RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosO nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Goto page Previous  1, 2, 3, 4  :| |:

#76:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Sun 06-03-2011, 0:15

Saudações vídeo-voadoras!! ;)

Obrigado a todos! :oops:

Vitor: Ele consegue voar muito lentamente, permitindo aterragens (relativamente) suaves.
Não está fora de questão flutuadores e água, mas tenho que impremeabilizar bem primeiro.

É chegado o momento que já se aguardava.
A divulgação do vídeo do voo de estreia do meu Canadair CL-415.
É para mim, sem dúvida, o culminar de uma série de meses de pesquisa, estudo, trabalho de construção, experimentação, modificação, decoração, e por aí fora...

A filmagem não é das melhores porque a câmara principal que estava com o meu compaheiro de voatanas e cameraman, o Sérgio (Bassman), teve um problema no controlo da luminusidade e a filmagem ficou uma b0$7a. :x

Com aquio que consegui filmar com uma minicam DV do Ebay montada nos óculos, e depois no interior, deu para fazer umas montagens e editar este vídeo.


Ver no Youtube



Não fica por aqui, este tópico. Ainda quero fazer um post dedicado ao material utilizado, valores dispendidos e locais de aquisição, para o pessoal que como eu, se quiser aventurar.
E depois, mais filmagens e fotos dos próximos voos se seguirão.
O modelo também ainda não está totalmente acabado, portanto...

#77:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Sun 06-03-2011, 2:16

boas, que maravilha a voar e sem duvida 100% na decoraçao, obrigado pela partilha de tecnicas de construçao e mais. (nao uses esse para apagar incendios ok lol, é que voa perfeito).

abraços.

#78:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: borges Post Posted in this forum: Tue 08-03-2011, 14:08

Muitos parabéns!

Tenho acompanhado silenciosamente esta construção e só me resta dizer que está sem dúvida um mimo!

Continuação de bons voos e boas construções!

#79:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Fri 18-03-2011, 12:05

Saudações flutuantes!! :wink:

mustang-pt e borges:
Obrigado pelo vosso feedback!

Como já tinha referido antes, o Canadair ainda não está acabado. É nesse contexto que vos deixo mais uma mensagem.
Decidi fazer os flutuadores, e quem sabe, impermebilizar melhor o casco para fazer umas amaragens (serão mais umas alagoagens) :lol: :lol: Não tenciono colocá-lo em água salgada. :roll:

Como o plano original que utilizei não tinha flutuadores, foi à procura de um que os tivesse, desenhei por cima do que me interessava e preparei um bloco de esferovite duro com uns pedaços que andavam por aqui.




Depois cortei a as formas (vista laterar e vista superior) e colei-as no bloco de esferovite com uma camada ligeira de 3M-77.




Fixei o meu arco de corte a quente na bancada com grampos, muito direitinho e a 90º, e arranjei uma mesa de corte improvisada com auxílio de uma tábua de prateleira. Nesta fase, lembrei-me de uma coisa que li num fórum de marcenaria, e concordo: "you can never have too many clamps" - "Nunca teremos grampos a mais." :lol: :D 8)
Depois foi só cortar pelo risco.







Devo confessar que não estou a gostar muito do resultado, embora ainda falte lixar para arredondar.
Acho que o desenho que usei não é muito fiel aos flutuadores reais e o corte também não foi muito bem conseguido.
A popa ficou curta e desproporcionada. :(





Vamos ver o que vai dar...

#80:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Nelio Post Posted in this forum: Fri 18-03-2011, 17:04

Este homem é um "SINHOURE" carago!! :P


E como diriam os homens da luta, "dá-lhe falancio!!"

#81:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Fri 18-03-2011, 23:48

Saudações flutuantes!! ;)

Obrigado Nélio, mas continuo a achar que não está bom o suficiente.
Por enquanto desconheço as proporções e o local de colocação exatos dos flutuadores.
Por aquilo que estive a observar numas fotografias parece-me que os flutuadores têm 86% da corda da asa e o seu centro é alinhado debaixo do CG, sensivelmente a 1/3 da corda.

Ora vejam:





Os que tenho em desenho são estes dois, mas acho-os pouco fidedignos.






Mas gostava de saber mais um pouco acerca disto.
Não me convinha nada ficar com um "submarinadair" :lol: :roll: :mrgreen:

Obrigado.
Nuno Lopes

#82:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Sat 19-03-2011, 0:02

Saudações partidas!! ;)

Não, não parti o Canadair. Ou pelo menos parti só um bocadinho. :lol:
Aconteceu durante um voo, um ruido estranho. :o
Cortei motores e parou. Liguei motores e voltou. :? :shock:
Estava um pouco longe e não dava para ver o que se passava. :roll:
Motores off, flaps on, nariz para baixo e aterragem de "emergência" nas ervas. Tranquilo... :mrgreen:
Quando cheguei junto dele, tinha um apoio de motor partido e hélice partida. Seguramente não foi na aterragem, que foi suave.
Foi no ar que se deu a avaria e não percebi o que aconteceu primeiro. Se foi a hélice partida que causou o apoio partido ou vice-versa...
O que interessa é que foi só isso e nada de grave. 8-)
Com as necelles fechadas e o motor lá dentro, foi necessário fazer uma espécie de cirurgia. Cortar, mexer e reparar o interior e "suturar" tudo. :lol:

Aqui fica mais uma reportagem, desta vez de reparação.

O estrago:


As marcações para o corte:


A iniciar o corte, com um bisturi muito afiado:


O corte quase completo:


O aspecto da "tampa"
exterior:


O Interior:


O estrago:

Este apoio estava mesmso um bocado frágil.

Agora, em vez de balsa, usei bambú que é mais resistente. Pauzinhos do restaurante chinês que têm a espessura perfeita :mrgreen: , tanto na secção quadrada como na redonda.


Apoio fixo no sítio. Motor recolocado e...


Sutura tipo cirurgia plástica. Mal se nota.


Este tipo de construção e cobertura está a revelar-se muito bom, até pela facilidade e versatilidade nas reparações. ;)

#83:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: Vitor Pereira Post Posted in this forum: Sat 19-03-2011, 3:57

Boas reparações (pelo que vejo :P )

Como me revejo nas minhas experiências anteriores (criar, voar, reparar :S ... faz parte :) )

Em relação aos flutuadores também não gosto particularmente dos desse plano.
Já viste os dos planos do Bernard Dumas? Têm pouca informação mas têm pelo menos uma vista superior e lateral que à partida parecem mais fidedígnas.

Agora, aqui vai a minha primeira dica de upgrade (a seguir aos flutuadores claro ;) ):
Que tal umas luzes?
Tenho um cessna com luzes de navegação e de aterragem. Se por um lado as luzes de navegação mal se vêem ao longe, a luz de aterragem fica um espectáculo quando o avião vem em aproximação.
Aqui tens um link para um circuito simples que simula o piscar dos strobes. Se quiseres/precisares de ajuda na electrónica é só dizeres.
http://www.dudley.nu/blinky/

Cumprimentos,

Vitor

#84:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Sat 19-03-2011, 20:11

boas, sem duvida és um perfecionista, agora a prova de uma reparaçao limpinha 5 estrelas bom trabalho e obrigado pela partilha.

abraços.

#85:   Author: Vicio Post Posted in this forum: Mon 21-03-2011, 6:34

Excelente trabalho, Nuno!

Adoro o Canadair CL-415 e tambem estou a pensar construir um. Achei a decoração que utilizast muito bonita.
Agora é começar a fazer amaragens. Tens aí máquina para isso!
Já agora... Quais as dimenções do teu Canadair?

Cumprimentos e bons voos.

André Moreira

#86:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Author: nunol Post Posted in this forum: Wed 06-04-2011, 12:12

Saudações inacabadas! :wink:

Pessoal, o tempo tem sido pouco e não chega para tudo...
O Canadair tem estado parado.
Por agora fica mais um videozinho que fiz por brincadeira, há algum tempo, para experimentar o MacBook Pro da minha esposa:


Ver no Youtube


Cuidado com os chupistas (mosquitos) nos campos de voo... :lol: :lol:
Até breve!!
Nuno Lopes

PS: tem 1,34m de envergadura.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosO nascimento de um Canadair CL-415 em depron. Goto page Previous  1, 2, 3, 4  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 4 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.2028s (PHP: 19% | SQL: 81%) | SQL queries: 86 | GZIP enabled | Debug off]