RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresSupra - versão motoplanador eléctrico Goto page 1, 2  Next  :| |:

#1:  Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Wed 23-01-2008, 22:23



Caros amigos,

Dentro em breve espero receber da FVK um Supra na versão motoplanador, para verem fotos deste modelo vejam o site da FVK ou do construtor, Vladimir's Models.

Resumindo, trata-se dum planador F3J com 3,4m de envergadura, bastante leve e ágil, segundo descreve quem já experimentou, um F3K em ponto grande!

Fazendo a descrição do equipamento, montagem e voo deste modelo é quase como se "falasse com os meus botões" só que em público... Agradeço os v/ comentários.

Segundo os dados do construtor e para a versão motoplanador e "Carbon Light" o peso da célula atinge os 1354 grama, o grupo motopropulsor escolhido (peso em parênteses) foi:

Motor: Kontronik FUN 500-32 com caixa reductora 6,7:1 (255 g)
Variador: Kontronik Jazz 80-6-18 BEC (59 g)
Bateria: FlightPower LiPo 3300 mAh a 11,1V (255 g)
Hélice: Spinner e pás Freudenthaler em carbono 17" X 10"

Para o r\c escolhi (peso em parênteses):

6 servos digitais Futaba S3150 (132 g)
Receptor PCM Graupner SMC16 (16 g)

Somando esta tralha toda fica em 2116 grama, contando com cola, cablagens, etc, espero não passar muito dos 2,2 kg.

Utilizando o programa DriveCalc com o material descrito excepto o hélice em que só estão disponíveis 17 X 11 ou 17 X 9 da Aeronaut e em que decidi fazer a média entre estes, o dito programa dá-me uma potência gasta de 416,4 watt, dividindo pelo peso calculado fico na ordem dos 190 watt/kilo, o pretendido para poder concorrer na fórmula 200W/kg a experimentar no ano corrente.

Quando receber o brinquedo ponho umas fotos,

Bons voos,

Rui Silva


Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 10:58; edited 2 times in total

#2:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: jcosta Post Posted in this forum: Thu 24-01-2008, 9:48

Olá Rui


A fórmula 200W/Kg tem um limite máximo de 400 watts independentemente do peso.
Tens que "encolher" os "bigodes"...

#3:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Thu 24-01-2008, 12:36

Caro jcosta,

Tem toda a razão, para mim já valeu a pena este tópico!

Continuando a brincar com o DriveCalc e substituindo o pack LiPo 3300 mAh por um de 2500 mAh, aplicando a mesma lógica de interpolar os resultados para o hélice 17 X 11 e 17 X 9 vem o número mágico: 391 watt!

Felizmente já tenho um pack destes, pelas continhas do programa o WOT (tempo motor à potência máxima) anda na ordem dos três minutos e meio e contando que este pack é 42 grama mais leve que o de 3300 mAh a "performance trepadeira" não deve ter alterado muito!

Um abraço e bons voos,

Rui Silva


Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 10:59; edited 1 time in total

#4:   Author: pguim Post Posted in this forum: Thu 24-01-2008, 19:45

Bem,

Isto está mau. Com a minha motorização actual (Kontronik 480-33 4,2/1 e variador TMM 40A) ultrapasso em muito os 400W, chegando aos 613W.

Para ficar nos limites:
(i) mudo a bateria para uma Lipo 3/2170
(ii) reduzo a hélice para uma 12/8

e aí sim, tenho uns miseros 387,70W.

Um abraço,

Pguim


Last edited by pguim on Fri 25-01-2008, 0:10; edited 1 time in total

#5:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: jattamasso Post Posted in this forum: Thu 24-01-2008, 20:58

Olá Very Happy

Uma pergunta: para quê um variador caríssimo de 80 amps, quando vais puxar só 30?

Estive a correr uma simulação e os valores que obtive foram de cerva de 70 km/h de velocidade de passo de hélice e 2,81 kg de força..... não é um pouco modesto para um setup tão caro?????

#6:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Fri 25-01-2008, 7:03

Caro jattamasso,

O motor e variador foram comprados no conjunto Kontronik Drive 601 e em que se "poupam" 52 Euros em relação à compra individual do motor e variador. O plano A é aproveitar este variador para outro projecto de motoplanador (FS5000) de 5,2m de envergadura, quando e se este alguma vez chegar... então troco o variador no Supra por um Pix 4000 ou semelhante e compro um Fun 600 ou algo mais potente para o FS5000.

Quanto aos valores projectados, repare que 2,7 kilos de impulso estático sabendo que em voo será um valor menor, mas mesmo admitindo 30% de perda ainda fico nos 2 kilos de impulso para um modelo de 2,2 kilos de peso, dá para trepar perto da vertical!

Enfim, espero que com um bom planador e um bom grupo motopropulsor sejam apenas as minhas "mãozinhas" o factor impeditivo de resultados razoáveis em competição, não poderei culpar o material!

Um abraço e bons voos,

Rui Silva

#7:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: jcosta Post Posted in this forum: Fri 25-01-2008, 13:33

Pois eu vou pela política "simplista" e aposto numa arma secreta com 3 metros, espero que um pouco abaixo dos 2Kg, com um outrunner e variador chineses...
Total, fora servos e receptor, 250 euros...

Um bocadinho menos que o Rui, digamos. Embarassed Rolling Eyes

#8:  Supra - Já chegou! Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Wed 06-02-2008, 17:34

Chegou o brinquedo novo... num enorme caixotão que deixou a minha mulher de olhos arregalados e desconfiada do rombo no orçamento!

Enfim, chegou inteiro, a qualidade geral é boa, pintura o mínimo q.b. e com todos os acessórios incluídos, mesmo a cablagem. Apenas precisa de uma lixadela cuidadosa do bordo de ataque da asa e empenagem porque tem uma ligeira "costura" de moldagem nestas peças.

Uma sessão com a balança deu:

Painel central da asa: 730 g
Painel direito da asa: 184 g
Painel esquerdo da asa: 185 g
"Boom" em carbono: 48 g
"Pod" da fuselagem completo: 148 g
Empenagem horizontal: 32 g
Empenagem vertical: 35 g
Chaves da asa: 40g
Cablagem: 97 g
Carenagens, suporte da cauda, etc.: 47 g

Total: 1546 grama.

Mesmo contando que no meu "orçamento" ponderal inicial (1354 grama) não estava incluída a cablagem (97 grama) verifico que os dados do construtor são optimistas na ordem dos 100 grama...

Algo que me preocupava era se os servos que tinha (Futaba S3150) caberiam na empenagem vertical, na foto do site da FVK o boneco mostra servos Hitec de 10 mm de espessura e os Futaba tem mais 1 mm.

Se o servo da profundidade (o inferior) ainda creio que caberia à justa, o da direcção força a pele da deriva.

Como tenho um par de Volz WingStar de 10 mm disponíveis, vou instalar um deles na direcção e comprei um WingStar digital para a profundidade, vejam a foto para perceberem a disposição.

A fuselagem é da versão nova, além do "cone eléctrico" seguro por um parafuso na parte inferior, também tem uma mini-canópia em carbono, espero que possibilite o acesso às fichas para poder recarregar sem ter que remover o pack LiPo.

Contando com duas semanitas para montar o modelo e se o S. Pedro ajudar, espero ter o modelo pronto a voar para o final do mês.

Bons voos,

Rui Silva




#9:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Wed 06-02-2008, 18:47

Tem muito bom aspecto Rui, onde vai ser a estreia?

#10:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Wed 06-02-2008, 19:05

Caro Major,

No local do costume, o CVL - Campo de Voo da LIPA, em S. Romão do Coronado.

As coordenadas são N 41 17' 26.75'' W 8 34' 04.56''

Um abraço e bons voos,

RS

#11:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Carlos Bastos Post Posted in this forum: Wed 06-02-2008, 19:18

Very Happy Parabéns, Rui Silva, pelo belo Supra. Oxalá tenha a prestação que as características dão a entender, já que o piloto é do melhor!
Era interessante e, para mim, desejável que o conjunto participasse nas três provas/encontros de 200W/kg que se vão realizar este ano. A 1ª é no dia 13 de Abril com organização da APSIA em Pinhal Novo. A seguir a LIPA organiza aí no Norte em Junho e o CAL em Novembro cá na terra dos Mouros!
Atenção que o Calendário de Eventos da federação tem estes encontros com a modalidade de F4C - maquetas de RC. É só para baralhar a malta!
Um abraço,
C. Bastos

#12:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: major alvega Post Posted in this forum: Wed 06-02-2008, 20:43

Rui Silva wrote (View Post): › Caro Major,

No local do costume, o CVL - Campo de Voo da LIPA, em S. Romão do Coronado.

As coordenadas são N 41 17' 26.75'' W 8 34' 04.56''

Um abraço e bons voos,

RS


xiiii o sitio do costume é muito longe, talvez um dia Very Happy

#13:  Supra - Update 1 Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Sat 23-02-2008, 11:50

Caros amigos,

Duas semanas passadas e o Supra está quase pronto.

Este modelo envolve mais trabalho que o usual nos "supositórios compósitos", a empenagem vertical tem que ser colada ao boom em carbono e depois o suporte do est. horizontal tem que ser colado na posição certa no boom.

Depois destes trabalhos ainda falta colar o conjunto boom mais empenagem à fuselagem anterior e isto tudo com os cuidados necessários à "esquadria" destas peças entre si.

Os servos Futaba S3150 (com 11mm de espessura) cabem à justa para actuarem os ailerons, mesmo assim tem que ser ajustados os buracos respectivos e lixados os suportes dos servos na parte posterior (lado do bordo de fuga) para as tampas encaixarem. Usei para fixar os 4 servos nas asas os suportes em plástico feitos na Alemanha pelo Michael Frey.

A falta de espaço também dá trabalho na deriva para instalar os dois servos Volz e cablagem respectiva, o servo da direcção está colado em permanência bem lá para dentro... O da profundidade está no suporte respectivo.

Enfim, falta fazer a configuração do modelo, coisa para duas horitas no mc24, ajustar o pack LiPo, ajustar c.g., etc.

Talvez para a semana possa experimentar o modelo, até lá bons voos,

RS




Last edited by Rui Silva on Mon 17-03-2008, 12:26; edited 1 time in total

#14:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: jcosta Post Posted in this forum: Sat 23-02-2008, 15:54

De facto o Drela fez mesmo o Supra como um DLG gigante...

#15:  Supra motoplanador - as vicissitudes do c.g.! Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Wed 27-02-2008, 9:34

Caros amigos,

Ontem finalmente montei "todo" o modelo e após programar o r\c conforme as instruções da FVK foi a vez de verificar o c.g.

Montei a balança p/ c.g. e fixei para o indicado para os primeiros voos, 91.5mm do bordo de ataque, experimentei com o pack FlightPower 3s 2500 mAh à frente do receptor (com este bem lá para trás na fuselagem) e oh diabo...! O nariz caiu decididamente!

Retirado o receptor e empurrado o pack lá para trás, colocado o receptor, que assim fica junto ao variador, o que não é grande ideia, ainda não dava... pack ainda mais lá para trás... enfim, estava equilibrado.

Parte do problema resulta duma espécie de mola em espiral montada no centro da fuselagem, por baixo da cabana de fixação das asas, que impede o pack de recuar ainda mais, suponho que esta "mola" sirva para suportar o tubo de lastro na versão planador puro. Aqui só chateia... e não há modo de a conseguir retirar.

O planeado para o voo extra competição 200W/kg era usar um pack FlighPower 3s 3300 mAh, só que este é 7.8mm mais largo que o 2500 e não há modo de o conseguir recuar na fuselagem para o c.g. desejado...

A única alternativa que me lembro para mais performance é fazer um pack 4s colocando em série dois FlightPower 2s 2170 mAh, a largura é de apenas 33.7mm (6.5mm mais estreito que o 2500 3s) e embora fique muito mais comprido (222mm versus 130mm) talvez consiga recuar o suficiente o 2s traseiro para equilibrar o c.g., sempre ficava com cerca de 660 watt à entrada e 3600 grama de impulso estático!

O mal disto é que sem comprar os dois packs não é possível saber se se consegue equilibrar o Supra.

Para o c.g. aconselhado para competição, 95mm, talvez tenha que recorrer a colocar chumbo na cauda.

Com o modelo completo impunha-se nova sessão de balança:

Painel esq./direito da asa: 237 grama cada, incluindo chave da asa
Painel central da asa: 838 grama
Fuselagem: 985 grama
Total: 2297 grama

Continuei 100 grama acima do que desejava... se calhar está na hora de encomendar um Super Ava com um motor Lehner! Twisted Evil

Talvez faça os voos inaugurais no Domingo, Sábado é dia de treino F3B em Montemor-o-Velho.

Bons voos,

RS

#16:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: jcosta Post Posted in this forum: Thu 06-03-2008, 8:49

Rui


Então, a estreia??? Queremos informação...

Eu "descoso-me" e digo já que o meu E-Vogel (Bird of Time eléctrico) foi estreado na semana passada, com 2.100g e 430watts, que vão descer para os 390 em competição por "encolhimento de bigodes".
A taxa de subida anda pelos 8m/s com o Axi 2826/12 e 4S A123, segundo o meu Alti 2.

Isto com uma barra de 180g de chumbo sobre o pack para equilibrar o modelo no CG do fabricante, que tenciono ir recuando.

#17:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Sat 08-03-2008, 14:47

Caros amigos,

Hoje de manhã fiz a estreia do E-Supra, após uma verificação do alcance do r\c com uns 35cm de antena pendurada da parte traseira do boom e um lançamento à mão, lá dei motor a fundo e para cima!

A razão de subida é inferior ao que estou habituado com o meu outro motoplanador (Organic de 2,5 m de envergadura, motor Kontronik Fun 480-33/4,2:1, pack LiPo 3s 2170 mAh, hélice 13" x 8" para 1231 grama de peso e com 317,7 W), mas a relação potência/peso é bastante inferior (0,26 W/g para o Organic versus 0,17 W/g no Supra, menos 35%!) e não se podem esperar milagres.

Já lá em cima e dando uns cliques de trim nariz para baixo, comecei a apreciar as qualidades planadoras do Supra. A manobrabilidade é muito boa para um modelo de 3,4 m, o comando de ailerons funciona bem mesmo a baixa velocidade, nada tem a ver com o "barco" que o meu Stork I é, com igual envergadura, e em que às vezes, em desespero de causa, me punha a berrar nas provas de F3J para aquilo voltar!

Dei duas "picadas da morte" na posição velocidade e não notei qualquer "flutter", algo que era muito criticado nos ailerons deste modelo.

Os servos digitais Futaba S3150 são precisos, rápidos e não fazem aquela irritante gemedeira que alguns servos digitais fazem em contínuo.

Em dois testes da picada a 45 graus e numa tentativa de voo invertido foi comprovado que a posição do c.g. nos 91,5 mm é muito avançada, vou tentar recuar para os 95 mm se conseguir recuar o pack, senão lá terei de adicionar chumbo na cauda.

Cá vai um boneco da máquina completa,

Bons voos,

RS


#18:   Author: sgomes Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 3:53

Boa Noite,

Grande avião esse Supra!!! Está Porreiro.
E térmicas? Conseguiste encontrar algumas?
Durou muito o Voo?

Cumprimentos,
Sérgio Gomes

#19:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 9:44

Caro Sérgio Gomes,

Shocked "Avião"?! Qual "avião"? Já reparou que está na área de Planadores? Smile

O voo durou 24 minutos, o tempo no Sábado de manhã no CVL estava farrusco, quando saí do campo estava a chuviscar.

A meteo ideal para se estrear um planador ou um motoplanador é vento calmo e sem térmicas (e sem descendentes, não temos umas sem as outras...) de modo a poder observar o comportamento do modelo com um mínimo de factores externos. Acresce que com um modelo com flapes, ailerons, etc. mais a complexidade do r\c com 5 modos de voo, misturas que nunca mais acaba... aquilo até estar ao gosto do piloto são um par de horas!

De qualquer modo após os primeiros 10 minutos e depois dos testes básicos (compensação dos freios, picada, volta apenas c/ direcção, etc.) lá fui para a zona mais térmica (SE) e pardalei uns 10 minutos, um pouco a medo porque já estava a ficar longe e a fuselagem é toda em carbono e nunca fiando das antenas penduradas em modo PCM!

Como estavam uns melgas dos aviões e helis e estava a usar a mesma frequência que um piloto de zingarelho decidi aterrar e partir para o almoço. É a 1ª vez que uso um spinner "turbo" (c/ buraco p/ arrefecimento) e aquilo é do melhor para entrar terra molinha...

Um abraço e bons voos,

RS

#20:   Author: sgomes Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 12:37

Caro Rui Silva,

Peço desculpa pelo lapso de ter chamado Avião ao seu planador.
Achei o seu Planador Supra espectacular.
Que Emissora está a usar?

Ainda não tenho nenhum planador mas estou a ver as hipóteses... Estou a ver os da multiplex em ELAPOR (easyGlider e Cularis).
A fórmula 200W/Kg parece-me uma óptima modalidade!!!

Bons voos,
Sérgio Gomes


Last edited by sgomes on Tue 08-04-2008, 14:56; edited 1 time in total

#21:  Re: Supra - versão motoplanador eléctrico Author: Rui Silva Post Posted in this forum: Mon 10-03-2008, 20:33

Caro Sérgio Gomes,

O meu emissor é um Graupner mc-24 Black Edition, adquirido há 4 meses, antes tinha um robbe/Futaba FC28. Também tenho um Graupner mc-12 para os modelos mais simples ou de atirar à mão (SAL).

O Supra é um excesso para utilizar na fórmula 200W/kg... adquiri porque já estou um pouco farto de voar o meu outro motoplanador, um Organic também da FVK, e como gosto de voar muito longe (literalmente a perder de vista!) pretendia algo de maior envergadura. Pretendia também voar com um F3J mais recente que o meu Stork I de 1996 e não há grande escolha nos modelos com fuselagem "planador puro" e "motoplanador". Provavelmente irei encomendar a fuselagem versão planador em breve, o problema é que preciso da fuselagem completa mais empenagem horizontal e vertical e vamos para os €400... somando mais receptor, dois (bons) servos e pack e faça as contas!

Provavelmente vou utilizar na 200W/kg o Organic, o ideal era ter um modelo que não excedesse os 2 kg (pelo limite dos 400 watt), máxima envergadura possível e freios para pontuar a aterragem de precisão.

Os melhores modelos nestas condições parecem-me ser o Ava ou o Super Ava da FVK ou o Pulsar E 3.2m, equipados com um "brushless outrunner" para maior leveza e pack LiPo ou A123.

Claro que para iniciação e gozo de voar uma simples máquina como o EasyGlider chega e se calhar... até ganhar a modelos muito mais dispendiosos, basta treino, conhecimento do modelo que se voa e alguma sorte. Da minha parte estou tentado pelo Graupner Elektro Junior S, tem um pouco de mais envergadura que o EasyGlider e já vem com o motor "brushless outrunner".

Já voei alguns minutos um EasyGlider e gostei muito da performance e comportamento versus preço, no modelo que experimentei apenas tinha sido substituída na propulsão o hélice e usava um pack LiPo.

Ainda não pus as mãozinhas num Cularis mas parece-me que o factor preço dos 6 servos necessários mais um r\c que permita utilizar os flapes/ailerons como freios, etc., tornam este modelo caro para o desejado num modelo de Elapor ou de iniciação sem aumento substancial em relação à performance e gozo de voar relativamente a um EasyGlider ou quejando.

Um abraço e bons voos,

Rui Silva

#22:   Author: sgomes Post Posted in this forum: Tue 11-03-2008, 0:46

Caro Rui Silva,

Obrigado pelos comentários
Eu tenho um modesto Futaba 6EXHP não dá para controlar o Cularis, e mesmo para o EasyGlider torna-se curto ao desperdiçar a hipótese de usar Spoilers
Mas acho que os poderei dispensar Smile

Bons voos,
Sérgio Gomes

#23:   Author: sgomes Post Posted in this forum: Sat 15-03-2008, 13:26

Viva
Resolvi recuperar um SkyRaider que tinha encostado depois de umas tentativas falhadas de o colocar no ar, aparentemente não tinha potencia para subir...
Talvez o problema tenha sido a forma como o lancei...
Se se trata de um motoplanador com pouca potência para subir, como o devo lançar?
Criei um tópico para o Skyraider em planadores...

#24:   Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Sat 15-03-2008, 16:03

stupid

Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:32; edited 1 time in total

#25:   Author: sgomes Post Posted in this forum: Sat 15-03-2008, 18:04

viva
no 6EXHP não encontro nenhuma opção FLPR

Cumprimentos,
SGomes
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalPlanadoresSupra - versão motoplanador eléctrico Goto page 1, 2  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 2


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1643s (PHP: 31% | SQL: 69%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]