RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalConstrução & ferramentasConstrução de um trem de nariz

#1:  Construção de um trem de nariz Author: Fus!v3L Post Posted in this forum: Wed 22-08-2007, 19:25

Olá,

Faz uma semana que devido ao vento e ainda falta de jeito :) numa aterragem mais aparatoza parti o trem de aterragem de nariz do meu trainer. Um Thunder Tiger mkII.

Agora queria construir um trem novo, pois apenas o varão está partido, o resto das peças ficou intacto.

Ontem comprei um varão de aço com 1m com 4mm de secção, no aki e...

Parece que existe uma tecnica para tornar o aço moldavel e depois da peça moldada voltar a dar-lhe resistência.

Alguem sabe exactamente como se faz?

Obrigado,
Fus!v3L

#2:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Wed 22-08-2007, 19:49

Maçarico, torno e um alicate e dar-lhe uma valente sova de martelo :D :D :D :D :D

#3:  Re: Construção de um trem de nariz Author: vsantos Post Posted in this forum: Thu 23-08-2007, 0:51

ola
Fus
Já me aconteceu o mesmo :oops:
e não estive com meias medidas
Saiu o partido e entrou um novo 8)
E lá anda no sitio...
Mas é como o major diz ... bota martelo nisso...
Força .
Cumps
vsantos

#4:  Re: Construção de um trem de nariz Author: Fus!v3L Post Posted in this forum: Sat 25-08-2007, 15:35

Ora então aqui vai o resultado :)


É surpreendente aquilo que se consegue fazer com um maçarico, um pedaço de aço e um pouco de jeito :). Com se costuma dizer, "a necessidade aguça o engenho".

Primeiro aqueci o aço, para destemperar, com o maçarico nas zonas onde ía curvar, depois deixei arrefecer enquanto montava um parafuso, que ia servir de molde, num pedaço de madeira.

Depois foi só curvar, e curvar..

No fim de pronto voltei a aquecer o trem e arrefeçe-lo de seguida, mergulhando-o num balde com água, e o resultado foi o que se pode ver nas imagens.

(depois mostro como ficou na trainer.)

O trem ficou ao contrário do original, mas não vejo nenhum problema nisso, e estou até bastante satizfeito comigo e com o resultado.

Abraço,
Fus!v3L

#5:  Re: Construção de um trem de nariz Author: Nando Post Posted in this forum: Sat 25-08-2007, 15:59

Muito porreiro mesmo, não fosse a cor do arame não dava para distinguir.
Isso ficou 5 estrelas!

#6:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Sat 25-08-2007, 20:00

Tas a ver, resulta sempre

#7:  Re: Construção de um trem de nariz Author: Fus!v3L Post Posted in this forum: Sat 25-08-2007, 21:07

E funciona muito bem, melhor até que o original :lol:

Já estive a fazer um taxi para verificar o funcionamento elastico da mola e :shock: tá um espetaculo. :)


Abraços,
Fus!v3L

#8:  Re: Construção de um trem de nariz Author: vsantos Post Posted in this forum: Sun 26-08-2007, 0:49

ola fus
sim senhor
parabens pela explicação e pelas fotos
Obrigado
Cumps
vsantos

#9:  Re: Construção de um trem de nariz Author: chaleta Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 11:50

Isso é que é trabalho de ferreiro. Ficou muito bom, parabens.

#10:  Re: Construção de um trem de nariz Author: borges Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 15:24

Excelente trabalho!

Mas será que vi bem no fundo da foto? Parece-me que algém anda a construir mais um stearman! :D

#11:  Re: Construção de um trem de nariz Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 19:42

É possivel, agora, é que caso faças uma ou outra aterragem mais dura esse novo ou parta na hora ou parta ao endireitar. Quando o aço passa de macio a duro tem o contra de se tornar mais "frágil/quebradiço". Mas agora já sabes como fazer novos e baratos! :wink:

#12:   Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 21:24

Oi _King_Pin_

Depende da tempera que lhe damos!!
Ele temperou em agua o que eu não aconselho muito, pois é uma tempera muito rápida e endurece muito o aço.
Eu costumo temperar aço no oleo, para que fique mais mole, mas isso tambem depende do aço que estamos a temperar e da temperatura a que o levamos.

#13:  Re: Construção de um trem de nariz Author: vsantos Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 21:50

ola oliveira
Sim a tempera que conheço é feita em óleo, sendo esta mais lenta
Contudo com água também la vai. :roll:
Mas é como dizes depende das temperaturas e resistência dos aços.
De qualquer forma o objectivo final foi conseguido
parabéns ao sr. "serralheiro"
:oops:
cumps
vsantos

#14:  Re: Construção de um trem de nariz Author: Fus!v3L Post Posted in this forum: Mon 27-08-2007, 21:58

Olá,

Sim + um Stearman em construção, e esta já dura faz tempo (à 2 anos tinha a fuselagem pronta e as asas recomeçei este ano). Espero te-lo prontinho para voar no prox. verão (ou antes).

Mas agora com o fds para voar, e a semana para reparar :), sobre menos tempo para construção.

Em relação ao trem, o resultado foi:

Ontem fiz 8 voos, com aterragens que posso considerar boas. Felizmente, a tempera junto ao apoio não ficou muito forte, ou seja ele dobrou um pouco por cima da espiral (mola) uma ou duas vezes, sem partir e voltou ao sitio sem problemas, bastando apenas com um jeitinho.

Acho que ficou bem porreiro.

Obrigado Oliveira pela informação na tempera. Da proxima faço isso.

Devia ter feito logo dois, just in case, mas queria primeiro aprender com os erros do primeiro. Entretanto faço outro para ter como backup.

Obrigado e abraços,
Fus!v3L

#15:   Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Tue 28-08-2007, 11:10

oliveira cavs wrote (View Post): › Oi _King_Pin_

Depende da tempera que lhe damos!!
Ele temperou em agua o que eu não aconselho muito, pois é uma tempera muito rápida e endurece muito o aço.
Eu costumo temperar aço no oleo, para que fique mais mole, mas isso tambem depende do aço que estamos a temperar e da temperatura a que o levamos.


Foi por ele ter feito em água é que eu falei :wink:
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalConstrução & ferramentasConstrução de um trem de nariz


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.2265s (PHP: 15% | SQL: 85%) | SQL queries: 106 | GZIP enabled | Debug off]