RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesAjuda escolha electronica extra 300 Goto page 1, 2  Next  :| |:

#1:  Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Sun 08-08-2010, 21:10

Boas pessoal
estou a construir o meu primeiro "avião"
Um Extra 300 em depron. Igual ao do Jotaluz e Mustang.

Jé tenho os moldes todos cortadinhos e prontos para serem colados.
Não sei já posso colar ou é melhor esperar pela alectronica ?

Tenho muitas duvidas nesta construção.
Gostaria de uma ajuda dos mais experientes na escolha da electronica.

Tenho um Spektrum dx6i e 3 lipos 3s 2200. Posso usar as lipos?

Que servos usar?

Que motor usar e variador?

Que receptor usar?

Obrigado desde já pelas ajuds

ps: Assim que poder meto imagens da montagem

#2:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Sun 08-08-2010, 21:50

Boas.

Nesta coisa dos aviões eléctricos não há receitas prontas a usar, há antes soluções já testadas por outros que funcionam em aviões similares e tem sido essa a prática com melhores resultados.

Com baterias 3S 2200 num modelo leve estás a exagerar no peso das mesmas mas lá está uma variável, quanto pesa o modelo?
Baterias dessas podem ser usadas em modelos à volta de 1Kg ou mesmo de 1,5Kg sem problemas, para modelos mais leves recomendaria baterias mais pequenas e leves.
Quanto ao motor e variador, a resposta acaba a ser a mesma, sem se saber que pesos estão envolvidos é atirar no escuro, com sorte acerta-se... ou passa por cima com um motor muito grande ou por baixo com um motor pequeno e fraco para o modelo.
Eu pesaria o modelo e tentaria ver junto de outros utilizadores de modelos similares, Mustang e Jotaluz, que set-up têm.

Quanto ao receptor, qualquer um dos mais pequenos com 5 canais ou mais da Sepktrum serve, e servos de 9g também. Claro que os carretos podem ser mais resistentes, karbonite ou metálicos são melhores mas mais caros.

#3:   Author: mulato Post Posted in this forum: Sun 08-08-2010, 23:38

Obrigado chipas pela resposta. realmente ja tenho lido que a escolha do motor depende do peso do modelo.
Mas pelo menos os servos e receptor posso comprar ja. e ai sim ver o peso do avião.
Que servos recomendas?
Estava a pensar nos HXT500 mas deve ser fraquito né?
e receptor
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11965&Product_Name=OrangeRx_Spektrum_DSM2_Compatible_6Ch_2.4Ghz_Receiver

ou

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12586&Product_Name=DSM2_Compatible_Parkflyer_2.4Ghz_Receiver

que lipo recomendas para estes avioes?

#4:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: jotaluz Post Posted in this forum: Mon 09-08-2010, 9:49

Boas mulato como diz o Nosso mestre de construção Sr.Chispas (obrigado por toda a ajuda prestada) Very Happy

o que se recomenda é ter o modelo colado montado y pintado / servos montados link horns trem etc ...

para saber o peso total e motorizar há medida Very Happy

esta recomendação está no post que criei sobre a construção, porque não fazes a consulta directamente no post desta forma temos o fórum mais organizado Very Happy

Pd:O meu projecto esta parado por falta de tempo Sad vamos la ver se para o próximo mês retomo o projecto.

Um abraço
jotaluz

#5:   Author: mulato Post Posted in this forum: Mon 09-08-2010, 11:45

Amigo jotaluz, sempre estive com atenção ao teu post, e sei que para saber que motor e variador colocar é necessario saber o peso.
Mas por isso mesmo é que estou a perguntar que servos e receptor comprar. para poder encomendar, montar tudo, pesar e finalmente encomendar o motor certo

Nao sei tambem se posso ja colar as assas e colocar fita-cola, etc.. Tenho receio de colar e depois ter de desmontar :S

#6:   Author: mulato Post Posted in this forum: Mon 09-08-2010, 17:16

Ganho alguma coisa em colocar mais carbono? mais uma vereta na asa?

#7:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Mon 09-08-2010, 21:53

Boas.

Começando pelo fim, quanto mais carbono tiver mais o modelo fica robusto, mas... quem sofre é o Depron. Tal como nos outros modelos, num crash o modelo parte sempre a seguir a um reforço. Uma longarina em carbono na asa e uma ripa fina. 3X1mm, do mesmo material colada no bordo de fuga da asa de modo a que não torça junto do aileron é mais que suficiente.

Quanto a montar, se tens a certeza do que já está feito é só colar... ou podes usar uma técnica que já não vejo há anos, fita-cola a fechar o bordo de ataque, colando a placa superior e inferior e o mesmo no bordo de fuga.

Os servos chegam os 900, robustos e fiáveis, mais vale ganhar um pouco no peso.

Quanto a baterias, se o modelo não ultrapassar as 500g, baterias de 1000 a 1500mAh chegam perfeitamente mas por vezes arranjam-se 1800mAh levezinhas, desde que tenham mais de 20Cs.
Se o modelo ficar bem leve voa mais devagar e é mais fácil de manobrar a baixa velocidade, quanto mais pesado ficar mais potência precisa e mais rápido e difícil de voar se torna.

#8:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 14:58

Obrigado mestre Razz

Vou a procura do carbono ainda esta semana. Ainda tenho aqui 2 servos htx900. vou aproveitar para tirar medidas e mandar vir mais.

Gostaria de saber, ja agora, se é possivel pintar depron com tinta para quadros. Por exemplo tinta acrilica ou entao a base de agua. è que os sprays sao caros. :S

#9:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 15:11

Boas.

O Depron pinta-se com quase tudo que seja tinta à base de água ou acrílica. Prefiro usar tinta acrílica Tamyia mas é cara.
Outro dia encontrei tinta acrílica para quadros em spray bem barata mas não tinham as cores "tipo escala" que preciso Sad

#10:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 15:31

Onde encontras-te essa tinta para quadros em spray?

#11:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 15:54

Boas.

Numa casa de material de pintura aqui na Rua de Fanares, acho que custavam menos de 3€ cada.

#12:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 17:43

Tenho de passar por lá para ver o que posso arranjar.
Obrigado pela dica. Nao sabia que podia pintar depron com tinta acrilica Razz

O que acham de reorçar o aviao com fita de fibra de vidro? Aquela fita tipo fita cola..

#13:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 20:34

Boas.

Se estás mais preocupado com os crashs do que com a leveza e capacidade de voo lento porque não um modelo em EPP?:

http://www.100pcaero.com/avions/avions-epp/produit-blade-dancer-epp-829-10268.html

#14:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 20:38

Quero ser eu a construir, ma tambem nao quero nada muito complicado para construir. É a minha primeira construção... Confused

#15:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 21:57

Boas.

OK, é a primeira construção mas... sendo um modelo em Depron tudo o que não sirva para dar rigidez e logo mais estabilidade, como o carbono, só vai servir para tornar o modelo mais pesado. É o caso da fita-fibrada, num modelo em EPP é muito comum usar-se mas no caso do Depron não vai evitar que este fique amachucado com pancadas e acrescenta peso desnecessário.

#16:   Author: mulato Post Posted in this forum: Tue 10-08-2010, 23:51

Entao é melhor mesmo so meter o carbono e acabar a construção.
E esperar para ver o que dá Razz

#17:   Author: mulato Post Posted in this forum: Fri 13-08-2010, 17:11

Boas pessoal. Cá estou eu novamente para colocar duvidas Razz

Chipas fui a tal loja a procura das tintas e pediam por cada lata 7€.

Fui a decathlon a procura de carbono. Nao encontrei nada de geito.
Cheguei a casa e lembrei-me que tenho aqui um papagaio de 2 guias quase a ir para o lixo pois tem ferrugem e falta umas varetas.
mas as varetas maiores ele tem. so que sao tipo tubo com 5mm de raio exterior e +-3mm de raio interior. O que acham?

Tambem encontrei aqui na garagem varetas de fibra com 3mm sera que tambem dao?

Quais as melhores? carbono com 5mm ou fibra com 3mm ?

#18:   Author: Chispas Post Posted in this forum: Fri 13-08-2010, 18:28

Boas.
mulato wrote (View Post): › Boas pessoal. Cá estou eu novamente para colocar duvidas Razz

Chipas fui a tal loja a procura das tintas e pediam por cada lata 7€.

Fui a decathlon a procura de carbono. Nao encontrei nada de geito.
Cheguei a casa e lembrei-me que tenho aqui um papagaio de 2 guias quase a ir para o lixo pois tem ferrugem e falta umas varetas.
mas as varetas maiores ele tem. so que sao tipo tubo com 5mm de raio exterior e +-3mm de raio interior. O que acham?

Tambem encontrei aqui na garagem varetas de fibra com 3mm sera que tambem dao?

Quais as melhores? carbono com 5mm ou fibra com 3mm ?
E são tantas Mr. Green Laughing

Os tipos da loja devem ter aumentado os preços ou o material que vi não era o mesmo, só confirmando.

O Papagaio Sem Penas e a SportZone também tinham disso mas não me lembro dos preços.
Em casas de aeromodelismo também se arranja, especialmente de 3mm.

Os tubos de 5mm servem, se a asa for feita com 2 placas de 3mm. Se for só uma placa a vareta de fibra de 3mm fica mais escondida.
Há quem tenha usado duas placas de 3mm e uma vareta só de 3mm a meio, quando der para o torto o Depron é que parte, a vareta deve ficar a rir Wink

#19:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: mulato Post Posted in this forum: Fri 13-08-2010, 21:45

Realment na loja haviam mts cores uma grand quantidade tipo arco-iris.

De 3mm so tenho a vareta de fibra. Mas tenho d confirmar pk achei mt fino. Realmente a de 5mm fica mt saido do depron?? Faz mal isso?? Tira aerodinamica do aviao?

#20:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Fri 13-08-2010, 22:18

Boas.

No post sobre o Extra 300 da RCPowers, acho que é esse o nome, eles recomendam 2 placas de Depron de 3mm e a vareta fica escondida a meio, com jeito até se faz um roço no Depron para embutir melhor a vareta.

Para um modelo ParkFlyer a asa feita só com uma placa de Depron de 3mm é pouco a não ser que tenha muitos reforços ou se voe sempre com pouco vento.
Quanto à aerodinâmica, o efeito de ter uma vareta a sobressair da asa altera um pouco mas... depende muito da velocidade a que se voa. Outro dia testei um modelo que tinha paus de espetadas nas asas e realmente notava-se pouco Mr. Green

#21:   Author: mulato Post Posted in this forum: Fri 13-08-2010, 23:07

Paus de espetada RazzRazzRazz
fantastico, ainda nao tinha pensado nisso.

Pois mas eu nao arranjei depron de 3mm. O meu deprom é de 6mm :S
Logo nao da para meter o carbono no meio :S:S

Eu tenho me guiado por aqui
http://www.rudigreyling.com/photopage13.html
e o carbono esta saido

e o plano original que o jothaluz fez tambem é assim:
http://www.rcpowers.com/e300/promo/3.jpg

#22:  Re: Ajuda escolha electronica extra 300 Author: Chispas Post Posted in this forum: Sat 14-08-2010, 0:56

Boas.

Com Depron de 6mm dá perfeitamente para fazer um roço na asa de modo a esconder o carbono ou fibra de 3mm no Depron ficando a vareta mesmo à face desta.
Fica melhor a aerodinâmica e até dá para pintar ou forrar, disfarçando a presença da vareta ou integrando-a na decoração.

#23:   Author: mulato Post Posted in this forum: Sat 14-08-2010, 23:48

A vareta de fibra de 3 mm parece-me tao fragil. Parece que se dobra toda :S

#24:   Author: Chispas Post Posted in this forum: Sun 15-08-2010, 14:34

Boas.
mulato wrote (View Post): › A vareta de fibra de 3 mm parece-me tao fragil. Parece que se dobra toda :S
Já experimentaste dobrar uma vareta de balsa de 4X4mm? No entanto há muitos modelos com 1kg de peso ou mais feitos com elas. E nem olhes de perto para o Depron, dobra, vinca e parte à mínima tensão.

A questão é se queres que a asa tenha uma longarina que resista a tudo, a de 6mm, e depois anda a fuselagem a vergar por todo o lado, além de que só a longarina não impede que a asa torça lateralmente.
Claro que podes colocar reforços por todo o lado mas não há reforço que impeça um modelo de partir a não ser que seja inteiramente em EPP e mesmo esses... partem-se Cool

No fim acaba por ser sempre um compromisso de custo, peso e resistência.

#25:   Author: mulato Post Posted in this forum: Sun 15-08-2010, 20:12

Entao o melhor a fazer é colocar a de 3mm, montar tudo e depois apoiar as assas entre algo para ver se elas se dobram?
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesAjuda escolha electronica extra 300 Goto page 1, 2  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 2


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.172s (PHP: 36% | SQL: 64%) | SQL queries: 160 | GZIP enabled | Debug off]