Caro j.m.costa
Tenho alguns (poucos) conhecimentos, das vertentes competitivas do aeromodelismo, às quais me mantenho ligado. O universo do aeromodelismo competitivo é tão vasto, que só mesmo um super-homem poderá estar familiarizado com todas. Não supunha sequer que existissem competições oficiais no universo Jet. Julgava eu, na minha santa ignorância que este universo funcionava mai,s na base das exibições nos Encontros de Aeromodelismo e alguns eventos internacionais específicos desta vertente específica. Desconhecia até que, a não ser o J. Cavadas, existissem outros praticantes da modalidade. Foi dentro dessa perspectiva que solicitei, a alguém conhecedor da modalidade, que expusesse os contornos fundamentais da mesma. Agradeço-lhe pessoalmente ter facultado o programa de manobras, mas a maioria dos aeromodelistas continua a estar na mesmma santa ignorância relativamente os resto. Este meu pedido não deixa de ser comodista, porque pretendia ser esclarecido, sem me ter dado ao trabalho de pesquisar sobre o assunto. Nessa perspectiva e porque fiquei intrigado com um tão extenso programa de manobras, fiz aquilo que não me proppunha fazer inicialmente e pesquisei um pouco sobre este tema. Se vaançar com alguns dados incorrectos, agradeço que os "experts" nesta temática o possam corrigir e esclarecer um pouco mais.
1º - A sigla que define esta vertente do aeromodelismo é o F4J.
2º - O organismo que superintende esta vertente é o IJMC (International Jet Model Committee).
3º - Apesar de terem já havido algumas reuniões preparatórias entre este organismo e a FAI/CIAM, ainda não foram possíveis estabelecer plataformas de entendimento capazes de poderem ser realizados Campeonato Mundiais desta vertente sob a égide da FAI/CIAM.
4º - As regras de competição podem ser sumarizadas da seguinte forma:
- ajuizamneto estático (40%)
- ajuizamento de voo (55%)
- avaliação do limite de ruído (5%)
O ajuizamento é feito por um painel de juizes internacionais, convocado pelo IJMC, de 3 juizes para a parte estática e de 5 juizes para as outras partes. Cada competidor terá direito a 3 mangas de voos, deitando fora a pior pontuação. Para além da descolagem, passagem em nível de voo e aterragem que são obrigatórias, cada competidor tentará outras 5 manobras retiradas do extenso manancial de hipóteses, que o amigo j.m.costa nos pôs à disposição através de um "link" específico e que dá a conhecer as mesmas e até as suas componentes críticas.
Espero não ter dado muitas calinadas acerca desta vertente e ter contribuído um pouco para a desvendar.
Quantos aos Portugas, ficámos sem saber, da sua prestação. Alguém quer dar uma ajudinha?