Gostaria de partilhar convosco um projecto que estou a levar a cabo há algum tempo e que actualizo com regularidade noutro fórum, mas como é da minha autoria não estou a plagiar ninguém. Conforme tiver tempo vou colocando as actualizações aqui também.
Espero que gostem!
O que vai ser aqui relatado, ilustra apenas a maneira como eu vou fazer, e não quer dizer que seja a melhor ou única possível, é apenas a que eu escolhi.
Queria um modelo bimotor, que fosse de asa alta, com uma boa área alar e que fosse capaz de fazer um voo lento e estável. Andei à procura durante algum tempo e deparei-me com estas opções:
O Bronco.
O Catalina.
O Canadair.
O DHC-6.
O Tecnam P2006T.
O PZL M28.
O Grumman HU-16.
Vasculhei a Net à procura de mais informações, planos destes aviões e características de voo e cheguei à conclusão que o Canadair CL-415 seria o eleito. A construção será feita em depron de 5mm e 3mm, madeira de balsa e talvez fibra de vidro ou carbono para alguns reforços que tenham que ser feitos. Mas desta vez não quero fazer uma construção só de perfil (tipo o meu F-22 ou o meu Yak). Quero dar um ar mais escala e realístico à “coisa”. Portanto será uma construção à antiga, inteira e com cavernas, mas e vez de madeira uso Depron. Será pintado ou forrado com fita-cola colorida, dependendo do peso final e da resistência estrutural do conjunto.
Recorrendo ao projecto e aos planos disponibilizados pelo Sr. Francesco Mele, que fez um trabalho muito interessante, deitei mãos à obra. Imprimi os planos em A4, colei tudo, passei para o depron e cortei. Estou a fazê-lo com calma pois não tenho tido muito tempo.
Um dos meus objectivos para este projecto é fazer os controles nos ailerons e lemes todos por dentro da fuselagem, de maneira a que não se vejam tirantes, varetas, servos, nada… Vou ter que me debater com a falta de espaço no interior, principalmente na deriva e estabilizador, mas é isto que torna as coisas interessantes.
Estou a apontar para 4 canais embora o projecto original seja só de 3 e não utilize leme de cauda. Os servos vão ser todos do tipo MG9 de carretos metálicos. Vou utilizar dois motores de 1750Kv com 160W cada e variadores de 20A. Optei por 1750Kv porque o espaço entre os apoios dos motores e a fuselagem não é muito grande e teria problemas para utilizar hélices acima de 8”. Quanto mais alto o valor Kv, que são as RPM por volt aplicado, menor o diâmetro de hélice que é mais eficaz num determinado motor, em regra. Vou optar pela configuração de uma bateria em vez da de duas, por ser cómodo e prático, mas depois logo se vê…
Ainda estou indeciso quanto ao trem de aterragem: com, sem, retráctil, fixo…
Assim que tiver oportunidade, coloco as primeiras fotos do processo de construção.
Cumprimentos
Nuno Lopes
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
Como tinha prometido, cá estão as primeiras fotos da construção do Canadair-CL415.
Durante o corte das cavernas em depron de 5mm:
Peças para a fuselagem preparadas para a colagem:
A fuselagem pronta para levar as laterais de 3mm:
Já durante a colagem de uma das laterais:
(sirvo-me do que houver à mão para auxiliar nas colagens)
Mais pormenores se seguirão.
Aguardem.
Last edited by nunol on Fri 04-02-2011, 2:34; edited 1 time in total
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
Chegou algum do material que encomendei para o Canadair.
Assim sendo, vou aproveitar para mostrar a motorização que vou usar e coloco mais umas fotos do estado em que se encontra o projecto.
Um dos motores com hélice tripá.
A fuselagem.
Um pormenor do nariz.
A asa ainda em esqueleto. Dá para ver os reforços que fiz com madeira de balsa. Uma longarina no centro da asa a todo o comprimento, e os bordos de ataque e de fuga. Ainda vou reforçar com madeira ou fibra de vidro alguns pontos que tenham que suportar maiores forças.
Um pormenor dos comandos interiores dos ailerons. (são feitos com vareta de fibra de vidro apoiada nuns tubinhos custom made que servem de casquilhos. O tirante que se vê do lado de dentro vai passar para o lado de fora para ligar depois ao servo. Vou usar dois servos para os ailerons para poder accionar flaps utilizando as misturas do rádio-emissor.
Deriva e estabilizador ainda por colar. (sem tirantes nem comandos exteriores)
Mais uma onde se pode notar a ausência de tirantes e comandos exteriores.
São feitos com várias camadas de depron e depois... muita lixa, lixa, lixa.
O próximo passo é fazer a instalação eléctrica para os motores e depois fechar a asa com a camada superior de depron de 3mm.
Já estive a fazer uns testes rápidos nos motores com lipos 3s-1p de 2200mAh e com a hélice 8"X4", na aceleração máxima, cada um consome 17A. Já com hélice de 7"X3,5" fica-se pelos 13A. Tendo en consideração que se trata de 130W no mínimo, a multiplicar por dois motores, fico com 260W para um modelo que prevejo que deve ficar pelos 800gr. Isto vai dar mais de 300w/Kg, que é potência mais do que suficiente.
Só espero que não arranque as asas...
Quando testar a força estática coloco cá os resultados.
Com calma vai ganhando forma...
Last edited by nunol on Fri 04-02-2011, 2:38; edited 1 time in total
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nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
Mais evoluções do Canadair.
Já idealizei e executei os apoios dos motores (diferentes dos do plano), já coloquei os motores nos seus sítios e já tenho a instalação eléctrica começada.
Um dos motores no seu apoio:
Os dois motores no seu sítio:
Instalação eléctrica dos dois motores:
Escapamento (imitação). Foi feito com um pedaço de tubo da cartão:
Uma vista geral da parte da frente:
Bem, nem tudo são rosas. Andei a pesquisar umas coisas sobre o aumento do tamanho dos fios da bateria para o variador e acho que vou ter que acrescentar uns condensadores electrolíticos à entrada do variador.
Ao que parece, ao aumentar o tamanho destes fios vamos propiciar um fenómeno eléctrico que se chama "indução". Ora, esta indução cria picos de voltagem para os quais os variadores não estão preparados, e ao acrescentar condensadores, à razão de 1 condensador de 220uF por cada 10cm de foi a mais, vamos evitar que fritem.
Quando houver mais novidades aviso.
Last edited by nunol on Sat 05-02-2011, 11:43; edited 1 time in total
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Shark
FIRST SERGEANT
Não consigo ver nenhuma das fotos dos últimos 3 posts Oo
Nando
Administrador
Pois, aqui tambem nao.
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http://www.xrotor.net
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, olha pois é agora fiquei curioso mas nada de fotos tambem no meu.
Saudações modelistas!
Pois é pessoal, já percebi o que se passa.
Lamento o sucedido!
Fica o compromisso: assim que tiver um tempinho extra, edito os posts e coloco as fotos novamente.
Cumprimentos!
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
Já coloquei as fotos na 2ª e 3ª mensagens.
Carreguei tudo no imageshack e meti os links.
Assim já dá.
Quanto ao projecto aceito opiniões, questões, dicas, críticas...
Esteja à vontade!
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Nelio
AIRMAN
Trabalho impressionante! eu fico assim:
..mas isso é porque sou um modelista de fim de semana... lol um verdadeiro modelista é o que faz isso. Grande trabalho pá!
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, esta a ficar 5 estrelas parabens, fico seguindo
Obrigado pessoal! Isso é muita generosidade vossa...
Não é assim uma coisa tão difícil, fazer um modelo destes. Às vezes basta ter uns minutos disponíveis por dia e ir fazendo aos poucos para se chegar a bom-porto.
Mustang-pt:
Qualquer dia apresento-te o meu P-51 Mustang, home-made em polipropileno alveolar (coroplast). Tenho cá um palpite que vais gostar.
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Nelio
AIRMAN
Generosidade???
Eu nem um aileron traseiro sou capaz de fazer para o meu cessna... quanto mais construir um avião.... Não sejas modesto pá. Eu admiro o pessoal que constroi os seus próprios modelos!
Aqui está o gajo...
nunol
SENIOR AIRMAN
Nélio:
Mais uma vez obrigado!
Só uma correcção: isso não é um aileron traseiro, é um estabilizador com o respectivo leme de profundidade que faltam aí.
Eu tenho quase a certeza que és capaz de fazer isso.
Já pediste ajuda ou opiniões?
Nelio
AIRMAN
Sim, tenho um tópico AQUI a me dizerem as medidas e tudo e a explicar como faço isto em balsa.... (Este pessoal é incansável a ajudar) mas eu tenho medo de me aventurar. Como este Avião é para restaurar todo em memória do antigo dono que faleceu e me "deixou" o avião é um trabalho que faço questão de ficar bem feito.
Mas não desviemos este tópico para o meu avião, porque o teu sim é que está a ficar um Show!! (nota-se que é um modelo de avião que gosto muito, não?) Queremos mais fotos.
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!!
Ok Nelio, não nos desviemos. Mas desejo-te o maior sucesso para essa reparação.
Então para todos, mas especialmente para ti, cá vai mais uma actualização:
A asa já forrado com o depron de 3mm.
O estabilizador horizontal a ser forrado à cor e o leme de profundidade já forrado.
Estou a usar fita-cola amarela da mais vulgar que há. Vamos ver no que dá...
Não percam o próximo episódio da forum-novela "O nascimento de um Canadair CL-415 em depron". LOL
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nunol
SENIOR AIRMAN
saudações modelistas!
Mais uma actualização no meu projecto Canadair.
O estabilizador completamente forrado com a fita-cola amarela.
Dá para perceber perfeitamente que não é completamente opaca… e levou duas camadas.
Ao centro notam-se os riscos de caneta que foram feitos no depron para acertar o encaixe durante a montagem com a deriva…
A deriva durante o processo de “fita-colagem”. LOL
Consegue-se ver os cortes que tive que fazer para a montagem das varetas e “horns” de comando. Dá para perceber também como vai ser accionado o leme de cauda, recorrendo à vareta de carbono que serve de eixo. Isto para ficar tudo fora de vista.
Mais episódios se seguirão.
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nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!!
Já tenho o conjunto da cauda prontinho para a plicar na fuselagem.
Por agora deixo-vos um vídeo onde se podem ver os lemes de profundidade e de direcção a trabalhar. Realço o facto de todos os controlos estarem do lado de dentro. Nada de varetas ou alavancas no exterior. Desculpem a má qualidade do vídeo!!
Quando tiver mais um bocadinho coloco umas fotos mais detalhadas.
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nunol
SENIOR AIRMAN
Saudaões modelistas!
Nos últimos dias foi possível fazer uns bons avanços na construção do CL-415.
Já deu para idealizar e materializar uma maneira de fixar a asa à fuselagem.
Pretendia que fosse algo do tipo encaixe e sem os tradicionais elásticos. Possivelmente levará parafusos de nylon mas estes também são evitáveis.
Não é nada de novo nem de complicado, já há muitos modelos a usar uma fixação de asa idêntica.
Este projecto mais uma vez me deu um enorme gozo porque se trata de uma melhoria (assim espero) adicionada ao plano original. Para fazer esta alteração não recorri a quaisquer planos, foi tudo feito de cabeça e um pouco a "olhómetro", mas com um resultado que considero bastante satisfatório.
Na asa vou então usar este "moderno sistema" com uns espetos, literalmente, de bambú que se colam na longarina principal e no bordo de ataque, e se projectam cerca de 10mm para a frente deste.
Fiz uns reforços para as laterais da fuselagem com madeira de balsa de uma boa densidade para ter uma base de apoio que permita fixar devidamente a falsa caverna que tem os encaixes (buracos) para os espetos.
Colocação da estrutura de apoio da asa (reforços e falsa caverna) na fuselagem.
Durante a colagem com resina epóxica. Dica: Costumo usar cartões bancários para proteger o depron das "dentadas" dos grampos e das pinças.
Tive também tempo para colar o conjunto traseiro (deriva e estabilizador) no seu lugar. Aproveitei para tirar uma foto de pormenor aos controlos para se perceber um pouco melhor o seu funcionamento. O leme de cauda vai ser accionado pela torção da vara de carbono fixa no seu eixo. O leme de profundidade vai ser accionado pelo mesmo princípio, mas recorrendo a um cabo/bicha, que permitem, pela sua suave curvatura, transferir o movimento horizontal longitudinal à fuselagem, para um movimento vertical e transversal à mesma. Note-se o casquilho improvisado agarrado com cola quente.
A aguardar que o solvente da cola evapore para fazer a união do conjunto traseiro.
Fica então mais um "cheirinho" do que será o resultado final.
Até breve!!
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Nelio
AIRMAN
Grande trabalho!!!
Continua o bom trabalho!
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, sem duvida esta a ficar excelente, e sim manda la as fotos do p-51 esse é um aviao lindo por excelencia.
Aqui acho que não é muito adequado para não criar off-topic.
Não te preocupes que qualquer dia faço um tópico pormenorizado sobre o meu Mustang de coroplast.
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Nando
Administrador
Esta a ficar um espetaculo.
Estou a ver que temos aqui um forte concorrente a um proximo concurso de construcao.
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Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações modelistas!
Nando:
Nunca pensei em competir nesse âmbito. Até porque me dedico ao aeromodelismo apenas para lazer, nunca entrei em competições. Mas nunca se sabe...
Este FDS tive pouco tempo para aviões, nem voei nem nada!
Mas tive uma horita para um avanço no Canadair.
Estive a fazer os apoios da asa no bordo de fuga para ficar bem ligada à fuselagem.
Os apoios são de contraplacado colados inicialmente com cyanoacrilato ao bordo de fuga.
Depois verifiquei que precisavam de ser reforçados.
Tapei a fuselagen com saco-de-plástico (é do melhor que há para impedir a cola de chegar a sítios indesejados, e depois de seca solta-se maravilhosamente)
e vá de cola epóxica para cima!
Qualquer dia está a voar!
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bassman
AIRMAN
Está muito bom sim senhor.
Tenho a felicidade de já ter visto esta construção ao vivo e a cores, e o que posso dizer.
Mais uma construção fantástica dos estaleiro Nuno Lopes, a atenção ao detalhe faz sempre a diferença nas suas construções.
Será certamente uma grande máquina, espero pelo dia do primeiro voo
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