RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareInterferências com motor brushed

#1:  Interferências com motor brushed Author: Scolpit Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 0:19

Estou com um problema. Equipei um modelo com um motor brushed. Tudo funciona bem até eu começar a rodar com o motor.. aí parece que interfere com o receptor porque os servos começam a reagir. Pensei que fosse a bateria que ao puxar por ela cedia e não conseguia alimentar tudo, mas medi com o motor a fundo e os Volts não caem quase nada. Afastei o máximo possível o receptor do motor mas continua a interferir. Já vi em fotos usarem uma peça electrónica entre os dois pólos do motor, o meu não tem isso, será esse o problema?
Obrigado.

#2:  Re: Interferências com motor brushed Author: nelsongas Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 0:50

Pode-se colocar umas ferrites no cabo que vem do variador ao receptor.... é experimentar, talvez melhore..

#3:  Re: Interferências com motor brushed Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 8:57

As ferrites talvez funcionem. Mas será melhor um condensador, ou dois em paralelo, por precaução, à volta de 10nF (10 nanoFarad) soldados aos terminais do motor.
Bons voos
C. Bastos

#4:  Re: Interferências com motor brushed Author: Chispas Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 9:49

Boas.

Para evitar as interferências em motores com escovas deve usar-se um condensador de 100nF(100 nanoFarads ou 0,1uF) entre os terminais do motor e um de 10nF entre cada terminal e a carcassa do motor.
Os melhores para esta função são os cerâmicos, distinguem-se pela forma de disco e pela cor amarelo queimado. Convém isolar os terminais dos condensadores para evitar curto-circuitos.
No caso de potências maiores, acima de 10A, pode-se também usar um díodo Schottky entre os terminais do motor com o cátodo, assinalado por uma barra cinzenta, ligado ao terminal positivo, alguns variadores já o trazem montado.
Claro que ter o motor e o variador afastados do receptor também ajuda e a ferrite no cabo de ligação do variador ao receptor também.

#5:   Author: Scolpit Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 14:53

Obrigado. Vou comprar os condensadores e o díodo e ferrite para ver se acabo com as interferências de vez!

#6:  Re: Interferências com motor brushed Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 19:13

:stupid:

Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:08; edited 1 time in total

#7:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 21:49

receptor ip146 da futaba e ta resolvido 100 % testado :D

alguma intreferencia i processas-me :D

#8:  Re: Interferências com motor brushed Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Thu 04-09-2008, 22:27

:stupid:

Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:08; edited 1 time in total

#9:   Author: claudiotrex Post Posted in this forum: Fri 05-09-2008, 23:38

lol king essa agora teve 100 % cabimento :D :P

nah agora asserio foi boa :D


uma pessoa agora no form tem de levar tudo na desportiva .. :D

#10:   Author: Scolpit Post Posted in this forum: Tue 16-09-2008, 14:17

Ja resolvi o meu problema. Experimentei outro ESC que tinha para aqui e ja nao interfere nada. Nem me vou chatear com o outro ESC, tendo em conta o preço que foi...
Se calhar este novo ESC tem ja o diodo e condensador para nao interferir, será?

#11:  Re: Interferências com motor brushed Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 16-09-2008, 14:21

Boas.

Efectivamente a antiga linha de variadores Xtra da Ripmax já trazia o díodo montado e os condensadores para montar.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareInterferências com motor brushed


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 1.0508s (PHP: 5% | SQL: 95%) | SQL queries: 86 | GZIP enabled | Debug off]