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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosO nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  :| |:

#26:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Thu 10-02-2011, 14:12

Olá Nuno,

Está a ficar com muito bom aspeto! Continua a postar!

Pergunto-te se podes dizer onde arranjaste os planos do CL-415.

Estou prestes a construir um CL-415 mas em balsa / contra-placado.

Já tenho o material e um plano do CL-215 impresso do site (http://bernard.dumas.perso.infonie.fr/Plans.htm)

No entanto tenho uma dúvida:
Será que a única diferença física entre o CL-215 e o CL-415 são as winglets, nas asas e na profundidade?

Cumprimentos,

Vitor

#27:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Thu 10-02-2011, 22:54

Saudações modelistas!! Wink

Vitor: os planos arranjei no RCGroups mas são em A4 e para depron mesmo. Tenho ideia de lá ter visto uns em CAD também.
Para além das diferênças que referiste, a necelles também não são iguais.

Já houve um fórum onde me pediram para aprofundar a questão do alongamento dos fios no variador/controlador.
Cá vai:

Bem, talvez não seja eu a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto, mas vou tentar explicar o que sei.
Quem achar que deve corrigir ou acrescentar, esteja à vontade porque eu não sou nenhum experto na matéria e apenas vou transmitir o que aprendi lendo e pesquisando a net.
É claro que a bitola ou secção dos fios nunca deve ser reduzida para não dificultar a passagem da corrente por meio de resistência. Mas neste caso concreto (o aumento do tamanho dos fios da bateria para o controlador), estamos perante um problema de indução e não de resistência.
O problema não é que o controlador queime instantaneamente. Mas sim, que com o tempo, os condensadores que servem também para proteger o circuito dos aumentos e das variações na tensão, vão sobreaquecer e pifar. E repito, pode não ser instantâneo. É com o tempo, e não sabemos quando. Se for durante um voo, já se foi…
Segundo aquilo que percebi, a indução dá-se porque os FETs (field efect transistors), que são os componentes que realmente controlam a corrente entregue ao motor, para fazer este trabalho, abrem e fecham totalmente o circuito milhares de vezes por segundo. Eles trabalham com frequências de 8, 16 ou 32khz em PWM.
Este abrir e fechar constante do circuito faz com que a corrente, que num milésimo de segundo estava a fluir livremente, no outro milésimo logo a seguir já encontra um obstáculo. É como se uma multidão (electrões) estivesse a sair de um recinto por uma porta e de repente a porta fecha. O que acontece? Todo o mundo se empurrando contra a porta e aumentando a pressão nela. Este aumento de pressão sobre a porta, equivale ao aumento de tensão – Volts. E isto milhares de vezes por segundo!
Uma analogia comum:
Já experimentaram abrir uma torneira, daquelas de ¼ de volta, no máximo e depois fechar imediatamente e de uma vez só? Melhor ainda se for com uma válvula eletromagnética. Fecha mais rápido!
O que acontece é que a água que passava pelo cano a uma velocidade elevada é parada num ápice, e aumenta em muuuito a pressão no tubo, logo antes da torneira. Algumas vezes até faz um barulho de batida, que parece que a água está dar com a cabeça na torneira, e o cano vai rebentar.
Os condensadores presentes nos controladores estão preparados para aguentar e “amortecer”, mas só a indução relativa ao tamanho de fio original. Talvez um pouco mais. Mas só um pouco mesmo!
Ora, aumentando o tamanho dos fios da bateria para o controlador, o fenómeno indução cresce com relação proporcional ao tamanho de fio acrescentado.
A solução recomendável e mais fácil é aumentar os fios do outro lado do controlador. Os que vão para o motor. Torcendo-os ou entrançando-os uns nos outros para evitar rádio-interferências, possivelmente colocando um anel de ferrite.
Se não for possível fazer isso, e se tivermos mesmo que aumentar os fios do lado da bateria, devemos então colocar condensadores de baixo (ESR) e baixa impedância, que são os mais adequados, junto dos outros. Por exemplo os Rubicon-ZL ou os Panasonic-FM. Estes devem ser de voltagem idêntica ao/s que já existir/em no controlador e devemos colocar um condensador de 220uF (microfarads) por cada 10cm de fio acrescentado.
Espero ter ajudado!
Desculpem ter sido tão longo.

Fonte:
Ron van Sommeren, em RCGroups

#28:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Thu 10-02-2011, 23:27

Muito obrigado pela explicação Nuno.

De certeza que me irei deparar com esse dilema de distância dos condutores.
Principalmente porque a envergadura do modelo será de 2 metros e pouco!

Mas até lá ainda tenho ainda muita madeira para cortar Razz

Quando começar a construção deste modelo a ver se desta vez perco um tempinho a tirar umas fotos para postar também aqui no fórum a evolução.

Cumprimentos,

Vitor

#29:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Mon 14-02-2011, 10:48

Saudações modelistas! Wink

Vendo que algumas pessoas ficaram interessadas e pediram para eu mostrar melhor como fiz os controlos interiores da cauda do canadair, fiz estes vídeos a explicar como fiz tudo. Mr. Green
Espero que seja claro o suficiente para o pessoal perceber.
Não é nada de complicado... Cool Surprised

Parte I:


Ver no Youtube




Parte II


Ver no Youtube



Very Happy Very Happy


Enquanto o segundo vídeo carregava no youtube, fiz mais uns trabalhos. Razz
Concui a mecânica de alavancas e hastes na asa principal e coloquei os servos que vão acionar os ailerons.

Ficaram assim:



Mais uma vista de lado:



Bons voos!

#30:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Mon 14-02-2011, 23:07

boas, com os controles sem se verem fica muito interessante e ja agora obrigado por partilhares a explicaçao, bom resto de trabalho

acompanhando

abraços.

#31:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Nelio Post Posted in this forum: Tue 15-02-2011, 12:38

Muito interessante! És um artista! Smile


P.S. - E já se ficou a saber quem foi o pai do..... CANADAIR Very Happy Very Happy

#32:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Tue 15-02-2011, 13:22

Saudações modelistas!! Wink

Como é do conhecimento geral, era minha intenção colocar os variadores dentro das nacelles.
Pensei assim porque neste local teriam algo muito importante: ventilação.
Contudo, estou adeparar-me com muitas dificuldades em adquirir os condensadores eletrolíticos de que falei antes (Rubycon ou Panasonic). Crying or Very sad
Já os tinha encomendados mas à última hora o vendedor disse estar esgotado. Mad
Assim sendo, porque a construção se aproxima do seu fim a passos largos, e estava parado à espera dos condensadores para concluir a instalação elétrica e fechar a asa, vou optar por outra saída.
Muitas vezes somos confrontados com estes impasses. Há que tomar decisões e temos que arranjar um equilíbrio entre funcionalidade, facilidade de execução, aparência, etc.
Vou optar por colocar os variadores algures dentro da fuselagem e já não tenho que fazer o "upgrade" de condensadores, porque em vez de aumentar os fios do lado da bateria, aumento do lado do motor.Idea Idea
Para ventilação dos variadores hei-de arranjar uma solução. Estou a prever que aproveite umas janelas com direccionamento do ar para cima deles. Rolling Eyes Smile
A ver vamos...

#33:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Tue 15-02-2011, 14:05

Nuno,

Se não optares por trém retráctil, que tal colocares os variadores no local onde ficaria o trém?
Terias de criar umas cavidades laterais na fuselagem.
Depois podias tapar essas cavidades com rede tipo plástico preta que existe à venda a metro no Leroy ou na Maxmat, ficando os variadores escondidos atrás da rede.
A zona da fuselagem em questão ficava idêntica ao original e os variadores apanhavam ar fresco e não ficavam à vista.

Vitor

#34:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Tue 15-02-2011, 23:23

Mais saudações modelistas!! Wink

Obrigado pela ideia, Vitor. Parece-me uma opção muito viável! Precisamente no sítio onde ficariam as aberturas para recolher o trém, que no caso do Canadair CL-415 não fecham.


Companheiros foristas, estive a fezer uns testes de bancada com um dos motores, para ver qual o impulso que consigo com a diversas hélices.
Utilizando este dispositivo de alta tecnologia Very Happy Very Happy (balança de cozinha do Gato Preto)com uma travessa de madeira MDF aparafusada, para poder fixar os motores.



Preparada para iniciar o teste.



Hélice de 7"x3,5"



Hélice de 6"x3"


O multímetro a trabalhar:




Eis os resultados:
7"x3,5"- 630g
6"x3"- - 440g

Com a 7"x3,5" tinha obtido noutro teste, 13A e 130W.
Com a 6"x3" vi hoje que dá 7,3A a 11,8V ou seja 86W.
Neste caso concreto em que vou utilizar dois motores, fico com 172W para 800g. Isto dá 215W por Kg, o que segundo a literatura, é potência para voar próximo do acrobático!!Surprised Very Happy Wink


Last edited by nunol on Tue 22-02-2011, 20:57; edited 1 time in total

#35:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Wed 16-02-2011, 1:17

boas, adorei o hi tec, mas por icrivel que pareça nunca me lembrei de testar assim, ja estou ansioso pelo primeiro voo, bom resto de construçao,

acompanhando

abraços.

ps: esses motores sao ??

#36:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Thu 17-02-2011, 3:01

Saudações modelistas!! Wink

Entre ontem e hoje já avancei com isto mais um pouco. Cool
Dessoldei o que já tinha feito nos variadores e fiz a nova instalação, com cabos novos da novak, que tinha por aqui ainda do tempo em que me dedicava ao automodelismo Idea .

Uma dica: quando preciso de fazer buracos no depron, encosto o bico de um ferro de soldar velho em vez de cortar. O material ao derreter com o aquecimento endurece e fica mais resistente, como que cauterizado.
Eis o resultado:


Vista de cima:


Aproveitei para ver o peso aproximado na minha balança "high-tech" Laughing
Estamos com cerca de 770g.


Uma vista de frente com as hélices 6"x3":

Sim, a minha oficina está um bocado desarrumada, eu sei!! Embarassed Confused Shocked Rolling Eyes


Hoje, já tive mais um tempinho disponível e fechei a asa. Agora não há volta a dar. Rolling Eyes Laughing





Laughing Cenas do próximo capítulo: Laughing

Trabalhar as winglets.


Estava com receio de as fazer em depron porque ficariam muito frágeis e quase de certeza se partiriam durante o transporte ou num voo mais atribulado. Confused
Felizmente Idea lembrei-me Idea que tinha por cá EPP, que é o material de que normalmente os shock flyers são feitos, e embora um pouco fexível é muuuuiiiito resistente. Para resolver o problema de flexibilidade do EPP, a fita-cola vai fazer o seu papel fortalecendo e endurecendo as winglets.


Last edited by nunol on Tue 22-02-2011, 21:09; edited 1 time in total

#37:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 1:10

Boas,

Oficina desarrumada? Já somos dois Embarassed

Estive a pensar na questão da localização dos variadores nas cavidades do trém de aterragem:
Se os variadores estiverem encostados ao depron, este não deforma com o aquecimento? (não faço a mínima ideia pois nunca trabalhei com esse material)
Só um alerta Smile

Cumprimentos,

Vitor

#38:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 17:01

Saudações modelistas!! Wink

Desculpem!... Embarassed

Estou num beco sem saída!... Confused

Fiquei encostado à parede, com uma espada no pescoço! Sad Crying or Very sad

Já estou a imaginar essas cabecinhas: -“Ficou sem material?!”; -“Acabou-se-lhe o orçamento!”; -“Deixou cair o Canadair e partiu aquilo tudo!?”; -“ A mulher pôs-lhe as malas à porta?! Very Happy

Very Happy Não, não é nada disso! Wink
O pedido de desculpa no início, é porque eu “escrevo” pelos cotovelos, eu sei… Embarassed

Agora, é chegado o tempo de metodizar as coisas e verificar se segundo os books, tudo o que tinha perspectivado mentalmente está minimamente correcto. Portanto vou agora enfrentar o “bicho-papão” da matemática. Não posso evitar mais! (era a isto que me referia). Surprised
Devo salientar, que depois de tantos anos da minha vida estudantil a rogar pragas aos professores da dita disciplina, chego à conclusão que aquilo que pensava da matemática enquanto jovem estudante era errado.
A matemática afinal não é “bicho-papão” e tem aplicação prática na vida das pessoas. Neste caso, na minha vida como modelista construtor (se assim me posso chamar).
A explicação que se segue apresenta a maneira como estou levar a cabo o estudo do meu Canadair CL-415. Existem outras maneiras de o fazer (com recurso a programas, a folhas de cálculo etc.). Esta não é a melhor nem a única. É a que eu utilizo.
Sei que para alguns não é novidade nenhuma, porque também o fazem. Para outros é excesso de trabalho e “palha”, porque nem vão ler isto. E para outros é ouro, porque vão aprender alguma coisa. Não fui eu que criei nenhuma destas fórmulas, isto já está tudo inventado. Cool
Em muitos outros sites e fóruns pela internet se escreveu e escreve sobre isto, de maneira mais ou menos aprofundada, mas aqui vou tentar reunir o essencial e vou tentar explicar de uma maneira sucinta e fácil de entender, correndo o risco de estar a repetir algo que também aqui neste fórum já foi escrito.

Vou começar por algo simples:
I - A superfície alar. É expressa em dm2 e calcula-se da seguinte forma:
S=ExC
S- superfície
E- envergadura
C- corda da asa

No Canadair temos:
S=13,4dmx1,7dm
S=22,78dm2

II – A carga alar (wing load). É expressa em gr/dm2 (gramas por decímetro quadrado) e calcula-se da seguinte forma:
WL=M/S
WL – Carga Alar
M – Peso total do modelo
S – Superfície alar

No Canadair temos:
CL=800gr/22,78dm2
CL=35,11gr/dm2

III – A velocidade de perda teórica ou “stall”, chamemos-lhe (VS). Representa a velocidade mínima de voo de um modelo, expressa em km/h ou m/s.
Calcula-se da seguinte forma:
VS=4,3x√WL=km/h

No Canadair temos:
VS=4,3x √35,11
VS=25.47km/h

Para mim, desta forma resulta, mas poderíamos ter em conta outros parâmetros como o coeficiente de sustentação da asa, a pressão atmosférica, os ângulos de incidência, etc., …

IV – A velocidade teórica do modelo ou (Pitch Speed): É expressa em km/h ou m/s, e calcula-se da seguinte forma:
PS=RPM/1000xPx1.61=km/h
RPM - são as rotações por minuto do motor utilizado.
P – Passo da hélice.

No Canadair temos:
O motor utilizado é um 1750KV (KV= RPM por cada volt aplicado) e a voltagem nominal é 11.1v, portanto
PS=1750KVx 11.1v/1000x3”x1.61
PS=93,82km/h de velocidade teórica máxima.

V – Impulso do conjunto motriz ou “Static Thrust”. Vamos chamar-lhe (ST). É expresso em gamas e calcula-se assim:
ST= (RPM/1000)^2x(Ø/12)^4xKPx28.35
Ø – Diâmetro da hélice em polegadas
KP – coeficiente de trabalho da hélice.

No Canadair temos:
ST=(1750KVx 11.1v/1000)^2x(6”/12)^4x0.65x28.35
ST=434.57gr de impulso

Nota: Para este cálculo contactei a GWS, que é a marca das hélices que vou utilizar e fui informado que o coeficiente de trabalho se situa entre 0,60 e 0,70, por isso utilizei o valor 0,65.

VI – Potência na hélice. É expressa em Watts e vamos chamar-lhe (PW). Calcula-se de seguinte forma:
PW= (RPM/1000)^3x(P/12)x(Ø/12)^4xKP

Então, no Canadair:
PW= (1750KVx 11.1v/1000)^3x(3/12)x(6/12)^4x0.65
PW=74,44Watt

Considerações:
Um impulso equivalente a 1/3 do peso de um modelo é suficiente para voar. Eu terei 434gr x 2 motores, portanto 868gr de impulso. O Canadair terá aproximadamente 800gr. É uma relação de 1/1 mais ou menos.
Uma velocidade teórica de 2.5 a 3 vezes a velocidade de perda teórica ou “stall speed” também é suficiente. Eu calculei 93,82km/h de velocidade máxima (acho que nunca vai chegar a tanto…), mas é uma velocidade 3,6 vezes superior. Surprised Very Happy
Acho que o Canadair tem o que é preciso para fazer um voo descontraído e com potência e velocidade mais que suficientes.

Uma curiosidade: Quando fiz a “pesagem” da força estática do conjunto com uma hélice 6”x3”, a balança “high-tech” marcou 440gr. Afinal aquilo até resulta… Cool Shocked Idea

Vitor:
Nah! Quando o variador derreter o depron, já está em muito mau estado! Pifou!!! Laughing
Nuno Lopes
_________________


Last edited by nunol on Sat 19-02-2011, 11:50; edited 1 time in total

#39:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: PAF200 Post Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 17:41

Brutal Nunol,

Num simples post, aprendi um monte de informação que evito ler por parecer complicada.
Obrigado! Ja guardei como cábula.

#40:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 21:45

boas, obrigado pela partilha e explicaçao matematica, PAF200 eheh sou o segundo a fazer cabula, quando souber isto de cor vou para os foguetoes lololol

abraços.

ps: vejo que cada ves esta mais proxima do fim a construçao, quando fores fazer o 1 voo diz alguma coisa se der gostava de ver o bicho ao vivo e a cores.

#41:   Author: Nando Post Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 22:54

O modelo esta a ficar um espetaculo. Smile
Espero que va levar uma decoracao a altura.

#42:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 0:21

Boa noite a todos!! Para variar um pouco... Laughing Laughing

PAF200
Também achei no início que era um pouco complicado. Mas acredita que não é. Cool

mustang-pt
Não penses que sei isto de cor. Ficava maluco! Também uso cábula. Laughing
PS: OK eu aviso.

Nando
Como até agora com a construção, também com a decoração vou fazer o meu melhor. Wink

#43:   Author: Nelio Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 3:47

Como acompanhante deste projeto espectacular, só vos peço que façam um vídeo porque estou um pouco longe (praí uns 1000kmts) daí! Ver ao vivo é pouco provavel Sad

Quanto aos acabamentos eu reproduzia ao detalhe os "apaga fogos" da "Securite Civile"

#44:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 14:44

Saudações empoeiradas!! Wink Very Happy Very Happy

As wiglets já estão o sítio e semi-forradas. Depois lembrei-me: -"amarelo?! Mas isto vai ser vermelho!!!" duh... Very Happy Very Happy




Ontem fiz noitada e dei um bom avanço nas nacelles.
Primeiro fiz uns enchimentos nos cantos que servem também de reforço. Assim, quando lixar já não abre buracos.




Depois, descolei os tubos de escapamento e tapei o sítio onde estavam com depron de 3mm.
Esta tampa foi moldada com ar quente para não ficar em tensão.




Depois de coladas, abri-lhes um buraco para voltar a alojar os tubos no sítio e coloquei a cobertura nas necelles.




Depois foi só começar a lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Que poeira... Very Happy Surprised Mad E depois mais lixa....






Fiz também as entradas de ar em depron de 3mm com auxílio da pistola de ar quente para possibilitar as curvas apertadas.




Primeiro testei-as assim, mas vi melhor umas imagens do Canadair e depois cheguei-as mais para a frente, pois terminam sensivelmente onde começa o cone da hélice.




Acrescentei mais uns "donuts" de depron nos topos para cobrir os motores. E mais do mesmo... lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Até fiquei com o braço lixado! Very Happy




As entradas de ar colocadas no sítio definitivo e tudo betumado com massa ligeira



E agora......




Lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Depois continuar a lixar, verificar e voltar a lixar, lixar e lixar mais até transformar o avião todo em pó!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Até à próxima...

#45:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 18:02

Saudações empoeiradas outra vez! Wink

Preciso de ajuda da vossa parte:
Já pesquisei uma série de sites e fotos na net, para conseguir perceber qua é concretamente a pintura/decoração usada nos Canadair que combatem os fogos em Portugal.
Não consegui chegar a conclusão nenhuma.
Alguém me pode indicar qua é a pintura?
Obrigado!! Cool

#46:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Nelio Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 18:59

Nao é o 415 mas serve Very Happy








Pessoalmente acho mais bonito a de França

#47:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Sat 19-02-2011, 20:56

boas este será o tal frances?? é um 415.

abraços.

#48:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Nelio Post Posted in this forum: Sun 20-02-2011, 0:23

Não me refiro a esse mas sim o da proteção civil de frança.



#49:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Mon 21-02-2011, 3:08

Saudações model-empoeiradas!! Laughing

No meio de tanta poeira de depron lá consegui ver as nacelles e continuar a lixar, lixar, lixar...
Lixei até elas ficarem com esta forma. Não é igual à original mas serve muito bem, eu acho... Rolling Eyes Cool











Quanto aos Canadair Portugueses, acho que só mesmo os CL-215, como referiu o Nelio.
http://www.airliners.net/photo/Inaer/Canadair-CL-215-1A10-CL-215-II/1771861/L/&sid=1261f42b80af0aabd8194272017f481b

#50:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Mon 21-02-2011, 14:03

Boas limpezas do pó Razz

Os italianos também nos emprestaram Canadairs o ano passado (só não sei o modelo).

"(...)A Antena 1 apurou que nas próximas horas vão chegar a Portugal dois aviões Canadair provenientes de Itália.(...)"

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Distrito-de-Aveiro-com-quatro-incendios-activos.rtp&article=363515

Boas contruções,

Vitor
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