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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos de Indoor e Parkflyersvoo no parque expo Goto page 1, 2, 3  Next  :| |:

#1:  voo no parque expo Author: vinvertido Post Posted in this forum: Tue 08-06-2004, 21:37

Hoje à hora do almoço dei uma volta pelo parque expo para ver e Jorge e o João a voarem s seus modelos electricos. Um belo espaço, para ser apenas usado à semana que não se vê vivalma, local ideal para evoluir park flyer. Junto algumas fotos do modelo Alliance um excelente voador, e uma mini cessna, rápida e agressiva. Tenho pena do pequeno filme de 438K seja demasiado grande para aqui colocar.

Last edited by vinvertido on Wed 09-06-2004, 0:32; edited 1 time in total

#2:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Tue 08-06-2004, 21:39

A mini cessna

#3:   Author: Pmagall Post Posted in this forum: Tue 08-06-2004, 23:08

Vin,

Manda-me esse video que eu coloco aqui. Acho estranho por esse tamanho não ser possivel colocar aqui. Mas vou confirmar nas configurações.

Entretanto, gostava de saber se esses dois "amantes" dos indoor/Parkflyers estão aqui presentes.

#4:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 0:29

para onde mando?

#5:   Author: Pmagall Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 9:39

Para o endereço de email, que te vou mandar por pm.

#6:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 11:20

Que aviões "allience" são esses, parecem formosas! são? Temos de passar pela expo para exprementar, para quem quiser aparecer na estrada ao pé da makro de palmela, ao fim de semana tambem, vamos para la com aviões eletricos e alguns combustão, temos gws zero, 3 tiger moth, 2 formosa, 1 e-starter e um caseiro Smile num futuro proximo vão ser 3 formosas, outro amigo gostou tanto do voo do formosa que mandou vir um para ele tb Very Happy

Por agora somos só 3 pessoas com eletricos para quem quiser aparecer ao fim de semana vamos para lá ou ao inicio da manha ou ao fim do dia, conforme o vento, eletricos n gostam mto do ventinho Embarassed infelizmente

Já agora como se vai para esse local na expo, vindo da ponte vasco da gama, lol

thx

#7:   Author: JorgeS Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 12:01

Viva,

registei-me ontem no RCMPorto. Voamos na expo já há uns largos meses. Somos 3 pessoas. O local é fantástico ao dia de semana, mas ao fim de semana é muito utilizado para campo de futebol e parque infantil, pelo que se torna impossível a sua utilização. Começamos com o Vito do Cavadas. Não consigo imaginar melhor avião para iniciação em eléctricos. Entretanto mandei vir da Alemanha o Cessna da Jamara. Temos ainda 2 Easystars da Multiplex.
Quando decidimos passar para aviões de 3 eixos, compramos os 2 Alliances da Ripmax. São fantásticos para aprendizagem mas para acrobacia o motor que vem incluido tem pouca força (480 com redutora).
Tenho tambem um Formosa, mas tenho um problema com ele que não consigo resolver (será que alguem me pode ajudar?). Em voo, o motor falha e o avião nunca ganha muita velocidade. Parece que voa aos soluços. Isto nunca me acontece em terra quando acelero a fundo, mas em voo acontece-me sempre.

Para chegar ao local de voo a partir da Vasco da Gama não sei o caminho. A indicação mais simples é a rotunda que fica perto da esquadra de polícia da expo.

Já agora, como se chega a esse local em Palmela?

Obrigado

Jorge

#8:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 13:16

Olá Smile
É muito facil ir lá, mas o melhor é ir pela autoestrada Lisboa/Setubal (ponte 25 de abril) ou pelo IC13 (ponte vasco da gama) eu tenho um mapa fiz aqui a presa mas acho que dá para preceber. qualquer duvida é só preguntar, a estrada fica mesmo frente a entrada da autoeuropa, a autoeropa e de uma lado da autoestrada a depois existe no outro lado um armazem grande da DANZAS é cinzento com 1 risca azul vira-se para ai, e é uma estrada sem transito (n tem saida tb Smile)

Em relação ao formosa acho que deve de sofrer de "glitches" ou em tuga falhas, isto se usas os rx da GWS estes emissores tem mta falha, a solução é meteres uma antena maior ou meter um filtro no rx, tenho um pagina que vende esses filtro para aquilo é necessario soldar é acho que não é boa ideia, mete condesadores no motor caso não tenha, ve os ruidos parasitas que podem fazer interferencia, e por fim ve o estado da bateria do emissor Smile mas axho que se meteres uma antena maior no rx, é uma fio ligueiramente mais grosso vai ajudar.

#9:   Author: Pmagall Post Posted in this forum: Wed 09-06-2004, 14:59

Relativamente aos ditos "Glitch" ou falhas.... transcrevo um excerto de um artigo sobre este assunto. Sempre dá para ter uma maior precepção do que poderá estar a originar estes problemas.

Se alguem necessitar da tradução, é só pedir que ajudo, não tenho é muito tempo para traduzir.

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]".....Glitching, Twitching, and Erratic Behavior

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NO I'm not talking about a teenager! LOL

There are many situations that will cause "glitching". Unwanted radio noise is usually the culprit. Finding the source of this unwanted noise or spiking is part of the problem and correcting it is another. Here we are assuming, that the plane batteries are up to manufacturer recommendations and have been checked for proper performance. There is a differance in poor performance and glitching, although some poor performing components can cause glitching. This thread is intended to deal with erratic twitching of servos, erratic motor behavor and the sources of unwanted electical interferance.

Here are a few steps to help remedy the dreaded (GLITCH);

1.Be sure your antenna wire is in good shape, no internal wire breaks and no bad scuffs to the insulation. Also be sure that it is not run near metal components, such as the aluminum fuse of the SS. Also keep it as far away from the motor, ESC and servos as possible.
2.Be sure the antenna is the full length. (not shortened, not lengthened) It is cut to a specific length, by the manufacturer, to match the receiver frequency. Do not wind the antenna around anything and do not coil the antenna wire!
3.Be sure your brushed motor has noise supressor capacitors attached to both poles of the motor and that the ground is connected to the motor can. The older the motor the more prone it is to produce spikes, also the higher the speed of the motor the more prone it is to cause spikes. Excess heat of the motor is a factor. Replacing old or worn motors can help. A brushless motor and, or ESC can also create spikes.
4.Be sure to place the receiver as far away from the ESC, servos and motor as possible, these components are very prone to creating (electrical spikes).
5.Some areas where you fly can be flooded with outside radio interferance. Such as near cell towers, radio towers etc. near power lines, and even some alarm systems can create havoc. You might find that a new area to fly just might correct your problem.
6.A weak or slightly off frequency signal from your transmitter could be a problem. Try the transmitter with another plane that is set up with different components. Although this is not actual eletrical glitching, some of the results ressemble glitching.
7.If you suspect your motor or esc, to be the source of your problem, try this. One of the best and cheapest cures for (glitches) from motor and ESC noise is to use a feritte filter. You should place the feritte core, feritte ring or ferite bead on the line from the ESC to the receiver. These work best if placed as close to the receiver as possible. The feritte will help filter the spikes or impulses attached to your radio signal. These filters are reasonably priced from RS and other electonics supply venues. RS makes a clip-on version for less than 6 bucks. This is the one of the most simple to use and is very effective. Using the rings require you to wrap the ESC connecting wire around and through the ring. The beads slide onto the wire.

While I know this list is not complete it does cover some of the most frequent causes of motor and servo glitching. Hopefully it will help make someone's flying a little more enjoyable and (GLITCH) free!


Last edited by Pmagall on Thu 12-08-2004, 14:48; edited 1 time in total

#10:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Fri 11-06-2004, 10:51

http://babel.altavista.com/tr
Se tiverem dificuldade coloquem aqui o texto no tradutor, ele não faz milagres mas dá uma ajuda, tenho utilizado para entender algumas coisas em polaco a alemão.

#11:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Fri 11-06-2004, 11:16

Já agora um pequeno filme da aterrgem do alliance, pilotado pelo jorges

#12:   Author: Pmagall Post Posted in this forum: Fri 11-06-2004, 13:41

Jorge,
Gostava de ter o vosso feedback, sobre o problema. Conseguiram ou não resolver o problema do "Glitch"??

Paulo

#13:   Author: JorgeS Post Posted in this forum: Mon 14-06-2004, 11:46

Olá

estive fora este fim de semana e não tive hipótese de fazer mais testes. Vou tentar hoje à hora do almoço se o vento o permitir. O que tentei fazer foi afastar mais o variador do receptor, mas o espaço no interior do Formosa não é muito. Tb tentei afastar mais a antena do variador.
Outra possibilidade que estou a ver é haver algum problema com o motor (apesar de supostamente ser novo), dado que tenho a mesma electrónica instalada no Alliance sem qualquer problema.

Logo que tenha alguma novidade escrevo. Obrigado a todos pela ajuda.

Jorge

#14:   Author: JorgeS Post Posted in this forum: Tue 15-06-2004, 10:20

Viva,

o problema do glitch está finalmente resolvido. De facto o variador estava mesmo demasiado próximo do receptor. Optei por passar o variador para a parte de baixo da fuselagem, deixando o receptor perto dos servos.
Neste momento está impecável. Obrigado a todos.

Logo que tenha oportunidade vou ver se consigo trazer algumas fotos do Formosa e do Easystar a voar aqui na Expo.

#15:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Fri 18-06-2004, 0:07

Terça feira dia 15 estive no parque expo e assisti ao voo do formosa e ao primeiro voo invertido do jorges, o modelo já voa muito bem, mostrando que os seus problemas já estão resolvidos.

#16:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Fri 18-06-2004, 0:18

Realmente o formosa é um avião exelente para mim acho que é o melhor avião da GWS, é facil de voar e controlar basta ter alguma experiencia, e não é preciso muita, é pena é ter pouca potencia, mas dá para fazer quase todas as figuras acrobaticas... agora é o unico avião que tou a voar, aconselho a tods que queriam entrar no mundo dos eletricos o formosa.

O formosa gosta mto de voar invertido, e roll's são a sua especialidade. Laughing

#17:   Author: Carlos Marçal Post Posted in this forum: Sun 20-06-2004, 1:10

Tenho um formosa que ainda não testei pois emprestei-o a um amigo para fazer uma demonstração num colégio, no meu formosa tenho um brushless com redutora , é um mpjet e com 2 LiIon quase que saia das mãos na vertical, tenciono utilizar 3 LiIon de 1300 mA da sanyo (baterias de portáteis). Quando tiver o avião vou ver se os encontro na expo, estou com curiosidade para ver aquilo a voar com o mpjet. Para além do formosa tenho um Beaver da GWS que voa bem e é resistente ás pancadas já levou algumas e ainda está inteiro.

#18:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 11:05

Qunado for avisa que eu quero lá ir assistir e tirar uma fotos para colocar aqui.

#19:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 16:24

Deixo aqui o convite para quem quiser voar eletricos (e não só, estão la tds os fins de semana, helis a combustam) sem problemas, com mta pista para levantar (estrada Very Happy ) e muito espaço, o local ja foi afixado no mapa, e uma estrada ao pé da makro de palmela, (assim que se passa a makro é só virar na seta que diz DANZAS) nos custumanos ir aos sabados ou domingos da parte da manhã, o tempo não tem ajudado a tarde.

Fica aqui feito o convite. Very Happy

#20:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 16:26

... só mais uma coisa, a estrada n tem moviemento! n tem saida e é muito raro passar 1 carro!

#21:   Author: Bruno Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 16:28

Carlos, que variador usar com o teu motor? se for uma castle creation, notas alguns problemas se usares um radio na banda do 35mhz!

#22:   Author: Carlos Marçal Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 17:13

Uso o phoenix 10 da castle creation ,ainda só fiz testes estáticos com ele e não notei nada de anormal o meu rádio funciona em 35 MHz. Vamos ver em vôo no que dá

#23:   Author: vinvertido Post Posted in this forum: Mon 21-06-2004, 23:04

Carlos mas quando é que o voas na expo. Gostava de um dia experimentar um bicho desses

#24:   Author: Carlos Marçal Post Posted in this forum: Tue 22-06-2004, 1:30

Lá para 5ª ou 6ª feira à tarde talvez vá.

Last edited by Carlos Marçal on Sat 26-06-2004, 21:04; edited 1 time in total

#25:   Author: JorgeS Post Posted in this forum: Tue 22-06-2004, 15:37

Quando vierem até à expo, por favor avisem, pois tenho grande curiosidade de ver esse formosa modificado. E aproveito e trago o meu tambem. E podem ficar a conhecer ao vivo os Alliances.

Entretanto fiz algumas alterações ao meu formosa tambem. Comprei o motor 400 com redutora da GWS e um pack de 8 elementos. Não ganhei muito com a combinação das duas alterações, porque o peso do motor 400 é muito maior que o 350 de origem. A próxima experiencia que quero fazer é o 350 com o pack de 8 elementos.

Tenho grande curiosidade em ir conhecer esse local perto da AutoEuropa. A ver se arranjo um sábado de manhã em que consiga convencer a minha mulher e o meu filho a irem comigo.

Jorge
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