RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalVoo LivrePerfis Wobbeking

#1:  Perfis Wobbeking Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Fri 22-10-2010, 10:46

A função coeficiente de sustentação Cl versus ângulo de ataque (alfa) é conhecida como sendo uma função linear, com um declive de cerca de 0,1/º para uma asa de alongamento infinito e com valores da ordem entre 0,04 e 0,07 para as nossas asas de alongamento finito. Acontece que Cl=f(alfa) só é função num sentido restrito. Quando a asa passa de um valor de alfa para outro superior, Cl tem um determinado valor. Mas se a asa passa de um valor superior para o valor alfa, o Cl é mais pequeno. Isto é um efeito de histerese, que se explica pela dificuldade de "recolamento" do ar sobre o extradorso quando a asa vem duma situação de grande ângulo de ataque.
Esta histeres tem, certamente, efeitos negativos sobre o voo de todos os modelos, mesmo os helicópteros, em que o efeito desta histerese se fará sentir nas pás do rotor. Mas as modalidades controladas (RC e VC) não permitem que o efeito se faça sentir, dado que o controlo é "à vista" ou em "tempo real".
Mas no VL as coisas fiam de outra maneira. As transições de regimes de alta velocidade e "bunt" para velocidade de planeio levaram a que um Aeromodelista de nome Gerhard Wobbeking desenhasse perfis para estabilizadores que reduzem, diz ele, substancialmente, a dimenção da histerese. E estes perfis estão-se a generalizar nos modelos das fórmulas FAI.
Parece que já existem coordenadas para os "Wobbeking airfoil sections". Se alguem conseguir arranjar agradeço. Até agora têm sido apenas fotocopiados. Em relação aos perfis usados em voo livre estes caracterizam-se por terem a curvatura máxima do extradorso a cerca de 10% da corda o que parece anormalmente situada mas permite "Dboxes" mais pequenas para os mesmos momentos resistente à flexão e à torção, o que leva à redução do peso dos estabilizadores.
Bons voos!
CB

#2:   Author: Nando Post Posted in this forum: Fri 12-11-2010, 0:49

Esqueci-me de actualizar isto mas aqui vai.
Depois de ter lido o texto acima, curioso com os tais perfis fui a procura.
Nao os encontrei em si mas encontrei alguem do canada que mencionava que os tinha.
Como os emails sao de borla decidi mandar um mas ate agora nada. Sad
Pelos vistos a pessoa nao e muito de partilhar, e pena.

#3:  Re: Perfis Wobbeking Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Sat 13-11-2010, 10:34

Crying or Very sad Para já, obrigado, Nando. Quase que acerto se disser que a sua tentativa, tal como uma que já fiz, foi para um tal Mathews num servidor sympatico. O rapaz não responde. Mas mais dia menos dia consegue-se encontrar as coordenadas de tais perfis.
Entretanto eu podia colocar aqui dois desenhos desses perfis tirados de planos de modelos, em A4, publicados em revistas de VL. Mas para isso preciso de ajuda, pois não sei inserir desenhos num post destes. Posso fazer o "scan" e recortar a parte do desenho que interessa mas depois não sei o resto.
Help!
CB

#4:  Re: Perfis Wobbeking Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Sat 16-04-2011, 12:48

Very Happy Very Happy Very Happy Finalmente!!!
Um alemão, utilizador do Profili, deu-me o link para o Wobbeking.
Vem no Profili 2.30 ou superior, PRO com o nome Fantham Wobbeking-nose.
Parece muito fácil de construir, quer em nervuras quer no corte de esferovite. O extradorso é plano a partir dos ~30% a assim não dá direito a deformações devido à catenária de arrasto do fio.
Daqui a uns dias vou dar uma volta com ele através do QFLR5. E confirmar as boas prestações na perda. Assim espero!
CB
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalVoo LivrePerfis Wobbeking


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0631s (PHP: 47% | SQL: 53%) | SQL queries: 51 | GZIP enabled | Debug off]