RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page 1, 2, 3, 4  Next  :| |:

#1:  Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Sun 24-06-2007, 23:49

Viva !

Muitos de nós têm com toda a certeza guardadas, aquelas asas que sobraram depois de termos espatifado o nosso belo avião contra um eucalipto, ou pertencentes aquele modelo que já não usamos porque nos fartamos dele.
Eu tinha umas dessas asas que pertenciam ao meu primeiro avião (planador Silence da Robbe) e há umas semanas atrás, decidi pegar nelas e encontrar um avião que pudesse ser construído à volta delas ! Smile

Eu considero que na construção de um avião, a parte mais trabalhosa e mais importante são as asas. Se eu tenho umas que sei que voam e não preciso de ter trabalho, porque não aproveitá-las ?

Devido às características das asas, o novo avião teria que ser de voo relativamente lento, dócil e o formato das asas, aproximado às que tinha em casa.
Depois de pesquisar na Net, encontrei o Miles M.14 Magister, que reunia as características que pretendia.


Dei assim início à construção deste modelo, usando maioritariamente materiais como depron de 6mm, balsa e as asas (em esferovite) que já tinha.

A envergadura final será de 1,40m e peso inferior a 1.5Kg.
Como de costume, usarei dois HS-81 para deriva e profundidade e dois HS-55 nos aillerons.
Prevejo motorizá-lo com um motor brushless e lipos.

Abraço,
Ruben

PS: Espero que esta construção motive outras pessoas para tirar o pó às asas que tinham encostadas num cantinho lá em casa. Quero ver mais posts sobre construção neste forum !

#2:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 0:08

Começando a construção

Antes de iniciar a construção, tentei encontrar um plano que me permitisse ter uma ideias das proporções do avião, perfil da fuselagem, localização do trem de aterragem, etc.
Depois de encontrar esse plano, aumentei-o até que ao imprimir, as asas tivessem 1,40m. O plano com este tamanho, pode ser encontrado aqui.

Depois de imprimir o plano em folhas A4 e depois de uma noite a colar várias dezenas de folhas, comecei com a construção.

As cavernas da fuselagem, são primeiro recortadas do plano.



Em seguida, é criada a estrutura do fundo do avião, utilizando balsa quadrada e depron


Todas as cavernas são recortadas em depron e coladas sobre a base.



#3:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 0:19

As asas !

As asas originais eram de esferovite (tipo EPP) e tinham 1.80m.
Cortei-lhes as pontas de forma a ficarem iguais às asas do Miles Magister e como não eram muito rígidas, coloquei-lhes tubos em carbono.
Também usei carbono para as unir formando logo o diedro correcto.
As colagens das asas foram feitas com epoxy.

Asas originais


Asas já recortadas para o formato do Miles M.


Reforços em carbono e peças para união das asas




Colagem das asas com epoxy e garantindo que o diedro é o correcto

#4:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 0:32

Encaixe das asas

Para encaixar as asas, criei uma caixa devidamente reforçada em balsa e depron onde as asas entram à justa.

PS: Ainda não decidi se vou colar as asas à fuselagem, embora seja mais prático poder retirar as asas para transporte. Há sempre partes que uma pessoa não gosta muito de fazer e eu detesto arranjar um método simples para prender as asas que seja simultaneamente resistente e que mantenha a geometria correcta. Logo verei...

Encaixes das asas, feitos em balsa dura


Marcaçao dos locais que irão ser cortados para colocar os suportes da asa


O corte é efectuado e a colagem é realizada à base de epoxy. Notar que a traseira e a dianteira da fuselagem, fazem um angulo relativamente à asa.


Estrutura da fuselagem, quase pronta.


Encaixe das asas pronto a usar.

#5:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 0:44

Está a ficar porreiro! Wink
Com 1.40m de asa eu nãao a punha colada. Para transporte para mim não daria jeito nenhum enfiar no carro.

#6:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 0:56

Fuselagem

Na construção da fuselagem, decidi utilizar alguns métodos que nunca tinha usado. A parte superior da fuselagem, é curva e então experimentei usar balsa para fazer essa curvatura.
A conclusão a que cheguei é que usando balsa, a fuselagem fica mais resistente mas também ganha peso.
Usando depron, o resultado final é bastante mais leve mas a estrutura ressente-se.
Enfim, o ideal será usar um compromisso entre os dois materiais.

Dobrar balsa: Molhei as folhas de 1,5mm em água quente e enrolei-as na estrutura. Colada com cola branca.
Dobrar depron: Fita cola na parte mais brilhante e enrolar à volta de uma superfície redonda. Aplicar calor se necessário. Colado com UHU Por.

Suporte das superfícies de cauda. Feito em contraplacado leve e balsa dura.


Placa de depron pronta para ser enrolada na fuselagem. Antes de a colocar na fuselagem, já lhe foi dada uma forma curva. A fita no exterior do depron, evita que este parta. O interior da folha, foi pressionado com uma régua para dobrar mais facilmente.





As partes posterior e anterior da fuselagem, levaram varetas de balsa sobre as quais foi colocada folha de balsa de 1,5mm. Para fazer os encaixes das varetas, usei várias serras coladas. Os lados da fuselagem são em depron.





#7:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 1:00

_King_Pin_ wrote (View Post): › Está a ficar porreiro! Wink
Com 1.40m de asa eu nãao a punha colada. Para transporte para mim não daria jeito nenhum enfiar no carro.


Obrigada !

Quanto à asa, eu facilito porque tenho um jipe (muito espaço...) Laughing
Ainda vou pensar no que vou fazer...

Abraço,
Ruben

#8:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 1:09

Acesso à electrónica

Nos aviões eléctricos é muito importante ter um acesso fácil ao interior da fuselagem para mudança de baterias, verificar estado do motor, etc etc.
No Miles, tornei isso muito simples porque toda a parte dianteira do avião pode ser levantada.
Para isso, construí a fuselagem normalmente e no fim, cortei toda a parte que quero levantar. Isto foi possível porque utilizei depron na estrutura. Se fosse com balsa, iria ser bastante mais complicado.
Depois de cortar, verifiquei que a estrutura continua bastante rígida, mas poderá ser necessário efectuar algum reforço.
A tampa será depois presa com imans de disco duro.

Marcando a zona de corte


Cortando a fuselagem usando um Xacto bem afiado


As partes já separadas. O encaixe de uma na outra é perfeito. Wink


#9:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:12

Forrando a fuselagem com balsa

Para forrar a fuselagem com balsa, bastou-me molhar as folhas de balsa em agua quente e aplicá-las à estrutura usando cola branca. Depois apliquei uns elásticos para que tudo ficasse na posição correcta até ao dia seguinte. Depois foi só acertar e lixar.

Molhando a balsa para a tornar flexível


Prendendo a balsa com elásticos e cola branca



Depois de seca, é cortada e lixada


Colocação das paredes da fuselagem em depron

#10:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:19

Aberturas para o cockpit

O Miles Magister, sendo um avião de treino, dispunha de dois lugares: um para o aspirante a piloto e outro para o corajoso instrutor.
Parece-me que não vai haver grande dificuldade para refrigerar as baterias... Wink
Como essa parte da fuselagem está feita em depron, foi muito fácil cortar as aberturas respectivas, sendo depois necessário lixá-las com lixa fina (400 ou 600).

Cortando as aberturas usando um template e um Xacto



#11:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:25

Simplesmente adoro essa mistura entre depron e balsa Very Happy
Esse formato de fuselagem é muito parecido ao caudron C-460 que eu já ando à um tempo a namorar (mas tava para fazer em glow). Se acabar por o fazer electrico fico já com alguma optimas ideias.
Pena muito pouca gente fazer tópicos de construção por cá, tira-se optimas ideias uns dos outros (ou seja, é uma optima forma de partilha de conhecimento, assim como, um insentivo a mais pessoas construirem os seus próprios aviões). Wink

Só uma coisa relativamente á tampa. certifica-te que ela fica mesmo bem presa.
Já perdi um avião por uma tampa de grandes dimensões ter saltado... (saltou devagar e funcionou como uma profundidade... apontou o nariz do avião para o chão a alta velocidade e puff Sad ). Mas tambem era um avião a voar bem depressa. O teu como é calmo á partida não terá tanto esse problema.

Edit:
Enquanto vejo e respondo já tu "descarregaste" mais dois posts! Laughing
Já ontem aconteceu o mesmo. Laughing


Last edited by _King_Pin_ on Mon 25-06-2007, 22:36; edited 1 time in total

#12:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:26

Aillerons

Os aillerons foram cortados com um Xacto e cortados na frente em V.
Foram usadas dobradiças plásticas para os prender que foram coladas usando Cianocrilato foam safe.
Dois HS-55 estão encarregados de os mover através de uma linkagem bem curtinha para evitar folgas. Os servos estão colados com cola quente.

Aillerons


#13:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: virtual1 Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:33

OS MEUS PARABENS:


FORÇA,



virtual1

#14:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:44

_King_Pin_ wrote (View Post): › ...Esse formato de fuselagem é muito parecido ao caudron C-460 que eu já ando à um tempo a namorar (mas tava para fazer em glow). Se acabar por o fazer electrico fico já com alguma optimas ideias.
Pena muito pouca gente fazer tópicos de construção por cá, tira-se optimas ideias uns dos outros (ou seja, é uma optima forma de partilha de conhecimento, assim como, um insentivo a mais pessoas construirem os seus próprios aviões). Wink
...


Viva !

Estive agora a ver as imagens do Caudron e é realmente um belo avião !

Força nisso !

Todos nós temos uns aviões pelos quais nos apaixonámos.
O meu é o DH-88 Comet. Um dia destes vai ter que ser ! Laughing


Realmente também tenho pena que não hajam mais posts sobre construção tal como acontece por exemplo nos RCgroups.
É certo que dá trabalho documentar a construção, colocar os posts, etc etc mas os conselhos que se ouvem são sempre bemvindos e pode ser que tal como dizes, incentive outros aeromodelistas a fazer o mesmo.

Quanto à tampa, normalmente uso imans retirados de discos duros avariados. Aquilo tem uma força brutal e são facilmente partidos para a forma desejada, com um alicate.
Vou-me certificar que ela fica realmente bem presa ! Wink

Abraço,
Ruben

#15:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 22:57

Obrigado virtual1 !

Já agora uma curiosidade relativamente ao DH-88, fiz umas pesquisas e descobri que o Black Magic, um dos DH-88's que participou na corrida Londres-Melbourne, veio depois para Portugal onde foi rebaptizado de "Salazar" Evil or Very Mad com a matricula CSAA-J e utilizado como avião correio entre Portugal e Brasil. Nos anos 80, este avião foi encontrado quase destruído num barraco algures no Alentejo penso eu e alguém em Inglaterra o comprou e o está a reconstruir.

Voltando à terra e ao mais modesto Miles Laughing ...


Roda de cauda

A roda de cauda foi colocada de forma a ser acionada pelo servo da direcção quando move o leme.
Escolhi uma roda bem levezinha.

Roda de cauda

#16:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 23:00

_King_Pin_ wrote (View Post): › ...
Edit:
Enquanto vejo e respondo já tu "descarregaste" mais dois posts! Laughing
Já ontem aconteceu o mesmo. Laughing
...


Laughing Laughing
Porque estou a colocar em dois dias o trabalho feito no último mês !
Mas não te preocupes que estou quase a chegar ao estado actual e a cadência vai diminuir ! Laughing

#17:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 23:19

Superfícies de cauda

Para fazer o estabilizador horizontal e vertical, usei balsa de 5mm de espessura.
Inicialmente pensei usar depron mas os estabilizadores são bastante grandes e poderiam deformar-se.
Depois testei um método que já tinha usado na Piper que é depron laminado com balsa e tubo de carbono no meio. O peso é bastante superior à balsa de 5mm. Cerca de 18gramas mais pesado.
Um dia destes tenho que tentar usar o método de fazer os estabilizadores em estrutura. Bem mais trabalhoso mas muito resistente, leve e... bonito ! Smile

Estabilizadores e superfícies de controle já cortados.
NOTA: Utilizei balsa de diferentes graus de dureza (e leveza) como se pode notar pela textura.



Encaixe para o estabilizador vertical



Superfícies de controle já presas.
NOTA: Utilizei umas dobradiças em fibra de vidro da Great Planes que são espectaculares. Basta enfiá-las na ranhura, colocar CA e está a andar. Não quebram nem prendem demasiado.



[I]Colagem das superfície de cauda à fuselagem usando epoxy. Atenção à geometria em relação às asas e na vertical ![I]


#18:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: cavendish55 Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 23:23

Olá Ruben
Parabens pela construção, está 5*. Muito trabalho, eu sei. Agora quando acabares tem o mesmo cuidado com a electrónica. O motor qual vai ser?
Abraço

Võos rasos Wink


Last edited by cavendish55 on Mon 25-06-2007, 23:25; edited 1 time in total

#19:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 23:25

Servos de direcção e profundidade

Como servos de direcção e profundidade usei os HS-81.
Espero que o HS-81 da direcção se aguente bem por causa das pancadas a que está sujeito devido à roda de cauda... Ainda recentemente troquei o HS-81 do meu Acromaster por um HS-81MG. Estava bem desfeito por dentro... Sad

Na imagem, pode-se ver por baixo dos suportes dos servos, um reforço que fiz à estrutura depois de ter cortado a tampa de acesso à electrónica.

Colocação dos servos

#20:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 25-06-2007, 23:41

cavendish55 wrote (View Post): › ....Parabens pela construção, está 5*. Muito trabalho, eu sei. Agora quando acabares tem o mesmo cuidado com a electrónica. O motor qual vai ser?
...


Obrigado !

Na eletrónica estou a tentar usar soluções que já conheço e que estão comprovadas por mim.

O motor que estou a pensar usar é o KD 36-12L que já utilizo no Acromaster.
Este motor com hélice 12x8 APCE e Lipo 3s 2200mHa, dá vertical ilimitada ao 1 Kg do Acromaster e permite voos de cerca de 10 minutos.

O Miles Magister deverá ser mais pesado mas tem maior superfície alar e características de voo bem diferentes do Acromaster. O voo será muito mais pausado e lento pelo que este conjunto deverá ser mais do que suficiente para este avião. Provavelmente até trocarei a helice para a 11x5.5.

Abraço,
Ruben

#21:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Tue 26-06-2007, 0:03

A partir deste post, as actualizações passam a ser feitas à medida que for construindo. Neste momento atingi o ponto actual da construção e agora a cadência dos meus posts vai diminuir. Rolling Eyes

Os próximos passos serão fazer a frente do avião provavelmente usando roofmate.
Também tenho que me decidir sobre as asas. Se as colo ou arranjo um método fácil para as prender.
Tenho também que arranjar um método simples para prender o motor.
Penso que irei fazer o 1º voo sem efectuar acabamentos. Se voar depois passa-se a essa fase.

Trem de aterragem

Relativamente ao trem de aterragem, utilizei corda de piano de 4mm presa nuns suportes de pinho.
Fiz depois o recorte na esferovite da asa e colei com epoxy aplicando ainda um reforço também em pinho para suportar melhor as cargas.
Usei rodas bem leves.

Trem já dobrado e preso aos suportes de pinho




Recortes efectuados na esferovite e colocação do reforço. Espero que aguente... Rolling Eyes




Estado actual


#22:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: cavendish55 Post Posted in this forum: Tue 26-06-2007, 23:53

Olá Ruben
Esse modelo tem tudo para voar mais que bem Laughing
A motorização chega e sobra.
Abraço

Võos rasos Wink

#23:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruicardoso Post Posted in this forum: Wed 27-06-2007, 22:37

Olá Ruben,

Parabéns pelo teu trabalho!
Peço desculpa por me intrometer assim no teu projecto mas quando vi HS-81, não pude deixar de intervir. É que já me causaram tantos dissabores (isto sem desprimor nenhum para a marca). Com 4 servos destes, já ia 8 jogos de carretos, e sinceramente em muitas situações não encontrei uma explicação para a avaria dos mesmos. Não sei se isto já aconteceu com mais alguém, mas creio que sim. Uma solução que experimentei e resultou, foi substituir os carretos originais pelos do HS-81MG (referência: PN 56386 HS-81 Metal Gear Set). Não são baratos, mas entre substituir o servo inteiro ou só os carretos, sempre fica mais económico.
Quanto ao resto só tenho a acrescentar: Força, e mais uma vez parabéns!

Abraço,

Rui Cardoso

#24:   Author: Smoother Post Posted in this forum: Wed 27-06-2007, 23:49

epá deixa-me dizer-te, não apenas por este post mas por todos os outros que tenho visto teus, é que tens umas mãozinhas...
Cuida-as bem Very Happy

Excelente Post. Parabéns

#25:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: Duarte Post Posted in this forum: Thu 28-06-2007, 0:41

Boas...

Em primeiro, excelente trabalho!

Quanto ao sistema de prender as asas, pq nao dois parafusos com respectiva porca-cega?

Cumpts
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page 1, 2, 3, 4  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.4515s (PHP: 16% | SQL: 84%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]