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Funcionamento do SWITCHGLO PRO
 
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tomanel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Mon 14-06-2010, 23:35   Post subject:  Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Pessoal aeromodelista, será que alguém me dá uma dica sobre como montar num avião uma coisinha que vários sites americanos da especialidade chamam de pequena maravilha o SWITCHGLO PRO? O aparelhometro serve para aquecer a vela, portanto, sem usar chispómetro. Só que o meu objectivo é manter a vela acesa num 4 tempos de cabeça invertida a baixas rotações. Aí surge o problema o aparelhinho (por sinal foi carote) só faz essa função com misturas no emissor no canal do Throttle, acontece que o meu rádio não faz misturas nesse canal, julgo eu. Rádio Futaba 6EXA. Se alguém souber algo sobre este assunto agradecia a ajuda. Saudações daqui da capital da Beira-Baixa. Castelo Branco para quem andar distraido na geografia.

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 15-06-2010, 14:13   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Boas.

Um sistema desses pode ser comprado:

http://www.emsjomar.com/SearchResult.aspx?CategoryID=6
Ou montado em casa.

A versão mecânica caseira é bem mais simples e barata de fazer, basta 1 micro-switch a ser actuado pelo braço do servo, 1 condensador para evitar faíscas quando se fecha o contacto, um pouco de chapa de alumínio e alguma paciência Very Happy
Eis o bicho:

E como foi montado: http://www.wopba.com/controls.htm
Esta é uma hipótese, para esse caso preferia actuar o micro switch passando o braço do servo por cima deste, assim só actua numa gama de posições do servo.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
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tomanel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Tue 15-06-2010, 23:12   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Muito obrigada pela resposta. Eu por acaso já fiz (não eu que não fui capaz, mas um amigo) um sistema igual ao proposto nas fotos e funciona bem. Só que o meu problema é que comprei o tal SWITCHGLO PRO, um pouco às cegas e agora já o tenho só não sei como fazer a mistura no meu rádio para o fazer funcionar. Esse SWITCHGLO PRO é um sistema revolucionário, se o procurarem na Net vão ver que tem umas funções extraordinárias, mas eu concretamente apenas o queria para aquecer a vela no ralenti e essa função só a faz misturando o acelerador... não sei bem como nem com quê.
Agradecia que se alguém descobrir algo me passe a informação.
Saudações aeromodelistas

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tomanel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Tue 15-06-2010, 23:27   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

É a primeira vez que tento colocar fotos nestes foruns por isso não sei se vai sair algo. O que eu tentava colocar era a foto do tal Switchglo Pro.

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 16-06-2010, 0:22   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Boas.

Esse aparelho não serve para o que pretendes:
tomanel wrote (View Post): › ... Só que o meu objectivo é manter a vela acesa num 4 tempos de cabeça invertida a baixas rotações. Aí surge o problema o aparelhinho (por sinal foi carote) só faz essa função com misturas no emissor no canal do Throttle, acontece que o meu rádio não faz misturas nesse canal, julgo eu. Rádio Futaba 6EXA. Se alguém souber algo sobre este assunto agradecia a ajuda. Saudações daqui da capital da Beira-Baixa. Castelo Branco para quem andar distraido na geografia.
Na ilustração do SwitchGlowPro diz que ele desliga ao fim de 12 ou 60 segundos: "12 or 60 seconds auto shut off".

O electrónico e o mecânico que postei estarão ligados sempre que o controlo de motor estiver na posição desejada para acender a vela.

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Chispas
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tomanel

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AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 17-06-2010, 2:25   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Amigo Chispas se não for demasiado incomodo explique como faz a ligação do micro interruptor (micro switch) se possivel esquematizando. Hoje comprei um que tem 3 saidas (ou entradas) para ligar os fios e já fiz multiplas experiencias e não atino com as ligações. Sou perfeitamente um grande nabo em electrónica mas sempre me julguei capaz de montar um simples interruptor de corrente.
Obrigada

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Thu 17-06-2010, 11:39   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Boas.

Se o switch que compraste tem 3 ligações, a que está mais longe das outras é a "entrada de corrente". Das outras uma deverá ser a "sempre ligada", interrompida quando o switch é actuado, e a outra a "temporária" ou que é ligada quando o switch é activado.
Em princípio coloca-se o positivo na primeira ligação e este "sai" por uma das outras. O negativo está ligado directo à carga a testar. O melhor a fazer é usar uma pequena lâmpada de 4,8/6V com um pack de 4,8V/6V, ou mesmo 1 pilha alcalina e um LED, e testar as ligações. Assim não há perigo de queimar velas e é mais fácil de ver quando actua.

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tomanel

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AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 17-06-2010, 14:23   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Obrigada Chispas pela preciosa ajuda. Só mesmo nesta modalidade se vêem ajudas, os aeromodelistas são poucos mas unidos e não gostam de guardar os segredos só para si. Se assim fosse no futebol (por exemplo) faziamos melhor figura na Africa do Sul Laughing Laughing Laughing

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RJSC

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 5:35   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Resta avisar para não ligar a vela directamente no pack do receptor!
A vela é para funcionar com 1.2V. O Switchglow faz a regulação da tensão da vela.
Com esse interruptor é preciso ou acrescentar um regulador de tensão para se usar o pack do receptor ou então uma pilha de 1.2V dentro do modelo ligada ao interruptor.

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Chispas

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MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 13:21   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Boas.

RJSC, bem lembrado essa questão da tensão da vela Smile
Não mencionei isso pois achei que quem já tem um cachimbo de vela teria presente que a vela só precisa de uma pilha de NiCad/NiMH, 1,2V, para funcionar Cool

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Chispas
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tomanel

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AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 13:53   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Há sempre gente atenta nestas coisas e também sempre pronta a dar uma ajudinha. Mais uma vez se confirma que o espirito dos aeromodelistas é diferente do espirito doutras modalidades desportivas. No entanto percebo muito pouco (quase nada) de electrónica mas esse ponto eu sabia. O switchglo pro tem um funcionamento diferente pois ele vai buscar a corrente para a vela ao pack do receptor 4,8 ou 6V no entanto o problema é que foi comprado só para essa função (tem muitas mais) que eu ainda não entendi muito bem como por exemplo anular os "Hot start". Só que o problema é que só com rádios emissores topo de gama é que se consegue fazer a mistura do canal 3 Throttle e assim sendo com o meu Futaba 6EXA, não é possivel e quando ligo o Switchglo pro ele praticamente só deixa de fornecer corrente à vela no máximo do acelerador (aliás um pouco acima do meio acelerador). Não sei se me expliquei bem. Só sei que dei 60€ por esse aparelhinho e agora ou gasto 1000 e tal comprando um rádio emissor de que não necessito ou então o Switchglo fica arrumado na gaveta. Aprendi que há soluções muito mais baratas e económicas e não se deve comprar sem antes saber ao certo quais as funções.
Uma vez mais obrigada a todos.

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RJSC

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 15:45   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Ah, não percebi que tinha comprado, pensei que queria fazer qualquer coisa parecida.
Esse switchglo mesmo com um canal dedicado com mistura, está limitado a funcionar só por 12 ou 60 seg de cada vez, se andar com o modelo a planar 2 minutos o motor ia parar na mesma.

Para não deixar os 60€ na gaveta tenho é uma sugestão um bocado "á marreta": ligar o switchglo no canal do trem de aterragem e usar o interruptor para o activar quando com o acelerador em baixo...

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tomanel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 21:24   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Por acaso esse dito cujo Switchglo Pro é uma maquineta maravilhosa com múltiplas funções, incluindo uma que eu não sei o que é mas que uma revista americana da especialidade diz ser uma das maiores revoluções na área da electrónica ligada ao aeromodelismo e que se chama eliminação de Hot Starts. E essa questão dos 12 a 60 segundos não é como o colega de forum diz. Liga-se o rádio e o Switchglo apita (tão forte que parece uma vuvuzela) e está preparado para o arranque do motor e então caso não accionemos o starter ao fim de 12 ou 60 segundos conforme a nossa programação ele corta o circuito e só volta a ser accionado quando desligarmos o rádio. isso é uma forma de prevenir consumos e deteriorização da vela. Quanto a fornecer corrente à vela em ralenti é diferente, depois de programado sempre que a alavanca do throttle baixa a aceleração até ao ponto para que foi programado ele acende sem tempo determinado. O meu problema é que o meu rádio não permite essa regulação da afinação do ponto em que quero que ele acenda e por defeito ele acende a vela e só apaga um pouco acima do meio acelerador, ou seja em voo ele andaria o tempo quase todo aceso e só apaga mesmo a fundo. Se for ao site http://www.switchglo.com/ consegue ver tudo o que ele faz e se abrir um video de um helicoptero que lá vem fica de boca aberta. Também no Youtube solicitando Switchglo pro aparecem umas coisas espantosas mas que eu não percebo.

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 19-06-2010, 22:09   Post subject:  Re: Funcionamento do SWITCHGLO PRO Back to top 

Boas.

Afinal o SwitchGlow é para ser ligado a um canal extra, a sugestão do RJSC está correcta, e escravizar esse canal ao Throtle, canal 3 na Futaba. Depois determina-se em que ponto queremos essa mistura activa ou não, activando o SwitchGlow e este a vela:
"SwitchGlo Pro simply plugs into a receiver channel, then to your glow plug. You assign a transmitter toggle switch to this SwitchGlo channel, and toggle your glow on and off, at startup or inflight."

O resto está no manual do rádio, é só uma questão de fazer a mistura correcta e bem calibrada Cool

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