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Author |
Message |
+blop+
AIRMAN
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Boas
ja ando no aeromodelismo há cerca de 3 anos, mas uma coisa que nunca soube era como afinar motores.
de vez em quando na pista quando esta alguem a afinar motores ainda dou uma espreitadela, mexem na agulha, depois nas baixas( que é isso ? ) depois lembram-se das altas... enfim.
se alguma dos entendidos aqui no forum poder dar umas directrizes acerca de afinar motores agradecia.
+blop+
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major alvega
MAJOR GENERAL
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A afinação é muito fácil,
1º fechas a agulha rodando sentido ponteiros relógio até sentires preso, voltas a abrir rodando em sentido contrario 2,5 voltas,
Metes o motor a trabalhar, vais empurrando no rádio suavemente o acelerador até ao máximo e ao mesmo tempo controlas a agulha abrindo ou fechando até conseguires o máximo de rotações.
Quando é que sabes que está afinado?
Quando estiveres a movimentar a agulha as rotações vão subindo até um ponto em que voltam a descer, basta voltar a rodar a agulha ao ponto em que sentiste que a rotação estava no máximo, e pronto está afinado.
Esta é a técnica para afinação das maximas,
As mínimas vem já afinadas de fábrica e é mais complicado só mesmo em campo é que é mais pratico de compreender.
Atenção de quando afinares as máximas convém fazeres umas acelaradelas rápidas e o motor deve fazer a passagem do relanti para o máximo de uma forma decidida e não aos soluços
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+blop+
AIRMAN
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obrigado major
assim ja é mais facil comprender o sistema
+blop+
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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"Atenção de quando afinares as máximas convém fazeres umas acelaradelas rápidas e o motor deve fazer a passagem do relanti para o máximo de uma forma decidida e não aos soluços"
Se isto acontecer:
O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).
Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à celaração.
Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas.
Abraço
Oliveira
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Last edited by oliveira on Sat 02-08-2008, 11:25; edited 1 time in total |
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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Nando
Administrador
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Liga-se a bateria ao variador, espera-se por os apitos que indicam que o acelarador esta calibrado e o variador calibrado e pronto o motor esta afinado.
Ahhhhh!! Bolas enganei-me devia de ser a afinacao de um motor a glow!
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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+blop+
AIRMAN
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oliveira wrote ( View Post): ›
"
O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Abre a mínima, ou seja, desaperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).
Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à celaração.
Abraço
Oliveira
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não percebo, se tem + ar que gasolina abro a minima , se tiver + gasolina do que ar abro a minima, e atau quando é que se fecha?
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Nando
Bem me parecia que isto dos glow é fruta a mais para ti!
Se não afinares o motor com o variador, um deles assa!!
+blop+
Deveria ser do sono, mas já está corrigido!!
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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muito facil se pegares nas instruções do fabricante do motor podes ter uma noçao exacta dos minimos e máximos. Os minimos afinam-se uma vez e ficam afinados ate trocares de combustivel mais ou menos nitro por isso o conselho que te dou e pedires as alguem experiente que tos afines tal como afinas o motor do teu carro. Os maximos ja deves saber mas uma dica para ver se esta muito rico com muito cuidado aperta o tubo de alimentação do carburador se ele acelerar quer dizer que esta muito rico ai fecha um pouco a agulha dos minimos.
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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claudiotrex
MAJOR
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ate hoje ainda estou apra preceber
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_________________ t-rex 450 se v2,logo 500 mikado,t-rex 600 nitro ,gemini multiplex
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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O que é que tu não percebes Claudio?
Como se afina uma bateria ou uma lipo?
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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claudiotrex
MAJOR
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isso ja se vai sabendo e so gastar
mas viva aos nitros i aos eletricos poderosos ( so os com power )
mas melhor melhor e mesmo skate
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_________________ t-rex 450 se v2,logo 500 mikado,t-rex 600 nitro ,gemini multiplex
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marcoaca
AIRMAN BASIC
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Pois é o Oliveira explicou da melhor maneira possivel, mas para quem tem uma noçao de como trabalha os motores!!!!nao parece ser o caso!!!vamos ver se ele entende.
A agulha "grande" maximos afina as rpm maximas!!!!Aceleras a fundo se o motor ta embrulhado e nao atinge as maximas rotaçoes ker dizer ke tem combustivel a mais!!!!fechas um pouco....Mas se fechares de mais ,ele aquece e cala-se,tens de encontar o meio termo!!! Boa rotaçao a fundo mas sem o motor ir a baixosempre com o nariz do aviao voltado pro ceu!!!
Agora vamos pras minimas(agulha pequena)esta e mais dificil de afinar pois controla a passagem do relanti para a acelaraçao maxima!!!
O motor esta ao ralanti e ao acelarar rapidamente engasga-se( demora a acelarar)!!Quer dizer que tens de fechar um pouco a agulha.Se ao acelarar rapidamente o motor cala-se ( vai a baixo)quer dizer ke tens de abrir....Atençao as minimas devem-se afinar em passos 1/8 de volta e dando tempo em cada vez que mexes nas agulhas.Depois da afinaçao dos minimos deves sempre confirmar novamente as altas RPM.Se mesmo assim nao conseguires, tenta mudar de vela ou combustivel......se dpois desta explicaçao nao conseguir ,tem bom remedio!!!!!compre um motor novo...
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Scolpit
STAFF SERGEANT
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Os motores OS (pelo menos os que ja mexi), são facilimos de afinar. So precisei mexer nas altas.... e ficaram perfeitos.
Agora o meu SuperTigre G-90.... para afinar foi uns trabalhos.. e mm assim, acho que ainda não está bem afinado. Vai as altas, depois vai as baixas, depois ja desafinou as altas, e depois ainda ha uma cenazinha que se roda para mudar as medias... incrivel, que complicação!
PS: Vinvertido, essa tecnica de apertar o tudo é para as minimas? explica la melhor isso sff. é que o meu motor engasga um bocadinho quando acelero repentinamente, é um engasganso minimo, mas engasga!
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Marko
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Viva aqui fica mais umas dicas.
Procedimento para ajuste da agulha de baixa
Muitos aeromodelistas têm dificuldades em realizar ajustes de marcha lenta, porém a rotina
abaixo certamente desmistificará esta operação:
1- Dê a partida, acelere o motor ao máximo e ajuste a agulha de alta a fim de aumentar as rotações do
motor. Ao atingir a rotação máxima, abra novamente a agulha 1/8 de volta para prevenir
superaquecimento em virtude de mistura pobre.
2- Ajuste o motor para 1/4 de potência e caso a rotação não esteja estável, lentamente ajuste a agulha
de baixa de maneira que sua rotação fique constante. Procederemos então para o ajuste fino nos
próximos passos.
3- Acelere o motor para potência máxima a fim de limpar qualquer excesso de combustível interno.
4- Coloque o motor na marcha lenta por 10 segundos e faça a aceleração rápida para potência máxima
e analise a resposta do motor. Poderão ocorrer 3 situações:
A - A retomada é rápida e sem falhas - o carburador está perfeitamente ajustado
B - A aceleração ocorre com falhas e excesso de fumaça no escapamento. - A mistura da marcha lenta
está ligeiramente rica (com excesso de combustível). Feche a agulha de baixa 1/8 de volta, acelere
totalmente o motor para limpeza durante 5 segundos e retorne ao procedimento 4.
C - O motor morre repentinamente - A mistura da marcha lenta está pobre (com falta de combustível).
Abra a agulha de baixa 1/8 de volta, dê a partida e retorne o procedimento 3 até a transição de baixa
para alta ficar com resposta rápida.
Espero que resulte
Marko
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta, depois deve-se verificar se as passagens das baixas para as altas rotações e vice-versa (movimentando o stick do rádio de forma rápida) se acontecem de uma forma linear e sem soluços se isso acontecer Se isto acontecer:
Citando o Oliveira que mais acima ja descreveu o processo
"...O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).
Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à acelaração.
Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas. "
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Marko
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major alvega wrote ( View Post): ›
Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta, depois deve-se verificar se as passagens das baixas para as altas rotações e vice-versa (movimentando o stick do rádio de forma rápida) se acontecem de uma forma linear e sem soluços se isso acontecer Se isto acontecer:
Citando o Oliveira que mais acima ja descreveu o processo
"...O motor depois de ter a máxima afinada ao meteres o stick repentinamente no ponto máximo engasgar e depois acelarar até ao máximo. (é sinal de que tens mais combustivel que ar a entrar no carburador, é por isso que ele engasga)
Fecha a mínima, ou seja, aperta um pouquinho o parafuso (10 minutos de cada vez até ficar a responder bem).
Se o motor ao acelarar parar (ir a baixo), (tens mais ar que combustivel a entrar no carburador, falta o combustivel e ele pára) abre a mínima até ele responder bem à acelaração.
Deve-se deixar o motor repousar alguns segundos (uns 10) no relanti antes de voltar acelarar para que seja possivel verifcar os sintomas. "
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Estava só ajudar a afinar a agulha de baixa,
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major alvega
MAJOR GENERAL
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xiiii pois é leituras na diagonal é o que dá....as minhas desculpas
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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major alvega wrote ( View Post): ›
Marko, no ponto nº 1 tem uma pequena falha. Antes de se colocar o motor em marcha (não sabemos se ele está minimamente afinado) deve fechar-se completamente a agulha (rodar sentido ponteiros dos relógios até travar) depois abrir (sentido inverso ao anterior) 2 1/2 voltas e então ai colocar em marcha, depois ir acelarando progressivamente até se atingir a rotação maxima e nessa posição manipular a agulha (fechar ou abrir) de forma a que se atinja maior rotação ainda, quando esta for atingida fechar a agulha 1/4 de volta
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Major
Não será abrir?
(1/4 de volta não será muito?)
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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