#17: Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva,
Posted in this forum: Sat 08-03-2008, 14:47
Caros amigos,
Hoje de manhã fiz a estreia do E-Supra, após uma verificação do alcance do r\c com uns 35cm de antena pendurada da parte traseira do boom e um lançamento à mão, lá dei motor a fundo e para cima!
A razão de subida é inferior ao que estou habituado com o meu outro motoplanador (Organic de 2,5 m de envergadura, motor Kontronik Fun 480-33/4,2:1, pack LiPo 3s 2170 mAh, hélice 13" x 8" para 1231 grama de peso e com 317,7 W), mas a relação potência/peso é bastante inferior (0,26 W/g para o Organic versus 0,17 W/g no Supra, menos 35%!) e não se podem esperar milagres.
Já lá em cima e dando uns cliques de trim nariz para baixo, comecei a apreciar as qualidades planadoras do Supra. A manobrabilidade é muito boa para um modelo de 3,4 m, o comando de ailerons funciona bem mesmo a baixa velocidade, nada tem a ver com o "barco" que o meu Stork I é, com igual envergadura, e em que às vezes, em desespero de causa, me punha a berrar nas provas de F3J para aquilo voltar!
Dei duas "picadas da morte" na posição velocidade e não notei qualquer "flutter", algo que era muito criticado nos ailerons deste modelo.
Os servos digitais Futaba S3150 são precisos, rápidos e não fazem aquela irritante gemedeira que alguns servos digitais fazem em contínuo.
Em dois testes da picada a 45 graus e numa tentativa de voo invertido foi comprovado que a posição do c.g. nos 91,5 mm é muito avançada, vou tentar recuar para os 95 mm se conseguir recuar o pack, senão lá terei de adicionar chumbo na cauda.
Cá vai um boneco da máquina completa,
Bons voos,
RS
|