#38: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol,
Posted in this forum: Fri 18-02-2011, 17:01
Saudações modelistas!!
Desculpem!...
Estou num beco sem saída!...
Fiquei encostado à parede, com uma espada no pescoço!
Já estou a imaginar essas cabecinhas: -“Ficou sem material?!”; -“Acabou-se-lhe o orçamento!”; -“Deixou cair o Canadair e partiu aquilo tudo!?”; -“ A mulher pôs-lhe as malas à porta?!
Não, não é nada disso!
O pedido de desculpa no início, é porque eu “escrevo” pelos cotovelos, eu sei…
Agora, é chegado o tempo de metodizar as coisas e verificar se segundo os books, tudo o que tinha perspectivado mentalmente está minimamente correcto. Portanto vou agora enfrentar o “bicho-papão” da matemática. Não posso evitar mais! (era a isto que me referia).
Devo salientar, que depois de tantos anos da minha vida estudantil a rogar pragas aos professores da dita disciplina, chego à conclusão que aquilo que pensava da matemática enquanto jovem estudante era errado.
A matemática afinal não é “bicho-papão” e tem aplicação prática na vida das pessoas. Neste caso, na minha vida como modelista construtor (se assim me posso chamar).
A explicação que se segue apresenta a maneira como estou levar a cabo o estudo do meu Canadair CL-415. Existem outras maneiras de o fazer (com recurso a programas, a folhas de cálculo etc.). Esta não é a melhor nem a única. É a que eu utilizo.
Sei que para alguns não é novidade nenhuma, porque também o fazem. Para outros é excesso de trabalho e “palha”, porque nem vão ler isto. E para outros é ouro, porque vão aprender alguma coisa. Não fui eu que criei nenhuma destas fórmulas, isto já está tudo inventado.
Em muitos outros sites e fóruns pela internet se escreveu e escreve sobre isto, de maneira mais ou menos aprofundada, mas aqui vou tentar reunir o essencial e vou tentar explicar de uma maneira sucinta e fácil de entender, correndo o risco de estar a repetir algo que também aqui neste fórum já foi escrito.
Vou começar por algo simples:
I - A superfície alar. É expressa em dm2 e calcula-se da seguinte forma:
S=ExC
S- superfície
E- envergadura
C- corda da asa
No Canadair temos:
S=13,4dmx1,7dm
S=22,78dm2
II – A carga alar (wing load). É expressa em gr/dm2 (gramas por decímetro quadrado) e calcula-se da seguinte forma:
WL=M/S
WL – Carga Alar
M – Peso total do modelo
S – Superfície alar
No Canadair temos:
CL=800gr/22,78dm2
CL=35,11gr/dm2
III – A velocidade de perda teórica ou “stall”, chamemos-lhe (VS). Representa a velocidade mínima de voo de um modelo, expressa em km/h ou m/s.
Calcula-se da seguinte forma:
VS=4,3x√WL=km/h
No Canadair temos:
VS=4,3x √35,11
VS=25.47km/h
Para mim, desta forma resulta, mas poderíamos ter em conta outros parâmetros como o coeficiente de sustentação da asa, a pressão atmosférica, os ângulos de incidência, etc., …
IV – A velocidade teórica do modelo ou (Pitch Speed): É expressa em km/h ou m/s, e calcula-se da seguinte forma:
PS=RPM/1000xPx1.61=km/h
RPM - são as rotações por minuto do motor utilizado.
P – Passo da hélice.
No Canadair temos:
O motor utilizado é um 1750KV (KV= RPM por cada volt aplicado) e a voltagem nominal é 11.1v, portanto
PS=1750KVx 11.1v/1000x3”x1.61
PS=93,82km/h de velocidade teórica máxima.
V – Impulso do conjunto motriz ou “Static Thrust”. Vamos chamar-lhe (ST). É expresso em gamas e calcula-se assim:
ST= (RPM/1000)^2x(Ø/12)^4xKPx28.35
Ø – Diâmetro da hélice em polegadas
KP – coeficiente de trabalho da hélice.
No Canadair temos:
ST=(1750KVx 11.1v/1000)^2x(6”/12)^4x0.65x28.35
ST=434.57gr de impulso
Nota: Para este cálculo contactei a GWS, que é a marca das hélices que vou utilizar e fui informado que o coeficiente de trabalho se situa entre 0,60 e 0,70, por isso utilizei o valor 0,65.
VI – Potência na hélice. É expressa em Watts e vamos chamar-lhe (PW). Calcula-se de seguinte forma:
PW= (RPM/1000)^3x(P/12)x(Ø/12)^4xKP
Então, no Canadair:
PW= (1750KVx 11.1v/1000)^3x(3/12)x(6/12)^4x0.65
PW=74,44Watt
Considerações:
Um impulso equivalente a 1/3 do peso de um modelo é suficiente para voar. Eu terei 434gr x 2 motores, portanto 868gr de impulso. O Canadair terá aproximadamente 800gr. É uma relação de 1/1 mais ou menos.
Uma velocidade teórica de 2.5 a 3 vezes a velocidade de perda teórica ou “stall speed” também é suficiente. Eu calculei 93,82km/h de velocidade máxima (acho que nunca vai chegar a tanto…), mas é uma velocidade 3,6 vezes superior.
Acho que o Canadair tem o que é preciso para fazer um voo descontraído e com potência e velocidade mais que suficientes.
Uma curiosidade: Quando fiz a “pesagem” da força estática do conjunto com uma hélice 6”x3”, a balança “high-tech” marcou 440gr. Afinal aquilo até resulta…
Vitor:
Nah! Quando o variador derreter o depron, já está em muito mau estado! Pifou!!!
Nuno Lopes
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