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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalHelis Setup e construçãoCurvas de Passo e Potência

#1:  Curvas de Passo e Potência Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Fri 09-01-2009, 5:39

Entenda como funciona e aprenda a configurar a curva de passo e de potência do seu helimodelo

CURVAS DE PASSO E POTÊNCIA (Por Fábio Jerena)
Bom, neste tutorial vou explicar algumas coisas que julgo serem básicas e necessárias para qualquer um que estiver iniciando no hobby, estas informações são fundamentais para se iniciar as regulagens do helimodelo. Serei sucinto mas tentarei elucidar as principais dúvidas e acredito serem as mais frequentes quando os novos helimodelistas começam a fazer as regulagens do modelo.
Primeiro vamos entender o que é passo variável, este é um recurso mecânico responsável por aumentar ou diminuir o empuxo (força que gera a sustentação da aeronave) gerado pelas asas rotatórias do helicóptero (adotando-se uma rotação fixa como referência), a asa muda seu ângulo de incidência sendo que para nossos helimodelos as asas são simétricas e permitem fazer vôos invertidos (de dorso), portanto as asas podem se posicionar de maneira a formar ângulos de incidência positivos ou negativos, que na maioria dos modelos encontrados no mercado vão de -11 à +11 graus. Portanto para que o helicóptero suba, desça, faça vôos de dorso o passo do rotor principal é alterado, porem concomitante a isso ocorre a variação da potência entregue ao motor, ou seja, para que o helicóptero voe há uma combinação de variação de passo e de potência no motor (com exceção de quando se trabalha com o governador que mantêm uma rotação fixa e se varia apenas o passo, desta forma se aproveita melhor a curva de potência/torque do motor ).
Conhecendo essas informações logo nos defrontamos com 2 regulagens básicas, curva de aceleração do motor (a) e curva de passo das asas (b), portanto o empuxo gerado pelo sistema (de maneira grosseira) é uma função do tipo “empuxo(a,b)”. Isso parece um mistério para os iniciantes mas é algo extremamente simples e o mais importante, o ponto de partida geralmente é fornecido pelo fabricante. Não vou me estender muito neste assunto mas mexer nestas regulagens é muito parecido com mexer em carros originais de fábrica, se você aumentar a potência por exemplo aumenta o consumo e desgaste das peças e vice e versa, entra naquele “velho esquema de compensação”, portanto o ajuste de curva de aceleração e curva de passo não é necessariamente uma lei, uma regra, um dogma. Cada um ajusta do jeito que lhe agrada, de acordo com seu estilo de pilotagem, de voo, de acordo com tipo do helicóptero que se possui (claro, sempre respeitando limites pois não pense que se você ajustar a aceleração e o passo do jeito que você bem entender o helicóptero vai voar ou até mesmo voar como desejado).
Para a regulagem da curva de aceleração o conceito é simples, você define a potência entregue ao motor de acordo a posição no trottle (stick da mão esquerda, na direção vertical, sentido para baixo e para cima), num rádio de 5 pontos como o meu (DX7 Spektrum) eu uso a seguinte configuração:
0: 0%, 1: 50%, 2: 70%, 3: 85%, 4: 100%
Ela representa o seguinte:
No curso completo do trottle existem divisões imaginárias de 25%, 50%, 75% e 100%, ou seja, em 0% de curso 0% de potência no motor, em 25% de curso 50% de potência no motor e assim por diante, os valores intermediários são interpolados pelo próprio radio, eu uso esta configuração pois não gosto de acelerar muito para o heli começar a decolar (claro que com essa configuração, quando mudo meu modo de vôo de Normal para Idle 1 se ele não estiver bem ajustado a troca gera variação brusca no vôo do heli), portanto siga o conjunto de regulagens sugerido no manual que vc não terá esse tipo de trabalho, que muitas vezes pode se tornar um problema para os menos experientes, claro, siga também o manual do seu radio pois cada um têm uma sistemática de ajuste (estude-o, é o meu conselho).
Então como já temos definida a curva de aceleração definimos a curva de passo, essa segue os mesmos princípios, continuam sendo 5 pontos de ajuste, é acionada pela mesma movimentação do stick porem agora o que varia é o passo das asas e para isso necessitamos de uma ferramenta, o famigerado e impiedoso Pitch Gauge que é um verdadeiro trauma para quem nunca trabalhou com ele (eu mesmo quando comprei não tinha idéia de como usa-lo...kkk). O Pitch Gauge é uma espécie de régua/transferidor que possibilita ajustar o passo das asas do heli com relativa precisão, é uma ferramenta fundamental para quem quer ajustar o heli, pois sem ele não se têm condições de precisar os ajustes dos ângulos de incidência das asas e vai fazer com que a regulagem seja totalmente empírica levando muito mais tempo e muitas vezes não obtendo um resultado satisfatório.
As fotos a seguir servirão de guia para entender como é feita a regulagem do heli, neste caso estou configurando a curva de passo normal no meu radio (vôo calmo, sem manobras, sem trabalhar com passo negativo em vôo), na verdade eu uso -2º com o trottle em 0% para facilitar a aterrissagem do heli (vai de gosto). A regulagem foi a seguinte: 0: -2º, 1: INH, 2: +6º, 3: INH, 4: +11, ou seja, em 0% do curso do stick o motor não estará funcionando (0% de potência) e o passo está em -2º, conforme se começa acelerar e entregar potência ao motor o passo vai subindo gradativamente, quando se estiver em 50% de aceleração o passo estará em +6º e a potencia no motor em 70%, resultado, o heli estará voando... Os pontos marcados como INH quer dizer inabilitado e é um recurso do meu radio (não sei se todos têm...) mas ele me permite não preencher este ponto, na verdade ele é configurado por herança (através de interpolação que o próprio rádio faz).

Quanto à regulagem do meu radio abaixo você vê:
IN : que mostra a porcentagem de curso do Stick, acima o valor do passo em porcentagem (uma porção do passo total que o conjunto mecânico oferece), à direita a curva de passo (na verdade o nome dos pontos são “pontos de apoio” , essa é uma técnica muito utilizada para se definir mapas (sistemas computacionais) sem necessariamente ter que preencher todos os pontos existentes e possíveis, o próprio sistema calcula os pontos adjacentes por interpolação, no caso do meu radio linear).

Dúvidas é só perguntar... (BOA SORTE!!!)

Retirado e editado por Aker Nato do Forum superhelis.com

Ps: nao tive grande tempo para o corrigir a 100%, se os moderadores tiverem oportunidane estao a vontade.

#2:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: nelnun Post Posted in this forum: Sun 11-10-2009, 22:39

Boa noite,

Aproveito este tópico para deixar algumas dúvidas.
Tenho um Futaba 7C e um HK-450!
Pelos testes que já fiz, quando o acelerador está com 60% o motor está com a rotação máxima!
Bem, a minha dúvida prende-se mais com o estado do motor na descolagem, ou seja, qual a vossa opinião para o estado de rotação na descolagem? Deve estar na rotação máxima e depois só se joga com o "pitch" para ganhar altitude? Ou quando começa a descolar e ao aumentar o acelerador ele deve aumentar de retação e de ângulo?

#3:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: RJSC Post Posted in this forum: Sun 11-10-2009, 23:23

Em helis eléctricos o melhor mesmo é comprar um variador com governador.
Os Turnigy Plush têm.

#4:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Mon 12-10-2009, 1:21

RJSC wrote (View Post): › Em helis eléctricos o melhor mesmo é comprar um variador com governador.
Os Turnigy Plush têm.

Um bocado fora de contexto, mas já agora, o governador desse ESC funciona?

nelnun wrote (View Post): ›
Boa noite,

Aproveito este tópico para deixar algumas dúvidas.
Tenho um Futaba 7C e um HK-450!
Pelos testes que já fiz, quando o acelerador está com 60% o motor está com a rotação máxima!
Bem, a minha dúvida prende-se mais com o estado do motor na descolagem, ou seja, qual a vossa opinião para o estado de rotação na descolagem? Deve estar na rotação máxima e depois só se joga com o "pitch" para ganhar altitude? Ou quando começa a descolar e ao aumentar o acelerador ele deve aumentar de retação e de ângulo?


Como estás a fazer é a mesma coisa que voar em idle-up.
Melhor é criares varias curvas, uma para dias sem vento, outra para dias com vento e a ultima para voar com idle-up e motor a 100% -10/+10 para voo 3D.

Se ainda só fazes uns circuitos e isso colocas o passo -2 e +10 com motor moderado (nem muita rotação nem pouca) isto depende de motor para motor e deve ser medido o head-speed e aí sim fazer a curva de potencia correcta ao estilo de voo.

#5:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: nelnun Post Posted in this forum: Mon 12-10-2009, 2:18

Quote: › vi Se ainda só fazes uns circuitos e isso colocas o passo -2 e +10 com motor moderado (nem muita rotação nem pouca) isto depende de motor para motor e deve ser medido o head-speed e aí sim fazer a curva de potencia correcta ao estilo de voo.

Quanto às curvas de pitch, tenho aproximadamente -1º até +9º o que dá na curva 45 47.5 50 75 100 . A minha dúvida é mesmo em relação ao que deve andar o motor e estou apenas a "falar de ouvido", estou a guiar-me pelo barulho!! Quando começa a descolar, o motor já deverá andar pela rotação máxima ou À medida que se vai aumentado o ângulo também deve aumentar a rotação? É que com a rotação máxima (idle1?) a cauda é mais estável quando acelero, talvez por causa do ganho que tenho no servo de cauda...

Obrigado

#6:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: RJSC Post Posted in this forum: Mon 12-10-2009, 17:51

Não vou explicar eu porque não tenho Heli.
Estava a pensar num HK450 mas depois de ver que é preciso afinar ângulos equilibrar pás, etc, mais o equipamento extra para o fazer estou a pensar ficar só pelos aviões.

Está num inglês uma bocado ranhoso, mas deve dar...

#7:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: Aker Nato Post Posted in this forum: Tue 13-10-2009, 1:47

nelnun wrote (View Post): ›
Quote: › vi Se ainda só fazes uns circuitos e isso colocas o passo -2 e +10 com motor moderado (nem muita rotação nem pouca) isto depende de motor para motor e deve ser medido o head-speed e aí sim fazer a curva de potencia correcta ao estilo de voo.

Quanto às curvas de pitch, tenho aproximadamente -1º até +9º o que dá na curva 45 47.5 50 75 100 . A minha dúvida é mesmo em relação ao que deve andar o motor e estou apenas a "falar de ouvido", estou a guiar-me pelo barulho!! Quando começa a descolar, o motor já deverá andar pela rotação máxima ou À medida que se vai aumentado o ângulo também deve aumentar a rotação? É que com a rotação máxima (idle1?) a cauda é mais estável quando acelero, talvez por causa do ganho que tenho no servo de cauda...

Obrigado


Para fazer um hover ou mesmo um cirtuito não precisas de muita rotação, só a necessaria para que o heli fica estável. Claro que com mais rotação mais estável fica o heli mas tambem irá gastar mais e ficará mais sensível aos comandos.

Passa aqui para ver se te safas http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?t=5573&highlight=

#8:  Re: Curvas de Passo e Potência Author: nelnun Post Posted in this forum: Wed 25-11-2009, 20:15

nelnun wrote (View Post): › Boa noite,

Aproveito este tópico para deixar algumas dúvidas.
Tenho um Futaba 7C e um HK-450!
Pelos testes que já fiz, quando o acelerador está com 60% o motor está com a rotação máxima!

Acordei este tópico porque finalmente percebi porque razão a 60% já tinha rotação máxima no motor! Tem a ver com a programação do ESC Rolling Eyes
Bastou ligar o pack com acelerador no máximo e depois do 1º bip, colocar no mínimo e esperar outro bip Wink Pronto, agora tudo é +/- linear desde 0 até 100% Very Happy
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