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Author |
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blobo
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Boa tarde a todos,
Estou a iniciar-me no Aeromodelismo, gostaria de saber se alguém do forum já construiu algum Spitfire IX usando o plano de Dave Philpotts.
Antes de falar do Spitfire, comprei um trainer, para ver me iniciar neste mundo que acho fascinante, já o montei, "testei", isto é servos, motor a trabalhar, ainda não o afinei e agora estou à procura de locais de voo, para ver se algum dos veterenos me ajuda a iniciar, gostava de saber se há alguém no forum da zona de cascais e se a pista da base aerea nº 1 é a única disponível nesta zona.
Tenho todo o material necessário, penso eu, hehe, após pesquisar no forum, onde digamos que aprendi muito sobre o material de campo etc etc etc, comprei o essencial para poder iniciar-me.
No que respeita ao Spitfire, se alguém já tivesse construido algum gostava de poder ver algumas fotos da construção.
Bons voos
Bruno Lobo
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blobo
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Boa tarde,
Vou colocar algumas fotos da construção, as criticas são bem vindas, uma vez que é a minha primeira construção , estou a construir baseado no que vi nos foruns de aeromodelismo, e como já li, o melhor é mesmo trocar ideias com os mais experientes
1 - Passagem de desenho para contraplacado
2 - Molde para criar cow em fibra de vidro
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blobo
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Mais algumas
1 - Como o modelo era para motor electrico, fiz umas modificações a nivel da firewall, reforçando entre a caverna 2 e 3.
2 - Fuselagem parcialmente montada
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blobo
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Mais fotos
1 - Fuselagem de outro angulo
2 - Fuselagem em estaleiro improvisado e nível a laser para certificar-me que a fuselagem não estava desviada
3 - Profundador e ailerons ainda em teste
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Last edited by blobo on Mon 05-10-2009, 0:08; edited 1 time in total |
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blobo
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As últimas até à data
1 - Fuselagem em parte coberta e com parte central da asa
2 - Sistema de leme ligado ao trem traseiro
Espero que possam ajudar em algo que não esteja a fazer correctamente
Bons voos
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Pmagall
Fundador
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Está Muito bom!!! parabens!!
Quanto às pistas de voo aí por perto, eu não te posso ajudar, mas julgo que alguem do forum te dará uma ajuda.
Fizeste o upscale ao plano?? e que motorização vais utilizar? Não me pareceu um modelo muito pequeno. Qual a envergadura, e já agora qual o peso esperado.
Continua a colocar fotos dos desenvolvimentos, assim tb não deixas morrer a thread.
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_________________ RCMpt.com
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Parece estar muito bem contruido, mas há um pormenor que me está a deixar com duvidas, que é o seguinte:
Na foto vejo que metes-te o depósito fixo, se assim é, como o vais tirar em caso de necessidade?
É que por vezes temos essa necessidade.
Ainda não vi bem o resto, mas penso que estará muito bem para quem o faz pela primeira vez.
Quanto a pista por aí:
Procura no site da Fpam um clube perto de ti e informa-te com eles.
Abraço e boa sorte
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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blobo
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Boas,
Pmagall obrigado pelo comentário - Sim aumentei a escala de forma a ter uma envergadura de asa de 1,5m, sinceramente quanto ao peso, não sei, uma vez que estou a seguir o plano, a minha unica alteração foi em vez de usar contraplacado de 3mm na fuselagem utilizei de 5, mas testei em termos de peso, peças semelhantes de 3 e 5mm e o peso não alterava em muito, a variação seria de 1 a 2 gramas, pelo que espero que face ao que estava no plano não aumente muito,
O motor que vou usar é um OS 61, espero que seja o mais indicado.
Irei colocando mais fotos e dúvidas conforme for avançando, e acredito que vão surgir dúvidas, este fim de semana espero terminar de cobrir a fuselagem e começar a asa.
Oliveira Obrigado pelo comentário - de facto o deposito está fixo, com uma travessa, que se encontra colada, mas que depois de ler o que escreveu, irei repensar, sinceramente julguei que não houvesse necessidade de mexer o depósito, obrigado pela dica.
Obrigado uma vez mais pelos comentários.
Bons voos
Bruno
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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O mínimo problema que tenhas com o depósito, tás lixado, tens de dar cabo disso tudo para o sacar.
Basta entrar um pintelho (lixo, areia e etc.) lá para dentro que tens logo necessidade de o tirar, já para não falar de outras situações que acontecem.
Reparei agora nessa soldadura da roda de trás, se for estanho (que é o que me parece) não será muito fraca?
Abraço e continua
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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blobo
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Pois, estou a ver qual a melhor maneira de o ter fixo, mas tb de o poder tirar sem ter que "destruir".
Eu comprei uma valvula de abastecimento e estava a pensar colocar filtros tanto do deposito para o carburador, como do escape para o deposito, desta forma evitava entrada de lixo.
O que achas melhor fazer, deixar um acesso pela parte superior, uma vez que tem mais área, será mais facil fazer os devidos suportes para prender uma parte superior amovivel.
Aceitam-se sugestões heheh
Estive ainda há pouco a reforçar as soldaduras, quando tirei as fotos tinha o mínimo soldado pois até acertar o angulo de forma a que tivesse o mesmo angulo de viragem....uiiii
Mas sem ser estanho, que devo usar?
Obrigado
Abraço
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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O depósito normalmente sai por trás (tira-se a asa, desliga-se os tubos, desprende-se o depósito e puxa-se para sair na diracção dos servos).
O melhor talvez seja isso mesmo. Para isso é só tirar aquele pilar que está a trás, retirar a abraçadeira e fazer um recorte no esferovite. Para o prenderes, basta um elástico na caverna da fuselagem de furo a furo para não o deixar saír com a vibração.
Quanto à soldarura, podias soldar a prata (com um maçarico muito pequeno (campingás, por exemplo) que vende nos maxmat e assim.
Para afinar o angulo, usavas uma afinador (quick link).
Abraço
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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blobo
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Boas,
Fiz o que disseste, retirei o pilar e coloquei uns elásticos.
Eu comprei um maçarico daqueles com umas botijas de gás algum tempo atrás, mas acho que apenas chega aos 680º, isso é suficiente para derreter a prata? para que esta ligue os metais é preciso alguma solução ácida? como ácido clorídrico?
Este fim de semana adiantei mais algumas coisas na fuselagem e comecei a asa.
Na fuselagem estou co algumas dúvidas como fazer passar do desenho para a balsa uma das partes que cobre a zona por cima da asa....
Aqui ficam algumas fotos...
Parte central da asa já com o trem retractil, mas qu me esta a dar uma grande dor de cabeça, isto porque como a peça que faz mover o trem, está virada para frente, o ideal seria ter um servo pa cada um, mas já com um servo na asa para o aileron.... queria colocar apenas um servo no centro da asa e arranjar forma de conseguir abrir ambos, mas estou farto de procurar na ner por exemplos de sistemas de 90º e não consigo ver nenhum para me ilucidar acerca de como o fazer...
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blobo
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Olha lá, o depósito para saír, também tem de saír os tubos!
A foto não deixa ver por dentro (atrás da caverna para fogo), mas parece-me que assim não vais conseguir tirar o depósito. (a não ser que tenha acesso aos tubos por baixo e eu não vejo nas fotos)
Essa valvula de enchimento tem de ficar na fuselagem do motor e os tubos (3) devem sair no meio da bancada do motor (para isso é que ela tem aquele buraco no meio.
Essa temperatura chega e sobra!
Para soldar a prata tens de comprar isto (vende no mesmo local) ou semilar.
Molhas a bareta de prata, metes o maçarico até as peças que vais soldar ficar cor de laranja, encostas a bareta e derretes para cima.
Para passar do desenho para a balsa, podes usar papel vegetal e papel químico.
Metes o papel vegetal em cima do desenho e copias as peças, depois por cima da balsa metes o papel químico e de seguida o vegetal com a cópia das peças, passas com um lapis por cima e pronto.
Abraço
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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blobo
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Boas,
Não foi assim tão facil, passar a tal forma para o papel, uma vez que esta é chanfreada, o desenho 2D não mostra o tamanho real, tive que recorrer a cartão e algum tempinho até conseguir acertar com a forma correcta, mas já esta feito, entretanto coloco também foto do interior por causa do depósito.
Vou ter q tirar a válvula do local onde tinha colocado, e colocar na parede da firewall ou então noutro local que permita desconectar o tubos.
Não estou a conseguir resolver o problema do trem de aterragem
A minha ideia é esta, mas não tenho a certeza se funcionará, tenho receio de fazer a estrutura na parte central e dp verificar que n resulta. Será melhor fazer um teste montar o esquema à parte e ver se resulta?
aceitam-se sugestões.....
Acesso ao depósito
Fuselagem actualizada.
Abraço
Bruno
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blobo
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Boas,
Tenho visto nos foruns acerca de que cobertura usar, a minha ideia é fibrar, com uma gramagem muito leve todas as areas possíveis, depois aplicar um primário e pinta-lo.
Neste momento a fuselagem, sem motor, sem asa e com a restante eletrónica que se encontra na fuselagem, está a pesar cerca de 780grs, estou a pensar que assemblado sem cobertura vá para os 2,5kgs, mas isto é só a previsão de um rookie.
Agradecia sugestões, críticas, uma vez que estou a terminar a fuselagem, assim como a asa e terei que optar por uma cobertura.
Obrigado
Bruno
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blobo
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blobo
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Boas novamente,
Finalmente tenho a estrutura da asa montada
Neste plano a asa não tem flaps, mas estou muito tentado em colocar, gostava de saber as opniões em relação ao uso ou não de flaps.
Também estou em dúvida se coloco os servos nas asas, ou se os coloco na parte central, mentendo assim toda a electrónica junta.
Obrigado
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Spitman
AIRMAN
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Boa noite Blobo
No que se trata dos flaps, estou sempre apologista de os colocar porque da mais realismo ao voo do modelo. Ademais, no Spit são fácil de por e o comando só necessita um servo no centro da asa.
Enquanto a por dois servos dentro da asa, hoje em dia a pergunta já não tem sentido. Com dois servos, fica mais fácil afinar os batimentos de cada leme assim como o diferencial. Dois mini de ~19g e 2 Kg de força ficam também mais fiáveis pelo peso e o preço equivalente a um standard 3Kg.
Se voam, que seja com prudência.
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_________________ http://picasaweb.google.pt/jlsandrone
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blobo
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Boas Spitman,
Eu já tenho os servos, não são micro , cada um pesa cerca de 45g, vou coloca-los no centro da asa, usando depois um L de 90º.
Já comecei a construir os flaps, vamos ver como ficam, no plano que usei, não tinha, andei a pesquisar na net até encontrar a construção de um para que pudesse ver como foram aplicados.
Em termos de ligação dos servos, usas em canais diferentes, não sei qual o termo técnico.
Tenho uma dúvida, usando o mesmo canal, e uma ligação ao Y como conseguimos ter dois servos posicionados da mesma forma mas a fazerem o oposto um do outro?
Basta trocar os polos na ficha do servo? ou estarei eu a dizer uma grande besteira.....
Abraço
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blobo
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Um aparte,
No domingo passado fiz o meu primeiro voo, acompanhado por um instrutor, foi demais, pena não ter sido por muito tempo, pois haviam mais pessoas para ter instrução, Não descolei nem aterrei, voe apenas de forma a sentir como o avião se comportava.
Mas no próximo fim de semana lá vou estar com o meu trainer , ligado ao do instrutor e espero poder estar mais tempo com ele no ar.
Estou desejoso de ter o spit pronto, mas não vou ser eu que o irei colocar no ar, uma vez que, sendo asa baixa, necessito de mais umas horinhas.............. para me aventurar
Mas só anseadade de o ver voar......
Bons voos
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Capitão Dangerous
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Boas blobo.
Eu tenho vindo a acompanhar este teu tópico e deixa-me que te diga que tas a fazer um excelente trabalho na construção do Spitfire!
Eu tambem entrei no aeromodelismo com a construção de um Spitfire e até dá gosto de o ver, mas, ainda não voou pois vai precisar de uns retoques na ponta da asa porque uma está um pouco mais espessa que outra e deu tanto trabalho a construir que ate tnho "medo" de o pôr no ar...
Continuação de boa construção.
Abraço
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_________________ Daniel
Futaba 7C
Cessna -- Easycub -- Parkmaster mini 3D
Acapulco -- Spitfire -- Sundowner 50
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blobo
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Boas Capitão Dangerous,
Obrigado pelo comentário.
Apesar de ainda estar numa fase ainda intermédia da construção, entendo perfeitamente o que queres dizer com o receio de o colocar no ar.
Quando estou a trabalhar nele penso sempre será que estou a fazer tudo certo.... será que vai voar..., depois navego pelos foruns e vejo em alguns casos, construções que ao meu olho de rookie parecem bem feitas e dp falem em quedas.... uiii nem quero pensar hehe.
Mas apesar da minha anseadade vou continuar as fazer as coisas com calma, pois um rookie meter-se logo nestas construções.... heehhe, mas dá gosto ver crescer algo do papel, tomar forma, o desafio que por vezes encontramos, que para os mais experientes é algo rápido e para nós rookies pode significar horas a olhar a pesquisar.... Mas nd tira o gosto de sermos nós a fazer
Boa sorte com o teu spit.
Tens algum tópico aqui com a construção do teu? gostava de ver
Bons voos e abraço
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Capitão Dangerous
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É verdade, quando nos iniciamos na construção não vale a pena ter pressa pelo contrario convem é investigar muito para as coisas serem bem feitas.
No meu caso, sou mais um dos que construiu o Spitfire da Altaya, talvez por isso e por ser a minha 1a vez em construção tenha cometido o erro na ponta da asa, se fosse agora de certo que já não o cometia mas secalhar nem o tinha construído porque com o preço que ele custou dava para comprar uns quantos ARF...
Mas apesar do valor altissimo aprendi mesmo muito com o curso intensivo que vinha em cada fasciculo.
Para muita malta as asas são facilimas de fazer, pra mim acho o mais complicado...
Eu tenho o Spitfire no meu album de fotos.
Boa sorte também para o teu e aproveita bem o prazer de voar um avião construído pelas nossas próprias mãos...
Abraço
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_________________ Daniel
Futaba 7C
Cessna -- Easycub -- Parkmaster mini 3D
Acapulco -- Spitfire -- Sundowner 50
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