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tomanel
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Pessoal aeromodelista, será que alguém me dá uma dica sobre como montar num avião uma coisinha que vários sites americanos da especialidade chamam de pequena maravilha o SWITCHGLO PRO? O aparelhometro serve para aquecer a vela, portanto, sem usar chispómetro. Só que o meu objectivo é manter a vela acesa num 4 tempos de cabeça invertida a baixas rotações. Aí surge o problema o aparelhinho (por sinal foi carote) só faz essa função com misturas no emissor no canal do Throttle, acontece que o meu rádio não faz misturas nesse canal, julgo eu. Rádio Futaba 6EXA. Se alguém souber algo sobre este assunto agradecia a ajuda. Saudações daqui da capital da Beira-Baixa. Castelo Branco para quem andar distraido na geografia.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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tomanel
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Muito obrigada pela resposta. Eu por acaso já fiz (não eu que não fui capaz, mas um amigo) um sistema igual ao proposto nas fotos e funciona bem. Só que o meu problema é que comprei o tal SWITCHGLO PRO, um pouco às cegas e agora já o tenho só não sei como fazer a mistura no meu rádio para o fazer funcionar. Esse SWITCHGLO PRO é um sistema revolucionário, se o procurarem na Net vão ver que tem umas funções extraordinárias, mas eu concretamente apenas o queria para aquecer a vela no ralenti e essa função só a faz misturando o acelerador... não sei bem como nem com quê.
Agradecia que se alguém descobrir algo me passe a informação.
Saudações aeromodelistas
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tomanel
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É a primeira vez que tento colocar fotos nestes foruns por isso não sei se vai sair algo. O que eu tentava colocar era a foto do tal Switchglo Pro.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Esse aparelho não serve para o que pretendes:
tomanel wrote ( View Post): ›
... Só que o meu objectivo é manter a vela acesa num 4 tempos de cabeça invertida a baixas rotações. Aí surge o problema o aparelhinho (por sinal foi carote) só faz essa função com misturas no emissor no canal do Throttle, acontece que o meu rádio não faz misturas nesse canal, julgo eu. Rádio Futaba 6EXA. Se alguém souber algo sobre este assunto agradecia a ajuda. Saudações daqui da capital da Beira-Baixa. Castelo Branco para quem andar distraido na geografia.
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Na ilustração do SwitchGlowPro diz que ele desliga ao fim de 12 ou 60 segundos: "12 or 60 seconds auto shut off".
O electrónico e o mecânico que postei estarão ligados sempre que o controlo de motor estiver na posição desejada para acender a vela.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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tomanel
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Amigo Chispas se não for demasiado incomodo explique como faz a ligação do micro interruptor (micro switch) se possivel esquematizando. Hoje comprei um que tem 3 saidas (ou entradas) para ligar os fios e já fiz multiplas experiencias e não atino com as ligações. Sou perfeitamente um grande nabo em electrónica mas sempre me julguei capaz de montar um simples interruptor de corrente.
Obrigada
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Se o switch que compraste tem 3 ligações, a que está mais longe das outras é a "entrada de corrente". Das outras uma deverá ser a "sempre ligada", interrompida quando o switch é actuado, e a outra a "temporária" ou que é ligada quando o switch é activado.
Em princípio coloca-se o positivo na primeira ligação e este "sai" por uma das outras. O negativo está ligado directo à carga a testar. O melhor a fazer é usar uma pequena lâmpada de 4,8/6V com um pack de 4,8V/6V, ou mesmo 1 pilha alcalina e um LED, e testar as ligações. Assim não há perigo de queimar velas e é mais fácil de ver quando actua.
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Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
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tomanel
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RJSC
FIRST SERGEANT
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Resta avisar para não ligar a vela directamente no pack do receptor!
A vela é para funcionar com 1.2V. O Switchglow faz a regulação da tensão da vela.
Com esse interruptor é preciso ou acrescentar um regulador de tensão para se usar o pack do receptor ou então uma pilha de 1.2V dentro do modelo ligada ao interruptor.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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tomanel
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Há sempre gente atenta nestas coisas e também sempre pronta a dar uma ajudinha. Mais uma vez se confirma que o espirito dos aeromodelistas é diferente do espirito doutras modalidades desportivas. No entanto percebo muito pouco (quase nada) de electrónica mas esse ponto eu sabia. O switchglo pro tem um funcionamento diferente pois ele vai buscar a corrente para a vela ao pack do receptor 4,8 ou 6V no entanto o problema é que foi comprado só para essa função (tem muitas mais) que eu ainda não entendi muito bem como por exemplo anular os "Hot start". Só que o problema é que só com rádios emissores topo de gama é que se consegue fazer a mistura do canal 3 Throttle e assim sendo com o meu Futaba 6EXA, não é possivel e quando ligo o Switchglo pro ele praticamente só deixa de fornecer corrente à vela no máximo do acelerador (aliás um pouco acima do meio acelerador). Não sei se me expliquei bem. Só sei que dei 60€ por esse aparelhinho e agora ou gasto 1000 e tal comprando um rádio emissor de que não necessito ou então o Switchglo fica arrumado na gaveta. Aprendi que há soluções muito mais baratas e económicas e não se deve comprar sem antes saber ao certo quais as funções.
Uma vez mais obrigada a todos.
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RJSC
FIRST SERGEANT
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Ah, não percebi que tinha comprado, pensei que queria fazer qualquer coisa parecida.
Esse switchglo mesmo com um canal dedicado com mistura, está limitado a funcionar só por 12 ou 60 seg de cada vez, se andar com o modelo a planar 2 minutos o motor ia parar na mesma.
Para não deixar os 60€ na gaveta tenho é uma sugestão um bocado "á marreta": ligar o switchglo no canal do trem de aterragem e usar o interruptor para o activar quando com o acelerador em baixo...
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tomanel
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Por acaso esse dito cujo Switchglo Pro é uma maquineta maravilhosa com múltiplas funções, incluindo uma que eu não sei o que é mas que uma revista americana da especialidade diz ser uma das maiores revoluções na área da electrónica ligada ao aeromodelismo e que se chama eliminação de Hot Starts. E essa questão dos 12 a 60 segundos não é como o colega de forum diz. Liga-se o rádio e o Switchglo apita (tão forte que parece uma vuvuzela) e está preparado para o arranque do motor e então caso não accionemos o starter ao fim de 12 ou 60 segundos conforme a nossa programação ele corta o circuito e só volta a ser accionado quando desligarmos o rádio. isso é uma forma de prevenir consumos e deteriorização da vela. Quanto a fornecer corrente à vela em ralenti é diferente, depois de programado sempre que a alavanca do throttle baixa a aceleração até ao ponto para que foi programado ele acende sem tempo determinado. O meu problema é que o meu rádio não permite essa regulação da afinação do ponto em que quero que ele acenda e por defeito ele acende a vela e só apaga um pouco acima do meio acelerador, ou seja em voo ele andaria o tempo quase todo aceso e só apaga mesmo a fundo. Se for ao site http://www.switchglo.com/ consegue ver tudo o que ele faz e se abrir um video de um helicoptero que lá vem fica de boca aberta. Também no Youtube solicitando Switchglo pro aparecem umas coisas espantosas mas que eu não percebo.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Afinal o SwitchGlow é para ser ligado a um canal extra, a sugestão do RJSC está correcta, e escravizar esse canal ao Throtle, canal 3 na Futaba. Depois determina-se em que ponto queremos essa mistura activa ou não, activando o SwitchGlow e este a vela:
"SwitchGlo Pro simply plugs into a receiver channel, then to your glow plug. You assign a transmitter toggle switch to this SwitchGlo channel, and toggle your glow on and off, at startup or inflight."
O resto está no manual do rádio, é só uma questão de fazer a mistura correcta e bem calibrada
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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