RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page Previous  1, 2, 3, 4  :| |:

#76:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 14:12

Eu recentemente tive que fazer uma soldadura num atrelado, e ia para comprar uma tinta spray vulgar cor de alumínio, mas só havia uma outra que era um pouquito mais cara, que é imitação de cromado, não pensei que fosse tão fixe, afinal a tinta é mesmo muito brilhante, faz um efeito fora do comum, experimentei pintar papel com a tal tinta e após pintado parece mesmo que é metal, usei um bocadinho no cowl do meu p-51.

É só mais uma sugestão para levar em conta, as latas são umas que têm a tampa não metalizada, mas sim cromadas assim tipo espelho.

Abcs

#77:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Tue 14-08-2007, 0:03

Olá amigos !

Obrigado pelas vossas palavras !

Quanto à tinta, fui hoje à Aki e comprei uma lata da tinta sugerida pelo Moraes. Esta era precisamente a tinta que tinha em mente usar e o post do Moraes fez-me decidir por ela.

Já agora Paulo, elucida-me sobre qual é a tinta a que te referes - "...tinta de carrinhos...". Estive a ver o teu P-51 e o acabamento parece-me excelente.

Voltanto à tinta cromada que comprei, o efeito é realmente muito parecido com metal. Algo tipo alumínio polido. E tem uma cobertura excelente, ou seja, são necessárias poucas passagens para obter uma cor consistente logo, a pintura ficará menos pesada. A lata custa 7.90 Eur e tem 400ml.

Amanhã deverei pintar o Miles mas entretanto, fiz uns testes para verificar se a tinta é agressiva para os materiais que usei. Os resultados foram:
- Roofmate (usado na fabricação do capot do motor): É bastante atacado pela tinta; Crying or Very sad
- Elapor (asas): É bastante atacado pela tinta; Crying or Very sad
- Depron (fuselagem): É muito pouco atacado pela tinta; Sad
- Qualquer destes materiais cobertos com papel castanho e cola: Não são atacados pela tinta ! Cool

Assim, terei que proteger qualquer parte que não esteja tapada com papel e cola, antes de proceder à pintura.
Também vou dar mais uma lixadela geral com lixa 600 porque qualquer irregularidade é imediatamente notada com esta tinta.

Aqui fica uma foto dos materiais testados:


Abraço,

Ruben

#78:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 14-08-2007, 0:39

"Já agora Paulo, elucida-me sobre qual é a tinta a que te referes - "...tinta de carrinhos...". Estive a ver o teu P-51 e o acabamento parece-me excelente."

É a tinta com que se pintam as carrocerias dos 1/10 e 1/8.
Mas não te custa a bagatela que pagaste por essa no AKI!
As ultimas que comprei já foram 5€ a lata ou melhor a latiiiiiiiinha!
Acho que aquilo tem 50 ou 60 ml, para teres uma ideia foram 5 ou 6 latas só para o P51, aquela pintura ficou um balurdio e ainda levou branco , verde e vermelho! Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Agora faz a tu a escolha! Wink



abcs

#79:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Tue 14-08-2007, 20:18

Pintura do Miles

Paulo, parece-me muito caro usar essa tinta embora o resultado final seja excelente.
Eu já me decidi pela do AKI e pintei hoje o Miles.

Fiquei bastante satisfeito com o resultado. Além de imitar lindamente o metal polido tal como tinha referido o Moraes, acrescentou somente 35 gramas ao peso ! Shocked
Uma coisa que eu já devia saber é que lixar nunca é demais... Ficaram-se a notar alguns picos e emendas do papel. Felizmente, algumas das emendas parecem simular os paineis da fuselagem.
Vou ainda dar mais uma de mão nas asas e em alguns pontos da fuselagem.

Preparado para a pintura


Pintura já efectuada


#80:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 14-08-2007, 22:04

Espectaculo, parece feito d`aço inox, tá um luxo!
Parabens plo excelente trabalho.
Escolheste bem a tinta, mas já sabes como é um gajo não nasce ensinado, e então quando não tem ninguem a quem perguntar, faz cada uma!
É que aquela tinta era resistente ao combustivel e vai daí nem pensei 2 vezes, tá feito agora não há volta a dar.

abcs

#81:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Tue 14-08-2007, 22:15

Oi ruben

Quero ver isso ao vivo! Laughing Laughing Laughing
Agora vem o pior! Wink
A decoração! Shocked
Acho que vai ser o mais dificil, tentar jogar com as cores. Rolling Eyes

#82:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:15

Paulo,
Obrigado !
Para um avião electrico, esta tinta dá perfeitamente mas no teu caso, penso que era para esquecer. Não me parece que a tinta que usei seja resistente ao combustível.

Oliveira,
Obrigado !
Estou com a manete do gás ao máximo para ter o Miles pronto para o encontro HOL ! Wink No Sábado em princípio já o podes ver. Já agora, é preciso inscrever-me ou basta aparecer ? Só conheço o pessoal que lá vai estar, de falar aqui. Ao vivo não conheço ninguém... Embarassed

Quanto à decoração, será relativamente simples e uma especie de imitação de um dos Miles que a FAP já teve com a matrícula 1208. Aqui fica uma imagem com os respectivos direitos de autor:

#83:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:31

A pintura ficou muito bacana. Agora será que isso se vê bem com tempo nublado?? Very Happy

#84:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:34

_King_Pin_ wrote (View Post): › A pintura ficou muito bacana. Agora será que isso se vê bem com tempo nublado?? Very Happy


É pá eu já sou meio pitosga por isso, a pintura não interessa se dá pra ver bem ou não. Só preciso de ver uma silhueta e não tirar os olhos dela, senão julgo que o avião é meu e afinal é de outro ! Laughing
Obrigado !

#85:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: aerocaps Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:43

Não é bem assim quando o modelo se afastar irá ter dificuldade em ver qual a sua posição.Tome atenção a esse pormenor. Gostava de saber como vai arranjar as ciglas da nossa FAP .Eu tenho um modelo para ser decorado e tenho dificuldade em as arranjar.







aerocaps

#86:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:52

aerocaps wrote (View Post): › Não é bem assim quando o modelo se afastar irá ter dificuldade em ver qual a sua posição.Tome atenção a esse pormenor. Gostava de saber como vai arranjar as ciglas da nossa FAP .Eu tenho um modelo para ser decorado e tenho dificuldade em as arranjar...


É verdade. Nos dias muito nublados independentemente da cor do avião, só se vê uma silhueta e é necessário estar bem concentrado para ter uma noção exacta da posição. Senão... Upa upa !
Quanto às siglas, tenho em photoshop as cruzes de cristo e também tenho as fontes usadas para as matrículas (penso que é a mesma que a RAF usa). Se quiser diga-me o seu email q eu envio-lhas.

Abraço,
Ruben

#87:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Wed 15-08-2007, 23:59

Oi ruben

Basta aparecer e te inscreveres no control. Wink
Se vieres de manha tens o almoço por nossa conta (febras na brasa, caldo verde, bejeca, vinho, sumos e água). Razz
Quanto ao pessoal é de maneira que os ficas a conhecer. Laughing Laughing

#88:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Thu 16-08-2007, 0:12

oliveira cavs wrote (View Post): › Oi ruben

Basta aparecer e te inscreveres no control. Wink
Se vieres de manha tens o almoço por nossa conta (febras na brasa, caldo verde, bejeca, vinho, sumos e água). Razz
Quanto ao pessoal é de maneira que os ficas a conhecer. Laughing Laughing


Então tá combinado !
Espero que não haja teste de balãozinho para ver quem pode voar depois de almoço ! Laughing

Abraço

#89:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Fri 17-08-2007, 0:46

Acabamentos

O Miles está finalmente a 98% de estar pronto. Rolling Eyes

Coloquei-lhe hoje todos os decalques e tomei alguma liberdade para me desviar ligeiramente do desenho do Miles da FAP em que me baseei:
- A frente dos cockpits foi pintada em preto baço e coloquei duas tiras amarelas nas asas (usada pelos aviões de treino da FAP actuais).

Os decalques foram feitos no Photoshop e impressos em papel de decalque de água.
As bases brancas para a Cruz de Cristo foram feitas com papel autocolante, lixado com lixa 600 para perder o brilho.

Umas notas negativas quanto à tinta que imita o metal:
- É bastante sensível ao calor pelo que ao colocar as tiras amarelas de Oracover, ficaram várias marcas à volta. Vou tentar disfarçá-las;
- Não aguenta verniz que eu uso para fundir os decalques na pintura;
- Basta um dedo mais suado para deixar marca.
Conclusão: Dá um aspecto muito real mas é necessário manusear o avião com todo o cuidado.

Assim, fica a faltar acabar os "vidros" dos dois cockpits e fazer um trem de aterragem mais escala simulando uns amortecedores.
Aqui ficam as fotos com a decoração:






Abraço,
Ruben

#90:   Author: lumma Post Posted in this forum: Fri 17-08-2007, 8:37

Fabulástico Smile

Mais uma grande máquina para o encontro HOL.

Parabéns pela construção, foto-reportagem e pelo bonito modelo que ficou. Temos constructor Smile

#91:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: rpinto Post Posted in this forum: Fri 17-08-2007, 9:25

Fica também a prova de que o aeromodelismo está a evoluir ao nível da construção com a aplicação de novos materiais e técnicas.

Parabéns pela construção e obrigado pela partilha.

#92:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Fri 17-08-2007, 18:31

Obrigado pelas palavras amigos !

Agora espero que as 200 gramas a mais do acabamento, não afectem muito o voo do Miles. Espero tirar tanto prazer dele a voar como tirei a construir.

Aqui ficam as últimas fotos da construção. São as partes que finalizei ontem: O trem simulado e os cockpits.
O trem foi feito com balsa e uma palhinha. Foi pintado depois de cinzento com tinta acrílica.
Os cockpits foram feitos com acetato. O da frente tem ainda uma armação em balsa coberta com fita cola preta.

PS: O piloto teve quer ser um Ken roubado à Barbie (a minha sobrinha) porque o piloto está na alfandega de Lisboa a preencher papelada e só deve sair de lá daqui a um mês ! Laughing Laughing

Abraço e mais uma vez obrigado a todos !






#93:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Mon 20-08-2007, 12:30

Oi Ruben

Já o vi voar!! Laughing Laughing

Que tal se portou??
Vi voar, mas sabes como é, não deu para apreciar de maneira que podesse comentar. Wink

Parabens pelo excelente trabalho!!

#94:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 20-08-2007, 15:54

Obrigado Oliveira !

Na minha opinião, acho que se portou bem.
Eu já o tinha experimentado uma vez, antes de lhe colocar os acabamentos. Como ficou com mais 200 gramas, podia ter ficado com o voo afectado mas felizmente isso não aconteceu.
A única diferença que notei foi precisar de bastante trim de ailleron esquerdo. Penso que deverá ter havido um empeno da asa durante a cobertura ou então peso a mais numa das asas.
Tive pena de não o voar mais durante o encontro mas com o vento que ficou, não conhecendo bem a pista e faltando-me unhas, achei melhor não arriscar. Além disso estava com aquele nervoso miudinho de voar um modelo novo, ainda por cima com assistência... Wink
Arrisquei durante a tarde com o glow que levei e dei-me mal na aterragem. Felizmente o estrago não foi muito e já está pronto para mais voos.

Gostei bastante do encontro HOL, vocês estão todos de parabéns e espero estar presente no futuro com o Miles ou com outro projecto.

Abraço,
Ruben

PS: Aqui fica uma foto que tomei a liberdade de publicar e que foi tirada pelo _King_pin (que aliás, tem fotos excelentes do encontro no seu blog.)
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page Previous  1, 2, 3, 4  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 4 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 1.8506s (PHP: 6% | SQL: 94%) | SQL queries: 126 | GZIP enabled | Debug off]