RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos a Combustão - Dúvidas e Questõesoleo para mistura

#1:  oleo para mistura Author: afonsoluis Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 0:31

acabei de comprar um aviao com motor a gasolina (50 cc) mas tenho uma duvida.
qual o melhor oleo para fazer a mistura?
e já agora no manual diz que a mistura deve ter 2,5%, será que se fizer a mistura a 3% fará diferença? é que eu prefiro ter o motor mais lubrificado do correr riscos! o que acham?

#2:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 1:08

Luis antes de tudo...

como eke está a maquina?

é relaçao aos oleos faço assim: oleo para rodagem: mineral a 3 % qualquer um. claro que o da cozinha nao serve. Razz

depois da rodagem tar feita o oleo que se usa é muito importante. parece tudo igual mas apos algumas horas e se se desmotnar o motor ve se a diferença dos bons para os outros... os maus criam carvao...
depois de alguns usos cheguei a conclusao que o Shell Advanced Racing X é um oleo excelente. 100% sintentico de competiçao.
Depois ha o motul 600 algo dificil de arranjar.
quanto ao belRay que a maior parte do pessoal utiliza... bem o que eu posso dizer é isto... nao é mau mas ha melhores.
relativamente as percentagens depende muito de fabricante para fabricante. a mvvs diz que 3% é o ideal, a 3w diz 2% nem mais nem menos!
Parece me que ate 3% nao ha grande problema nem se nota significativamente no rendimento do motor. simplesmente faz mais fum ou deita um pouco de oleo pelo escape.

Luis de qualquer forma deixo aqui uma sugestao
http://www.mvvs.nl/

nesta pagina esta uma secção que diz petrol engines
no fim desta, está uma tabela com os oleos aconselhados pela MVVS. os oleos a negrito sao os ideais e os vermelhos sao os proibidos.

#3:  Re: oleo para mistura Author: PAF200 Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 1:33

Boas,

Eu tenho um ZG20 e há não muito tempo usava Bel-Ray H1R na mistura 1:50.
Mas aqui em Portugal ainda não consegui encontrar, pelo que talvez opte pelo Shell ou Motul, outros dois oleos que muitos usam na Alemanha por exemplo.


Bel-Ray H1R

#4:   Author: afonsoluis Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 18:15

Brazao wrote (View Post): › Luis antes de tudo...

como eke está a maquina?

é relaçao aos oleos faço assim: oleo para rodagem: mineral a 3 % qualquer um. claro que o da cozinha nao serve. Razz

depois da rodagem tar feita o oleo que se usa é muito importante. parece tudo igual mas apos algumas horas e se se desmotnar o motor ve se a diferença dos bons para os outros... os maus criam carvao...
depois de alguns usos cheguei a conclusao que o Shell Advanced Racing X é um oleo excelente. 100% sintentico de competiçao.
Depois ha o motul 600 algo dificil de arranjar.
quanto ao belRay que a maior parte do pessoal utiliza... bem o que eu posso dizer é isto... nao é mau mas ha melhores.
relativamente as percentagens depende muito de fabricante para fabricante. a mvvs diz que 3% é o ideal, a 3w diz 2% nem mais nem menos!
Parece me que ate 3% nao ha grande problema nem se nota significativamente no rendimento do motor. simplesmente faz mais fum ou deita um pouco de oleo pelo escape.

Luis de qualquer forma deixo aqui uma sugestao
http://www.mvvs.nl/

nesta pagina esta uma secção que diz petrol engines
no fim desta, está uma tabela com os oleos aconselhados pela MVVS. os oleos a negrito sao os ideais e os vermelhos sao os proibidos.


A maquina tá um espetaculo, é um brinquedo autentico, tanto que já fui buscar um extra300 de 2m, que deve fazer o batismo de voo no sabado.
o motor que ele tem é um fuji imvac BT 50-SB. O oleo que me tinham aconselhado era o motul 710 ester, mas por precaução decidi pedir uma segunda opinião ao pessoal entendido aqui do sitio!

Já agora não vais a sintra no domingo? tava a penssar ir lá dar uma espreitadela.

#5:  Re: oleo para mistura Author: Joao Faria Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 19:29

Boas
Bel Ray está disponivel em Setubal , pelo menos comprei lá, na Sadofly, em embalagens de 125 ml.

Boas aterragens
João Faria

#6:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Thu 17-06-2010, 20:01

eu gostava de ir mas fui convidado para ser um dos juizes na prova de F3-A de Alverca. de qualquer forma levamos os modelos. Se nos conseguirmos despachar a tempo ainda dou la uma saltada.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos a Combustão - Dúvidas e Questõesoleo para mistura


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0671s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 61 | GZIP enabled | Debug off]