RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos com TurbinaTurbina - Made in Portugal

#1:  Turbina - Made in Portugal Author: MFreitas Post Posted in this forum: Tue 09-03-2004, 10:54

Já algum tempo que tinha conhecimento de um projecto ambicioso que estava a ser desenvolvido por Lúcio Estevão um apaixonado pela tecnologia das turbinas. Recentemente tive a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido e foi-me descrito alguns detalhes do projecto.
Trata-se de uma turbina construída pelo Lúcio Estevão que teve ajuda de alguns aeromodlistas do ACCV, também eles entusiastas do voo de modelos equipados com turbinas.
Esta turbina é de construção artesanal e 98% dos componentes são manufacturados pelo Lúcio. Embora ainda desprovida de electrónica podem ver como é funciona actualmente esta turbina recorrendo ao um conjunto de mecanismos de gestão manuais.

Actualmente esta turbina consegue debitar cerca de 4 Kg de força, mas acredita-se que recorrendo a um sistema electrónico de gestão e mais algumas afinações se possa quase duplicar a sua força.


Parabéns Lúcio e restante equipa do projecto.





VIDEO

#2:   Author: NeCa Post Posted in this forum: Wed 10-03-2004, 23:27

bem só falta por isso no meu avião :shock: 5 estrelas

#3:   Author: victgarcar Post Posted in this forum: Sun 28-03-2004, 4:00

Bem tem mesmo boa pinta :shock:
Nem parece feita á mão. obrigado por este video é bom saber que temos cá pessoa capazes de fazer grandes coisas.

:-& parabens ao Lucio eEstevão.

Isto dava jeito pro meu planador mini milan :P

#4:   Author: jony Post Posted in this forum: Wed 05-05-2004, 13:22

Muito bem já agora não tens a construção detalhada???

Gostava de o ver ao perto...

Best Regards
João Martins
www.martinsportscar.com

#5:   Author: NeCa Post Posted in this forum: Wed 05-05-2004, 19:20

jony Estiva a ver a tua pagina tens lá umas fotos 5 estrelas, bem penso que queres os detalhes para por isso num dos teu carros :wink:

#6:   Author: jony Post Posted in this forum: Wed 05-05-2004, 22:41

Não o motor que lá vou meter já chega ;)

Mas de qualquer maneira gosto de saber e aprender sempre um pouco mais

#7:   Author: R.Rodrigues Post Posted in this forum: Wed 16-03-2005, 16:36

Pessoal gostava de vos fazer uma pergunta disparatada.
Um turbo de um carro da para meter num avião a trabalhar como turbina? Como **** é um compressor centrifugo.

#8:   Author: arriva Post Posted in this forum: Wed 16-03-2005, 17:30

Venho lembrar que à cerca de 8 anos foi apresentado no Encontro de Aeromodelismo de Leiria, uma turbina também de fabrico nacional com base nos planos do Jesus Artes (KJ).
A turbina que funcionou, tinha como particularidades.
Alhetas do compressor em contraplacado e o corpo exterior era uma garrafa de camping gaz.
Vou passar o video para um formato digital para o apresentar aqui.
Ao Lúcio, parabéns.
Arriva

#9:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: wot Post Posted in this forum: Wed 16-03-2005, 17:31

exacto, essa pergunta vai ficar sem resposta :lol:

#10:   Author: R.Rodrigues Post Posted in this forum: Wed 16-03-2005, 18:55

Alguem sabe de algum site que tenha esquemas para construir turbinas caseiras?Obrigado.

#11:   Author: arriva Post Posted in this forum: Wed 16-03-2005, 22:26

Em relação ao turbo de um carro, penso que dá para aproveitar algumas peças, nomeadamente a turbina que julgo ser construída em titânio.
MJ

#12:   Author: +blop+ Post Posted in this forum: Thu 13-07-2006, 16:28

ninguem konhece nenhuma tirbina pro mei trainer 40 da ripmax :-) lllllllllllooooooooooooolllllllllll

#13:   Author: +blop+ Post Posted in this forum: Thu 13-07-2006, 16:30

o post era gozar n komeçem logo a fazer filmes

mas era uma ideia fixe :-(


+blop+

#14:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: macieira Post Posted in this forum: Wed 19-07-2006, 18:29

Boa tarde

Se você quiser posso enviar-lhe um manual de construção de uma turbina feita em casa.

Diga-me para onde posso enviar.

Abraços
Macieira

#15:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: Nando Post Posted in this forum: Wed 19-07-2006, 18:44

Fico contente por saber que por cá existem adeptos do Locost.
So gostava era saber da possibilidade de registra-lo, torna-lo legal por cá.
No UK pode-se sem grandes problemas, mas por cá... a história deve ser diferente! Como sempre é só dificuldades para quem quer inovar.

#16:   Author: lujorsan Post Posted in this forum: Thu 19-10-2006, 20:08

boas. também lá estive e vi. gostava de construir uma. será que alguém tem planos desse modelo ou outro? cumps, jorge

#17:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: lujorsan Post Posted in this forum: Thu 19-10-2006, 20:11

boas. será possível arranjar planos para construir uma turbina. ficaria grato e talvez pudesse retribuir depois ao fazer a electrónica de gestão e controle da mesma. cumps, jorge

#18:   Author: celestino Post Posted in this forum: Tue 09-12-2008, 2:59

Olá Rodrigues,
Não é disparate nenhum, sei de um alemão que fez de facto uma turbina aproveitando um turbo de um carro só que ficou muito pesada, outro contra é que a relação peso potencia não justifica o máximo que dava eram 3Kg.
Há um fabricante suisso que faz as turbinas dele aproveitando algumas partes do compressor de um carro, as turbinas são as Hawk, mas claro está grandes modificações foram feitas para a relação peso potencia ser boa.
Penso que o fulano não deve dar ou vender os planos.
Esta resposta já vai bastante tardia, se calhar passado este tempo todo o meu amigo já fez uma turbina.
Mais algum esclarecimento que seja necessário e eu souber responder, é só dizer.
Celestino

#19:   Author: celestino Post Posted in this forum: Tue 09-12-2008, 3:05

Olá Blop,
tenho de facto uma turbina para o trainer 40, quando o meu anigo quiser o trainer a jacto é só dizer.
Estou a responder com mais de dois anos de atrazo e só espero que esse trainer ainda esteja em ordem de receber essa turbina que pesa somente 200gramas.
O que for preciso é só pedir.
Um abraço
Celestino

#20:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Tue 09-12-2008, 11:43

Caro Celestino,

podia mostrar algumas fotografias? Deve estar um trabalho notável. Gostaria de ver se fosse possível...

Obrigado

DD

#21:   Author: celestino Post Posted in this forum: Sat 13-12-2008, 2:06

Caro DD
que fotos? Da turbina para o trainer ou da que é feita apartir do turbo de um carro?
Andei aqui á procura das fotos no PC e estou com alguma dificuldade de as localizar porque mudei de computador e não sei se transferi tudo para o novo, assim que as encontrar claro que mostro.

#22:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Sat 13-12-2008, 11:56

Mostre todas as fotos que tiver :) Gostava de ver quer sejam as fotos da turbina para o trainer quer as do turbo do carro. A curiosidade é muita... :) Nos ficamos a aguardar.

Obrigado.

Abç

#23:   Author: celestino Post Posted in this forum: Sat 13-12-2008, 21:45

A turbina do turbo não dá para o trainer porque é muito pesada.
A turbina pequenina é que dá para o trainer eu depois
mando as fotos.
Um abraço.
Celestino

#24:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Sat 13-12-2008, 22:11

E se tiver os planos da mais pequena mostre ao pessoal, que nós agradecemos :)

DD

#25:   Author: celestino Post Posted in this forum: Sun 14-12-2008, 4:05

Olá King Pin,
o link não abre, assim não consegui ver a foto.

#26:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Sun 14-12-2008, 11:49

Basta fazer copy/paste no internet explorer. Mas aqui vai na mesma:



DD

#27:   Author: celestino Post Posted in this forum: Sun 14-12-2008, 12:26

Obrigado King,
continuo a fazer copy paste e não abre nada, de qualquer modo obrigado pela foto.

#28:  Re: Turbina - Made in Portugal Author: aerocaps Post Posted in this forum: Mon 15-12-2008, 17:26

Boa tarde;

O sr; Celestino tem bases tecnicas ou conhecimentos dê;
Saber afinar turbinas a karoseno. Qual as marcas?
E se já voou algum jacto a turbina!!!!
E se dá aulas de iniciação,e como!!!

o meu obrigado


Last edited by aerocaps on Tue 16-12-2008, 0:43; edited 1 time in total
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos com TurbinaTurbina - Made in Portugal


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.0986s (PHP: 47% | SQL: 53%) | SQL queries: 171 | GZIP enabled | Debug off]