#1: Perfis Wobbeking Author: Carlos Bastos,
Posted in this forum: Fri 22-10-2010, 10:46
A função coeficiente de sustentação Cl versus ângulo de ataque (alfa) é conhecida como sendo uma função linear, com um declive de cerca de 0,1/º para uma asa de alongamento infinito e com valores da ordem entre 0,04 e 0,07 para as nossas asas de alongamento finito. Acontece que Cl=f(alfa) só é função num sentido restrito. Quando a asa passa de um valor de alfa para outro superior, Cl tem um determinado valor. Mas se a asa passa de um valor superior para o valor alfa, o Cl é mais pequeno. Isto é um efeito de histerese, que se explica pela dificuldade de "recolamento" do ar sobre o extradorso quando a asa vem duma situação de grande ângulo de ataque.
Esta histeres tem, certamente, efeitos negativos sobre o voo de todos os modelos, mesmo os helicópteros, em que o efeito desta histerese se fará sentir nas pás do rotor. Mas as modalidades controladas (RC e VC) não permitem que o efeito se faça sentir, dado que o controlo é "à vista" ou em "tempo real".
Mas no VL as coisas fiam de outra maneira. As transições de regimes de alta velocidade e "bunt" para velocidade de planeio levaram a que um Aeromodelista de nome Gerhard Wobbeking desenhasse perfis para estabilizadores que reduzem, diz ele, substancialmente, a dimenção da histerese. E estes perfis estão-se a generalizar nos modelos das fórmulas FAI.
Parece que já existem coordenadas para os "Wobbeking airfoil sections". Se alguem conseguir arranjar agradeço. Até agora têm sido apenas fotocopiados. Em relação aos perfis usados em voo livre estes caracterizam-se por terem a curvatura máxima do extradorso a cerca de 10% da corda o que parece anormalmente situada mas permite "Dboxes" mais pequenas para os mesmos momentos resistente à flexão e à torção, o que leva à redução do peso dos estabilizadores.
Bons voos!
CB
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