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Como afinar um motor?
 
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Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 01-08-2008, 14:51   Post subject:  Como afinar um motor? Back to top 

Boas

ja ando no aeromodelismo há cerca de 3 anos, mas uma coisa que nunca soube era como afinar motores.
de vez em quando na pista quando esta alguem a afinar motores ainda dou uma espreitadela, mexem na agulha, depois nas baixas( que é isso ? Embarassed ) depois lembram-se das altas... enfim. Rolling Eyes
se alguma dos entendidos aqui no forum poder dar umas directrizes acerca de afinar motores agradecia.

+blop+

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 01-08-2008, 18:55   Post subject:   Back to top 

A afinação é muito fácil,
1º fechas a agulha rodando sentido ponteiros relógio até sentires preso, voltas a abrir rodando em sentido contrario 2,5 voltas,
Metes o motor a trabalhar, vais empurrando no rádio suavemente o acelerador até ao máximo e ao mesmo tempo controlas a agulha abrindo ou fechando até conseguires o máximo de rotações.
Quando é que sabes que está afinado?
Quando estiveres a movimentar a agulha as rotações vão subindo até um ponto em que voltam a descer, basta voltar a rodar a agulha ao ponto em que sentiste que a rotação estava no máximo, e pronto está afinado.
Esta é a técnica para afinação das maximas,
As mínimas vem já afinadas de fábrica e é mais complicado só mesmo em campo é que é mais pratico de compreender.

Atenção de quando afinares as máximas convém fazeres umas acelaradelas rápidas e o motor deve fazer a passagem do relanti para o máximo de uma forma decidida e não aos soluços

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+blop+

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 01-08-2008, 23:16   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

obrigado major
assim ja é mais facil comprender o sistema Very Happy

+blop+

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 02-08-2008, 1:41   Post subject:   Back to top 

"Atenção de quando afinares as máximas convém fazeres umas acelaradelas rápidas e o motor deve fazer a passagem do relanti para o máximo de uma forma decidida e não aos soluços"

Se isto acontecer:
O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).

Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à celaração.

Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas.


Abraço
Oliveira


Last edited by oliveira on Sat 02-08-2008, 11:25; edited 1 time in total

_________________

CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sat 02-08-2008, 9:33   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

Liga-se a bateria ao variador, espera-se por os apitos que indicam que o acelarador esta calibrado e o variador calibrado e pronto o motor esta afinado.

Ahhhhh!! Bolas enganei-me devia de ser a afinacao de um motor a glow! Razz

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Sat 02-08-2008, 11:15   Post subject:   Back to top 

oliveira wrote (View Post): › "
O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Abre a mínima, ou seja, desaperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).

Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à celaração.

Abraço
Oliveira


não percebo, se tem + ar que gasolina abro a minima , se tiver + gasolina do que ar abro a minima, e atau quando é que se fecha?

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 02-08-2008, 11:23   Post subject:   Back to top 

Nando

Bem me parecia que isto dos glow é fruta a mais para ti! Laughing
Se não afinares o motor com o variador, um deles assa!! Laughing


+blop+

Deveria ser do sono, mas já está corrigido!! Laughing

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Abraço, Oliveira
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vinvertido

Portugal European Union
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Tue 05-08-2008, 0:40   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

muito facil se pegares nas instruções do fabricante do motor podes ter uma noçao exacta dos minimos e máximos. Os minimos afinam-se uma vez e ficam afinados ate trocares de combustivel mais ou menos nitro por isso o conselho que te dou e pedires as alguem experiente que tos afines tal como afinas o motor do teu carro. Os maximos ja deves saber mas uma dica para ver se esta muito rico com muito cuidado aperta o tubo de alimentação do carburador se ele acelerar quer dizer que esta muito rico ai fecha um pouco a agulha dos minimos.

_________________
Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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claudiotrex

Portugal
MAJOR
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PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 23:47   Post subject:   Back to top 

ate hoje ainda estou apra preceber Very Happy

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t-rex 450 se v2,logo 500 mikado,t-rex 600 nitro ,gemini multiplex
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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 2:14   Post subject:   Back to top 

O que é que tu não percebes Claudio?
Como se afina uma bateria ou uma lipo?
LaughingLaughing

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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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claudiotrex

Portugal
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 9:27   Post subject:   Back to top 

isso ja se vai sabendo e so gastar Very Happy


mas viva aos nitros i aos eletricos poderosos ( so os com power )

mas melhor melhor e mesmo skate Razz Very Happy

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marcoaca

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Mon 26-01-2009, 13:11   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

Pois é o Oliveira explicou da melhor maneira possivel, mas para quem tem uma noçao de como trabalha os motores!!!!nao parece ser o caso!!!vamos ver se ele entende.
A agulha "grande" maximos afina as rpm maximas!!!!Aceleras a fundo se o motor ta embrulhado e nao atinge as maximas rotaçoes ker dizer ke tem combustivel a mais!!!!fechas um pouco....Mas se fechares de mais ,ele aquece e cala-se,tens de encontar o meio termo!!!Boa rotaçao a fundo mas sem o motor ir a baixosempre com o nariz do aviao voltado pro ceu!!!
Agora vamos pras minimas(agulha pequena)esta e mais dificil de afinar pois controla a passagem do relanti para a acelaraçao maxima!!!
O motor esta ao ralanti e ao acelarar rapidamente engasga-se(demora a acelarar)!!Quer dizer que tens de fechar um pouco a agulha.Se ao acelarar rapidamente o motor cala-se (vai a baixo)quer dizer ke tens de abrir....Atençao as minimas devem-se afinar em passos 1/8 de volta e dando tempo em cada vez que mexes nas agulhas.Depois da afinaçao dos minimos deves sempre confirmar novamente as altas RPM.Se mesmo assim nao conseguires, tenta mudar de vela ou combustivel......se dpois desta explicaçao nao conseguir ,tem bom remedio!!!!!compre um motor novo... Laughing

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Scolpit

Portugal
STAFF SERGEANT
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PostPosted in this forum: Sun 01-02-2009, 20:34   Post subject:   Back to top 

Os motores OS (pelo menos os que ja mexi), são facilimos de afinar. So precisei mexer nas altas.... e ficaram perfeitos.
Agora o meu SuperTigre G-90.... para afinar foi uns trabalhos.. e mm assim, acho que ainda não está bem afinado. Vai as altas, depois vai as baixas, depois ja desafinou as altas, e depois ainda ha uma cenazinha que se roda para mudar as medias... incrivel, que complicação!

PS: Vinvertido, essa tecnica de apertar o tudo é para as minimas? explica la melhor isso sff. é que o meu motor engasga um bocadinho quando acelero repentinamente, é um engasganso minimo, mas engasga!

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Marko

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 17-10-2009, 23:04   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

Viva aqui fica mais umas dicas.


Procedimento para ajuste da agulha de baixa

Muitos aeromodelistas têm dificuldades em realizar ajustes de marcha lenta, porém a rotina
abaixo certamente desmistificará esta operação:

1- Dê a partida, acelere o motor ao máximo e ajuste a agulha de alta a fim de aumentar as rotações do
motor. Ao atingir a rotação máxima, abra novamente a agulha 1/8 de volta para prevenir
superaquecimento em virtude de mistura pobre.

2- Ajuste o motor para 1/4 de potência e caso a rotação não esteja estável, lentamente ajuste a agulha
de baixa de maneira que sua rotação fique constante. Procederemos então para o ajuste fino nos
próximos passos.

3- Acelere o motor para potência máxima a fim de limpar qualquer excesso de combustível interno.

4- Coloque o motor na marcha lenta por 10 segundos e faça a aceleração rápida para potência máxima
e analise a resposta do motor. Poderão ocorrer 3 situações:

A - A retomada é rápida e sem falhas - o carburador está perfeitamente ajustado

B - A aceleração ocorre com falhas e excesso de fumaça no escapamento. - A mistura da marcha lenta
está ligeiramente rica (com excesso de combustível). Feche a agulha de baixa 1/8 de volta, acelere
totalmente o motor para limpeza durante 5 segundos e retorne ao procedimento 4.

C - O motor morre repentinamente - A mistura da marcha lenta está pobre (com falta de combustível).
Abra a agulha de baixa 1/8 de volta, dê a partida e retorne o procedimento 3 até a transição de baixa
para alta ficar com resposta rápida.

Espero que resulte
Razz Razz Razz Razz
Marko

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 19-10-2009, 16:49   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta, depois deve-se verificar se as passagens das baixas para as altas rotações e vice-versa (movimentando o stick do rádio de forma rápida) se acontecem de uma forma linear e sem soluços se isso acontecer Se isto acontecer:

Citando o Oliveira que mais acima ja descreveu o processo

"...O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).

Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à acelaração.

Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas. "

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Marko

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 20-10-2009, 8:48   Post subject:   Back to top 

major alvega wrote (View Post): ›
Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta, depois deve-se verificar se as passagens das baixas para as altas rotações e vice-versa (movimentando o stick do rádio de forma rápida) se acontecem de uma forma linear e sem soluços se isso acontecer Se isto acontecer:

Citando o Oliveira que mais acima ja descreveu o processo

"...O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).

Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à acelaração.

Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas. "


Estava só ajudar a afinar a agulha de baixa, Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 20-10-2009, 13:05   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

xiiii pois é Very Happy Very Happy Very Happy leituras na diagonal é o que dá....as minhas desculpas

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Tue 20-10-2009, 14:11   Post subject:  Re: Como afinar um motor? Back to top 

major alvega wrote (View Post): › Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta


Major
Não será abrir?
(1/4 de volta não será muito?)

_________________

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Abraço, Oliveira
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