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Author |
Message |
neno
TECHNICAL SERGEANT
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Oi pessoal esta é a minha ultima lacura, fica as imagens, sempre que me for possivel vou inserindo mais algumas.
Ponto da situação, esta grande 1,85m, um pouco pesado e pouco firme.
Mas penso que vou resolver isso tudo e por este monstro a voar, vou necessitar da vossa ajuda mais tarde para escolher um motor para isto
Mas antes de mais vou tentar acaba-lo e dar-lhe uma pintura bem á maneira.
Abraço a todos.
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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EPá, sim senhor!!! Pra um gajo dos eléctrões me surpreendeu com esta beleza.
Tens que contar coisas, parece roofmate, diz como foi a construção, se tiveres fotos quanto melhor, foi de planos? diz coisas, tou curiosíssimo.
Está uma joóia autêntica, parabéns!!!
Merecia uma turbina pra soprar a muitos KM/H.
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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ruben
STAFF SERGEANT
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Está espectacular !!!!
Coloca aí mais fotos e detalhes dessa beleza !
Se queres um conselho, voa-o antes de lhe colocares os acabamentos (pintura, decalques, piloto, etc).
Podes ter necessidade de efectuar ajustes e é bem mais fácil de o fazer enquanto está em bruto.
Se essa máquina voar bem (e VAI VOAR !), merece um acabamento à maneira !
Abraço,
Ruben
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cavendish55
TECHNICAL SERGEANT
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Olá neno
Parabéns o sukhoi está big de bonito
É um projecto muito arrojado.
Se isso fosse meu tinha alguns problemas:
Tinha de comprar uma carrinha, porque no meu nem com a mala aberta.
Convidava dois amigos e tinha de os sincronizar para o lançamento ou:
Alugava uma grua para o lançar, porque com esse tamanho ou tem uma catapulta com muita força, ou tem de ter 2 brutos brushless para ele sair na vertical, como um foguete
Espero pelo peso do modelo, para pode dar a minha opinião.
Abraço
Võos rasos
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_________________ Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
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jattamasso
CAPTAIN
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Olá!!
Já vi ao vivo o Super Su-27 do Neno, e posso garantir que está a ficar brutal!!! De facto é de meter medo ao susto!!!!!! Imagino a quantidade de poeira de roofmate que deve fazer, e tens de usar uma máscara daquelas de cirurgião. Mas o bicho impressiona só de olhar!!!!
O efeito do nariz a cair, típico do Su-27 está plenamente conseguido, e quando lhe fizer a fake cocpit vai ficar ainda mais dramático!!!!! O único senão, é que ele cortou as LERX da versão naval, ou seja com os canards, mas não lhos vai por, e já não dá para conseguir o efeito da versão sem os canards. Mas isto é um pormenor sem importância… O facto é, que o bicho está a ficar brutal, eu não conseguia fazer nem metade… e posso garantir que as curvas do dorso estão simétricas, incrivelmente bem feitas, e à lixa……dasse….e ainda por cima, o roofmate tem a cor original do avião!!!!
Eu tenho uma maqueta a 1/72 deste avião e posso dar-lha para que tenha um acesso mais rápido aos pormenores do modelo.
Agora há o senão…. Eu peguei no modelo tal como está, e de certeza que só assim, já pesa mais de 4kg….. e ainda falta uma boa quantidade de roofmate….. e as asas têm de ser fibradas, ou todo o avião, para garantir rigidez, algo FUNDAMENTAL nos nossos modelos….. eu posso dar-te uma ajuda nisso, já sabes que podes contar comigo….será um prazer ajudar-te na execução de semelhante obra de arte!!!!
Mas quase de certeza que acabado, o peso andará na ordem dos 10 kg ….. a atirar por baixo……. mas posso estar enganado….mas não me parece…..
Assim sendo, o problema é a motorização…. Esquece EDF, não tens força suficiente… terás de ter duas hélices enormes a girar, o que implica um (dois) outrunner estilo Calmato do UltraOhm…..
Vou fazer uma investigação para te ajudar a motorizar o bicho, e espero que haja mais gente a fazer o mesmo!!!!.......
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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WOW
Grande bicho!!
Se calhar vais ter é de arranjar maneira de fazer curas de emagrecimento
Com o tempo se verá melhor o que usar aí para motorização. Dois hélices seria uma pena por tirar o efeito escala.
Edit:Assim de repente nem encontrei qualquer outro SU-27 desse tamanho EDF...
O que mais vejo é este kit:
http://savagelight.com/su-27.htm
E já dá para ver o que é necessário de motorização para esse com ~1.40 de comprimento.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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O jattamasso diz que isto pesa perto de 4kg mas eu não concordo, posso estar enganado mas isto ronda os 3kg.
Não seixa de estar pesado para esta fase do projecto.
Se pensar em mais 700g para baterias 350g para motores, 200g para electrica, e ainda o que falta no modelo, penso que fai rondar os 6kg.
TInha pensado em duas fans 480 com com HET 2W-20 de 700W cada que me debitavam 1400W, mas parece-me que isto não me levanta o modelo do chão.
Vou pesquisar melhor.
Acho que tenho mesmo de ir para uns motores de helice para não meter uma fortuna neste modelo.
Abraço.
Fica aqui o link dos planos para o modelo com metade da escala.
su-27
Abraço.
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Oi pessoal aqui fica umas imagens da pintura de referêcia.
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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borges
FIRST SERGEANT
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Sim senhor, bonito projecto!
Não há dúvida que os russos sabem mesmo fazer aviões!!
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_________________ http://www.hangar13.pt
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Xichaaaaaaaaaaaaaaaaa! grande animalzorro!!!!!
10KGS??????????? isso vai ser muita fruta vais gastar uma fortuna para por isso a voar em condiçoes, garantidamente....se ficar pelos 4, 5 Kilos ainda assim vai ser uma dor de cabeça e alguns euros suplementares a menos que vas para o chinoca. Se optares por um outrunner terá que ser necessariamente por um de grande rpm e que leve 6S ou mais de lipos senao so iras ter torque e pouca velociade e isso quer-se é rapido como o diabo.. Uma turbina seria o ideal...
É um enorme desafio mas diz-me ao certo o peso final do bicho para ver se posso encontrar em minha opiniao algo que mexa esse animal como deve ser..!!
De todos os modos os meus parabens esta EXCELENTE..
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_________________ UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
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jattamasso
CAPTAIN
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Aproveitei, e fiz uma aproximação muito tosca, só entrando com a área do hélice, considerando a densidade do ar de 1kg/m3 e que o ar é incompressível, uma grande mentira, mas isto é só para se ter uma ideia das potências necessárias para levantar o bicho….
Cá vai: Se o modelo, no final pesar 10 kg = 9.81 X 10 = 98.1N. Este é o valor de força que o conjunto propulsor terá de exercer, só para equilibrar o avião na vertical.
Se o hélice escolhido tem 8” de diâmetro, o fluxo de ar gerado para uma área de 8 polegadas, terá de ter uma velocidade de 3026.59 m/s….. bom, vou considerar dois motores…. assim, a velocidade do fluxo passa para 1513.29 m/s….agora vou seleccionar um passo de 6” e ver quantas rotações é que os motores têm de meter nos dois hélices…. e a mim dá 59578 rpm….... cada um…..a ponta do hélice gira a mais de Mach 1……..
Eu posso estar aqui a postar uma bacorada do katano, e fiz isto em cima do joelho, mas duas 8/6 talvez não sejam solução para um modelo de 10 kg….
Já agora, para um modelo de 10 kg, que hélices é que são utilizadas?
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Bom para um modelo de 6 Kilos tudo onboard iria jurar que esta configuraçao da:
Motor: 2 animais destes KB45-11XL 1000kv Brushless Inrunner
Helice: 2 * 8*4 CAM
em caso de uso Ducted fun:
EDF Ducted Fan Unit 7Blade 5inch 127mm
EDF Ducted Fan Unit 7 Blade 4.5inch
hexTronik PRO 120A BESC w/ PC Programmability
LIPOS 6S4P
E saiam da Frente..
P.S- opss acho que esta configuraçao é um bocado "bruta dos queixos"
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_________________ UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
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cavendish55
TECHNICAL SERGEANT
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Boas
Eu acho que o modelo não deve ter tanto peso, aliás o neno já o disse.
Tem uma solução para ripar a sério
Uma ducked fan com brusless que chega aos 4000w lipos 10s, põe o modelo a andar tipo bala desde que não ultrapasse os 6 kg. esta menina chama-se VioFan e custa um bocadito 1000€
Pode até ser um exagero mas quem anda por gosto não cansa, e quem tem um tão grande não pode olhar a despesitas
VioFan 4000w
Vôos rasos
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_________________ Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Oi, começo por agradecer a todos o interesse demonstrado neste projecto.
Ponto da situação, vou começar um novo projecto!
Problemas:
O modelo ficou torto..muito torto, desta vez vou fazer imprimir os planos numa ploter para não andar a juntar A4 que me deram desvios enormes que só reparei agora que o modelo estava quase acabado.
Vou fazer a base do modelo que suporta todo o resto não com 12mm mas sim com 24mm fica mais um pouco mais pesado mais vai dar-me mais firmeza e vai-me permitir trabalhar melhor o perfil das asas e vai evitar que ponha carbono e fibragem nas asas.
Não vou poupar na cola como estava a fazer, mas sim dar-lhe bastante cola, gostava de ter a vossa opinião na cola que devo de usar para não andar a comprar bisnagas pequena!??
Será que a cola branca para madeira seria uma boa escolha, isto porque é melhor para aplicar a pincel e é muito mais barata que a cola para esferovite!
Vou fazer a junção das asas de outra forma porque as placas só tem 60cm de largura e o modelo tem 1,3m de largura, alguém me pode sugerir qual a melhor foma de fazer estas junções!???
Vou tentar utilizar uma máquina de polimento para fazer isto, já vi na Internet pessoal a fazer pranchas de surf com este matéria e a lixarem com uma máquina, é muito mais prático.
O peso não me esta a assustar muito, ainda não sei bem quanto poderá vir a pesar, mas na balança cá de casa a minha filha de 4 meses pesa 6 KG que esta correcto e o modelo na mesma balança quase acabado ainda não tem peso para mover o marcador, fica-se pelas 400g isto é um bom sinal, se tiver 3 ou 4kg acabado juntado o resto da mecânica e electrónica se ficar com 6KG seria muito bom.
Quanto a motorização já estão algumas propostas na mesa, a do UltraOhm se funcionasse seria uma boa opção que dizem!
Já a do cavendish55 seria muito boa mas tenho de meter duas tubinas e muitas células o que se traduzia numa pequena fortuna!
Estou mesmo a gostar de fazer este projecto, o modelo é fantástico e dá gozo ver esta beleza a surgir deste tamanho.
Fica aqui umas ultimas imagens deste modelo que se vai ficar por aqui e que já estava a ficar bem bonito por sinal, certamente vou aproveitar apenas a parte do cockpit e os canais das turbinas que me parecem estar direitos, o resto vai do zero.
Baraço a todos
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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eu ainda não estou a penssar comprar nada só quando tiver a certeza do peso do modelo e fizer uma perquisa melhor sobre o material a mandar vir!
No entanto quais as supresas que posso encontrar, são boas ou más!
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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jattamasso
CAPTAIN
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neno wrote ( View Post): ›
Oi, começo por agradecer a todos o interesse demonstrado neste projecto.
Ponto da situação, vou começar um novo projecto!
Problemas:
O modelo ficou torto..muito torto, desta vez vou fazer imprimir os planos numa ploter para não andar a juntar A4 que me deram desvios enormes que só reparei agora que o modelo estava quase acabado.
Vou fazer a base do modelo que suporta todo o resto não com 12mm mas sim com 24mm fica mais um pouco mais pesado mais vai dar-me mais firmeza e vai-me permitir trabalhar melhor o perfil das asas e vai evitar que ponha carbono e fibragem nas asas.
Não vou poupar na cola como estava a fazer, mas sim dar-lhe bastante cola, gostava de ter a vossa opinião na cola que devo de usar para não andar a comprar bisnagas pequena!??
Será que a cola branca para madeira seria uma boa escolha, isto porque é melhor para aplicar a pincel e é muito mais barata que a cola para esferovite!
Vou fazer a junção das asas de outra forma porque as placas só tem 60cm de largura e o modelo tem 1,3m de largura, alguém me pode sugerir qual a melhor foma de fazer estas junções!???
Vou tentar utilizar uma máquina de polimento para fazer isto, já vi na Internet pessoal a fazer pranchas de surf com este matéria e a lixarem com uma máquina, é muito mais prático.
O peso não me esta a assustar muito, ainda não sei bem quanto poderá vir a pesar, mas na balança cá de casa a minha filha de 4 meses pesa 6 KG que esta correcto e o modelo na mesma balança quase acabado ainda não tem peso para mover o marcador, fica-se pelas 400g isto é um bom sinal, se tiver 3 ou 4kg acabado juntado o resto da mecânica e electrónica se ficar com 6KG seria muito bom.
Quanto a motorização já estão algumas propostas na mesa, a do UltraOhm se funcionasse seria uma boa opção que dizem!
Já a do cavendish55 seria muito boa mas tenho de meter duas tubinas e muitas células o que se traduzia numa pequena fortuna!
Estou mesmo a gostar de fazer este projecto, o modelo é fantástico e dá gozo ver esta beleza a surgir deste tamanho.
Fica aqui umas ultimas imagens deste modelo que se vai ficar por aqui e que já estava a ficar bem bonito por sinal, certamente vou aproveitar apenas a parte do cockpit e os canais das turbinas que me parecem estar direitos, o resto vai do zero.
Baraço a todos
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Testava torto??????????
Mas vais aproveitar o nariz, só vais mudar a base não?????
Quanto à lixa: Mas o que é que eu te disse? Compra uma rebarbadora daquels baratas, e metes-lhe um disco de lixar, ou polir, que é muito mais prático do que andares lixar à mão.
O modelo está a ficar com um aspecto brutal!!!!
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jattamasso
CAPTAIN
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eh pá, o peso era só uma estimativa...
quanto menos pesar melhor...
E eu preferia construir o modelo primeiro, e antes de pintar ou finalizar, aí sim, pensava em ,motorizar o bicho....
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Eu não vi bem se tás a fazer ou não...
Faz um perfil correcto nas asas! É muito importante, particularmente num modelo que pode vir a ficar para o pesado e certamente dispendioso! Costuma-se ver muita vez as asas a serem feitas por corte de fio quente e depois adicionadas à fuselagem.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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jattamasso
CAPTAIN
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Yup, em vez de lixar, talvez cortar as asas com fio quente de cromoniquel - eu tenho cá e posso dar-to - seja melhor. Temos é que escolher um perfil e com um pouco de reflex. há um site que tem as coordenadas ou o dxf de vários perfis, que poder+as usar. Logo te telefono.
Abraço e continua com o bom trabalho!!!
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Já arranjei a lixadeira
jattamasso que dizes do setup que dizia o UltraOhm , tem a vantagem de vir da unitedhobbies.
Os "KB45-11XL" devem de ser umas bombas com muita força "Highest rated power: 2592W" , mas pesam 500g cada .
Penso que 2 levantavam bem este modelo, mas não faço ideia de baterias para isto, deve de ser 6s2p 3500 não seria o setup mais cáro!
bom continuando, abraço a todos
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Oi pessoal já tenho uma lixadeira e os planos impressos numa ploter, cola para madeira e vontade de trabalhar, ehehe
Desta vez vai ficar tudo certinho e feito com mais calma, vou utilizar cola de secagem rápida para madeira.
O que me dizem disto!:
___________________________________________
2X KB45-08L 2300kv Brushless Inrunner
Kv: 2300RPM/V
Weight: 449g
Shaft: 6mm
Size: 63x45mm
Voltage: 36v
Highest rated power: 3439W
This size motor will fit our larger 5inch and 4.75inch EDF perfectly. (same mounting holes & shaft size)
____________________________________________________________
2X EDF Ducted Fan Unit 7 Blade 4.5inch
Blade Diameter: 4.5inch / 115mm
Outer Case Diameter: 122mm
Wall Thickness: 2mm
EDF Length: 113mm
Blade Type: 7
Shaft Size: 6mm
Made from high strength reinforced plastic.
Spare propellers available.
This fan will take up to a 49mm diameter motor.
Recomended Motor: 36-50 4 Turn (22.2v)
ESC: 100A
Rpm: 1,000kv
Power: 1500~4000g Thrust
___________________________________________________________
HXT D9 4100mAh 5S 15-25C Lipoly Pack
Capacity: 4100mAh (each cell)
Configuration: 5S1P (18.5v)
Discharge: 15-25C (new formular, increased discharge rate)
Total Pack Weight: 545g
Dimentions: 43x132x44mm
____________________________________________________________
Variador XPower 40 amp
Output: Continues 40A, Burst 55A up to 10 Secs.
Input Voltage: 5.6V --- 26.0V ( Lithium : 2 – 5s or NiMH/ NiCd 5 -15 Cells)
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Bom o variador tem de ser de 100A ponixxx!
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_________________ Cuidado com esse voos!...
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Mas parece-me que saia das minhas mãos como um foguete, mesmo com 7KG
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_________________ Cuidado com esse voos!...
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Terás de verificar bem a combinação motor EDF...
EDF não é como hélices que mudas para adaptar ao motor. Motor é que deve estar bem adaptado ao EDF de modo a puchares dele o máximo que ele tem para dar (mas não demais, motor rotativo demais->podes queimar motor e variador etc..., motor rotativo a menos->pouca potencia, pouca eficiência do conjunto)
Atenção que eu não estou a dizer que esse é errado. Apenas notei que o EDF é mais pequeno que o que é recomendado nas especificações do motor e o EDF recomenda um motor mais pequeno.
Já que vais com calma, faz o raio das asas com perfil!
O jatamasso ajuda a escolher o perfil (Um MH ou semelhante?? No meu avião a combustão funcionou muito bem e tinha uma asa bem para trás).
Ou procurar nos foruns por perfis usados neste tipo de aviões (é capaz de ser a melhor ideia ). São capazes de fazer, por lá, geometria variável (menos camber e menor espessura relativa no centro e mais espessura relativa e mais camber nas pontas para evitar tipstall, por exemplo)
Nos próximos dias vou andar um bocado ocupado... senão podia fazer um bocado de pesquisa e dar as sugestões para ver se isso fica o mais "user friendly" possível.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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