RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareMudança de frequencia

#1:  Mudança de frequencia Author: lumma Post Posted in this forum: Mon 05-12-2005, 16:56

Tenho um rádio Futaba de 7 canais na banda dos 72 Mhz (ppm/pcm) e gostaria de trocar os cristais para a frequencia nacional permitida, 35 Mhz.

A questão que coloco é se é necessário mais alguma intervenção no rádio ou basta somente trocar os cristais?


Outra coisa, andam aí a procura de rádios e eu tenho mais 2 que provavelmente vou colocar a venda, um de 4 canais e outro de 6 canais, isto se conseguir colocar o de 7 canais a funcionar na frequencia de 32 Mhz e obter os respectivos recetores para os aviões todos.

#2:  Re: Mudança de frequencia Author: afonsos Post Posted in this forum: Mon 05-12-2005, 18:10

Se o teu radio é de 72mhz so podes usar cristais de 72mhz.
A não ser que o teu radio tenha modulos ai basta trocar para o de 35mhz.
Isto dos modulos existe em radios usados em automodelismo em aeromodelismo suponho que tambem existam pelo menos nos de gama media/alta.

#3:  Re: Mudança de frequencia Author: Ikarus Post Posted in this forum: Sat 10-12-2005, 20:14

Lumma

Conforme já sabes o teu rádio não tem módulo de emissão destacável,pelo que é impossivel mudares a frequência desse rádio,os FF7 sim esses é possivel,os T7CP,T7CAP,e T7CHP, que são a série
do teu,não é possivel. :cry:

Abraço
Ikarus

#4:   Author: lumma Post Posted in this forum: Sat 10-12-2005, 22:58

Pois é. Vou tentar contacar a Futaba e verificar se existe alguma possibilidade, se não der lá vou ter que investir uns cobres e vender umas coisitas.

Depois falamos melhor sobre o assunto, e se calhar até poderemos combinar qq coisa antes do Natal, é que -->

Tou de férias, Aleluia... :-) :-) (tempo pros aviões, pra casa e pra nova mascote que chegou na quinta-feira, uma pastor-alemão)

#5:   Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Thu 15-12-2005, 22:10

Tambem o Eclipse 7 Hitec

#6:  Re: Mudança de frequencia Author: NeCa Post Posted in this forum: Fri 16-12-2005, 14:57

Boas, claro que se pode trocar, mas isso deve ficar muito caro, pois isso pode variar muito de marca para marca, a nível de construção na electrónica e circuitos integrados, pois pode ser que no caso desse comando o circuito integrado da parte da emissão se for numa peça só, é fácil, basta pedir a futaba que envie essa parte. Depois é so ter um bom ferro de soldar e maos a obra.
Se o circuito integrado de emissão for na placa do comando todo, então ai é melhor outro comando.
:wink:

#7:   Author: lumma Post Posted in this forum: Fri 16-12-2005, 16:31

Bem, ja mandei uma msg pra futaba, vamos ver o que dizem.

Quanto a ter uma placa de emissão a parte, parece que sim, já abri o rádio e na parte de tras do mesmo parece haver um circuito impresso para emissão, onde se liga o cristal e a antena.

Mas como não pesco nada de electronica vou esperar pela resposta, depois coloco aqui pro pessoal ver.

#8:  Re: Mudança de frequencia Author: Ikarus Post Posted in this forum: Fri 16-12-2005, 20:04

Olá Lumma

Pois trocando a placa de emissão é possivel.
Mas ficas com um problema maior;que fazer com os teus receptores e cristais, em 72 mhz. :roll:

Ikarus

#9:  Re: Mudança de frequencia Author: lumma Post Posted in this forum: Fri 16-12-2005, 21:57

Pois é Ikarus, mas por enquanto tou a estudar as possibilidades.

Até ja pensei em trocar tudo por um 9C, mas por enquanto o panorama não permite investimentos.

Dicionário:

Panorama, palavra para descrever a esposa já muito chateada com o investimento no hobby, para além de descrever uma carteira muito curta por enquanto . lol :D

#10:  Re: Mudança de frequencia Author: vinvertido Post Posted in this forum: Fri 16-12-2005, 23:46

Lumma deixa-te estar nessa banda que não tens problema nenhum pelo menos interferências são minimas isto que ninguem nos houve, como sábes tenho voadao sempre ou quase sempre em 72 e nunca tive um unico problema.

#11:  Re: Mudança de frequencia Author: NeCa Post Posted in this forum: Sat 17-12-2005, 0:16

Sim isso é verdade, mas atenção pois a nível de seguros, encontros e provas a banda 72 em FM não é permitida.

#12:  Re: Mudança de frequencia Author: Moraes Post Posted in this forum: Sat 17-12-2005, 14:59

NeCa wrote (View Post): › Sim isso é verdade, mas atenção pois a nível de seguros, encontros e provas a banda 72 em FM não é permitida.


Uiii neca,

Se fosse mesmo assim, as provas não eram as mesmas, os encontros não eram os mesmos e tinhamos muita boa gente que paga seguro todos os anos "pro-forma"...


Pode ser até o regulamento, mas é daquelas coisas que se ultrapassa à cara podre desde sempre, ninguém nunca questionou isso nas provas que eu participei ( por acaso eu até uso 35, mas conheço n que usam 72 ), mas na última prova se lembraram do pipe que eu tenho no meu Wot4 desde a construção do mesmo e que já foi a 5 provas contando essa última ( e não há qualquer restrição sobre pipes no regulamento :roll: ).

Abraço,

JM

#13:  Re: Mudança de frequencia Author: Ikarus Post Posted in this forum: Sat 17-12-2005, 21:32

Olá

Lumma

Com o novo sistema de peritagens,em caso de acidente ,vais ter problemas,e o controle de frequências vai ser mais apertado e passará até por ser os clubes a "fiscalizar" essa situação.
É só uma questão de tempo,e além de tudo é uma questão de legalidade,
se formos todos a desrespeitar...................

Ikarus
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareMudança de frequencia


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 4.1237s (PHP: 1% | SQL: 99%) | SQL queries: 96 | GZIP enabled | Debug off]