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#51:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Wed 24-09-2008, 14:24

Eu já ando nisto hà uns anitos e posso dizer que só o primeiro combustivel que usei, cerca de 2l, foi o unico comprado, tenho sempre feito em casa, compro o metanol a um compº nosso a cerca de 1€ o litro, o oleo de ricino na drograria a cerca de 4.5€/5€ o litro e o nitro vou a uma loja da nossa area comprar, tal como o oleo sintetico( tenho usado o Micro Motul).
Uso o ricino nos motores a 2T c/ 5% de nitro, e nos 4T uso 17/18% de sintetico + 2/3% de ricino com 10% de nitro e até hoje já la vão 8/9 anos ainda não estoirei um unico motor.
Mesmo que saia mais caro (tambem não deve de ser muito mais) tenho a certeza do que estou a meter nos motores.

#52:  Re: Combustivel caseiro Author: creater Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 3:08

Boas!

uma duvida! Mas o oleo de ricinio a qual voces se referem, é o oleo de fritar batatas fritas?
Se sim... isso nao vai oxidar as peças do motor durante o tempo que ele esta parado ?

eu sei que etanol reage com o aluminio.
se eu substituir o metanol por etanol o aluminio do motor esta preparado para este combustivel?

fiquem bem!

#53:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Mon 01-11-2010, 3:38

Creater relativamente a parte da troca do metanol potr etanol nao tenho conhecimentos tecnicos suficientes para dizer se sim ou nao. Como nao tenho uso o metanol. em relacçao ao ricino, o oleo que usamos na cozinha geralmente é oleo de girassol que nao tem rigorosamente nada haver com o oleo de ricino. o oleo de ricino ( oleo de castor) é muito utilizado em produtos farmaceuticos pelas suas propriedades. De qualquer das formas aconselho-o a nao utilizar uma mistura so de oleo sintetico ou so de oleo de ricino. Já usei motul micro e actualmente estou a a utilizar Klotz supertechniplate que ja contem 20% de oleo de ricino desgomado.

#54:  Re: Combustivel caseiro Author: NunoFlyer Post Posted in this forum: Wed 01-06-2011, 1:15

Boas, porque é que os motores a glow ficam com um aspecto corrosivo, com um tipo de goma por dentro Question
Abraços

#55:  Re: Combustivel caseiro Author: Teixeira Lopes Post Posted in this forum: Wed 01-06-2011, 19:32

Very Happy Very Happy Very Happy Brasão o óleo de rícino não é de Castor Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy a base é vegetal o Rícino, que em Inglês é designado "CASTOR" mas não tem nada a ver com o animal, aliás em Ingles a desiganção para o mamifero CASTOR é BEAVER. O Uso deste óleo misturado com o metanol deve-se à sua propriedade de se diluir no metanol e criar uma pelicula protectora nas camisas (o tal aspecto queimado) coisa que não acontece com os oleos de base sintética mas mesmo assim os de melhor qualidade tem sempre na sua composição uma pequena precentagem de "castor oil" para que os motores não se degradem. .
Nos motores GLOW o oleo tem apenas a função de lubrificar e como veículo de transporte térmico auxiliando na regulação da temperatura e é totalmente expelido após a combustao do metanol e nitrometano.

#56:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Wed 01-06-2011, 21:11

Como qualquer pessoa vou aprendendo e de facto apos quase 100 horas de funcionamento no meu O.S 120 Surpass lll a queimar misturas com oleo de ricino cheguei a conclusao que de facto o oleo de ricino só empata!!!! Cria deposito, residuo e cheiro. Nao tem de todo o mesmo rendimento que o oleo 100 sintetico. Isto em relacçao a motores a quatro tempos e que voem muito muito muito. Para a utilizaçao normal nao se nota grande diferença.

e convinhamos... deixo aqui um excerto do manual de instruçoes do meu Yamada 170.

Use a good quality fuel containing 15% to 30% nitro, and oil content
of 20% to 24%. Synthetic oil only. If you use caster oil, no
more than 2% is recommended.

Peço atençao para a redaçao: "SE, utilizarem, sublinho o se, nao mais que 2%" Se é porque não é de todo indispensavel nem tao pouco necessário.

A mania de ninguem ler as instruçoes e de todos sabermos mais que os proprios fabricantes do material as vezes tem destas coisas. É certo que o Yamada é um motor altamente especifico e apurado mas... motor glow meu para acrobacia nao leva mais oleo de ricino. eheheh

Abraço
Filipe

#57:   Author: Teixeira Lopes Post Posted in this forum: Wed 01-06-2011, 21:57

Braza, para competição oleo de rícino só empata, não é para acrobacias, o Sintético serve perfeitamente e até ajuda, mas quem quer ter um motor para a vida usa rícino. Os 2% que o fabricante indica é mesmo o minimo indespensavel para o oleo dê um minimo de protecção ao motor

#58:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Wed 01-06-2011, 22:18

é isso!!

#59:  Re: Combustivel caseiro Author: mac Post Posted in this forum: Mon 15-08-2011, 13:27

Bom… parece-me que quase todos têm uma quota-parte de razão! Mas quando se comparam lubrificantes para os motores das motos, sejam a dois ou a quatro tempos, ou para os motores a quatro tempos dos automóveis, com os lubrificantes para os motores a dois ou quatro tempos dos nossos modelos, a confusão é tremenda.

Comecemos por, muito genericamente, ver as características principais dos lubrificantes:

- Lubrificantes de origem mineral, sem aditivos – satisfazem as necessidades de lubrificação de qualquer motor para regimes até cerca das 15.000 a 17.000 RPM (rotações por minuto). Apresentam como grande inconveniente, para os motores dos nossos modelos, em particular para os ABC, o facto de criarem depósitos de carvão na câmara de combustão.

- Lubrificantes sintéticos, sem aditivos – satisfazem as necessidades de lubrificação de qualquer motor, mas para regimes que não ultrapassem as 10.000 RPM. Apresenta como grande desvantagem o facto de perder muita da sua capacidade de lubrificação acima das 10.000 RPM. Em contrapartida, tem a grande vantagem de não criar depósitos de carvão na câmara de combustão.

- Lubrificantes semi-sintéticos, sem aditivos – possuem as vantagens de lubrificação dos lubrificantes de origem mineral, minimizando a desvantagem dos depósitos de carvão na câmara de combustão.

- Óleo de Rícino (Castor Oil) – seria o óleo ideal, não fosse o seu preço! Tem as vantagens de ser um bom lubrificante para baixos e altos regimes, podendo (com alguns pozinhos que só os fabricantes sabem mas não dizem…) efectuar uma boa lubrificação para além das 25.000 RPM. Mas tem que ser preparado para essa função. Essa preparação resume-se a duas coisas vertentes – o óleo de rícino deve ser desgomado e deve ser preparado para ser facilmente solúvel no combustível quando se trata de motores a tempos.

Com esta introdução muito resumida aos lubrificantes, vejamos qual a razão que assiste ou não aos “adversários” do óleo de rícino.

É verdade que o óleo de rícino deixa os motores encardidos, cria depósitos de goma, cola os segmentos, cola os motores que estejam muito tempo parados, quando caí uma gotinha no tapete do carro deita um tremendo cheiro a ranço após algum tempo, etc… Tudo verdade! Mas… e aqui é que está a questão, que óleo de rícino usam os aeromodelistas que fazem o seu próprio combustível?

Alguns compram o óleo de rícino industrial, vendido vulgarmente nas drogarias – é um óleo que não vem desgomado, algumas vezes com baixo grau de pureza, eventualmente “baptizado” porque o óleo puro é um bom pedaço mais caro.

Outras compram o óleo de rícino nas farmácias, usado principalmente para crianças com dificuldades em obrar. Este óleo, apesar de mais puro que o industrial, também não é desgomado e tem um “aditivo” de que os motores não gostam muito!... É-lhe adicionado açúcar para o tornar mais agradável para os miúdos o ingerirem. Como compreenderão, não pretendemos que os motores dos nossos modelos sejam fabricantes de caramelo para untar as formas dos pudins… E ainda por cima esse caramelo cola melhor os motores que a goma do óleo de rícino…

Então o que fazer? Há várias opiniões sobre isso – que óleos usar e que percentagem no combustível.

Eu faço o meu próprio combustível. E não fica muito mais caro que o comprado feito. Posso transmitir o que resulta da minha experiência de vários anos (e não tenho segmentos colados, motores colados, etc… às vezes um pouco encardidos sim… mas por algum desleixo em limpá-los devidamente após um fim-de-semana de voos).

Combustível para motores a dois tempos

Para a rodagem e para o voo:

20% de óleo, sendo que desses 20% metade é óleo sintético KLOTZ e a outra metade é óleo de Rícino também da KLOTZ. Porquê o óleo de Rícino da KLOTZ? Porque já vem desgomado e preparado para se misturar facilmente com o óleo sintético da KLOTZ.

É verdade que posso misturar o óleo sintético KLOTZ com outro qualquer óleo de rícino, mas os dois nunca se diluem perfeitamente. Nunca repararam em alguns recipientes de combustível, numas bolinhas de óleo agarrado às paredes do recipiente? Sinal de que a mistura de óleos (ou outros aditivos) não é perfeita.

Combustível para motores a quatro tempos (excepto quando indicação em contrário do fabricante)

Para a rodagem:

O mesmo combustível anteriormente indicado para os motores a dois tempos.

Para o voo:

20% de óleo, sendo que desses 20%, 80 % é óleo sintético KLOTZ e 20% é óleo de Rícino também da KLOTZ (se utilizar 1 litro de óleo numa mistura de 20%, será 0,8 litros de sintético KLOTZ e 0,2 litros de Rícino KLOTZ).

ATENÇÃO! Alguns motores e estou a lembrar-me dos motores YS por exemplo, a percentagem da componente de óleo de rícino não pode ir além dos 2% no total da mistura de óleo. Caso a caso, sugiro que leiam as indicações dos fabricantes ou que utilizem a experiência de outros aeromodelistas.

#60:  Re: Combustivel caseiro Author: lujorsan Post Posted in this forum: Sat 10-12-2011, 0:07

boas a todos. desde sempre usei combustivel feito em casa com óleo de rícino e funciona bem. unico inconveniente e devido à preguiça suja um bocado. quanto aos motores tenho de diversas marcas e cilindradas e sempre funcionam e nem precisam de starter. quanto ao graveto fica muito mais barato.e faço para todo o ano e nao só quando preciso. esta é a minha humilde opinião. cheguei a usar oleo sintectico o mrss queera caro e gosto mais do rícino.bons voos.

#61:  Re: Combustivel caseiro Author: Luis Post Posted in this forum: Sun 12-02-2012, 19:36

os motores ficam amarelos porque são muito poucos aqueles que limpam o motor a seguir do trabalhar com óleo de máquina!

o combustivel dá cabo do motor porque muitas das vezes apanha humidade e oxida o metal com facilidade! já nem falo da goma do óleo depois de queimado

os óleos sinteticos são bons mas não são os melhores em tudo!

sempre usei ricino e metanol e nunca me queixei e durante muitos mas mesmo muitos anos não usei nitro porque na altura a fábrica tinha ardido e era a 10 contos o litro; e consegui afinar motores Webra;

não houve um unico motor meu que não tivesse feito a rodagem sem nitro!

o óleo e o metanol comprava numa loja de quimicos na Baixa que não sei se ainda existe e pela quantidade baixava o preço

cada combustivel diferente que usava no mesmo motor (às vezes ...) uma rodagem nova com o novo combustivel

para não sujar, o venturi levava um cone de borracha virado para a frente para não sair salpicos e não havia um unico local que não levasse silicone vermelho ou preto para vedar..

para casa levava o modelo sem gasolina todo borrado por dentro de óleo de máquina varias vezes rodado com papel no tubo de escape e no venturi;

os meus motores pegavam todos à mão! (até que um dia descobri o berberquim....)

motores agora só se fossem a gasolina ou 4 tempos grandes e não tenho nenhum..

#62:   Author: Zebalel Post Posted in this forum: Wed 01-05-2013, 21:42

Quem me pode indicar a referencia do óleo Motul e local onde comprar, na zona da grande Lisboa. Pode ser por PM.
Obrigado

#63:  Re: Combustivel caseiro Author: lujorsan Post Posted in this forum: Wed 12-06-2013, 0:45

boas a todos. já experimentei com castrol mssr e funcionou muito bem. desisti por ser caro. uso metanol e ricino excepto nos motores a 4 tempos mas quando nao tenho em casa vai na mesma com ricino. tenho motores com muitos anos ainda a funcionar como novos que arrancar sem starter mas á mao. estão um pouco morenos devido à preguiça. um abraço

#64:   Author: khalu Post Posted in this forum: Thu 19-06-2014, 12:34

saudações

mais um post o qual vou tomar a liberdade de ressuscitar, mas os tempos passam, as coisas actualizam-se e os preços também...

a minha duvida: "compensa fabricar nos dias de hoje combustível caseiro?"

se sim, quais os produtos/marcas actuais que realmente fazem um bom trabalho?

nota: a minha duvida reside no facto de nos últimos tempos voar muito a combustão

abraços

#65:  Re: Combustivel caseiro Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Thu 19-06-2014, 13:07

ya, a mim também me interessava, comprei 4L por 20€ com 5% nitro e nao custa assim tanto acabar com ele...

#66:   Author: khalu Post Posted in this forum: Thu 19-06-2014, 20:49

eu no meu caso gasto 28.50€ (5lt) pois uso optifuel também a 5% nitro... e nitra-se num estante...

Last edited by khalu on Thu 19-06-2014, 20:53; edited 1 time in total

#67:   Author: khalu Post Posted in this forum: Thu 19-06-2014, 20:51

passa-se algo de errado no forum, o meu post apareceu repetido e não consegui apaga-lo,apenas edita-lo

Wink

#68:  Re: Combustivel caseiro Author: lujorsan Post Posted in this forum: Sun 29-06-2014, 17:43

boas a todos. continuo a usar metanol e rícino. por cerca de 37 euros faço 25 litros. suja mais e cheira um pouco mas funciona. e para quem gasta 5 litros ao domingo nota-se na carteira. tenho motores com muitos anos e ainda funcionam sem ser preciso o starter nem mudar piston ou segmento. e aguentam um ralenti baixo. quando não uso muito tempo deito um pouco de spray ou óleo e assim hibernam. as vezes também marcham nos a 4 tempos.

#69:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sun 29-06-2014, 20:07

boas lujorsan

obrigado pela partilha da sua experiência.
gostaria de lhe perguntar se nunca adicionou
nitro?

#70:   Author: khalu Post Posted in this forum: Sun 29-06-2014, 21:23

caros colegas

à procura de óleo para fazer combustível caseiro, encontrei este? será que este óleo é bom? Laughing Laughing
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