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Inverter a polaridade de um motor Brusheless
 
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Gomes

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Tue 17-10-2006, 12:45   Post subject:  Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Amigos,

Mais uma vez uma dúvida nesta questão da electricidade.

Pretendo aplicar um motor Brusheless numa espécie de ASA, no entanto, terá que ser invertido.
Seja em vez de puxar o modelo, terá que o empurra.

Já procurei em inúmeros sites, no entanto, não encontro hélices invertidas.

Falaram-me que se inverter a polaridade na conecção do motor, este vai rodar em sentido contrário.

Posso realmente fazer esta troca, sem qualquer problema para o motror?.

Já agora o motor tem três fios, Amarelo, Preto e Vermelho.

Troco o Preto com o Vermelho?

Saudações
Gomes

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Tue 17-10-2006, 12:53   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Boas.

É exactamente isso.
Mantendo um fio ligado, pode ser o Amarelo, basta trocar os outros dois.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 17-10-2006, 22:23   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

olá!...
é só trocar um qualquer fio, naão importa a cor. desde que a helice gire para o lado desejado....

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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 15:18   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Não sei se será assim tão, fácil, habilitas-te a queimar o controlador, acho eu, pois se isso der da troca dos fios, há um que tem de ficar sempre na mesma posição, ou é o preto ou o vermelho, pois não sei qual deles é o sinal, uma coisa eu sei o outro que pode ser branco é sinal. Pelo menos é assim que funciona nos motores passo a passo unipolares, e que a teoria é a mesma para esses motores.
Eu arriscava em trocar o vermelho como o branco .

Idea Podes sempre tentar dessoldar por dentro motor o fios e trocar a ordem

_________________

Arrow http://www.arcnordeste.org/ Twisted Evil
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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 17:05   Post subject:   Back to top 

NeCa wrote (View Post): ›
Não sei se será assim tão, fácil, habilitas-te a queimar o controlador, acho eu, pois se isso der da troca dos fios, há um que tem de ficar sempre na mesma posição, ou é o preto ou o vermelho, pois não sei qual deles é o sinal, uma coisa eu sei o outro que pode ser branco é sinal. Pelo menos é assim que funciona nos motores passo a passo unipolares, e que a teoria é a mesma para esses motores.
Eu arriscava em trocar o vermelho como o branco .

Idea Podes sempre tentar dessoldar por dentro motor o fios e trocar a ordem


Caramba amigo Neca quem ficou confuso agora fui eu Cool...

Quote: › vi
Idea Podes sempre tentar dessoldar por dentro motor o fios e trocar a ordem

Tambem ja ouvi uma piada acerca de um mecanico que desmanchou um motor completo atraves do tubo de escape..Wink

Enfim quem nao arrisca a dizer mais nada sou eu...e mil desculpas aos "postantes"..

_________________
UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
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Pmagall

Portugal
Fundador
Fundador
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 18:58   Post subject:   Back to top 

OOOOOh! Neca............!!!

Quando não sabemos, não inventamos., nem tecemos comentários do que eu acho que. Claro que o Gomes pode alterar os Fios, que aquilo não vai explodir... mas depressa explode a Lipo do que o motor.. heheheh

No que diz o nosso Amigo UltraOhm, voçês podem acreditar piamente.. ( É um "barra" no que diz respeito à electricidade.

Vamos lá esclarecer o Gomes, que ele anda mesmo perdido.
Caro Ultraohm... conto com a sua ajuda, para ajudar no esclarecimento..

_________________
RCMpt.com
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Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 19:05   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Nos motores brushless inverter o sentido da rotação é super simples.
Primeiro os 3 fios do motor não tem posição certa para serem ligados, é indiferente.
Caso depois de ligar, a rotação ficar a contrária da que queremos, basta trocar a posição entre quaisquer dois fios do motor. E mai nada!

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Blueangel

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 20:25   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

De forma a mudar o sentido de rotação do motor eu fiz assim, e não queimou
com imagens fica mais bonito, ora aqui vai...

cumps

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afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Wed 18-10-2006, 20:46   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

e mai nada Laughing

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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 19-10-2006, 0:26   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Bem é mais ou menos essa a Idea



Embarassed

_________________

Arrow http://www.arcnordeste.org/ Twisted Evil
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Gomes

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 19-10-2006, 9:04   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Caros amigos

Obrigado pela ajuda.

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claudio6969

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 17:02   Post subject:   Back to top 

obrigado

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Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 20:18   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

ahhh.... Não era mais fácil comprar uma helice pusher... Qualquer loja vende... São o mesmo preço... Shocked

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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 21:07   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Mais fácil comprar um helice pusher que trocar dois fios ou ir á programação de um variador e trocar o sentido de rotação???? Shocked Shocked
E já agora, onde se arranjam helices pusher para elétricos? nunca vim nenhuma... aliás, nem faz sentido existirem... só para combustão é que já vi e acho que não era bem bem ao mesmo preço... Rolling Eyes

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 21:42   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Mais fácil porque eu não tenho a certeza que inverter o sentido de rotação é assim tão aconselhado e mexer num variador não é para todos... O mestre UltraOhm pode nos esclarecer.

Como é a helice do easystar? Pusher?

Já comprei um sem querer (pretendia uma helice normal) em coimbra, e era +/- o mesmo preço.

sYn

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afonsos

Portugal SE Fishing Flag
MAJOR
MAJOR
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 21:48   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Laughing
ai ai
Mestre UltraOhm ensine la ai os amigos a trocar 2 fios que fazem a ligação motor-variador Laughing , parece que com as fotos que o blueangel postou ainda restam duvidas.

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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 22:07   Post subject:  Re: Inverter a polaridade de um motor Brusheless Back to top 

Syn wrote (View Post): › Mais fácil porque eu não tenho a certeza que inverter o sentido de rotação é assim tão aconselhado e mexer num variador não é para todos... O mestre UltraOhm pode nos esclarecer.

Como é a helice do easystar? Pusher?

Já comprei um sem querer (pretendia uma helice normal) em coimbra, e era +/- o mesmo preço.

sYn


Num motor brushless é perfeitamente indiferente... é só mesmo trocar dois fios ou no caso dos variadores com a tal opção, mudar no variador, o que estará explicado como fazer no manual do mesmo caso, como disse, ele tenha essa opção.


Para explicar de um modo "simples":
nos três fios corre corrente alternada com os picos de corrente desfasados. Do Género 1 2 3 (pico de corrente primeiro no 1 depois no 2 e seguidamente no 3) é esta sequencia que faz com que o motor gire numa dada direcção, neste caso está a "ir da esquerda para a direita" se trocarmos quaisquer dois numeros. como o 2 com o 3, ficamos com 1 3 2 (pico de corrente primeiro no 1 depois no 2 e seguidamente no 3) e neste caso temos a sequencia a ir da direita para a esuqerda.
Melhor que explicado assim só mesmo o UltraOhm e uns esquemas/animações Very Happy

Há motores/variadores que nem sequer têm cores nos fios exactamente porque isso é indiferente.

O hélice do easystar é um hélice gunther ou equivalente normal. O motor de origem dele não é trifásico/brushless, mas sim de corrente continua, só tem dois fios e estes são conectados de forma a dar o sentido de rotação desejado. Nos motores com um fio preto e outro vermelho e variador com o mesmo, quando temos os motores para trás a ligação ENTRE o MOTOR E O VARIADOR é por vezes preto com vermelho.
TER EM ATENÇÃO nunca trocar os fios que vão da bateria para o variador!!! esse é sempre vermelho com cermelho e preto com preto! (as fichas que usamos costumam evitar essas trocas)

EDIT: entretanto encontrei á pressa uma animação que pode ajudar

A mudança dos tais fios no motor brshless apenas troca a "ordem com que são estimulados os polos"

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 11-06-2007, 23:15   Post subject:   Back to top 

Imaginemos o motor redondo como se fosse uma laranja, cortamos a laranja em 3 gomos iguais cada gomo forma uma angulo de 120 graus se juntarmos os tres gomos dara um angulo giro ou seja 360 graus.
O variador envia um sinal de corrente a cada um dos 3 gomos da laranja em tres "fotofinish" vejamos o que se passa na primeira "fotofinish" ao primeiro gomo envia uma corrente electrica de valor 2 ao segundo de valor 1 e ao terceiro de valor 0 na proxima "fotofinish" o segundo gomo tera o valor de 2 o terceiro gomo o valor de 1 e o primeiro gomo passou a valor 0 no ultimo "fotofinish" passaremos a ter no terceiro gomo o valor 2 no primeiro o valor 1 e no segundo o valor zero completou-se assim uma rotaçao completa no motor neste caso o motor rodou da esquerda para a direita sentido dos ponteiros do relogio se quisermos o sentido retrogrado trocamos no variador 2 fios entre 2 gomos da laranja e a sequencia será inversa por assim como a rotaçao. Resumindo existe sempre um desfazamento de corrente entre as 3 fases de 120 graus provocando uma força motriz obrigando o motor a girar.

Outra forma de ver a coisa é imaginar o variador no centro de um estadio dividido em 3 partes iguais cheio de pessoal e o variador pedir as pessoas para começarem a fazer uma "onda" da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda consoante a ordem dada pelo variador.
Para quem gosta de ver ao promenor as formas de onda:
http://www.torcman.de/peterslrk/SPEEDY-BL_eng.html#Anker1591256
Alguns bonecos:
http://www.meinpapi.de/dieter/JAMO_0-33Wi10Abig.gif

Andava ai a uns tempos atras uns gifs animados de como o motor brushless funcionava mas ja nao encontro vou pesquisar melhor depois coloco aqui..

_________________
UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
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