais alguma coisa sobre escoamentos laminares e turbulentos.
Os modelos de VL e certa aviação ligeira (planadores) voam abaixo do NR crítico. Então o escoamento é, essencialmente, laminar. O mesmo para a camada limite.
Mas se conseguirmos transformar a camada limite, laminar, numa camada limite turbulenta, conseguimos vários benefícios para os modelos.
Qualquer descontinuidade na construção duma asa pode provocar a transição. Em VL usam-se vários métodos de provocar a passagen de laminar a turbulento. Mas o mais vulgar é um simples fio de algodão com cerca de 0,5mm de diametro colado no extradorso a poucos milímetros do BA. A partir do local onde está o fio a camada limite passa a turbulenta e os benefícios são:
Diminui a componente de atrito de superfície ("skin friction") da resistência ao avanço.
Atrasa o descolamento da camada limite. Portanto a perda passa a dar-se a um ângulo de ataque maior.
A variação do coeficiente de momentos passa a ser menor, possibilitando a mesma estabilidade longitudinal com menor braço de alavanca trazeiro.
Enquanto que a primeira afirmação já foi confirmada em túnel, as duas últimas ainda são conjecturas. Há alguma coisa escrita sobre o assunto mas não passam de teorias cuja demonstração formal não aparece. Ou eu nunca vi.
Mas fiquemos descansados, pois temos uma federação dotada de comissões técnicas e especialistas de aerodinâmica que certamente, depois de lerem este tópico, nos irão ajudar.
E a ajuda é necessária. Afinal se há benefícios na utilização de turbuladores porque razão não se utilizam nos planadores RC, tais como maquetas, F3B, F3J, F5J, FXJ, DLG, etc.?
CB
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